Ir para conteúdo

A Visita da Mosca


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Hoje em casa estudando para as provas da faculdade, recebi a visita de uma mosquinha muito usada nas nossas pescarias de Fly..

Uma MayFly, com uma coloração verde oliva bem definida e na parte do dorso um verde mais escuro com olhos pretos, Será minha próxima inspiração de atado...Assim espero hehehe

iejv.jpg

Té mais :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Que dureza hein, tentando se concentrar nos estudos e a "tentação verde" vem te perturbar. :frusty::frusty::frusty:

Além de viver muito pouco (por isso o nome efemérida = "inseto que vive um dia"), sua autonomia de voo é bem pequena (em torno de poucas centenas de metros), logo, pra esse bicho chegar aí é porque eclodiu por perto, se eclodiu por perto, deve existir alguma fonte de água com ninfas e muito provavelmente nessa fonte de água tem peixe se alimentando das ninfas.

Em outras palavras, as chances de você conseguir pescar pertinho de casa são grandes! :yahoo::yahoo::yahoo:

Merece uma investigação mais minuciosa. :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bem observado André. ;)

Veja Rodrigo como a cauda desse bicho é mais comprida que o comprimento do corpo, veja também como é bem definido o volume do tórax, que é mais grosso comparando com o formato do abdômen e que o formado da cabeça pode ser bem definido também. Daí tu já imagina porque eu adoro atar Parachutes. Use anzol de haste reta e assim terá essa silhueta, se bem que o abdômen é levantado, mas aí complica no atado, pois chamam de extended body.

Não gosto de atar extended body porque não aprendi direito, por pouca prática, uma forma de fazer um abdômen resistente, a maioria desmancha facilmente, mas tem um tópico na seção de atado que um amigo do Gerson Kavamoto mostra uma técnica fantástica.

Mas a mosca fica muito bacana. :D

ext_body_bwo_para_z1.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já vi dessas bichinhas aqui em SJDR. Foi em dezembro, época de chuvas e calor. Vi umas 4 ou 5 delas, ou bem parecidas com ela. Qual a incidência deste inseto aqui em MG? Há delas por aqui mesmo ou eu confundi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Há várias delas Fred e dependendo da região que estiver, verá eclosão no final da tarde ao ponto de cobrir o chão. Tem de várias cores e depois nos conte o que encontrou. Na lagoa de Juturnaíba tem eclosão que faz a estrada de terra ficar coberta e muitas vezes vi próximo das 19 horas.

Suas ninfas também serão encontradas no leito de rios de montanhas, procure por elas quando estiver num rio e verá que tem muitas. Aqui no rio Macaé de Cima são encontradas ao longo de todo o ano.

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que dureza hein, tentando se concentrar nos estudos e a "tentação verde" vem te perturbar. :frusty::frusty::frusty:

Além de viver muito pouco (por isso o nome efemérida = "inseto que vive um dia"), sua autonomia de voo é bem pequena (em torno de poucas centenas de metros), logo, pra esse bicho chegar aí é porque eclodiu por perto, se eclodiu por perto, deve existir alguma fonte de água com ninfas e muito provavelmente nessa fonte de água tem peixe se alimentando das ninfas.

Em outras palavras, as chances de você conseguir pescar pertinho de casa são grandes! :yahoo::yahoo::yahoo:

Merece uma investigação mais minuciosa. :hum:

Pois é André, ela pousou bem do meu lado na parede hehe

A investigação acho que está a meio caminho andado hehe, pois perto de casa, cerca de umas 10quadras no maximo passa um Canal (canal são gonçalo) lugar onde pesco as vezes, bons lambaris, saicangas e algumas joanas(jacundá) Da janela de casa consigo ver uma parte dele, assim que der tempo tiro uma foto.

Abraços :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bem observado André. ;)

Veja Rodrigo como a cauda desse bicho é mais comprida que o comprimento do corpo, veja também como é bem definido o volume do tórax, que é mais grosso comparando com o formato do abdômen e que o formado da cabeça pode ser bem definido também. Daí tu já imagina porque eu adoro atar Parachutes. Use anzol de haste reta e assim terá essa silhueta, se bem que o abdômen é levantado, mas aí complica no atado, pois chamam de extended body.

Não gosto de atar extended body porque não aprendi direito, por pouca prática, uma forma de fazer um abdômen resistente, a maioria desmancha facilmente, mas tem um tópico na seção de atado que um amigo do Gerson Kavamoto mostra uma técnica fantástica.

Mas a mosca fica muito bacana. :D

ext_body_bwo_para_z1.jpg

T+ :)

Muito legal este tipo de atado Fausto, depois vou dar uma olhada no tópico do Gerson.

Quanto a observação, fiquei olhado para a mosca enquanto ela estava na parede tentando observar o máximo de detalhes que ela tem..Para tentar por na pratica do atado.

Valeu as dicas !!

Abraços ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

faltou o tamanho da mosca para agente saber qual é... mas pelo que imagino deve ser pequena né??? tipo #14 ou#16.

Eu chutaria uma Baetis,,, a conhecida como BWO. Ate este padrão que afofa.

isso mesmo Jamanta, esqueci de dizer..Acredito que está estava mais para #16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.