Ir para conteúdo

Treinando no Pesque e Solte... técnicas?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Boa tarde amigos!

Como sou novo Fly, ainda não me aventurei em rios.

Tenho ido só em pesqueiros, para treinar meus movimentos, minhas mosquinhas, etc...

Já até pesquei alguns tucunarezinhos, 1 carpa e 1 tilápia. Só!

Nesse último domingo (10/11/2013), estava num pesqueiro onde tinham muitas tilápias, pequenas em sua maioria...

Testei minhas ninfas, moscas secas (que não era tão secas assim) e nada... As moscas chamara atenção das bichas, mas elas chegavam perto, olhavam, davam uma lambidinha, mas não atacavam.

Na apelação, usei umas iscas que imitam ração, onde o anzol fica para cima. Fiz depois de ver o vídeo do Guilher Magoga no youtube. Muito bacana!

Sem resultado, jogava minha isca no meio das demais, que era igual em tamanho e cor. Elas olhavam, se encostavam na minha isca, mas não comia... Comiam a do lado, mas a minha não.

Interessante demais! Elas conseguiam diferenciar a rolha da isca...

O dono me disse que não está tratando.

Comer elas comiam, mas não naquele frenesi alimentar.

Daí eu pergunto:

Pode ser a época?

Pois vi muitos alevinos que grudavam na ração, até a minha eles tentavam comer...

Existe alguma técnica quando o peixe está tão "ZEN"?

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Me arriscaria a dizer que se elas estão comendo, mesmo aparentando alguma letargia (que pode ser ocasionada por vários fatores: oxigenação, pressão atmosférica, temperatura, etc) vão atacar alguma coisa que elas achem interessante, sua tarefa é descobrir o que é. :blink:

Se elas estivessem com a "barriga cheia" não estariam comendo nem as rações ao lado. Pode ser que as suas rações estejam exalando algum "cheiro" ou "gosto" de cola ou do material usado pra montagem. Experimente deixar as rações artificiais um tempo em uma bandeja aberta, em local arejado para que não apresentem nenhum cheiro, pode também depois guardá-las em um pote fechado com a ração verdadeira para que fiquem com o mesmo cheiro. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não creio ser a época, pois essa é a época que as tilápias ficam mais ativas, no inverno sim elas são bem manhosas, mas também é muito relativo, pois inverno do Sul é frio e inverno do Nordeste é "verão". Aqui no Sudeste elas ficam manhosas sim.

Quanto ao uso de moscas em pesque e pague é algo frustrante muitas vezes, pois os peixes podem até mesmo começar a comer ninfas ou insetos, mas tudo depende de várias situações do local. Eu já pesquei tilápias em dia de revoada do cupins e efêmeras, e estava em um pesque e pague, tudo depende da época e da oferta de alimento.

Quanto as tilápias estarem inativas até mesmo na ração artificial, pode ser em função do tipo de ração que estava usando, pois a princípio elas ficariam mais animadas em comer a ração que o próprio pesque e pague usa para alimentá-las e no momento que isso acontece, elas ficam mais animadas. Como elas estavam digamos que "seletivas" no tipo de alimento oferecido, elas não disputavam a ração e o ideal é cevar e fazer com que elas disputem cada grão de ração. Quando elas ficam agitadas com o frenesi da alimentação, elas não se atentam a detalhes referentes a ração artificial, mas sim, uma ração bem feita é muito mais bem aceita pelos peixes.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Delon, jogue um punhado de ração (aproximadamente umas 7 ou 8 ) não mais, em seguida jogue a ração artificial no meio, mas faça o mesmo barulho como se a ração natural estivesse caindo na água. É tiro e queda. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Delon

Se voce vai treinar o cast, vá para a grama.

Se voce for pescar,,, bom, pescar é pescar. Pode ser em qualquer lugar, e todo lugar tem sua magia. Eu preferiria um rio de lambaris que um tanque de pesque pague, embora, se me convidem eu vou e me divirto tbem.

Primeiro veja se o peixe esta se alimentando mesmo. Se ele esta se alimentando, tente ver o que é. Deve estar ocorrendo um hatch.

Quando o peixe nao pega nada, muita gente vai para o extremos, uma isca enorme (as vezes funciona por irritação) ou midges muito, mas muito pequenos, #24... e isto explica muitas vezes pq vc não enxerga o que eles esta comendo... pois é pequeno mesmo.

Varie suas tecnicas, diminua o tipet, aumente o leader, suavize a apresentação, troque moscas.... é assim que voce chega ao sucesso, e mais, evolui.

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quando vou em um pesque e pague (solte) assumo que os peixes estão acostumados com alimentação feita com ração e faço um "hatch" de ração, atraindo assim os peixes para próximo de mim, daí começa a pescaria e os pescadores mais perto de mim me odeiam. :D

O "hatch" é feito ao longo do dia e gasto 4 quilos ou mais de ração. Não jogo um punhado de ração, eu jogo vários punhados e assim as tilápias se animam no frenesi de alimentação. No Fly é covardia e só perco se tiver alguém usando boia cevadeira e ração natural como isca, fora isso, sou naturalmente odiado por todos. :D

T+ ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto menos eu quero ver você com vários peixes e com isto pesco também, quem fica vendo você e eu a fisgar vários peixes são os pescadores da espera eles sim deve odiar a nossa experiência confirmada. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Delon!

Salvo alguns P&P, a grande maioria você só conseguirá pescar com imitação de ração mesmo.

Já pesquei muitas vezes em P&P, e vão algumas dicas que acho que vale a pena, isto para os que se usará ração:

1 - Tenha em mão vários tipos de imitação de ração, de EVA, de Cortiça, Lã ball, Hair ball, etc. Teve dias em que os peixes não queria saber das imitações que fazia que eram bem próximas d areal, ai eu colocava um EVA laranja, vermelho ou verde limão e elas pegavam, vai entender.

2 - Para cevar eu sempre procuro comprar rações de diametros diferentes e misturar, já cheguei até comprar um pouco de ração de cachorros, umas que vem em várias cores e tamanho e misturar com a de peixe Notei que quando a gente joga ração com formatos e cores diferentes confunde um pouco o peixe e eles atacam as imitações com maior frequência.

3 - Quando esta muito difícil de pegar eu costumo colocar dois tipos de imitação ao mesmo tempo, como se fosse um "Dropper" Coloco uma que flutua, EVA ou Cortiça, deixo a linha que dou o nó sobrar de 15 a 30 cm e coloco na ponta uma lã ball, já teve dias em que só peguei na lã ball, e como o Fausto disse, deixei todos os outros pescadores com raiva, pois ninguém estava pegando na superfície...hauhauhauhauha...

No mais acho que é isto, cada lugar é de um jeito e não podemos generalizar e achar que todo P&P é igual.
Fui visitar meu irmão nestes últimos finais de semana, lá tem um lago que é liberada o pesque e solte. Lá as tilápias grandes não estão sendo capturadas pois estão acasalando, e estamos pegando somente as pequenas, pode jogar o que for que elas não comem, tentei usar secas e ninfas e nada também, peguei somente uma pequena na ninfa, tentei também streamer para ver se atacavam por irritação ou para defender o ninho mais também não adiantou. Pode ser que neste pesqueiro elas estejam reproduzindo e os ataques diminuem mesmo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.