Ir para conteúdo

Entomologia Aplicada


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Na linha de estudo dos insetos, além da leitura dos livros, da observação das figuras e fotografias das ninfas, larvas, etc, procurei avançar um pouco mais e complementar o estudo antes de partir pra morsa.

Para tanto, fiz um esboço (chamar isso de desenho seria um sacrilégio :dry:) tentando antes mesmo de começar o atado, a pensar em proporcionalidade, nos materiais, cores, etc, antecipando um pouco a escolha do que seria necessário para a montagem da mosca.

Escolhi uma ninfa de donzelinha que achei no MDC durante o aniversário do fórum deste ano. As fotos que me baseei foram as seguintes:

Ninfa%2520no%2520seco.JPG

Ninfa no seco (fora da água)

Ninfa%2520na%2520agua.JPG

Ninfa dentro da água

Logo no início já pode-se notar um detalhe que eventualmente passe despercebido: no seco (primeira foto) a ninfa apresenta o abdômen curvado para baixo, quando colocada na água, conseguimos ver que sua postura é com o abdômen curvado para cima, praticamente definindo o formato anzol a ser utilizado.

O esboço foi baseado principalmente nas fotos, mas contou com consultas a livros e outras fontes complementam tanto a parte visual, como também a funcional, pois as descrições de algumas partes do inseto sugerem o uso de determinado material que supostamente o representará em textura, cor, brilho, etc. Esboçar antes de atar me ajudou principalmente na questão da proporcionalidade, rascunhando e apagando o "protótipo" até que este estivesse com as medidas e relações mais condizentes com o que havia fotografado. Muito mais fácil e menos trabalhoso apagar o desenho e recomeçar do que passar a gilete na mosca e começar novamente do zero. :)

Esbo%25C3%25A7o.jpg

Por fim, depois de chegar a um esboço razoavelmente representativo, foi partir pra morsa e tentar seguir com o atado, tendo como base sempre a foto do inseto e as lições aprendidas durante a fase de rascunho no papel. O resultado foi esse:

Damsel%25201.JPG

Damsel%25202.JPG

Uma ninfa um pouco mais realista, sei que na maioria dos casos, uma mosca impressionista (principalmente em águas rápidas resolveria a questão), mas entendo que optando por uma mosca mais realista, estarei aumentando as chances de capturas em locais mais heterogêneos onde águas rápidas, lentas e poços se alternam.

Publiquei um texto com alguns detalhes a mais lá no blog, quem quiser dar uma olhada: http://www.fuzzyflies.com/2013/11/entomologia-aplicada.html

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:laugh::laugh::laugh:

Claro que não, o copo é pra molhar a guela!

E o que tem dentro é vinho do porto ruby, o biot é marrom (bem é isso que está escrito na embalagem :dry:).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim esse biot é marrom sim senhor. :ok:

Não é nada fácil trabalhar com biot seco como já vi em alguns vídeos, por isso coloco de molho em água morna alguns antes de iniciar o atado. Com ele molhado fica mais fácil fazer o trabalho. Em nosso próximo Workshop vamos trabalhar o atado de moscas secas com biot e assim praticarmos sua colocação. Gostei das proporções e o tail como está deve ficar bem legal quando molhado. Avaliar o inseto molhado é algo que você observou e eu não, agora falta observar a sua mosca molhada e acho que vai ficar bem legal.

Troque a cor da linha para combinar com a cor do dubbing que escolheu. ;)

Faça um wing case também já que é para ficar mais semelhante ao bicho verdadeiro. :)

Parabéns meu camarada! :)

Marque em sua agenda para irmos para a Patagônia com o Jost, será a primeira vez que três de nós estaremos juntos longe do fórum e assim ver o que pode acontecer por aqui e o máximo que pode acontecer é eu ter que fazer a restauração do data base para o dia de nossa partida. :happy:

Já imaginou o Jotinha indo junto somando quatro mosqueiros! ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim esse biot é marrom sim senhor. :ok:

Não é nada fácil trabalhar com biot seco como já vi em alguns vídeos, por isso coloco de molho em água morna alguns antes de iniciar o atado. Com ele molhado fica mais fácil fazer o trabalho. Em nosso próximo Workshop vamos trabalhar o atado de moscas secas com biot e assim praticarmos sua colocação. Gostei das proporções e o tail como está deve ficar bem legal quando molhado. Avaliar o inseto molhado é algo que você observou e eu não, agora falta observar a sua mosca molhada e acho que vai ficar bem legal.

Sei que é, mas ficou com uma cor meio vinho mesmo, talvez pelo fundo verde, o contraste, sei lá. :huh:

Não tive muito problema pelo fato dele estar seco, o problema foi o tamanho, teria que ser maior. Pode deixar que vou avaliar ela molhada no rio. :ph34r:

Troque a cor da linha para combinar com a cor do dubbing que escolheu. ;)

Faça um wing case também já que é para ficar mais semelhante ao bicho verdadeiro. :)

Parabéns meu camarada! :)

A linha também é marrom, está se referindo ao dubbing da cabeça? :mellow:

Pensei em fazer um wingcase (na verdade um wingbud o termo entomológico), mas como estava em dúvida sobre o quão realista ela deveria ficar, depois de ponderar acabei decidindo não colocá-lo. :hum:

Valeu Boss! :)

Marque em sua agenda para irmos para a Patagônia com o Jost, será a primeira vez que três de nós estaremos juntos longe do fórum e assim ver o que pode acontecer por aqui e o máximo que pode acontecer é eu ter que fazer a restauração do data base para o dia de nossa partida. :happy:

Já imaginou o Jotinha indo junto somando quatro mosqueiros! ;)

T+ :)

2014 já está comprometido, mas em 2015 quem sabe... :huh:

Os três Mosqueteiros e D'Artagnan :p:p:p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Excelente estudo, cara... bem a la Darwin :)

Acho isso bacana demais.

Valeu Jost! :)

Engraçado, será que fui influenciado por um programa que estava assistindo semana passada? Vi um documentário em episódios muito bacana no qual o sujeito repete as experiências do Darwin, o nome é "Nos Jardins de Darwin".

Sei lá, mas sei que foi bem legal esboçar em papel antes de partir pra morsa, faz os miolos trabalharem antes de ir pra morsa e evita aquelas paradas no meio da montagem quando você não está muito certo do que fazer e dá uma empacada. :happy:

Gostei do resultado final de tudo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
A linha também é marrom, está se referindo ao dubbing da cabeça? :mellow:

Sim já que o atado finalizou com o dubbing claro, poderia também finalizar com uma linha clara. ;)

Essa semana atei muitas wets todas com linha preta para definir o formado da cabeça, mas no seu caso a cabeça foi definida com o dubbing e contrastando com os olhos, algo que ficou bem legal, daí uma linha clara ficasse melhor, mas tem que testar para ver o resultado.

Tenta mexer na tua agenda de 2015 para ficar ao menos uma semana com a gente no rio Quillén e quando irmos para Junin de Los Andes tu embarca de volta para casa via aeroporto de Chapelco, que fica quase ao lado da hosteria que nos hospedamos em Junin. Tenho certeza que uma semana no Quillén tu vai ficar de queixo caído com a quantidade de trutas que vai capturar e esse rio tem de tudo um pouco, desde águas rápidas, até locais amplos para vadeio tranquilo, isso sem falar em outros rios próximo que também podem ser explorados, bem como realizar uma flotada do rio Aluminé e encarar trutas maiores. Geralmente ficamos em Quillén por seis noites e cinco dias de pesca, mas como você terá somente esse período de pesca, podemos ficar sete noites e seis dias completos de pesca. Vê aí e quem sabe já está começando a ser formado o grupo de 2015. :cool:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim já que o atado finalizou com o dubbing claro, poderia também finalizar com uma linha clara. ;)

Essa semana atei muitas wets todas com linha preta para definir o formado da cabeça, mas no seu caso a cabeça foi definida com o dubbing e contrastando com os olhos, algo que ficou bem legal, daí uma linha clara ficasse melhor, mas tem que testar para ver o resultado.

Pensei em fazer isso, mas como teria que terminar lá na frente com linha escura, acabei usando ela mesmo, na verdade foi bobeira minha, poderia ter terminado o nó com linha escura no tórax, colocar a linha clara, fazer a cabeça e terminar o nó atrás da cabeça. :wacko:

Tenta mexer na tua agenda de 2015 para ficar ao menos uma semana com a gente no rio Quillén e quando irmos para Junin de Los Andes tu embarca de volta para casa via aeroporto de Chapelco, que fica quase ao lado da hosteria que nos hospedamos em Junin. Tenho certeza que uma semana no Quillén tu vai ficar de queixo caído com a quantidade de trutas que vai capturar e esse rio tem de tudo um pouco, desde águas rápidas, até locais amplos para vadeio tranquilo, isso sem falar em outros rios próximo que também podem ser explorados, bem como realizar uma flotada do rio Aluminé e encarar trutas maiores. Geralmente ficamos em Quillén por seis noites e cinco dias de pesca, mas como você terá somente esse período de pesca, podemos ficar sete noites e seis dias completos de pesca. Vê aí e quem sabe já está começando a ser formado o grupo de 2015. :cool:

T+ :)

Tenho que ver como ficarão as férias do próximo ano, se eu só puder tirar os dias em um só período aí complica, não sei se terei recur$$$o$$$ para tirar férias com a esposa e em seguida viajar novamente sozinho, vontade é que não falta. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Andre.

Excelente estudo.

Se me permite gostaria de acrescentar.

A demsel é uma das raras ninfas que nadam. E mais, elas caçam no fundo de poços. Então eu invistiria em materiais na cauda e patas que dessem movimento como marabou e pata goma.

Tbem faria wing case.

Para mim esta legal e ja iria p minha caixa. A ideia do biot esta dez e as proporcoes boas.

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado Jamanta,

Observações anotadas, na próxima vez que for à morsa serão aplicadas! :natal_smile:

O pelo de coelho deu um bom movimento à cauda, mas concordo que o marabou daria ainda mais. Fiz uma versão com as patas mais longas, também com fibras de pena de faisão aplicando nós (imitando os segmentos), mas não achei que fizeram tanta diferença assim.

Como disse acima, até pensei no "wingcase", mas achei que fugiria ao objetivo de fazer uma mosca meio termo realista/minimalista.

Grande Abraço :natal_wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.