Ir para conteúdo

Castear Tenkara é facílimo


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Casteando......
Se uma menina de 5 anos pega pela primeira vez numa fly caipira ou tenkara e consegue castear...do jeito dela.....qualquer um consegue.
Esta é uma das varas de teste. A vara usada tem 8'0" e pesa 65 gramas e ainda não está com a linha definitiva.
Clique na foto abaixo, para ver o filme.
th_DSCF3007.jpg

Esta é minha filha a época ainda não tinha completado 6 anos que, tendo me visto testar casteio com os protótipos já gritou......quero uma para ver essa cobrinha dançando no céu......passei um dos protótipos a ela e na primeira tentativa conseguiu isso aí.

Para quem está tentando ir para o fly e acha que vai ter dificuldade no casteio a tenkara é um ótimo início.

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rapaz o tempo voa, qd estive te visitando em Lages me lembro da sua filha ainda pequenina.

Parabéns!

Pois é né Eduardo, ela crescendo e eu aqui encolhendo bem o que não deveria encolher......................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Enriquecendo o Tópico, a maioria dos castings que faço em Tenkara acredito sejam os que muitos Pescadores com Fly já executam.

O Roll casting é um dos básicos nas duas modalidades e acredito um dos mais utilizados em Pesque e Pagues devido algumas vezes as limitações de espaço que a modalidade exige para o casteio.

Outro Clássico na pesca com Fly é o False Casting. Primordial no aprendizado de Fly, tem a função igual na utilização com Tenkara.

Um bastante interessante, sobretudo quando o espaço é muito limitado (não sei como é chamado) é a Estilingada.

Consiste em segurar a linha no Tippet ou no final da linha (dependendo do comprimento dos dois) com os dedos indicador e polegar com leve pressão ao passo que se tenciona a linha, obrigando a ponta da vara a sofrer uma flexionamento para carregar a linha e em seguida se solta, catapultando a linha e mosca ao ponto desejado.

Uma curiosidade na utilização da Tenkara com linha Running em Caiaque é que em situações de reposição do caiaque no ponto de Pesca, muitas das vezes a linha descansa sobre a água e em uma imediata casteada, utilizo uma técnica de Spey onde a água carrega a energia na vara Tenkara para execução do casteio.

Essa execução pode ser feita com as linhas trançadas e até com Moscas mais volumosas nos casos dos predadores.

Lembro aos amigos apenas que esta ultima técnica, eu utilizo na pesca com Mosca em adaptação do uso da Tenkara onde na utilização tradicional de pequenas Moscas Secas e Molhadas, as técnicas acima citadas são mais apropriadas. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Enriquecendo o Tópico, a maioria dos castings que faço em Tenkara acredito sejam os que muitos Pescadores com Fly já executam.

O Roll casting é um dos básicos nas duas modalidades e acredito um dos mais utilizados em Pesque e Pagues devido algumas vezes as limitações de espaço que a modalidade exige para o casteio.

Outro Clássico na pesca com Fly é o False Casting. Primordial no aprendizado de Fly, tem a função igual na utilização com Tenkara.

Um bastante interessante, sobretudo quando o espaço é muito limitado (não sei como é chamado) é a Estilingada.

Consiste em segurar a linha no Tippet ou no final da linha (dependendo do comprimento dos dois) com os dedos indicador e polegar com leve pressão ao passo que se tenciona a linha, obrigando a ponta da vara a sofrer uma flexionamento para carregar a linha e em seguida se solta, catapultando a linha e mosca ao ponto desejado.

Uma curiosidade na utilização da Tenkara com linha Running em Caiaque é que em situações de reposição do caiaque no ponto de Pesca, muitas das vezes a linha descansa sobre a água e em uma imediata casteada, utilizo uma técnica de Spey onde a água carrega a energia na vara Tenkara para execução do casteio.

Essa execução pode ser feita com as linhas trançadas e até com Moscas mais volumosas nos casos dos predadores.

Lembro aos amigos apenas que esta ultima técnica, eu utilizo na pesca com Mosca em adaptação do uso da Tenkara onde na utilização tradicional de pequenas Moscas Secas e Molhadas, as técnicas acima citadas são mais apropriadas. ;)

Muito bom Tuã, é isso mesmo, só ainda não utilizei a técnica de Spey na Tenkara.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:cool:

Vale lembrar que embora similares existem algumas diferenças

importantes no arremesso da tenkara e do fly.

1 Angulo, na tenkara o backcast é mais alto e a linha não viaja paralela ao solo como no fly

mas formando um angulo em relação a este, mais alto atrás, mais baixo na frente.

2 A parada no back cast é com a ponta da vara as 12 horas.

3 O cotovelo deve estar relaxado ao lado do corpo e se usa um leve movimento

Do pulso junto ao movimento do braço pra acelerar a linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só pra exemplificar melhor o que escreví acima vou usar uma imagem do Anthony Napples publicada no site Tenkara Talk ( http://www.tenkaratalk.com/2012/03/western-vs-tenkara-casting-different-strokes/ )

A técnica tenkara usa a premissa do "fly first", ou seja, a isca deve pousar na água antes da linha por isso o angulo do cast é diferenciado.

A esquerda o esta o arremesso praticado no fly, a direita com tenkara.

tenkara-casting2-1.png

Isso NÃO quer dizer que não se possa misturar as técnicas (tenkara fly fishing ou fly fishing tenkara tanto faz).

Apenas quero deixar claro que há diferenças importantes e que as duas não são a mesma coisa apenas

com nomes diferentes!

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só pra exemplificar melhor o que escreví acima vou usar uma imagem do Anthony Napples publicada no site Tenkara Talk ( http://www.tenkaratalk.com/2012/03/western-vs-tenkara-casting-different-strokes/ )

A técnica tenkara usa a premissa do "fly first", ou seja, a isca deve pousar na água antes da linha por isso o angulo do cast é diferenciado.

A esquerda o esta o arremesso praticado no fly, a direita com tenkara.

tenkara-casting2-1.png

Isso NÃO quer dizer que não se possa misturar as técnicas (tenkara fly fishing ou fly fishing tenkara tanto faz).

Apenas quero deixar claro que há diferenças importantes e que as duas não são a mesma coisa apenas

com nomes diferentes!

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esse diferença está muito mais relacionada a mosca usada? :mellow:

Por exemplo, se vamos usar uma mosca Kebari que afunda, então seria certo a ação "fly first" ou mesmo sendo uma mosca seca a ação deve ser a mesma? :huh:

Vi em vários vídeo no YouTube que há moscas Kebaris que funcionam afundadas e com movimentos que atraem muito a trutas, possivelmente como se referiu em outro post sobre algumas moscas usadas no Fly Fishing com o mesmo objetivo, mas na pesca Tenkara o pessoal também ata moscas secas ou é uma adaptação das moscas do Fly que fazem uso? :hum:

Fiz pergunta demais, sorry! :blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Fausto, perguntas totalmente pertinentes.

2 situações.

A - Manter a isca minimamante afundada ou na superfície.

Veja bem, quando se usa uma linha leve, tão leve q praticamente não sofre ação da gravidade. o intuito

e manter a maior parte da linha e, de preferência, apenas o tippet e a isca na água.

Isto, na tenkara, é feito pra evitar o drag já q com tenkara não se faz (embora possivel) o "mending line" do fly fishing.

Exemplo prático: Se arremessa a isca com linha bem leve por sobre um trecho de água rápida pra que ela pouse atrás de uma rocha onde a água

é mais calma formando uma espécie de mini remanso. A pressão da água naquele ponto sobre a isca é suficientemente forte pra manter alinha esticada no ar

por sobre a água rápida, isso dá segundos preciosos pra que a mosca fique exposta a janela de ataque de um possível peixe que se esconda por alí.

Neste caso acima, fly first.

B- Manter a isca o mais próximo do fundo ou passando por baixo de um barranco recortado pela água.

Se arremessa a isca correnteza acima abaixando a ponta da vara pra que linha e isca sejam dragadas pela correnteza pro local mais

fundo onde o peixe possa estar se alimentando.

Essa não é uma técnica tenkara ensinada no japão mas é valida no ocidente e nesse caso o "fly first" não se aplica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Há outra situação que o "fly first" se aplica.

Aqui em Natal quando pecamos em lagoas com muita vegetação e queremos colocar a isca no meio dos agua-pés, lotus, etc.

Então se arremesa a isca de modo q só ela e o tippet caia nágua e se mantem a ponta da vara levantada...

Baixar a linha sobre as planta significa enrosco eminente.

Outra situação seria uma técnica conhecida como "down stream twitch".

Onde o pescador trabalha a isca ligeiramente afundada correnteza abaixo com leves toques de ponta de vara.

Pode se usar a mesma técnica pescando correnteza acima o diferencial é que vai se levantando a vara a medida q a correnteza traz a isca em nossa direção.

Se lembrar de mais alguma vou postando aqui....

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já vi que na Patagônia vou agir primeiro na maldade e arremessar rio abaixo para pescar com ninfa e wet na deriva. :2guns:

(Quantidade)

Depois começo a apostar na pescaria com mosca seca rio acima e com mais maldade ainda. :devil2:

(Qualidade)

Valeu pelas dicas Blatt. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Este arremesso usado no Tenkara, provem do Fly Fishing introduzido no Japão pelos seguidores de Charles Ritz, chama-se High Speef High Line (90% dos japoneses usam esta técnica e foi a que também comecei a pescar) Levanta o cotovelo movendo o pulso para trás e abaixa o cotovelo movendo o pulso para frente (Joan Wulff é outra que pesca no estilo High Speed High Line).

O Tenkara teve um grande avanço quando o fly Fishing foi introduzido no arquipélago, os rios lá são estilo Macae de Cima as vezes um pouco mais fundos e águas mais rápidas. O Tenkara nesta condição é letal, pois sem influência do purismo que persegue o fly Fishing, utilizam os mesmos dispositivos que usam em pesca com isca natural e conseguem apresentar a mosca da mesma maneira que apresentam um ovinho de salmão(ikura).

Outra pescaria/estilo muito legal é a pesca de AYU, outra é herafuna hahahaha

Acessem o canal http://www.fishing-v.jp e vejam as diversas maneiras de se pescar hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Por isso que eu adoro um fórum dito como politicamente "incorreto". :D

Tudo é uma questão de ponto de vista e o meu ponto de vista é simples, sou pescador, quero aprender e simplesmente... pescar. ;)

Obrigado Gerson pela participação! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Por isso que eu adoro um fórum dito como politicamente "incorreto". :D

Tudo é uma questão de ponto de vista e o meu ponto de vista é simples, sou pescador, quero aprender e simplesmente... pescar. ;)

Obrigado Gerson pela participação! :ok:

Faço minhas suas palavras Fausto :bs-aplauder::okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Mestre Gerson, obrigado pelas dicas e pela participação.

Fausto, não conheço o Malleo e outro rios patagônicos.

Porém gosto muito de ver os vídeos destes canal do link abaixo.

São do Tom Davis, médico americano residente em Idaho.

Percebo que ele tem uma predileção por pescar "up stream"!

De uma olhada no estilo dele, pode ajudar com muitas idéias.

http://www.youtube.com/user/tvdavisid/videos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vários trechos do Malleo são amplos e podemos explorar em várias situações. Alguns pontos as margens são de pasto livre e com pouca vegetação, mas em outros pontos (meus preferidos) as margens são cobertas com pés de salse (ainda não aprendi a escrever isso corretamente). Alguns pontos tem águas calmas e outros o rio se fecha fazendo uma forte corredeira, mas basicamente é um rio fácil de ser pescar e somente em sua parte bem acima, próximo de sua boca, é que o rio fica parecido com alguns do canal do amigo.

Será uma experiência muito legal pesca de Tenkara na Patagônia Argentina e obrigado pelas informações que tem nos passado, eu é que não estou conseguindo gerenciar meu tempo livre para participar melhor do fórum e suas dicas são muito bem vindas. Vejo os vídeos desse canal do YouTube aos poucos. ;)

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Blatt assisti alguns vídeo do canal indicado por ti e o camarada pesca de fato em rios de montanha, bem estreitos e observei sua técnica no up stream, algo que também pretendo fazer. No primeiro vídeo ele usou uma variante da moscas Prince e foi com ela "matou" a pau. :ok:

Mas agora estou assistindo o segundo vídeo e observei um líder muito longo, creio que acima do comprimento da vara mais de 2 metros. É isso mesmo ou ele está aproveitando o líder de uma vara maior? É a técnica ou ele estava resolvendo a vida dele com o que tinha em mãos?

O camarada é minimalista mesmo, entra no rio com a menor quantidade de tralha possível e tirando o bastão de apoio, o pequenino puçá é seu segundo apoio para dominar as trutinhas. Observei também que ele usa o dedo indicador como orientação para sua pontaria, mas não somente para isso, pois deve dar mais sensibilidade no pique das trutinhas.

O vídeo que estou me referindo é esse aqui:

Sakura Seki Rei 3.3m tenkara rod

O rio Macaé de Cima é fechado assim mesmo. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, a posição de pegada da tenkara é com o indicador apoiado no cabo em direção ao tip, digamos onde vai polegar no fly, na tenkara vai o indicador, por isso ela tem cabo bem mais comprido do que os cabos de fly. Isto também facilita a pontaria de casteio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Fausto, ele está usando uma linha level #4 (0.33 mm) de 3.15 m com um tippet de 90 cm

e a isca é uma killer bug.

Vara, linha e tippet somados dão um alcance de 6.5 metros.

Ele inclusive reclama que alinha está um pouco curta pra alguns trechos do rio onde se percebe que ele

estica o braço pra melhorar o alcance o que não é recomendado fazer com tenkara pois pode provocar dor ou algum desconforto

no braço.

Acredito que a lente grande angular que ele usa na câmera faz parecer a linha maior pois muda nossa perspectiva mostrando

os objetos mais distantes do observador do que realmente são.

Sim, de fato ele e a maioria dos tenkareiros são bastante minimalistas é uma das coisas que atraem muita gente pra modalidade.

Note a vantagem de se ter uma das mão livres pelo fato de não ter que se manipular a carretilha ou algum excedente de linha.

Torna mais fácil controlar o bastão durante o vadeio o que melhora o quesito equilíbrio/segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Imbatível em pequenos rios. :bs-aplauder:

Estou impressionado como esse camarada pega trutas onde quase ninguém imagina que elas estão. :ok:

É basicamente um córrego onde ele está pescando e é diversão pura. :)

Pode-se dizer que o camarada "garimpa" as trutinhas em locais com menos de um palmo de água. :D

Isso vai dar pano para as mangas. :cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois é Fausto, na serra catarinense em pequenos afluentes do rio Caveiras a gente pega assim, com um palmo de água com até trutas maiores que estas. E mais, às vezes a truta está quase na tua frente, não precisa arremessar longe. Mesmo no Caveiras se pega trutas boas com um palmo ou pouco mais de água, atrás dás pedras.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bem legal, difícil de acreditar que alguns daqueles lugares abrigariam uma truta.

Mas o que não está legal é o modo como o sujeito trata os peixes. :nono:

Tudo bem que o espaço é pequeno, raso e nem tem como brigar muito com o peixe, mas ele poderia tentar manter o peixe na água e evitar trazê-lo pro seco, quicando e dando cabeçadas nas pedras. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, 2 pontos importantes a destacar neste último vídeo.

Vara de 2.7 metros (mesmo tamanho de vara de fly padrão).

Vantagem: Com uma vara de fly praticamente teria q se arremessar

apenas com o líder pra fora da ponta da vara o que tornaria o arremesso

E apresentação complicados. Neste caso a apresentação com tenkara é bem melhor.

Desvantagem: Com a vara de fly e com a tenkara se pode tentar arremessar

no estilo "bow-and-arrow". No entanto, uma vez que o espaço pra casteio é limitado nesse

Lugar por conta da vegetação atrás e acima do pescador. Essa situação tambem limita a ferrda na tenkara

pois nela não é possivel "ferrar na linha" como no fly. Nessa situação se o peixe não se ferrar sózinho ele

Irá se soltar logo em seguida e nesse caso, na minha opinião, a vara de fly leva ligeira vantagem na hora da ferrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Bem legal, difícil de acreditar que alguns daqueles lugares abrigariam uma truta.

Por isso que eu digo para os amigos que pescar no Macaé de Cima querer acreditar que nos pequenos pools há trutinhas escondidas, mas quase ninguém acredita em mim. :(

Tem que arremessar curto, o Gerson já mostrou para muitos como se faz, não tem essa de tentar fazer longos arremessos, é quase como na pesca Tenkara com o líder apenas para fora da vara e up stream o tempo todo.

Tudo bem que o espaço é pequeno, raso e nem tem como brigar muito com o peixe, mas ele poderia tentar manter o peixe na água e evitar trazê-lo pro seco, quicando e dando cabeçadas nas pedras. :(

Te digo que não vi nada de mal no trato dele com as trutinhas, concordo que algumas pulam e batem nas pedras, mas é tão raso que as vezes o camarada não tem como evitar e creio que comigo aconteceria a mesma coisa, ainda mais quando é uma trutinha muito pequenina.

Assisti seis vídeos do camarada e aprendi muito observando, a pesca é limitada quanto ao espaço e ele aplica técnicas que já havia ouvido do Gerson comentar. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.