Ir para conteúdo

A "pecinha" atrás da Tenkara funcionou


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Sim ele se atrapalhou um pouco, mas quem não se atrapalharia numa situação dessas? :D

Não tenho tamanha pretensão, bastam as pequenas e valentes trutas do rio Malleo, :)

Mas ele foi em busca disso e encontrou. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O pescador preferiu encrenca, só ele para pensar e agora não tenho linha para dar para nesta Truta.

Eu fico pensando se este rio fosse muito e muito fundo ele se iria vira rã.

Legal o vídeo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse vídeo mostra que a Tenkara, apesar de ser considerada uma pesca Minimalista, comporta emoções que muitas pescarias de Médio porte oferecem e com detalhe: Simples, mas com muito mais Técnica.

SHOW Jorge :okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O pescador preferiu encrenca, só ele para pensar e agora não tenho linha para dar para nesta Truta.

Eu fico pensando se este rio fosse muito e muito fundo ele se iria vira rã.

Legal o vídeo.

Marcelo, acertaste a principal limitação da tenkara, a meu ver. Mas ela é imbatível em pequenos rios e locais de vadeio. Agora se fores pescar no poço a opção é fly.

A tenkara ainda funciona muito bem embarcado.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse vídeo mostra que a Tenkara, apesar de ser considerada uma pesca Minimalista, comporta emoções que muitas pescarias de Médio porte oferecem e com detalhe: Simples, mas com muito mais Técnica.

SHOW Jorge :okok:

É isto mesmo Tuã, você como pescador assíduo na técnica sabe bem.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não só exige técnica, mas também condicionamento físico.

Depois de fisgar uma "encrenca" dessas a única manobra em uma arrancada é literalmente "correr atrás". :laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Jorge, a vara do primeiro vídeo é uma Yamame, lembra dela?

Apesar de pesada (mal equilibrada) ela funciona bem com encrencas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Jorge, a vara do primeiro vídeo é uma Yamame, lembra dela?

Apesar de pesada (mal equilibrada) ela funciona bem com encrencas!

Apesar disso tudo ela é muito forte, mas muito desconfortável. Centro de gravidade muito longe da mão.Testei ela em Lages com lambarís e saicangas e não gostei.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nesse caso Jorge, com a vara montada, onde deve ficar o ponto de equilíbrio? :mellow:

No primeiro terço da vara? :huh:

Claro que desconsiderando o grip que ainda não foi colocado, ou seja, somente no blank.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nesse caso Jorge, com a vara montada, onde deve ficar o ponto de equilíbrio? :mellow:

No primeiro terço da vara? :huh:

Claro que desconsiderando o grip que ainda não foi colocado, ou seja, somente no blank.

T+ :ok:

O mais próximo possível da tua mão que o fabricante da vara consiga. Quanto mais próxima do ponto de pegada, maior é o conforto.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O mais próximo possível da tua mão que o fabricante da vara consiga. Quanto mais próxima do ponto de pegada, maior é o conforto.

Complementando você Jorge e respondendo ao Fausto, a empunhadora (Cabo) de uma vara Tenkara, não tem apenas a finalidade de conforto na pegada e transferir uma melhor resposta da pegada do peixe como também a de conferir equilíbrio a mesma.

Este equilíbrio é inerente ao peso da vara pois uma vara pode pesar 90, 100 gramas e ainda parecer mais leve que uma de 70 gramas consequentemente cansando menos o braço e punho.

Como Jorge disse, quanto mais concentrado no cabo for o centro de equilíbrio, menos sensação de ponta de vara sentiremos.

Ressalto um dado curioso:

Ao se pegar a empunhadura de uma Tenkara, sentiremos menos ação de ponta ao passo que pegamos mais próximo ao Butt.

Isso ocorre porque a emergia no trabalho do Blank é menor transferida para as pontas dele (Tip e Butt) ao passo que ao pegarmos em plena empunhadura, sentimos mais essa energia. ;)

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vai animar mais quando eu começar a esticar a linha de uma Tenkara com as trutinhas da Patagônia. ;)

Vou fotografar e fazer alguns relatos para que os amigos possam curtir um pouco esse tipo de pescaria. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vai animar mais quando eu começar a esticar a linha de uma Tenkara com as trutinhas da Patagônia. ;)

Vou fotografar e fazer alguns relatos para que os amigos possam curtir um pouco esse tipo de pescaria. :ok:

T+ :)

Quero só ver 63366.gif:okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Talvez seja um dos poucos mosqueiros que vai pescar ou até mesmo já pescou na Patagônia Argentina usando uma vara Tenkara. Posso estar muito enganado é claro, mas possivelmente não estou totalmente errado. Se não for o primeiro, serei um a mais para contar história.

Ano que vem vou de bambu do Beto Saldanha com a vara Macaé de Cima Especial e com a Tenkara by Jorge Pozzobon. :okok:

Já estou preparando o tubo de PVC. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Fausto, já q o amigo vai pro foco infeccioso da coisa segue mais um vídeo que considero muito instrutivo quando

o assunto é dominar a fera em situações adversas.

Este pessoal aí é guia nos EUA e guiam exclusivamente pra pescadores da modalidade tenkara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela truta e bom trabalho, mas se ele estivesse com uma linha meio metro mais curta teria facilitado a retirada da truta, mas nessa técnica geralmente se usam linhas longas, mas ainda acho que meio metro a menos de linha faria pouca diferença no trabalho e na distancia da ninfa, porém facilitaria o resgate.

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim é uma truta de respeito e ficarei bem atento se entrar um trem desses quando Tenkareando nos rios patagônicos. Levar um trem desses para águas mais rasas e mais calmas com certeza será necessário, mas se não sair uma grandona, com certeza várias pequenas serão fotografadas para animar o pessoal. :ok:

Já vi que vou ter que usar linha longa mesmo para enfiar a mosca na cara de uma dessas. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Fausto, a tua idéia de ir atrás das pequenas está correta até por que primordialmente tenkara foi pensado pra isso.

Se entrar uma grande tenha em mente q as varas do Jorge aguentam o tranco e aí é paciência e seja o que Deus quiser.

Mas fazer o feijão com arroz acredito que seja a melhor opção numa primeira viagem.

Numa futura viagem, depois de mais tarimbado na modalidade, arrisque focar em algo mais substancioso.

Adapte o equipamento as condições que observou in loco e faça as mudanças que achar necessárias.

Sei que estou chovendo no molhado mas, enfim, acho a observação pertinente para os futuros leitores deste espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Chover no molhado foi boa! :D

Rapaz aquilo lá é uma tentação, imagina estar no final do dia tenkareando e dá de cara com uma arco íris ou marrom comendo entre as ramas de um salse? Teu coração vai a boca, dispara e já tive essa felicidade muitas vezes, dando tempo até mesmo para trocar mosca e pensar na melhor estratégia, bem como tentar controlar a batida cardíaca ( :happy:). Daí então tu imagina o coração do camarada aqui se isso acontecer e o que vou tentar fazer justamente quando estiver com uma Tenkara na mão? :devil2:

Uma coisa é certa, se o tipper não romper antes, vou atrás dela e apostar tudo na flexibilidade da linha e da vara. :ph34r:

Enquanto isso não acontece, se é que vai acontecer, vou "garimpando" o pool em busca de muita diversão com as menores. :ok:

E mesmo no meio dos pools, meu camarada, tem cada arco íris com mais de 40 cm esperando pela gente, que as vezes assusta. :cool2:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.