Ir para conteúdo

Vamos atar Kebaris (mosca para Tenkara)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Conforme for encontrando vou postando alguma coisa e quem quiser postar alguma vai ajudar muito a todos

São extremamente simples e rápidas de atar.

http://globalflyfisher.com/video/killer-kebari-tenkara-fly

Editado por Fausto
Para adicionar o vídeo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu atei algumas. :)

Tópico:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=7022&hl=kebaris

Estou treinando de acordo com o tempo livre e quando lembro. ;)

kebari_1.1.jpg

Fui modificando em função das dicas dos amigos no tópico.

kebari_2.1.jpg

Gostei dessa a "La Pheasant Tail".

kebari_4.1.jpg

Aqui mudei para ter um indicator mais visível.

kebari_5.1.jpg

Aqui coloquei um rib de vinil.

kebari_6.1.jpg

Com o tempo vem mais por aí e também as versões que afundam que vi num vídeo.

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Algumas perguntas do novato. Sorry... :blush:

Medeiros meu caro, essas moscas Sakasa Kebari funcionam afogadas?

O fio do abdômen é tipo floss?

As cercas do hackle são de que pena?

Estou atento ao atado dessas moscas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro Fausto, respondendo as suas perguntas.

Estas kebari funcionam no primeiro momento como Emerges, o anzol fica abaixo da linha d'água e o hackle+ cabeça em cima da linha d'água, para elas afogarem é preciso que o hackle fique molhado(encharcado), para isso basta alguns movimentos de vara /linha batendo a kebari na água o que também pode atrair os peixes e elas afogarão.

O fio do abdômen, destas aí é o fio normal de atar, embora para quem quer mais sofisticação usa fio de seda (Pearsall's Gossamer Silk)

As cerdas do hackle são de Perdiz, eu acho a melhor pena para atar kebari.

IMG_2243.jpg

IMG_2239.jpg

Nestas fotos você percebe o que falei acima, embora a flutuação delas também depende do peso do anzol + linha de atar + tipo, volume e comprimento da pena (hackle)

Detalhe, para as kebari voltarem a ser emerges, basta alguns False Casts.

Editado por Arnaldo Medeiros Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Perfeito Medeiros entendi e obrigado pela atenção com o amigo aqui. :ok:

Esse mundo é novidade para mim e certamente foi levar em conta essas informações quando atar a nova remessa de moscas Kebari. Tenho sim uma pequena quantidade de penas de perdiz (partridge) para começar com minhas experiências, mas em breve terem um skin completo para atar a vontade. ;)

Tenho também anzol fino e leve, que me parece ser fundamental para essas moscas, mas fica uma dúvida, essas moscas Sakasa Kebari são normalmente usadas afogadas também, como se fosse uma spider ou soft hackle do Fly? Ou são usadas fundamentalmente na superfície como uma emerger (Klinkhammer)? :hum:

Desejo fazer a apresentação correta e entendi que posso começar apresentando a mosca na superfície e depois dar uma afogada nela para pegar a truta em baixo. A dúvida veio porque parece que há uma versão de mosca Kebari que é usada afogada, pois parece que há um pequeno lastro nela. Se estiver errado me corrija, por favor.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, eu não me lembro de ter visto nenhuma Kebari com lastro, bem, na minha visão a pesca com Tenkara, no Japão é realizada de uma forma e com as kebari fundamentalmente na superfície, nos EUA também se usa as Kebari na forma tradicional e agregaram as moscas do Fly também, porque além da trutas eles tem outros peixes e pescam não só nos riachos de montanhas como nos seus rios onde também se usa o Fly e assim será em todo o mundo que aderir a Tenkara, farão suas modificações adaptando aos seus rios e riachos e peixes nativos, aqui no Brasil também já estamos fazendo nossas adaptações e por isto, posso te afirmar, minha opinião, se queres pescar com Tenkara no estilo Japonês, para pegar trutas, em ambientes similares aos do Japão terás que usar a kebari emerger (Klinkhammer) mas se queres usar a Tenkara para pegar outros peixes nativos, vale tudo no que diz respeito as moscas e kebaris. As Kebaris são muito parecidas com determinadas moscas do fly. Até porque as Kebaris existem com o Hackle voltados para frente, em 90° e para trás, com o abdômen mais volumoso e menos volumoso, com adição de Peacock Herl, logo atrás do Hackle e outra coisas mais, porem nas Kebari tradicionais desconheço a adição de lastro. Na tradução do termo Tenkara, diz o seguinte, Caida do céu ou que veio do céu! Eu acho que se assemelha com a May Fly caindo delicadamente sobre a superfície de um riacho ´de águas transparentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Os pescadores de tenkara que conheci no Japão usavam nossas moscas secas para pescar, YUSURIKA é o padrão de emerger japonês, no fly usamos CDC como asa mas há outras que usam hackle também. O Tenkara é o fly da antiguidade e na época usavam o que tinham...

ke = pena/pelo hari/bari = anzol e chamamos kebari de mosca tb...

O grande GOAL do tenkara é justamente o esquema de usar moscas lastreadas e indicadores de profundidade(igual quando pesca com isca natural) em águas rápidas e fundas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tá bom que só a gota serena o Espaço TENKARA. :okok:

Em minha pouca experiencia com Tenkara, vejo a pesca com Kebaris, um inseto que cai nas águas e por ação do córrego, flutua e progressivamente afunda, bailando nas águas de forma naturalmente atrativa, diferentemente das Dries que priorizam sua ação flutuante ou de Nymphs que automaticamente emergem no intuito de atrair os peixes que ao fundo as procuram.

As Kebaris por suas características de colares invertidos, valorizam uma posição vertical do anzol para que este esteja melhor suscetível a ação do peixe.

Todas, com suas características, procuram o mimetismo natural.

Quanto a questão de Kebaris Lastreadas, temos como exemplo estas Sakasa Kebari.

Claret-Sakasa-Kebari.png

http://www.tenkaratalk.com/2012/01/claret-gold-sakasa-kebari/

Partidge-and-Black-Sakasa-Kebari-1.jpg

http://www.tenkaratalk.com/2011/09/partridge-black-sakasa-kebari/

sakasa-copperbari-large.jpg

http://www.tenkarabum.com/sakasa-copperbari.html

A Sakasa Kebari não é propriamente lastreada, podendo ser ou não.

O recurso de lastro é valido bem como o de anzóis mais pesados para locais com maior profundidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Tuã, as fotos que você postou são de atados de kebari feitos por americanos e não japoneses, eu tenho kebari lastreada atada por mim, mais no caso da minha resposta ao Fausto estava eu tratando de atados japoneses, Realmente nunca vi nos vídeos do VIMEO e YOU TUBE, atados feitos por japoneses usando lastro e nos sites Tenkarausa vários vídeos de atado não aparece eles usando lastro, prá mim este lastro já é um tipo de adaptação que fazemos para atender as nossas condições de pesca, e que eu acho inteiramente normal, Aproveito e lembro ao amigo que o atado sem lastro também é usado na Itália na pesca Valsesiana. pelo menos até a última olhada que dei em vídeos sobre a pesca de lá. Mas por mim, tô pouco me lixando se é com lastro ou sem lastro, o que me interessa é pescar, o resto é resto!

Editado por Arnaldo Medeiros Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Fausto, eu sou da opinião que na tenkara (assim como no fly) algumas kebarí podem ser apresentadas de duas formas diferentes.

O vídeo a baixo mostra uma wet clássica (march brown) sendo usada como dry.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Complementando minha resposta ao Fausto, o Chris Stewart, , cita no tópico Tenkara flies (For Sale) do Tenkara Bum " A tradicional pesca com Tenkara no Japão é com leves moscas molhadas pescando logo abaixo da superfície e em riachos pequenos de montanhas, você ficará supreso com o quão eficaz pode ser", nesta citação ele está falando da Sakasa Kebari.

Como já citei acima, isso não impede de se lastrear mosca/Kebari, para no nosso ambiente de pesca conseguirmos alcançar os peixes.

Mas Tradição é tradição, isto lá no Japão!

Editado por Arnaldo Medeiros Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
O vídeo a baixo mostra uma wet clássica (march brown) sendo usada como dry.

Sim Blatt é uma das moscas mais "venenosas" que já usei nas trutas da Patagônia Argentina e vou usá-las com certeza na Tenkara. :devil2:

"A tradicional pesca com Tenkara no Japão é com leves moscas molhadas pescando logo abaixo da superfície e em riachos pequenos de montanhas, você ficará surpreso com o quão eficaz pode ser"

Sim Medeiros essa é a minha intenção e por isso que estou questionando os amigos, pois quero usar as wet na Tenkara e não as ninfas. Deixarei as secas para depois, digamos que mais ao final da tarde ou melhor... no início da noite. :ph34r:

Dá para se pescar lá até às 21 horas sem dificuldade alguma e as 23 horas saborear um suculento bife de chorizo. :D

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.