Ir para conteúdo

II Simpósio Brasileiro de Pesca com Mosca


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Galera

A ABPM esta fazendo mais um evento. É o II Simposio. O primeiro foi ano passado em Goias. Este ano vai ser no PR, em Curitiba.

Este ano, dentre as palestras sobre pesca com mosca, vamos ter uma homenagem ao Nelson Borges pelos 50 anos de Atado e o Início de uma seria de homenagens aos nossos Ícones do Fly no Brasil que vem nas próximas oportunidades.

Convidamos a todos a prestigiarem, vai ser um encontro bacana para falar sobre pesca com mosca e confraternizar entre amigos.

Prestigiem.

As informações estão no site www.abpm-brasil.com.br

a67f85f3461e7d6b5e72eb24b8421d37.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

30 eventos de pesca justo na época que eu estou no Rio com a esposa rsrsrs...

Vou te falar que eu queria bastante ir nesse evento, mas será impossível. Já tem data para o próximo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Será um momento ímpar em função da comemoração dos 50 anos de atado do mestre Nelson Borges. :okok:

Para os amigos do Sul essa é uma ótima oportunidade de integração, pois tudo relacionado ao nosso mundo da pesca com mosca será conversado em diversas atividades, isso sem falar no jantar italiano que será oferecido na noite de sábado. :)

Jamanta meu caro, depois conversamos mais sobre a possibilidade de eu estar presente, mas será na mesma semana que retorno da Patagônia e fica difícil me ausentar de casa, e justamente na mesma semana. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Como eu gostaria de participar desse e de outros eventos, mas infelizmente minhas chances são pequenas. :(

Ainda mais em período de férias do chefe, quando tenho que temporariamente assumir suas atividades. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pena galera, mas agente entende.

O III simposio não tem data e nem local. A regional que quiser pode promover para ano que vem. A matriz de funcionamento do simposio agente tem, basta uma ou duas pessoas assumirem que agente auxilia em tudo.

André, acho que umas das palestras vai ser sobre turismo de pesca, da pesca transformada como produto turístico para sustentabilidade. Voce ia gostar.

Fora isto vai ter outras palestras, na área técnica tem uma confirmada, vai ter um workshop de atado e domingo pela manha um treino coletivo de cast orientado.

Almoço no sábado e janta no sábado. Tudo por R$ 100,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não tenho nenhuma dúvida de que é um valor simbólico se levarmos em conta o conteúdo, as presenças e o evento propriamente dito.

Adoraria de verdade estar lá.

Uma idéia: Há alguma possibilidade de gravação dessas palestras e da homenagem? A ABPM poderia criar um canal no YouTube e colocar os vídeos lá. Mais uma forma de divulgar não só o evento, mas também deixar o registro do que está sendo feito. Só uma idéia... ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Mesmo sendo só fim de semana, a questão não são apenas os dois dias, o maior impeditivo é a logística (passagem, hospedagem, recur$$o$, etc). :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Se me permitem um breve relato do evento ....

II SIMPOSIO BRASILEIRO DE PESCA COM MOSCA

Assim se começa a multiplicar conceitos, o II Simpósio Brasileiro de Pesca com Mosca, ocorrido no ultimo final de semana de novembro, na cidade de Curitiba/PR e promovido pela ABPM, visa consolidar a Pesca com Mosca no Brasil.

Como sempre é bom lembrar e ressaltar o I° Simpósio Brasileiro de Pesca com Mosca, ocorrido em Goiânia em agosto/12, abriu os trabalhos em âmbito nacional sobre a modalidade do “flyfishing”. Sua inserção como modalidade de pesca esportiva, em que o objetivo da pesca é fazer as capturas oferecendo iscas que imitam insetos que os peixes têm à sua disposição, como alimento, no ambiente aquático onde vivem.

No II Simpósio Brasileiro de Pesca com Mosca as abordagens foram inúmeras, foram feitas considerações sobre como a Pesca com Mosca ganha representatividade Nacional, após os eventos no RS e SC promovidos pela ABPM. Nas cidades em que se teve ação estruturada os parceiros foram fundamentais, O SEBRAE e a “Rota da Truta” consolidaram ações envolveram leis e tantos outros, em Rio Rufino, por exemplo, a lei municipal 498/2012 instituiu a modalidade de pesque solte nos rios da região.

No II Simpósio Brasileiro de Pesca com Mosca foram abordados temas de como a modalidade exige por si só conceitos de valor e entendimento. Nesta fase acreditamos que todos os pescadores praticam o “Cath and Release” ou seja, pesca e devolva, o peixe capturado é devolvido à água nas melhores condições de sobrevivência possível. O que se deseja é que o peixe continue vivo, para que a pesca de mosca possa ser praticada sem restrições.

O evento contou também com a presença de mosqueiros de vários estados do Brasil. Foram feitas palestras sobre temas diversos, por pessoas diversas que se dedicam a difundir e multiplicar o Flyfishing como conceito de valor, esporte praticado onde todo o meio ganha. As apresentações feitas pelos palestrantes Felipe Luis, Mauricio Zardo, Alejandro Antunes, Alfredo Divani, Rogério Batista, Guilherme Vasconcelos e o incrível Nelson Borges, que além dos assuntos abordados, sempre na linha do “Flyfishing”, abordaram temas como a pesca de Trutas, tabaranas, linhas de fly, em especial linhas de seda e leaders trançados e a palestra sobre pesca de trutas na serra Catarinense e sobre Trutas na serra do Paraná.

O Evento teve como ponto alto uma homenagem da ABPM a Nelson Borges pelos seus 50 anos de prática na pesca com mosca, com a entrega de uma Placa comemorativa e a carteirinha de sócio honorário. É o reconhecimento a um grande nome pela inserção de um grande esporte, um esporte que interage com o rio, com o meio em que vive, com as populações ribeirinhas e passamos a enxergar o que o rio tem vida e, com uma visão indiscutivelmente ecológica e coerente em seus princípios, a pesca esportiva ganha vida, ganha vários rios, trutas, tabaranas, dourados e pescadores, assim a economia da cadeia está formada. Todos ganham, empresários, fazendeiros, população local, Business Sustentável, é impagável.

O evento contou com a presença de grandes pessoas de vários estados do Brasil, que juntos convergem rumo ao conhecimento. O incentivo para que o terceiro e quarto simpósio aconteçam em outros estados e tragam mais pessoas deve ser a próxima meta, elaborar com maestria e qualidade, a mesma dos outros simpósios, ficamos tranquilos com sua realização.

Conclave de Varas

A palavra Conclave é utilizada desde o século XIII, quando foi instituído o isolamento dos Cardeais para a votação do novo Pontífice. Ela vem do latim e significa “sobchaves” ou “quarto fechado”, para evidenciar o caráter secreto do evento. Entretanto, um “Conclave de Varas”, é o treinamento e teste em diversos tipos de varas onde os participantes puderam aprimorar sua qualidade, seu conhecimento, para que o isolamento destes repercuta em uma multiplicação em sabedoria. No domingo pela manhã houve a multiplicação do conhecimento de amigos, de pessoas que evidenciam o caráter didático da atividade. Poder saborear as dicas de Nelson Borges, que ao longo de mais de 50 anos de conhecimento e refinamento no fly chamam a atenção, Beto Vaucher, Rogerio Batista e tantos outros. O conclave de varas foi um grande teste, um ótimo conhecimento, onde recebemos treinamentos em arremessos, tipos de varas, ação empregada, empunhadura, tamanho, material feito, lugar específico para varas únicas, enfim, conhecimentos que devem se propagar nos quatro cantos deste Brasil, para que juntos consigamos unir mais pescadores e adeptos do Fly.

A ABPM que trás o reconhecimento a uma entidade de pessoas que buscam na natureza sua sustentação, prazer e esporte. É no rio que enxergaram o que o rio tem: vida. E a vida no entorno vai ganhar ao se sustentar e preservar o rio para a eternidade, nossa vida, nossa fonte de vida, a água, a truta, nosso indicador. Pense nisso e até o próximo encontro.

Até Breve

A B P M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.