Ir para conteúdo

Linhas para Tenkara: trançada, level, fluorcarbono, titânio, etc.


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Então Jorge Pozzobon esse assunto deve ser dúvida para alguns amigos também, pois parece que a pesca com varas Tenkara está associada com o uso de uma linha trançada e gostaria de saber se os amigos montam algum tipo de linha usando associação de linhas monofilamento.

Tem que ser linha trançada ou tem montagem de linha em monofilamento? :hum:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, na Pesca com Tenkara, O Tippet na linha Tenkara tem por objetivo principal salvar o Tip da vara quando na ação de um peixe acima da categoria da mesma.

Em minhas varas, utilizo Tippet monofilamento de não mais que 4X até 7X de resistência.

Com um Tippet de 5X, Carlos Blatt já capturou um Tucunaré de 1,5 Kg. Claro foi em um caiaque, mas o interessante é que mesmo que não fosse possível, este arrebentaria e assim não comprometeria a vara.

Como a Tentara é um equipamento sem muitos recursos na briga com o peixe, o Tippet também é responsável pela redução do tempo de desgaste da vara.

Quanto ao fato da utilização de um Leader Trançado, na Tenkara, Esse Leader seria a Própria linha com já é utilizada, recurso que também é importante para a redução de impacto direto da ação do peixe na vara.

Mesmo com o uso se um Tippet apropriado, as vezes é necessário a utilização de um Shock Leader para os peixes com dentes ou lixas.

Esse recurso pode ser uma linha Fluorcarbono de 0,30/0,35 mm ou até uma Multifilamento, com comprimento que não comprometa a ação da mosca. ;)

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Beleza Tuã :ok:!

Mas acho que a pergunta do Fausto era sobre linha trançada (onde está lider, leia-se linha).

Tem linha pra Tenkara sem ser trançada? Pode ser feita uma linha cônica pra Tenkara unindo-se partes de monofilamento com nós sem trançar (assim como se faz com os líderes)? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Tuã :ok:!

Mas acho que a pergunta do Fausto era sobre linha trançada (onde está lider, leia-se linha).

Tem linha pra Tenkara sem ser trançada? Pode ser feita uma linha cônica pra Tenkara unindo-se partes de monofilamento com nós sem trançar (assim como se faz com os líderes)? :huh:

:laugh: Captei a mensagem André.

Não só pode como deve. Cada linha tem uma ação e uma execução apropriada para o tipo de pesca, local, mosca e situação climática.

Pode-se utilizar linha de Fluocarbon de 0,30 mm até 0,50 mm não somente level (mesma medida do início ao fim) como também com mista, com progressão ou regressão de espessura dependendo da ação que se queira. Ex: Meio 0,35 mm e meio 0,50 mm.

Utilizo uma assim em situações que eu queira uma apresentação discreta, mas cujos ventos impossibilitam o uso de uma espessura menor level.

Uma linha Multifilamento ou Dacron também é pode ser amplamente utilizada.

Atualmente Carlos Blatt utiliza uma de liga de Titanio muito fina e afundante que se mostra muito eficaz em utilização com ventos e sensível na pesca com Ninfas.

Uma Running Line de até #4 F se mostra boa na Tenkara com vento moderado, funcionando como uma Strike Indicator e ajudando na flutuabilidade do tippet em uso com Moscas de superfície.

É isso ai. Cada qual com suas finalidades e peculiaridades em pró da eficácia na Pescaria. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que é tradicional no uso em relação à linhas:

1. Uso de linhas cônicas ou com outra configuração enrolada no mesmo sistema dos líderes de fly (furled leaders). Emendado à linha um pre-tippet de 50 a 60 cm. de mono filamento variando de 0,35 a 0,40 mm. e mais um tippet de acordo com a pesca a que se propõe variando de 1 a 1,5 m. Recomendo para minhas tenkaras tippets 4 a 6X, mas podem e já foram usados 3X e 7X, ao que sei.Segundo as más línguas a tradicional que começa grossa e termina fina proporciona apresentação mais delicada da mosca, mas monto uma com configuração de peso mais dianteiro (tipo WF de fly) e não vejo diferença significativa na apresentação da mosca, tanto é que só usamos esta para a pesca de trutas na serra catarinense.

2. Para pescas dos pequeninos em pequenos riachos em que a mosca é quase largada na água os japoneses usam como linha "level" fluorcarbono variando de 0,30 a 0,40 mm. + tippet

3. Sei de alguns que montaram suas próprias tenkara e fizeram linhas emendando segmentos de monofilamento, 3 a 4 segmentos + tippet. Acredito que funcione razoável. Fiz alguns testes nesse sentido quando pesquisava a tenkara, tanto emendados com nós como com cola, porém não gostei muito do resultado.

4. O Blatt andou usando linha de titânio, parece que gostou da atuação dela em situação de vento principalmente em pesca de costão e quando quer um afundamento maior da mosca............Blatt, socorro, fale mais sobre isto, porque você foi quem mais testou linhas diferentes, ao que eu saiba.

5. Eu usei "running lines" no início e funcionam relativamente bem.

6. Muita gente adaptou vários tipos de linha para testar com simples varas telescópicas, algumas coisas funcionam, outras não, até porque a linha deve ter um peso adequado à condição atlética da vara. Seria mais ou menos como colocar no fly uma linha #1 ou #8 numa vara #4.

7. Mas mesmo as adaptações de última hora, desde que se consiga fazer uma boa apresentação da mosca funciona. Exemplo disto é o vídeo do companheiro Gui tirando dourados com uma telescópica para pacú na batida em que colocou uma linha de monofilamento 0,80 mm. e tirou vários dourados.

Obs.: o Gama andou montando umas linhas também para as pescarias dele, com alto rendimento de peixes, principalmente lambarís e saicangas. A ver o que o Gama tem para nos contar

Abraços

Jorge Pozzobon

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim tem muita informação e estou aprendendo com elas, e pesquisando também. ;)

Questionei porque vou acabar montando uma linha Tenkara (não vou mais chamar de líder) e a linha deve ser compatível com a vara da mesma forma que no Fly, como se tivesse um peso específico mais adequado e assim facilitando os arremessos e apresentação da mosca. Sei também que o amigo Pozzobon vai enviar uma linha pronta para facilitar minha vida. :D

Sim entendi também a questão do tippet (vou manter essa nomenclatura que é a mesma do Fly) e como no Fly, faço uso de numeração baixa (5x à 7x) de modo a se tornar menos visível para as trutas.

Como fazer a montagem (conexão) da linha Tenkara na vara?

Como guardar e proteger a linha Tenkara entre as pescarias?

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim tem muita informação e estou aprendendo com elas, e pesquisando também. ;)

Questionei porque vou acabar montando uma linha Tenkara (não vou mais chamar de líder) e a linha deve ser compatível com a vara da mesma forma que no Fly, como se tivesse um peso específico mais adequado e assim facilitando os arremessos e apresentação da mosca. Sei também que o amigo Pozzobon vai enviar uma linha pronta para facilitar minha vida. :D

Sim entendi também a questão do tippet (vou manter essa nomenclatura que é a mesma do Fly) e como no Fly, faço uso de numeração baixa (5x à 7x) de modo a se tornar menos visível para as trutas.

Como fazer a montagem (conexão) da linha Tenkara na vara?

Como guardar e proteger a linha Tenkara entre as pescarias?

T+ :ok:

1. Montagem da linha com a vara. A linha vai com um cabresto de multifilamento. A colocação de acordo com o desenho abaixo e para retirar basta puxar o nó do cabresto que ela solta.

tenkara_info10_zps82a5a6be.jpg

2. Para guardar sua linha o ideal é em carretéis de mais ou menos 10 cm. de diâmetro para a linha não ficar com memória. Nunca guardar com ela enrolada nos enroladores da TenkaraBr pois fatalmente criará memória, pois eles são feitos apenas para você mudar de pesqueiro ou caminhar no mato com a vara fechada, para não enroscar nas árvores e quebrar.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Este é mais ou menos o perfil das linhas que monto para as minhas TenkaraBr

8e0a7914-9e31-451a-b463-9c431ed6cb62_zps

PB - Começa no butt com 18 fios e termina com 6 fios, é uma cônica de butt a tip. É o modelo tradicional tenkara.

PF - Começa no butt com 10 fios vai a 18 fios e descresce até 6 fios...........mas nessa faço variações de configuração dependendo da vara. Esta é criação minha.

Obs.: Dependendo da espessura e da consistência da linha utilizada altero para mais ou para menos, tanto posso começar com 16 fios como com 22 fios na PB e com 8 ou 12 fios na PF, já que tenho gabarito móvel.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Entendi novamente e creio que a linha trançada é fundamental para o arremesso e apresentação da mosca com uma vara Tenkara, pois a linha feita assim há mais massa e peso específico fazendo uma melhor transferência de energia.

Já vi que vou ter que fazer uma trapizonga maior e arrumar encrenca com minha mulher. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Entendi novamente e creio que a linha trançada é fundamental para o arremesso e apresentação da mosca com uma vara Tenkara, pois a linha feita assim há mais massa e peso específico fazendo uma melhor transferência de energia.

Já vi que vou ter que fazer uma trapizonga maior e arrumar encrenca com minha mulher. :D

A minha trapizonga é uma encrenca, preciso de uma garagem para dois carros grandes um atrás do outro para ter espaço para montar e trabalhar. E para mudanças desparafusa no meio, são duas peças de 3 metros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então terei que montar três tábuas com 2,10 metros. ;)

Pronto perdi a mulher! :D

Brincadeiras a parte, vou estudar esse assunto e aprender mais um pouco, e talvez teste algo com running line.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estudei um pouco e acho que entendi como funciona. :huh:

Hoje trabalhei nos gabaritos, vou fazer uma gambiarra mesmo pra montar uma linha com 3,50m, e para tal, farei um "gabarito" com 4,00, pois a linha precisará encolher 10% (40 cm) e ficarei com uma linha torcida com 3,60. Descontando os nós e alças, deve ficar algo em torno dos 3,50m.

Depois posto um esquema que fiz antes de "meter a mão na massa" :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Este é mais ou menos o perfil das linhas que monto para as minhas TenkaraBr

8e0a7914-9e31-451a-b463-9c431ed6cb62_zps

PB - Começa no butt com 18 fios e termina com 6 fios, é uma cônica de butt a tip. É o modelo tradicional tenkara.

PF - Começa no butt com 10 fios vai a 18 fios e descresce até 6 fios...........mas nessa faço variações de configuração dependendo da vara. Esta é criação minha.

Obs.: Dependendo da espessura e da consistência da linha utilizada altero para mais ou para menos, tanto posso começar com 16 fios como com 22 fios na PB e com 8 ou 12 fios na PF, já que tenho gabarito móvel.

Essa PF é muito interessante Jorge. Funciona como uma TT (Triangle Tape) correto?

Eu gostei muito dessa Jorge :mestre:

Interessante porque em uma condição de vento moderado, carrega melhor a Tenkara e tem peso suficiente para a projeção da Mosca sem perder um apresentação suave da mesma. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Fausto, obrigado por abrir este tópico. Vai ajudar esclarecer uns dos assuntos mais discutidos nesse meio,

a linha tenkara.

Vou abordar sobre as linhas level já que as torcidas forma bem explanadas pelo Jorge.

Fluorcarbono e nylon:

Bom, praticamento qualquer fibra que a natureza (ou o homem) produza já foi pelo menos experimentada pra fazer linha tenkara; crinas de égua e rabos de cavalo, cabelos humanos, seda, algodão, os mais diversos polímeros plásticos e ultimamente linhas de titânio.

Cada uma tem seu uso, alguns em situações específicas outros em situações mais genérica.

Todos (com exceção do titânio) foram usados em dois perfis, cônico (tapered) ou reto (level).

Os cônicos trançados são os tradicionais e foram os primeiros a ser usados até que bem recentemente o Dr. Ishigaki (mestre tenkareiro e consultor da Shimano) começou a advogar no Japão o uso do fluorcarbono como linha tenkara. Uma simples linha de fluorcarbono com o mesmo tamanho da vara ou até 2 vezes o tamanho desta que não seguia nem uma formula especial. Era só tirar do carretel o tamanho necessário, prender na vara e usar.

Isso gerou, imagino, um monte de polêmica mas também atraiu novos adeptos a modalidade que a tornava ainda mais simples.

O fluorcarbono tem maior densidade que o nylon o que o torna mais fácil de arremasar uma mosca mesmo em condição de vento moderado.

O nylon monofilamento simples (não trançado) ainda é usado em lugares onde não venta e a apresentação que ele proporciona é incomparável. Mas basta uma leve brisa pra tornar o seu uso impraticável.

A linha feita de fluorcarbono considero como sendo uma linha genérica que funciona na maioria das situações.

Pode se usar pra pescar com ninfas, streamers e em locais de correnteza pode se usar até mesmo com secas desde que a bitola não seja muito grossa (máximo recomendado na maioria dos casos é de 0,365 mm ou linha 4.5 na numeração japonesa).

Com varas mais leves (seiryu) pode se usar linhas fluorcarbono de até 0,25 mm. Acreditem, esta varas são tão sensiveis que mesmo uma linha assim tão fina e leve consegue carregar uma vara destas e arremessar uma isca ainda que levemente lastreada.

PVC (running lines):

Em algumas varas mais rápidas (7:3) ou com varas keiryu tem se usado bastante, principalmente na pesca em lagos ou rios com pouca correnteza, linhas de PVC que tradicionalmente sempre foram usadas no fly ocidental. Elas nem de longe são tão leves e delicadas no quesito apresentação quantos as de flúor ou nylon mas em situações onde a apresentação não precisa ser perfeita, existem ventos fortes e se precisa arremessar iscas volumosas estas linhas são muito práticas.

Nylon braid (malha de nylon):

Este é um tipo de linha que ainda não testei mas já tem muitos adeptos no Japão e começam a aparecer os primeiros nos EUA e Europa. Trata-se de uma malha oca feita de nylon trançado que tem ótima visibilidade (algo que as level de fluor ou nylon não são muito boas por ser muito finas) e boa apresentação. Além disso enfrentam os vento muito bem.

Titânio:

As linhas (ou arames) de titânio são na verdade compostas de uma liga titânio/níquel que tem características únicas.

São as mais densas e finas e por isso enfrentam o vento como nem uma outra. Tem ótima sensibilidade e garantem boas ferradas.

fazem boa apresentação e por ser virtualmente invisíveis não espantam os peixes. A liga também tem um certo grau de elasticidade, memória próxima do zero o que faz com que ela não entorte/amasse/empene com facilidade.

O único senão é justamente o fato de ser quase invisível o que torna difícil detectar a batida do peixe pelo movimento da linha e tem q se fazer a detecção na base do tato o que não é difícil dada sua extrema sensibilidade. Uma maneira de compensar sua invisibilidade e atar ao final da linha um pedaço de nylon colorido ou até mesmo de running line (pvc) e depois desta o tippet e a mosca.

Bom, em linhas gerais é isso :cool: , abaixo deixo um vídeo que fiz especialmente pra este post onde mostro como fazer o nó de conexão das linhas level (exceto a de titânio) ao terminal da vara tenkara.

Abraço.

http://www.youtube.com/watch?v=1-j5W1RQ9_w&feature=youtu.be

... Bateu a insônia :frusty: , e resolví fazer outro vídeo mostrando a união do tippet a linha level.

http://www.youtube.com/watch?v=XokLhRwIAr4&feature=youtu.be

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom Blatt e obrigado mesmo pela participação. :ok:

Assisti os dois vídeos e aprendi mais um pouco sobre a montagem da vara Tenkara. ;)

Mas tenho várias dúvidas ainda e com o tempo vou pedir ajuda aos amigos. :)

Ontem fui pescar lambaris com o André Ribeiro e montamos uma varinha de mão para ver como seria a brincadeira ao estilo Tenkara. Esbarramos na dificuldade da linha com certeza e improvisamos de modo que fosse possível fazer os arremessos. No começo o André montou uma linha com várias seções de monofilamento de modo a concentrar mais peso em sua parte central, mas não deu certo, a mosca não ia para a frente de modo algum. Daí então resolvi inventar para que ao menos viabilizasse os arremessos, foi quando então peguei alguns de meus líderes trançados usado no Fly e coloquei um na varinha de mão. Melhorou um pouco, mas não resolveu, foi quanto resolvi unir loop to loop dois líderes trançados but to but, isso mesmo, uni os dois líderes trançados pelas suas partes mais grossas e uma das extremidades mais final foi para a ponta da varinha e a outra ponta mais fina ficou livre para receber uma linha de monofilamento mais um tippper, e não é que deu certo. :D

Bem a ideia foi montar uma linha PF e daí então, mesmo não sendo a coisa mais certa, resolveu e o senhor Alcides, sogro do André, pode pescar conosco ao estilo Tenkara. :ok:

Foi divertido e já nos ajudou a entender um pouco mais sobre esse mundo Tenkara. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estava escrevendo um post pra colocar aqui e no último "refresh" vi que acabou de escrever. :)

Foi uma ótima sacada, e o mais legal foi que o seu Alcides, nunca tinha visto uma mosca na vida e só ouvira falar de fly pelos programas de pesca da TV, e ele pescou!!! :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Blatt e obrigado mesmo pela participação. :ok:

Assisti os dois vídeos e aprendi mais um pouco sobre a montagem da vara Tenkara. ;)

Mas tenho várias dúvidas ainda e com o tempo vou pedir ajuda aos amigos. :)

Ontem fui pescar lambaris com o André Ribeiro e montamos uma varinha de mão para ver como seria a brincadeira ao estilo Tenkara. Esbarramos na dificuldade da linha com certeza e improvisamos de modo que fosse possível fazer os arremessos. No começo o André montou uma linha com várias seções de monofilamento de modo a concentrar mais peso em sua parte central, mas não deu certo, a mosca não ia para a frente de modo algum. Daí então resolvi inventar para que ao menos viabilizasse os arremessos, foi quando então peguei alguns de meus líderes trançados usado no Fly e coloquei um na varinha de mão. Melhorou um pouco, mas não resolveu, foi quanto resolvi unir loop to loop dois líderes trançados but to but, isso mesmo, uni os dois líderes trançados pelas suas partes mais grossas e uma das extremidades mais final foi para a ponta da varinha e a outra ponta mais fina ficou livre para receber uma linha de monofilamento mais um tippper, e não é que deu certo. :D

Bem a ideia foi montar uma linha PF e daí então, mesmo não sendo a coisa mais certa, resolveu e o senhor Alcides, sogro do André, pode pescar conosco ao estilo Tenkara. :ok:

Foi divertido e já nos ajudou a entender um pouco mais sobre esse mundo Tenkara. :)

Fausto, foi mais ou menos assim que fizemos nosso testes de linha e da união de dois líderes de fly em teste surgiu a idéia da PF, exatamente como vocês fizeram.

Agora conte para nós que vara usaram, comprimento, ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estava escrevendo um post pra colocar aqui e no último "refresh" vi que acabou de escrever. :)

Foi uma ótima sacada, e o mais legal foi que o seu Alcides, nunca tinha visto uma mosca na vida e só ouvira falar de fly pelos programas de pesca da TV, e ele pescou!!! :bs-aplauder:

Bom que vocês foram fazer experiências e já criaram uma noção do que pode dar certo e do que não dará certo. E que não é tão difícil quanto possa parecer, pelo contrário a técnica de tenkara é bastante livre e cada um cria seu próprio jeito de tenkarear.

Parabéns pelos testes e parabéns ao seu Alcides, parece que vem aí um novo tenkareiro.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Fausto e André, normalmente a linhas feitas com monofilamento funcionam melhor em varas tenkara ou seiryu que tem ação mais suave.

As varas telescópicas vendidas em lojas no Brasil são em sua maioria varas Keiryu (mais rápidas e rígidas) e por isso não carregam bem com linhas mais leves.

Quando você uniu os dois lideres acabou criando uma linha com peso suficiente pra carregar a vara.

Se tivesse usado um pedaço de running line teria conseguido efeito similar talvez até melhor.

Mas tem q se ter cuidado com essa linhas pois se uma linha curta não tem peso suficiente uma longa demais pode sobrecarregar a vara.

Na próxima, se possivel, tente usar um pedaço de fluor carbono +- 0.35 mm (não precisa atar vário pedaços pra dar conicidade) ligeiramente mais longo que a vara e vai perceber a diferença pro mono.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto, foi mais ou menos assim que fizemos nosso testes de linha e da união de dois líderes de fly em teste surgiu a idéia da PF, exatamente como vocês fizeram.

Agora conte para nós que vara usaram, comprimento, ação.

Aquela vara telescópica da Ottoni que mencionei no outro tópico, o blank tem 3 metros, 7 tramos, é uma vara mista fibra+40% de carbono, uma vara muito simples mesmo, nem grip ela tem. Não sei dizer qual é a ação dela (na notação da Tenkara), mas ao submetê-la à tensão, só os 2 tramos de baixo não flexionam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Antes de fazer meu comentário ao assunto desse tópico, quero dar parabéns ao Fausto por ter cedido espaço aqui nos Mosqueiros do Rio, para Tenkara e seus complementos e parabenizar o nosso Amigo e Grande Mestre na fabricação de varas e linhas para a TenkaraBR, o Jorge Pozzobon, aproveito também para a ele agradecer em público o convite de participar deste espaço, Vida Longa e Sucessos aos Amigos Fausto e Jorge e aos Mosqueiros do Rio/TenkaraBR.

Na minha opinião tanto o assunto vara Tenkaras como tipos de Linhas sejam o "calcanhar de Aquiles" nesta modalidade de pesca, e como sou desprovido de conhecimentos que já não sejam conhecidos de todos os adeptos menos curiosos, deixo que aqueles que sabem mais tenham a palavra.

Abração

Medeiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aquela vara telescópica da Ottoni que mencionei no outro tópico, o blank tem 3 metros, 7 tramos, é uma vara mista fibra+40% de carbono, uma vara muito simples mesmo, nem grip ela tem. Não sei dizer qual é a ação dela (na notação da Tenkara), mas ao submetê-la à tensão, só os 2 tramos de baixo não flexionam.

A ação dela talvez seja 6:4 ou 5:5, pelo que tenciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Antes de fazer meu comentário ao assunto desse tópico, quero dar parabéns ao Fausto por ter cedido espaço aqui nos Mosqueiros do Rio, para Tenkara e seus complementos e parabenizar o nosso Amigo e Grande Mestre na fabricação de varas e linhas para a TenkaraBR, o Jorge Pozzobon, aproveito também para a ele agradecer em público o convite de participar deste espaço, Vida Longa e Sucessos aos Amigos Fausto e Jorge e aos Mosqueiros do Rio/TenkaraBR.

Na minha opinião tanto o assunto vara Tenkaras como tipos de Linhas sejam o "calcanhar de Aquiles" nesta modalidade de pesca, e como sou desprovido de conhecimentos que já não sejam conhecidos de todos os adeptos menos curiosos, deixo que aqueles que sabem mais tenham a palavra.

Abração

Medeiros

Medeiros, primeiro da nossa satisfação em ver você presente aqui. Acho que quem mais entende de linhas, pois acredito que foi quem mais testes fez até agora nessa área é o Blatt, mas contamos com você para nos presentear com suas belas kebaris desde que começou a fazê-las, pois vai servir a todos, com certeza....um tópico para elas, que achas?

E o que dizer de teus engenhosos puçás tupiniquim, desde com vara vergada, passando por raquetes de tênis e até bambú......sinta-se a vontade para criar um tópico para eles também, pois sabemos que será do interesse de todos os mosqueiros e tenkareiros.

E sinta-se à vontade para criar todos os tópicos que quiseres e corrigir-nos quando escrevermos alguma heresia, o que também fazemos, mas para isto conto com a ajuda dos amigos.

O sub-fórum Tenkara está a tua disposição.

Grande abraço e vamos que vamos.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, grato pelos amáveis comentários sobre as kebaris e os puçás tupiniquins, quando eu estiver pronto com o material volto a falar contigo, acredito que agora, abordar sobre os assuntos varas TenkaraBR e as linhas torcidas, que você fabrica, na minha opinião deve ser o mais importante, atrelando a eles, as Técnicas, moscas usadas no Fly que possam ser usadas na Tenkara e todos os detalhes de utilização da Vara/Linha, muitos Mosqueiros que ficarem adeptos da Tenkara farão uso delas, as Kebaris são moscas simples de atar e tem seu uso, na minha opinião para aquelas situações que eu chamo de "pescarias especificas" como se pode ver nos Videos japoneses e americanos. Portanto creio que ao longo da caminhada possamos entrar com os puçás e algumas kebaris.

Grato pelo espaço!

Grande abraço

Medeiros

Editado por Arnaldo Medeiros Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Medeiros,

Gostaria de reforçar o que disse o Jorge, é um prazer sua presença aqui, bem como seus comentários não só nesta seção mas também por todo o fórum, apareça sempre.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Opa amigos voltei somente agora e não respondi ao Jorge, mas o André Ribeiro agiu no meio tempo com a resposta certa. :ok:

Sim Jorge a varinha de mão é uma Ottoni e muito flexível como bem disse o André, creio que mais flexível que qualquer Tenkara padrão, mas não sei ao certo por pouca prática no assunto.

f580f7c61b1d1801adcc12b133f8091d.jpg

Sim coloquei a cabeça em ação para estudar uma forma de apresentar a mosca mais a frente e até que deu certo, pode não ter ficado como deve ser, mas resolveu e entrou em ação a mente do solution provider. :D

Creio que o André vai se aproximar do mundo Tenkara em função de nossas aventuras em busca dos pequenos lambaris, mas são tão pequeninos que as vezes desmotiva. O sogrão, seu Alcides, gostou da brincadeira e acho que vai querer voltar para brincar mais com os pequeninos. :)

Já eu estou cheio de maldades e pretendo "caçar" uma truta maior na Tenkara lá na Patagônia ano que vem, esse ano não porque estarei guiado nas flotadas com acampamento, mas ano que vem stand alone a história será outra e a mente focada nessa "caça". ;)

Digo caça porque tenho que me aproximar bastante de uma truta maior quando estiver no vadeio e sendo assim, up stream o tempo todo e com arremesso muito bem controlado. Agora... se a "pecinha" atrás da Tenkara vai funcionar ou não, é outra história, mas que tem chance de cravar uma truta arco íris com mais de 40 cm, isso tem.

Medeiros mais caro depois nos mostre suas moscas Kebaris e os puças artesanais. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim coloquei a cabeça em ação para estudar uma forma de apresentar a mosca mais a frente e até que deu certo, pode não ter ficado como deve ser, mas resolveu e entrou em ação a mente do solution provider.

E funcionou muito bem, solução aprovadíssima! :)

Creio que o André vai se aproximar do mundo Tenkara em função de nossas aventuras em busca dos pequenos lambaris, mas são tão pequeninos que as vezes desmotiva. O sogrão, seu Alcides, gostou da brincadeira e acho que vai querer voltar para brincar mais com os pequeninos. :)

Não sei se vou virar adepto (sou meio descordenado com varas de mão e linhas compridas), mas é certo que em minhas incursões (pelo menos nas próximas encarando nossas trutas, basses e lambas) ela estará comigo. ;)

Seu Alcides adorou o dia, certamente outras virão. :)

Agora... se a "pecinha" atrás da Tenkara vai funcionar ou não, é outra história, mas que tem chance de cravar uma truta arco íris com mais de 40 cm, isso tem.

Quanto a isso, nenhuma dúvida, só esperar a foto. :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

André, conheço essa vara da Ottoni, é bem flexivel mesmo.

Só consigo pensar em 3 possibilidades pra vc não ter conseguido castear a linha q vc fez.

1 - Pouca massa da linha não conseguiu carregar a vara. (precisa fazer uma com butt mais grosso)

2 - No Japão varas mais flexiveis são conhecidas como "level line rods", pois

a performance delas é melhor com linhas level do que com linhas cônicas. (experimente com o fluorocarbono simples)

3 - Essa vara não é projetada pra arremesso então isso aliado a falta de jeito torna o ínicio mais dificil (embora não impossivel) de se adaptar a modalidade e só a pratica resolve.

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Blatt,

A linha cônica mono que colocamos inicialmente tinha peso no meio, o but era 0,30, no meio 0,45, na frente uma parte 0,30 e outra 0,16, no final desta linha um tippet 6x (se não me engano). O arremesso saía e a linhalia bem até certo ponto, depois "morria" e caia na vertical.

Vou tentar novamente com o fluorocarbon level e digo como reagiu, mas o fator "falta de jeito" certamente influenciou. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Blatt,

A linha cônica mono que colocamos inicialmente tinha peso no meio, o but era 0,30, no meio 0,45, na frente uma parte 0,30 e outra 0,16, no final desta linha um tippet 6x (se não me engano). O arremesso saía e a linhalia bem até certo ponto, depois "morria" e caia na vertical.

Vou tentar novamente com o fluorocarbon level e digo como reagiu, mas o fator "falta de jeito" certamente influenciou. :)

André acredito que nessa vara talvez, se quisesse usar linha emendada talvez funcionasse melhor se tivesse montado cônica de butt a tip, por exemplo, butt com 0,50, passando para 0,40 , 0,30, 0,20 e + tippet, pois a vara Ottoni está mais para Seyriu do que Keyriu, ou como o Blatt recomenda, o fluorcarbono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Até fiz uma linha assim, mas não testei, depois que colocamos os líderes trançados but to but e funcionou, não testamos mais nada.

Mas outros testes virão. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estava tirando a linha de uma carretilha agora e quando chegou no backing, fiquei pensando na linha trançada, e aí me veio a idéia maluca na cabeça. :blink:

Antes de tentar, vou fazer a pergunta idiota: Se pra varas mais lentas a linha level é melhor e normalmente usa-se linhas trançadas, será que multifilamento não funcionaria bem? E quem sabe até mesmo o backing? :huh:

Desculpem as perguntas de aprendiz, mas queria saber se alguém já tentou algo parecido antes de eu testar. :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vamos testar André e assim estudamos mais na prática essa questão. ;)

Sua ideia é boa, pois terá maior massa e assim podemos simplesmente colocar um pedaço de monofilamento na frente adicionando somente o tippet. :ok:

Vou levar monofilamentos de diferentes bitolas para testarmos e um pedaço de backing de 20 libras. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu tenho algumas bitolas diferentes de multifilamento podemos testá-las também. :)

Minha dúvida é quanto a esse material molhado, suponho que encharque e fique bem mais pesado do que mono ou fluorocarbono. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com certeza já foram tentados isso e muita coisa mais (fiz mais de 80 linhas nos três meses de pesquisa inicial), com backing nunca testei, me parece que o Blatt sim, vamos ver o que o Blatt tem a nos dizer.

Com relação a multifilamento trançado fiz testes com as trutas em Lages. Ocorreu o seguinte nos meus testes: Enquanto a linha está seca casteia bem, com o tempo vai absorvendo água e muda a configuração de peso, alterando tudo, não gostei muito do resultado. Ando pesquisando outras coisinhas, mas os melhores resultados até agora parecem ser as linhas torcidas de monofilamento, o fluorcarbono e o titânio para certas situações. A elasticidade das linhas torcidas é maior e a do titânio praticamente não existe, mas temos o "fusível" que é o tippet" para salvar a pátria.....................Mas nada impede que testemos outras coisas pois, com certeza, é o que vem acontecendo através dos tempos para ocasionar evolução.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu tenho algumas bitolas diferentes de multifilamento podemos testá-las também. :)

Minha dúvida é quanto a esse material molhado, suponho que encharque e fique bem mais pesado do que mono ou fluorocarbono. :huh:

Bateu em cima do problema com os testes de multifilamento, encharca e aumenta o peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

André, o dacron 20 ou 30 libras funciona muito bem com ninfas e até pequenos divers.

Foi minha primeira opção de linha e as vezes ainda pesco com ela.

Ela apesar de encharacar, por ser oca, segura bem menos água que as multi-filamento.

Basta fazer um ou dois false cast e estará seca.

Pra usar com dries recomendo você passar parafina, vaselina, mocelin, lanonilina,

silicone ou cera de abelha no dacron e ele flutuará.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Uma Running Line de até #4 F se mostra boa na Tenkara com vento moderado, funcionando como uma Strike Indicator e ajudando na flutuabilidade do tippet em uso com Moscas de superfície.
Eu usei "running lines" no início e funcionam relativamente bem.

PVC (running lines): Em algumas varas mais rápidas (7:3) ou com varas keiryu tem se usado bastante, principalmente na pesca em lagos ou rios com pouca correnteza, linhas de PVC que tradicionalmente sempre foram usadas no fly ocidental. Elas nem de longe são tão leves e delicadas no quesito apresentação quantos as de flúor ou nylon mas em situações onde a apresentação não precisa ser perfeita, existem ventos fortes e se precisa arremessar iscas volumosas estas linhas são muito práticas.

André vamos testar e ver no que vai dar. ;)

É uma opção para a Tenkara do seu Alcides enquanto não estudamos outras opções. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.