Ir para conteúdo

Running Lines


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:cool:

O uso de running line (PVC) como linha tenkara é uma prática bem recente.
Começou quando a modalidade veio pra américa a menos de 4 anos.

Devido ao peso destas linhas ser maior que o das linhas tradicionais pra
tenkara não são todas as varas dessa modalidade que suportam ou casteiam bem com
tais linhas. Normalmente se usam com as varas mais rápidas e rígidas.

As running lines saõ linhas de pvc (iguais as de fly) mas com diâmetro menor e tem perfil reto (não apresentam conicidade nas extremidades como na cabeça da linha de fly).

Por se assemelharem a linhas de fly são mais bem aceitas no ocidente por novos adeptos
da tenkara pois facilitam o aprendizado pra aqueles que já tem contato com a pesca com mosca tradicional.

Tem boa visibilidade, arremessam iscas volumosas com mais facilidade e funcionam bem no vento. São ótima opção pra quem pesca em águas calmas ou lagos.

Comprei recentemente uma running line da cortland 333 projetada pra se usar com shooting heads. Antes desta eu usava uma linha chinesa sem marca que era mais grossa e "mole". A 333 sendo mais fina e rígida corta melhor vento e facilita a apresentação.

Running lines, a verde, com cerca de 1 mm de espessura e cobertura mais mole, é a chinesa . A de baixo, azul claro, com 0.7 mm é a cortland 333.

1471979_479528225495779_233939252_n.jpg

1422358_479528235495778_1820605804_n.jpg

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom saber Blatt e hoje assisti vários vídeos no canal Teton Tenkara do YouTube. Os vídeos do Davis estão me motivando cada vez mais, o camarada pesca muito bem e mostra na prática a versatilidade da pesca Tenkara em rios de montanha fazendo qualquer mosqueiro a refletir sobre isso. Ainda não vi nada mais versátil e prático do que pescar de Tenkara em situações como as que ele nos apresenta em seus vídeos.

Rafael a running line da Cortland que o Blatt está nos apresentando tem alma de Dacron trançado em multifilamento da mesma forma que as linha de Fly. A linha Amnésia que se refere também é uma running line, porém de alma lisa, como um monofilamento.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Dummar, boa questão.

Esquecí de especificar qual tipo de running line me referia (já editei o post).

Especificamente no caso das linhas tenkara as mais usadas são as com cobertura

de PVC. A alma delas pode ser dacron, poliamida ou até multifilamento.

No caso específico da amnésia (que é 100% nylon) ela tem pouca densidade

e só serve pra ser usada como linha tenkara em situações de bem pouco ou nem um vento.

No entanto, com moscas secas, nem uma linha faz apresentação tão perfeita quanto ela.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fausto, apesar de ser (eu) um tenkareiro quase fanático :wub:NÃO defendo a idéia de usar tenkara

em qualquer lugar e a qualquer custo.

Tenkara é apenas mais uma ferramenta a disposição do mosqueiro. Ferramenta essa que em situações

específicas pode fazer toda a diferença na performance do pescador.

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Administrador

Sim meu amigo, assim que chegar, pois a compra será via eBay. ;)

Só estou na dúvida da espessura que devo comprar, tem: .027" - .034" - .036"

Essa indicada pelo Blatt é .027" e confesso que não seu qual a mais indicada para a vara 10'10".

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim meu amigo, assim que chegar, pois a compra será via eBay. ;)

Só estou na dúvida da espessura que devo comprar, tem: .027" - .034" - .036"

Essa indicada pelo Blatt é .027" e confesso que não seu qual a mais indicada para a vara 10'10".

T+ :ok:

Fausto, a espessura da linha tem mais haver com o diâmetro de ponta do Tip da vara e não com o comprimento da mesma., pois quanto maior o comprimento da Running, maior seu peso, por isso o uso de uma Running não mais que o de uma linha #4.

Normalmente as varas Tenkara tem um diâmetro de ponta entorno dos 0,7 mm, mas já vi com 0,8 mm.

Se o diâmetro de ponta é maior, denota uma maior carga força e resistência comportando assim um peso maior de linha.

A relação Comprimento/peso de linha mais ação da vara é muito importante para o desempenho com relação a mosca e técnica empregada na modalidade. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tem uma tabela de relação entre essa numeração e a espessura da linha? :mellow:

Vi carreteis de linha Level: #3 - #3.5 - #4 - #4.5

Esse mundo Tenkara é novo para mim. :yes:

Sim Jorge vou comprar a Running Line mais fina e um dia chega. :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tem uma tabela de relação entre essa numeração e a espessura da linha? :mellow:

Vi carreteis de linha Level: #3 - #3.5 - #4 - #4.5

Esse mundo Tenkara é novo para mim. :yes:

Sim Jorge vou comprar a Running Line mais fina e um dia chega. :happy:

Fausto, como Carlos uma vez me disse, vai da experimentação mesmo.

Em determinadas varas, um mesmo comprimento de uma running de uma linha WF4F (que eu e Carlos usamos) em determinadas varas fica muito bem e em outras percebemos que ela carrega demais.

Minha utilização de uma Running está mais para a utilização de iscas de ação de superfície e de streamers onde não quero que afunde muito aliado a sua flutuabilidade e boa projeção em situação de ventos moderados.

Em algumas situações como pesca com Dries e Wets, agindo como um Strike indicator.

Eu sugiro a quem possa, a utilização de Runnins de #4, #3 e #2 em comprimentos variados afim de determinar uma melhor performance de cada medida e comprimento em relação a vara.

Como Carlos mencionou, eu iria nessa 0.27 pois é melhor ir de uma mais fina até achar o equilíbrio necessário para o conjunto.

Eu mesmo desconheço uma tabela que possa ajudar numa situação dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como é a montagem dessas running lines?

Como fazer as alças?

Se tiver vídeos, serão bem vindos. :yes:

T+ :ok:

Fausto, eu faço como o Carlos me ensinou.

Faço uma alça (Loop) em ambas as pontas da runnig.

Uma delas será a que levará o Leader que pegará o tippet ou o tippet direto no sistema se alça com alça.

A outra pega uma alça que faço de dacron ou multifilamento de 0,48 mm. Essa alça é a que fará a pega tradicional no cordão da ponta da vara Tenkara.

PC290946.png8720331_orig.jpg

Veja esse tutorial com imagens e vídeos Fausto :ok:

http://www.tenkarausa.com/blog/?page_id=5313

Esse procedimento de montagem da linha Tenkara, eu executo com todos os tipos de linhas. Linhas Level Mono e Fluocarbono, Linhas de monofilamento torcidas, Dacron, Ni Ti (Nickel Titanium) e as PVC Running Line.

Aqui coloco uma matéria a muito postada, feita por Carlos Blatt em outros fóruns :ok:

Este método é apenas pra os fortes :laugh:
É o mais dificil e menos indicado... O mais fácil é comprar um carretel de running line (pra shooting head)
de 20 lbs ou menos (pra tenkara quanto menos melhor), cortar (sem dó nem traumas) o tamanho desejado e pronto.
Como não achei pra comprar por aqui e importar ia levar mais de 30 dias apelei pra uma linha de fly que tinha aqui (quase nova : :( )
Logo ví que não ia dar conta da heresia sózinho então liguei pro Tuã que topou me acompanhar na sandice!
Vamos lá, 1ª parte, materiais necessários:
1 vara tenkara (pra testar a linha);
1 instrumento de corte (pra cortar a linha);
1 linha de fly wf#4f (ou menor, ideal #2 ou #1) pra ser cortada :twisted:
1 Amigo maluco pra lhe dar força na hora de cortar a linha (vai que dá errado :laugh::p )
Materiais
2012-12-11163655.jpg
Amigo maluco (olhem só o ar "aflito" do sacana)
2012-12-11163559.jpg
2ª parte, SEPARAR A CABEÇA (HEAD) DA RUNNING LINE (traumático 8) !
Primeiro identifique a cabeça da linha que é mais grossa que a running line e deixe uns 2 metros de ruuning line entre o ponto de corte e o final da cabeça. Esse procedimento é pra preservar a cabeça da linha de modo que ela possa ser usada como shooting head e assim (caso dê errado) a perda não será total :laugh:
Feito isso e marcado o ponto de crte vem a parte mais rápida (porém não menos dolorida) do processo :shock:
O corte... Melhor não pensar, se pensar não corta :lol: corte e pronto 8)
2012-12-11164747.jpg
3ª Parte, cortar a running line no tamanho necessário pra fazer a linha tenkara, testar a linha e (rezar) fazer os ajustes necessários pra que tudo dê certo. :laugh:
Essa parte vai muito do gosto pessoal e necessidades locais de pesca.
Linhas de pvc (dacron, kevlar ou poliamida revestidos de pvc) apesar de flutuarem (a menos q vc opte por uma linha sinking) são bem pesadas pra tenkara por isso normalmente se usam linhas do tamanho da vara mais uns 30 cm... Pra não ter erro corte um pouco maior e depois diminua se for o caso... Na hora do teste use um pedço de lã na ponta do tippet pra evitar acidentes.
Bom, cortei 3,5 m (a vara tem 3.20), adicionei mais 30 cm de fluor 0.30 mm como extensor (pedaço necessário pra fazer a transição entre a linha pvc grossa (quase 1 mm) e o tippet fino 0.18mm) e fui aos testes...
:laugh: Esqueci de fazer a foto dos testes. :laugh:
bow-and-arrow-cast1.jpg
Ok, testes feitos e percebi que a linha ficou um pouco leve pra vara TFO (deveria ter cortado mais longa :devil2: ) Tudo bem, tem um bocado de running line sobrando pra fazer novos testes... Testei ela na varinha que o tuã fez pra ele (uma réplica da minha 9.8 feita pelo Pozzobom) e
conclui que arremessou bem melhor e já o presenteei com ela...
Bom, meu tempo acabou e tive de ir embora... Amanhã Tuã volto aí para maiores heresias :bleh:
Abraço.
2012-12-11172008.jpg
Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, compre a running (pvc coated) mais fina que achar.

Sobre essas numerações de linha tenkara (3, 3.5, 4, 4.5, etc) Elas são especípicas pra linha level feitas de fluorocarbono ou monofilamento (o Tom Davis usa as de fluorcarbono em 90% das pescarias)

Sobre o nó pode ser este que o Tuã sugeriu (tradicional) ou um mais moderno exclusivo pra linhas level ou running lines...

Segue o link: http://www.netknots.com/fishing_knots/tenkara-level-line-to-rod

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só para constar. Tenho uma runing line da Ken Craft, made in UK, 0,75mm, cor amarela, zero KM. Qualquer cinquenta pratas leva. Aceito troca em outra linha #4 ou #6 ou por qualquer outra boginganga ligada ao fly.

Se alguém se interessar posto foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Blatt meu camarada, quero testar uma running line como essa. Fez mais testes ou tem mais considerações? ;)

:okok:

Fausto, bom dia...

Acabei me enrolando nas explicações sobre as fluorcarbon level lines e não respondí tua questão principal sobre minhas

experiências com as pvc coated running line (ou simplesmente linhas de pvc).

As running de pvc (pvc shooting) são minha preferência atualmente quando pesco no mangue ou em lagoas.

Uso elas com iscas volumosas (anzol #6 no max) como streamers, poppers, divers, madam-x, etc, e também com iscas menores

como ninfas ou até mesmo moscas secas.

Motivo: Pra minha situação de vento elas se mostram melhor opção do que as fluorcarbon principalmente com as iscas grandes.

Em relação as iscas menores (ninfas e dry) a apresentação não é tão delicada como a feita com as fluorocarbon mas também

se pode dizer que seja ruim, diria que é bastante satisfatória.

No caso específico das ninfas e streamers, quando eu quero que eles "viajem" bem fundo eu opto por outra linha que também faz parte das linhas level, a de titânio.

ela facilita muito no afundar da isca quanto na detecção da batida do peixe e na resposta da fisgada... A linha telegrafa até o pensamento do peixe.

Essa também é minha opção favorita pra pescar na praia ou sobre arrecifes.

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tem uma tabela de relação entre essa numeração e a espessura da linha? :mellow:

Vi carreteis de linha Level: #3 - #3.5 - #4 - #4.5

Esse mundo Tenkara é novo para mim. :yes:

Sim Jorge vou comprar a Running Line mais fina e um dia chega. :happy:

Oi Mano !!!

Precisamos conversar sobre o assunto !!!!

Té mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.