Ir para conteúdo

TenkaraBr "Mosqueiros do Rio" - Evolução de montagem e segunda


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Sim agora será uma tortura. :D

Mas prometo fazer por merecer. ;)

As trutas serão bem tratadas com ela. ;)

A Tortura a que me refiro Fausto, é a que você passará, imposta pelas etapas de apresentação da vara, conclusão e até a chegada em tuas mãos. :p

Jorge, você é MAUS :okok:

Quanto da prática com o equipamento: Tenkara é SUSSA, é que nem Windows, é auto informativa. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim Tuã essa tortura que me referi também. :)

Não com as trutas. :D

Estou acompanhando a montagem e feliz por mostrar os procedimentos que faz, que são muito instrutivos para quem deseja aprender como é. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Adaptação do furo do cabo à parte do blank. Uma das piores partes para resolver, pois nesse local o blank é bem mais grosso e com bastante conicidade e tem que ficar bem adaptado para uma boa colagem.

001_zps9d7965f7.jpg

003_zps40046f7d.jpg

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Confecção do butt cap rosqueável.

005_zpsc05ae5cd.jpg

009_zps0a94fba5.jpg

017_zps1f8e5085.jpg

020_zps9bae6764.jpg

Próxima etapa....colagem do cabo e das peças do butt cap.......só a partir de amanhã.......expediente encerrado.

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Um mimo!

Tenho uma 10'10", muito versatil,

vai bem no caiaque e também no barranco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Após colagem do cabo e da rosca do butt cap, enquanto seca, a confecção dos grampos para enrolar linha, retentor da tampa e snap em aço inoxidável.

003_zps680a65c3.jpg

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sendo assim então posso guardar a linha na vara ao longo do dia no momento de deslocamento de um ponto e outro de pesca. ;)

Perguntas:

Ao final do dia devo então retirar a linha e guardar separadamente em um carretel grande, tipo de linha de Fly?

Para tirar "memória" da linha Tenkara, tu agarra a mosca em um galho ou arame de cerca e puxa a linha?

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sendo assim então posso guardar a linha na vara ao longo do dia no momento de deslocamento de um ponto e outro de pesca. ;)

Perguntas:

Ao final do dia devo então retirar a linha e guardar separadamente em um carretel grande, tipo de linha de Fly?

Para tirar "memória" da linha Tenkara, tu agarra a mosca em um galho ou arame de cerca e puxa a linha?

T+ :)

Vais poder guardar tranquilamente para deslocamento.

Ao final do dia é bom guardar no carretel.

Se seguires as recomendações não criarão memória, mas, se porventura aparecer alguma, dá uma esticada nela e corre os dedos nela que já melhora. Já me disseram, certa feita, que esquentar em água e correr os dedos também resolve, porém nunca o fiz nem sei qual a temperatura da água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

A cor azul ficou linda demais! :okok:

Meu camarada vou pescar muitas trutas com essa linda vara! :D

Fotos não faltarão e mesmo que meu parceiro Marcelo não tenha vergonha na cara para parar de pescar e fazer algumas fotografias, eu as faço do meu jeito, pois não dá para contar com ele. Viu Marcelo como te amo? :devil2:

Deixando as brincadeiras de lado, estarei lado a lado com o Marcelo em todas as pescarias de vadeio e certamente essa vara vai gerar muitas histórias para serem contadas no decorrer de março do ano que vem. :cool:

Já estou com tremedeira nas pernas. :happy:

Estou assistindo todos os vídeos do canal Teton Tenkara e aprendendo muito com o cidadão. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Está muito linda Jorge, parabenizá-lo é muito pouco. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Sóbria e ao mesmo tempo com uma identidade bem definida, perfeita!

Vai fazer história. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:D

Não é McDonald's, mas eu amo muito tudo isso! :D

Preciso de uma aula para saber as diferenças e aplicações das três linhas. ;)

Estou rindo a toa e só hoje cedo assisti três vídeos do Davis

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na realidade duas são iguais, apenas comprimentos diferentes: duas PF uma com 3,50 m. e outra com 4,00 m.

E a outra é uma tradicional tenkara, a PB com 3,50 m.

Linha level cada um escolhe o que e se quer usar, fluorcarbono, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Vais poder guardar tranquilamente para deslocamento.

Ao final do dia é bom guardar no carretel.

Se seguires as recomendações não criarão memória, mas, se porventura aparecer alguma, dá uma esticada nela e corre os dedos nela que já melhora. Já me disseram, certa feita, que esquentar em água e correr os dedos também resolve, porém nunca o fiz nem sei qual a temperatura da água.

Parece que já estão "copiando" a idéia: :happy:

IMG_3020.png

http://www.tenkaratalk.com/2013/11/snap-on-tenkara-line-holders/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Fausto, isso não é um cardume de lambarís, é um enxame. Parece que pegaste o jeito da tenkara.

Agora conta para nós, que moscas usaste, quais as mais efetivas e que tal um comparativo entre a tenkara e o fly em termos de praticidade na busca dos pequenos ou são filosofias de pesca completamente diferentes?

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Opa dia atarefado ontem e hoje. ;)

Sim peguei o jeito sim da pescaria Tenkara! :okok:

Ao longo do dia dessa pescaria de lambaris usei duas moscas Pheasant Tail com bead head, usadas 90 % da pescaria (perdi uma e gastou a outra), uma Parachute (pouco usada) e uma wet (usada para pescar somente 10 lambaris no final do dia de pesca). Acordei "ninfeiro" nesse dia e coloquei em prática pescar assim.

Rapaz a comparação para mim está mais relacionada a praticidade no manejo da vara e dos arremesso, tornando assim a pescaria Tenkara muito efetiva e até o momento tornando a necessidade de longos arremessos fora de cogitação, e isso está me agradando muito. Como na pesca Tenkara você está limitado ao comprimento da vara + linha + tippet, estão não existe essa questão de ter que fazer longos arremessos e você como pescador é que tem que aprimorar sua técnica de aproximação. Observei essa necessidade prioritariamente pescando no up stream na Patagônia e nem por isso deixe de pescar bem, posso não ter pescado as maiores trutas naquela manhã, mas certamente pesquei bem. Observei o mesmo no down stream pescando no swing e mesmo estando limitando na distância dos arremessos, não perdi a eficiência nas capturas. Fazia um swing bem derivado e controlado pelo movimento da vara e as trutas não refugavam a mesmo, mesmo estando próximo demais delas.

Terei uma opinião mais bem formada quando pescar em fevereiro/março novamente na Patagônia de Tenkara e assim comparar melhor sua eficiência, mas uma coisa é certa, preciso aprimorar a técnica de aproximação no up stream e me limitar nos locais mais profundos, pois no Fly consigo distância, algo muitas vezes necessário na Patagônia, porque tem sempre algum ponto que não dá para alcançar pescando de Tenkara, ainda mais na Patagônia.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, é mais ou menos por aí mesmo, pegaste o ritmo da brincadeira.

Aprendi, pescando em Lages de vadeio, que as trutas, às vezes estão quase debaixo dos nossos pés e elas vem na Tenkara, o que fica mais difícil no fly. Agora onde tem mais água e precisas de um arremesso mais longo coloque a tenkara no bolso e utilize o fly, mas em águas pequenas a tenkara é imbatível para qualquer tipo de peixe, principalmente pela rapidez e praticidade de reposicionar a mosca onde você quer.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A aranha acima é "matadeira". :D

Arrebentei ontem na estreia dela, com mais de 150 lambaris capturados. :devil2:

T+ :bye:

Estive com as duas na mão . Estão simplesmente espetaculares !!!! Já combinei com o mano, que no próximo ano lá na Patagônia , nos dias de vadeio , teremos sempre uma tarde TENKARA !!!!

Abraços

Fabio Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.