Ir para conteúdo

Jaguar, mais uma espécie pra lista Tenkara!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:cool2:

Aumentando minha lista de espécies seduzidas pela mosca hoje foi dia do Jaguar.

Ainda não sei bem como pesca-lo (tive apenas 2 ações e um veio pra foto). Achei que

(pela descrição que lí na internet), ele atacaria iscas como um tucunaré mas consegui pega-lo

bem no fundo com a isca praticamente parada. A ferrada é quase que por intuição; se sentir que a linha está "pesada"

ferre por que ele pode estar com a isca na boca. Depois de ferrado briga bem.

A cor meio esverdeada lembra um bass mas talvez seja por que nessa represa a água está verde devido

a baixa oxigenação, excesso de sal e algas.

Talvez num ambiente mais saudável ele seja mais agressivo.

Ah, sim, o maior escapou! :devil2:

935544_476318482483420_1031174584_n.jpg

1465343_476318492483419_1657728811_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Gilberto, a isca é uma "bonefish bitters" que por acaso tem se mostrado muito eficiente

em pesca de lagoas e represas principalmente quando quero pescar com a isca próxima ao fundo.

Já peguei muita tilápias assim e até mesmo uns poucos tambaquis.

Fausto, o jaguar, o bass e o tucunaré pertencem a mesma ordem (Perciformes) mas

só o jaguar e o tucunaré saõ da familia dos ciclideos, o bass é da familia dos micropterus.

A vara (Try 390 7:3) eu comprei de um empresa da República Tcheca (tenkara times) e estou avaliando ela.

Ainda não peguei um peixe digno de nota pra ver do que ela é capaz mas ela tem pelo menos

um ponto a favor que é a questão do peso. É a vara mais leve e bem equilibrada que testei até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Isaac. Em Recife tem muitos, imagino que em algum lugar do interior da Paraíba também.

Aqui os ribeirinhos chamam ele de "pintado"!

Marcelo, é um peixe que de fato lembra vários outros. Pela cor esverdeada achei parecido com um bass,

A briga parece de um tucunaré pequeno ou um apaiarí. Na pegada sutil parece uma tilápia

e quando é retirado dágua ele se comporta como um jacundá, fica inerte quase sem reação.

O grande diferencial dele pra todos os outros que citei são o 4 dentinhos.

2 em cima relativamente próximos um ao outro e dois em baixo mais afastados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se começar a cair no gosto popular, daqui a pouco aparece uma meia-dúzia dizendo que é espécie exótica com mil planos pra exterminar o bicho das terras tupiniquins. :dry:

Parece que o bicho também já apareceu pelas bandas de cá. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E de onde veio esse bicho? :huh:

Tudo bem que não parece muito com nossos peixes nativos, mas gostaria de saber sua origem. :)

Se tiverem links gostaria de tomar conhecimento. ;)

T+

América Central, dá uma olhada aqui: http://www.ciclideosbr.com/t249-ciclideo-jaguar-parachromis-managuensis-publicado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Li no fórum indicado e parece que o bicho é guloso mesmo, comendo de tudo o que couber em sua boca e esse capturado pelo Blatt está bem gordinho. :happy:

Por aqui foi encontrado onde? :huh:

T+ ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Saquei André eles estavam em tanques. ;)

In Natura alguém tem conhecimento da captura desse peixe em outros Estados? :mellow:

T+

Lá pelo Nordeste tem bastante notícia dele em açudes, pesque e pagues e já tem até gente falando que conseguiu capturá-lo em rios.

Pela característica de rusticidade a chance do bicho se espalhar é grande. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Saquei André eles estavam em tanques. ;)

In Natura alguém tem conhecimento da captura desse peixe em outros Estados? :mellow:

T+

Li em outro fórum que, em certos locais do interior de S. Paulo, está virando praga. Este foi o comentário, mas não especificou onde.

O cichlasoma managuensis é encontrado na natureza na região que vai de Honduras até Costa Rica, na América Central

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pois é Jorge, e o bicho é prolífero pra chuchu:

jaguar2.jpg

Só uma observação, a nomenclatura mais comumente usada é Parachromis managuensis, a denominação Cichlasoma managuense deixou de ser usada, mas não sei explicar porque (acho que nem os próprios ictiologistas sabem). :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.