Ir para conteúdo

Bancada para confecção de linhas tenkara


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Quando comecei tenkara ia deixar a encrenca das linhas para o amigo Guerreiro (Warriorfly) já que ele tinha know how de líderes de fly e os faz à perfeição, mas tínhamos um problema o gabarito dele só conseguia confeccionar linhas até 9'0" e precisávamos mais do que isso, pois montamos hoje linhas de tenkara de 2,80 m. até 5,50 m. Tivemos então que sair à luta e bolar nossa própria bancada de 6 metros com gabarito móvel, para que pudéssemos modificar a configuração da linha a qualquer momento.

Nesta montagem me auxiliou o amigo Ricardo Becker, meu test driver de rio Caveiras com as TenkaraBr.

Só para dar uma idéia, duas fotos da bancada e a bagunça da oficina, mas como diz um amigo luremaker, a sujeira é subproduto do trabalho.

DSCF3062_zpsc98d4abc.jpg

DSCF3064_zpsaff4367c.jpg

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como que se faz?

Difícil te explicar em poucas palavras. Teria que preparar um artigo com desenhos e fotos jogando a sequencia do trabalho, ou você faz um curso comigo que ensino tanto a montagem da tenkara como a confecção da linha. Mas basicamente é feita da mesma maneira que se fazem líderes para fly, destes você encontra vários vídeos na internet.

Para linha de tenkara se usam fios um pouco mais grossos que para o líderes de fly.

Para uma linha tradicional de tenkara começo com 18 fios e termino com 6 fios, para dar conicidade à linha, mas posso mudar a configuração a qualquer hora.

Mas faço linha não tradicional com outras configurações para situações de vento, esta criação minha, mas já copiada nos States.

Editado por Jorge Pozzobon
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Jorge,

Fui dar uma "fuxicada" e achei alguns DIYs pela internet, esse me pareceu relativamente simples, mas fiquei com dúvidas quanto aos nós para as seções, a mim pareceram um tanto "grosseiros" e a meu ver causariam perda de energia durante o cast, essa informação confere? Ou é assim mesmo?

http://www.tenkaraonthefly.net/2011/07/diy-tenkara-line-furling-update.html

Sei que essa é uma simplificação do processo, que para uma linha com conicidade decente a coisa muda bastante e esse processo deve ser bem arcaico, mas pra um "teste" em um blank dá pra usar? :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge,

Fui dar uma "fuxicada" e achei alguns DYIs pela internet, esse me pareceu relativamente simples, mas fiquei com dúvidas quanto aos nós para as seções, a mim pareceram um tanto "grosseiros" e a meu ver causariam perda de energia durante o cast, essa informação confere? Ou é assim mesmo?

http://www.tenkaraonthefly.net/2011/07/diy-tenkara-line-furling-update.html

Sei que essa é uma simplificação do processo, que para uma linha com conicidade decente a coisa muda bastante e esse processo deve ser bem arcaico, mas pra um "teste" em um blank dá pra usar? :hum:

É um pouco parecido com o que faço, mas uso a mesma espessura de monofilamento para toda a linha, com meu gabarito só vai mudando a quantidade de fios, começo com 18 fios e termino com 6, decrescendo de 2 a dois sem deixar nó aparente, não aparece emenda pois não tem, apenas um nó de início e outro de fim e uso motor para enrolar os fios. Se faz duas pernas primeiro decrescendo de 9 a 3 fios, depois se juntam as pernas virando um único de 18 fios até 6 fios sem aparecer em lugar nenhum a diminuição de fios pois em cada perna a diminuição é em local diferente para que a conicidade fique melhor, em resumo, quando junta as duas pernas, em vez de 5 pontos de diminuição de linhas teremos 10. Não sei se me fiz entender bem, vendo fazer é bem mais fácil de entender. São apenas dois fios do início ao fim do processo, um para cada perna, sem cortes e sem emendas. E agora, enquanto escrevia, estava a pensar com meus botões em como usar um fio só em vez de dois, acho que dá!!!!!!!!!!

Este processo do link se presta para usar em um teste sim. Até fios de bitolas diferentes emendados como líderes de fly funcionam, mas dá muito trabalho fazer principalmente o enrolado na mão sem um gabarito adequado e torcidos por motor.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É um pouco parecido com o que faço, mas uso a mesma espessura de monofilamento para toda a linha, com meu gabarito só vai mudando a quantidade de fios, começo com 18 fios e termino com 6, decrescendo de 2 a dois sem deixar nó aparente, não aparece emenda pois não tem, apenas um nó de início e outro de fim e uso motor para enrolar os fios.

Este processo se presta para usar em um teste sim. Até fios de bitolas diferentes emendados como líderes de fly funcionam, mas dá muito trabalho fazer principalmente o enrolado na mão sem um gabarito adequado.

Eu tenho essas suas linhas Jorge, Carlos me cedeu algumas para experimentar e são ótimas. :ok:

Quem tentar entender vai ficar Crasy :p

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É, deu pra ter uma idéia do que é, só mesmo vendo pra saber em detalhes. Interessante essa diminuição das pernas em locais diferentes, deve dar muito trabalho mesmo, bem difícil de fazer sem gabarito.

Obrigado pelas informações, vou experimentar montar uma linha com esse DIY pra testar o blank que tenho em casa. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É, deu pra ter uma idéia do que é, só mesmo vendo pra saber em detalhes. Interessante essa diminuição das pernas em locais diferentes, deve dar muito trabalho mesmo, bem difícil de fazer sem gabarito.

Obrigado pelas informações, vou experimentar montar uma linha com esse DIY pra testar o blank que tenho em casa. ;)

Me diz o tamanho do blank, que preparo uma para ti testar e te mando, mas se queres mesmo fazer vou ver se acho algo na internet para você ver, acho que tem coisa melhor do que o do link que mandaste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado Jorge,

O blank tem 3 metros, é uma vara mista fibra+40% de carbono da Otonni, muito simples mesmo, nem grip ela tem.

Tenho 2 blanks iguais a este, gostaria de testá-la com lambaris, saicangas, trutas, tilápias e basses pequenos daqui da região.

Fico muito grato pela gentileza, e se puderes também enviar o link eu agradeço, é sempre bom colocar a mão na massa, acho que construir seu próprio material sempre contribui para que te tornes um pescador mais completo (por assim dizer). :ok:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Jorge,

O blank tem 3 metros, é uma vara mista fibra+40% de carbono da Otonni, muito simples mesmo, nem grip ela tem.

Tenho 2 blanks iguais a este, gostaria de testá-la com lambaris, saicangas, trutas, tilápias e basses pequenos daqui da região.

Fico muito grato pela gentileza, e se puderes também enviar o link eu agradeço, é sempre bom colocar a mão na massa, acho que construir seu próprio material sempre contribui para que te tornes um pescador mais completo (por assim dizer). :ok:

Grande Abraço ;)

A qualidade deles não é o bicho para transformá-los em tenkara mas quebram o galho. Vou fazer uma linha de 3,50 m.

Mas se quiseres fazer a tua aí tem um link com um modelo mais adequado e o How to, mas o tamanho apresentado neste link é para líder de fly, então terias que adequar o tamanho para ao redor de 3,50 m.sempre levando em conta que com o enrolamento das linhas tens que causar um encolhimento de 10% no trabalho para que fique bom.

Olha este e se tiver dúvida me contata: http://globalflyfisher.com/fishbetter/henk/henk2.htm

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André tenho o gabarito para fazer o líder trançado usado no Fly (o Beto Saldanha me ensinou a montar) e posso mostrar na prática um dia desses, mas vai ficar curto para uma vara Tenkara. ;)

Se couber no carro eu levo no Workshop de atado para te mostrar.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Boss :ok:!

Obrigado ;)

André, faz o seguinte: espicha o gabarito do Fausto 1,50 a 2,00 m. que dá certo, mas acho que ele não vai gostar..................kkkkkkkk

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André, faz o seguinte: espicha o gabarito do Fausto 1,50 a 2,00 m. que dá certo, mas acho que ele não vai gostar..................kkkkkkkk

Deixa comigo, vou fazer uma trapizonga que vai produzir até backing! :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

He Sr André Ribeiro, baixou o Step-by-Step??? hehehe. :D:D:D:D mais um Prof Pardal, seja bem vindo, :mestre::mestre: .... é facinho de fazer, olhando de fora, parece o bixo, mas mete a mão, é fazendo que se aprende.....báh, Eu por estar atrazadaço com as BBD's e um pouco de preguiça.... o Jorge me alcançou dois...vou testar nesse findi, testar não, vou usar, pois sei que funcionam, já testei no pátio de casa.... :ok: :ok: :ok:

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.