Ir para conteúdo

TenkaraBr no Brasil - culpa do Blatt


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Sim, a culpa da Tenkara ser produzida no Brasil é do nosso companheiro de fórum Carlos André Blatt, coincidentemente também um paranaense.

Mas vamos à história.........

Início de 2011, tendo tomado conhecimento da técnica e feito suas pesquisas a respeito Blatt procurou no Brasil quem montasse uma tenkara para ele. Segundo sei bateu em algumas portas, porém ou por desconhecimento da técnica ou por não terem os materiais adequados não conseguiu seu intento.

Março de 2011 recebo um telefonema do Blatt, a quem apenas conhecia de nome dos fóruns de pesca, me perguntando se faria uma tenkara para ele............Que é isto? Foi minha pergunta....jamais ouvira falar em tenkara.........pedi-lhe alguns detalhes e um pouco de tempo para pesquisar e poder satisfazer o rapaz.

O pouco de tempo durou 3 meses de pesquisa e montagens de protótipos...... foram 18 marcas de varas telescópicas de diversos tamanhos testadas e 82 linhas confecionadas de todos os tipos de material possível de se fazer uma linha, pois vimos que a linha precisava ter determinado peso adequado à vara para que tivesse um bom casteio e apresentação da mosca. Durante todo esse tempo trocando ideias com o Blatt.

O primeiro protótipo:

DSCF2471.jpg

DSCF2472.jpg

DSCF2473.jpg

DSCF2474.jpg

Por sugestão do tio Luiz substituímos a caveira por uma truta e ficou assim:

DSCF2478.jpg
DSCF2479.jpg
DSCF2480.jpg
DSCF2481.jpg

DSCF2482.jpg

O capítulo mais demorado foi chegar à linha ideal ou o mais próximo disto.....Chegamos até a fazer diversas linhas de crochê com multifilamento, quando resolvemos conversar com o Guerreiro (WarriorFly), exímio confeccionador de líderes torcidos de fly e testamos alguns, porém tínhamos um problema.........o gabarito do Guerreiro só chega a 9’0” e precisávamos mais.

Fomos em busca de informações para criarmos um gabarito para confecção de linhas tendo conseguido alguma ajuda de um amigo holandês para começar a pensar em como fazer o gabarito. Criei primeiro um gabarito no gramado do pátio com pedaços de ferro fincados no chão e assim saiu a primeira linha, para depois ajudado pelo amigo Ricardo Becker (http://moscasdaserra.blogspot.com.br/) que passou a ir em casa quase todas as tardes, e montou comigo uma bancada de 6 metros, acompanhando o andar da carruagem e fazendo os testes em água, já que pescava trutas, lambaris e tajabecos (saicangas) quase todos os fins de semana. Projetei uma bancada de 6 metros, porém com gabarito móvel, para que pudesse mudar a configuração das linhas a qualquer momento e é onde preparamos as linhas hoje.

As primeiras linhas em crochê de multifilamento, boas no seco, péssimas na água:

DSCF2750.jpg
DSCF2752.jpg
DSCF2753.jpg

DSCF2754-1.jpg

DSCF2789.jpg

O primeiro teste de casteio: Clique na foto abaixo

th_DSCF2786.jpg

Publicamos em fóruns a evolução de todo este trabalho e, enquanto estávamos em testes ainda surge o primeiro pedido: Faça uma série de lançamento de 1 a 100 e a número 001/100 é minha...........o pedido do tio Luiz, também companheiro de fórum..... mas parece que ele não gostou muito da técnica.

A número 001/100 do tio Luiz ainda em fase de montagem:

DSCF2760.jpg
DSCF2761.jpg
DSCF2763.jpg
DSCF2765.jpg
DSCF2766.jpg

DSCF2771.jpg

A número 002 foi do Rafael Durregui, a 003 do Aulo Almeida, 004 e 005 do Gama e a pedido de quem merecia a número 000/000 saiu a 007/100 do Blatt. Todas estas foram feitas ao mesmo tempo, exceção as duas do Gama que eram do grupo de protótipos e estão em uso até hoje nas pecarias de lambaris e saicangas no rio Mocotó em Campos dos Goytacazes, RJ

As primeiras ainda com cabo muito curto, hoje fazemos com cabo bem maior para melhor conforto e acomodação do dedo indicador apontando para o tip da vara.

Aulo Almeida batizando a 003, na cachoeira da Eloisa no rio Caveiras, no município de Painel, SC. O Aulo está literalmente deslizando cachoeira abaixo, pegou muitas trutas.

20110905_174Small_zps0ee0202b.jpg

20110905_171Small_zps084eba7c.jpg

20110905_169Small_zps3e9a3cae.jpg

E o Ricardo Becker batizando a minha tenkara e eu de fotógrafo. O Ricardo sabe tenkarear uma truta como ninguém, conhece todos os melhores pontos de truta e de tajabecos (saicangas) da serra catarinense...Acho até que conhece as trutas pelo nome de cada uma.

20110905_200Small_zps64990967.jpg

Continuamos fazendo tenkaras para os amigos apenas por encomenda direta, com padrão igual ou superior a muitas das importadas e com acessórios que nenhuma das importadas tem, como enrolador de linha na própria vara, prendedor da tampa no butt, pois é o que o pescador geralmente perde na primeira pescaria.................e daquele primeiro protótipo chegamos a alguns trabalhos como esta vara feita para o KidOcelos que acho, será batizada no dia 15/11 na serra catarinense em evento da ABPM que será coberto pela FISHTV.

É uma 10'10" especial, ação 7:3 para tippets 4 a 6 X. O cabo foi montado com molongó preto e molongó branco com dois anéis de taperebá separando os dois molongós. No blank uma caricatura do próprio Kid e uma foto de uma mayfly montada pelo amigo Keko, que também tem uma e a usa para lambarís, saicangas e trutas.

018_zps6fcaa5e7.jpg

019_zps697e1317.jpg

027_zps00bccaae.jpg

028_zps03b5eb3e.jpg

Abraços e Blatt, já que és o mentor da tenkara no Brasil, se quiseres podes acrescentar algo que não lembrei.

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns a todos os "culpados" e envolvidos nessa empreitada louca e maravilhosa! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Pela teimosia, pelo espírito empreendedor e pela competência, é muito bom poder partilhar do sucesso deste projeto. :)

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge: culpa ou não do Blatt, se bem que quem tem "culpa no cartorio" realmente é voce com essa mania de adorar desafios e inovações........... Grande Jorge parabens pela sua iniciativa e dedicação. Eu ao menos tenho duas varas montadas por voce com 3,6 e 4,5 metros - não sei qual a ação - que infelizmente não foram numeradas, mas isso é o de menos.

Um abraço, ADAUTO.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom saber como começou a pesca Tenkara aqui no Brasil e parabéns aos amigos envolvidos. :ok:

Bom também saber que há vários amigos conhecidos praticando essa modalidade que tende a crescer com o tempo e com a informação. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns a todos os "culpados" e envolvidos nessa empreitada louca e maravilhosa! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Pela teimosia, pelo espírito empreendedor e pela competência, é muito bom poder partilhar do sucesso deste projeto. :)

Grande Abraço ;)

Obrigado pela parte que me cabe do projeto e pelo prestigiamento ao tópico Tenkara.

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge: culpa ou não do Blatt, se bem que quem tem "culpa no cartorio" realmente é voce com essa mania de adorar desafios e inovações........... Grande Jorge parabens pela sua iniciativa e dedicação. Eu ao menos tenho duas varas montadas por voce com 3,6 e 4,5 metros - não sei qual a ação - que infelizmente não foram numeradas, mas isso é o de menos.

Um abraço, ADAUTO.

Prezado amigo Adauto, realmente gosto dum desafio. As tuas, se não me falha a memória tem ação 7:3

Obrigado e abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito interessante Jorge, já assisti alguns vídeos postados pelo Gama mas quando for possível coloque alguns outros para que possamos apreciar e compreender melhor esse estilo de pesca.

Prezado Samuel, vou tentar entrar em contato com o Gama e pedir que ele poste as filmagens que tem, pois sei que tem muitas. Vou ver também outras filmagens e fotos de pescaria que temos. E para breve, com a ajuda dos companheiros, vamos colocar um pouco de técnica de pesca e mais informações.

Obrigado por participar.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de Explanação Jorge. :bs-aplauder:

De fato confirmo essa História. O culpado é o BLATT :laugh: culpa dele também de eu ter aprendido essa Bósnia :p

Por você, Jorge Pozzobom, ter aceitado esse desafio é que hoje os iniciantes da modalidade podem contar com equipamentos adequados para a prática da modalidade que é nova porem crescente.

A Tenkara pode ser praticada em todas as idades e em todos os níveis sociais, abrindo as portas e quebrando as barreiras que dificultam a prática da Pesca com Mosca, desmistificando a ideia de que ela é somente praticada pela elite da Pesca Esportiva.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É isso aí Tuã! :ok:

O espaço está aberto, seja muito bem vindo a ele.

Queremos aprender mais sobre a Tenkara e sabemos que você também pode contribuir muito, apareça sempre!!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de Explanação Jorge. :bs-aplauder:

De fato confirmo essa História. O culpado é o BLATT :laugh: culpa dele também de eu ter aprendido essa Bósnia :p

Por você, Jorge Pozzobom, ter aceitado esse desafio é que hoje os iniciantes da modalidade podem contar com equipamentos adequados para a prática da modalidade que é nova porem crescente.

A Tenkara pode ser praticada em todas as idades e em todos os níveis sociais, abrindo as portas e quebrando as barreiras que dificultam a prática da Pesca com Mosca, desmistificando a ideia de que ela é somente praticada pela elite da Pesca Esportiva.

Tuã, você participou do início da brincadeira e é um atuante tenkareiro e até está montando tuas próprias tenkaras.

Obrigado e contamos sempre com tua participação aqui nos mostrando as pescarias de piabas, sardinhas, tilápias e outros que você, Blatt e Inalberg fazem quase toda semana.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dá a impressão de que o Tenkara e o Checz Nymphing guardam algumas semelhanças.

Jost,me passa a impressão que a Czech nymphing seria mais parecida com a técnica de pesca alla valsesiana, mas guardam semelhanças sim.

Mas, para ninfar em pequenos rios a tenkara é insuperável, pois com o fly praticamente a linha fica na carretilha e o equipamento tenkara, por ser mais leve, te dá mais sensibilidade e conforto. Pelo menos é o que nossa experiência em ninfar trutas na serra catarinense, onde os rios são estreitos e relativamente rasos nos deixaram esta impressão.

Mas não sou um grande entendido no assunto. Com certeza aparecerá mais gente para nos ensinar um pouco mais.

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tópico interessante.

Jorge, Blatt, Tuã e demais entendidos/praticantes: Esses equipamentos (caniço e linha) fazem tamanha diferença frente uma simples vara de bambú com um pedaço de nylon ?

Tenho essa dúvida.

Antigamente, em Cuiabá era possível ver os ribeirinhos pescar numa técnica chamada de Bambolear. Nada mais que uma vara de bambú, (3m e pouco) com um nylon de comprimento maior que a dita varinha. O pescador movimentava a vara com uma das mãos (similar ao cast do nosso fly) e com a outra segurava a isca. Ambas mãos trabalhando até que toda linha ficava no ar e em determinado momento um forward cast e "tchan tchan tchan tchaaan"...linha esticadinha (acredito que entre 8-10m; contando com a varinha).

As iscas eram pequenos grilos. Ou seja, era peraputanga atrás de peraputanga.

Isso infelizmente acabou. Não se vê mais aquela bela cena do ribeirinho na popa da canoa, apoiando o remo debaixo do braço e "bamboleando" com maestria. Era lindo.

Graças a redução drástica da espécie e também da comercialização dos equipamentos de pesca,

hoje, todo ribeirinho que se preza tem uma Marine Sports, Ottoni, Daiwa...até Shimano. Enfim, caminha a humanidade.

Quando mais novo fiz algumas pescarias de peraputanga com varinha de bambú (aprox. 2m), linha de comprimento >= e um anzol com um pedaço de couro de boi imitando um peixinho qualquer. Subíamos o rio Cuiabá, um no remo e o outro batendo nas galhadas (quase um corrico). Melhor pescaria que já fiz.

No pantanal, uma das pescarias mais gostosas é o pacú na batida. Varejão, anzol e fruta da época. Um tesão.

Isso pode ser considerado Tenkara ?

Já conheci pantaneiro que pescava dourado com varejão de bambú também. Era bem mais bruto em todos os sentidos, desde o peso do material até o tipo de luta com o peixe. Meio Rambo style, mas...

Enfim, pelo visto esse negócio de Tenkara é antigo.

Minha dúvida mesmo é o equipamento em si, sua capacidade, eficiência e tudo mais frente aos "ancestrais" bambú e nylon da Araty.

Vale ressaltar que admiro bastante o trabalho do Blatt, muito legal a pesquisa e força de vontade. Sem contar que o rapaz é extremamente educado.

Jorge, admiro sua capacidade de rod maker. Caniços muito bem trabalhados. Quem sabe um dia eu tenha chance de testar e adquira um (conheço alguns lugares...acho que casaria bem com Tenkara).

Se de algum forma, o post se mostrar agressivo ou pejorativo, me perdoem. Não é o intuito.

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, essa é uma das grandes críticas sobre o Checz Nymphing: ao final do dia, com uma vara de 10' que não seja leve e mais o peso da carretilha, o ombro do sujeito está destroçado. É uma pesca que demanda muito fisicamente. Eu mesmo não me adaptei: preferi continuar ninfando no modo "verredura down stream" justamente para poder relaxar durante a pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

No pantanal, uma das pescarias mais gostosas é o pacú na batida. Varejão, anzol e fruta da época. Um tesão.

Isso pode ser considerado Tenkara ?

Trairão na vara de bambu? Esse tempos vi um programa exclusivamente dedicado a isso.

Não é o tipo de pescaria que faria, mas vi os trairões de 10kg bodocando aqueles bambus de 4m até o talo... rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Trairão na vara de bambu? Esse tempos vi um programa exclusivamente dedicado a isso.

Não é o tipo de pescaria que faria, mas vi os trairões de 10kg bodocando aqueles bambus de 4m até o talo... rsrs

Haha...também não me agrada muito a idéia.

Fico imaginando um diver bem trabalho e o estouro do bixo. Tudo bem que não é lá tão briguento, lhe falta estamina,

mas pra foto...

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tópico interessante.

Jorge, Blatt, Tuã e demais entendidos/praticantes: Esses equipamentos (caniço e linha) fazem tamanha diferença frente uma simples vara de bambú com um pedaço de nylon ?

Tenho essa dúvida.

Antigamente, em Cuiabá era possível ver os ribeirinhos pescar numa técnica chamada de Bambolear. Nada mais que uma vara de bambú, (3m e poucos) com um nylon de comprimento maior que a dita varinha. O pescador movimentava a vara com uma das mãos (similar ao cast do nosso fly) e com a outra segurava a isca. Ambas mãos trabalhando até que toda linha ficava no ar e em determinado momento um forward cast e "tchan tchan tchan tchaaan"...linha esticadinha (acredito que entre 8-10m; contando com a varinha).

As iscas eram pequenos grilos. Ou seja, era peraputanga atrás de peraputanga.

Isso infelizmente acabou. Não se vê mais aquela bela cena do ribeirinho em sua canoa, apoiando o remo debaixo do braço e "bamboleando" com maestria. Era lindo.

Graças a redução drástica da espécie e também da comercialização dos equipamentos de pesca,

hoje, todo ribeirinho que se preza tem uma Marine Sports, Ottoni, Daiwa...até Shimano. Enfim, caminha a humanidade.

Quando mais novo fiz algumas pescarias de peraputanga com varinha de bambú (aprox. 2m), linha de comprimento >= e um anzol com um pedaço de couro de boi imitando um peixinho qualquer. Subíamos o rio Cuiabá, um no remo e o outro batendo nas galhadas (quase um corrico). Melhor pescaria que já fiz.

No pantanal, uma das pescarias mais gostosas é o pacú na batida. Varejão, anzol e fruta da época. Um tesão.

Isso pode ser considerado Tenkara ?

Já conheci pantaneiro que pescava dourado com varejão de bambú também. Era bem mais bruto em todos os sentidos, desde o peso do material até o tipo de luta com o peixe. Meio Rambo style, mas...

Enfim, pelo visto esse negócio de Tenkara é antigo.

Minha dúvida mesmo é o equipamento em si, sua capacidade, eficiência e tudo mais frente aos "ancestrais" bambú e nylon da Araty.

Vale ressaltar que admiro bastante o trabalho do Blatt, muito legal a pesquisa e força de vontade. Sem contar que o rapaz é extremamente educado.

Jorge, admiro sua capacidade de rod maker. Caniços muito bem trabalhados. Quem sabe um dia eu tenha chance de testar e adquira um (conheço alguns lugares...acho que casaria bem com Tenkara).

Se de algum forma, o post se mostrar agressivo ou pejorativo, me perdoem. Não é o intuito.

Carlos, teu post só veio enriquecer o assunto, vou tentar te responder dentro do pouco que sei. O Blatt tem um pouco mais de conhecimento destas técnicas ancestrais, espero que ele poste alguma coisa mais sobre o assunto.

1. O que você faz com uma tenkara você faria com uma de bambú com uma linha adequada, mas é a evolução da técnica e materiais. Quanto a sua dúvida sobre resistência não há como negar que uma fibra de carbono vai ter mais resistência do que uma de bambú do mesmo peso. À propósito, estou montando uma tenkara de bambú comum para lambarís e saicangas, só para ver no que dá.

2. O bambolear cuiabano realmente é uma técnica muito similar e vem, segundo o que sei, de herança indígena. Blatt e eu já conversamos sobre isto, mas no Brasil é difícil manter certas tradições como acontece com os orientais que ainda praticam técnicas milenares.

3. Já pratiquei a pesca de batida no pantanal e a maior diferenças entre as técnicas é a isca, moscas na tenkara e frutos na batida, o resto é similar.

4. Parabéns pela pescaria no remo, teu relato me remete a algumas que fiz em outros tempos.

Enfim, obrigado pela participação sempre benvinda.

Grande abraço

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim, essa é uma das grandes críticas sobre o Checz Nymphing: ao final do dia, com uma vara de 10' que não seja leve e mais o peso da carretilha, o ombro do sujeito está destroçado. É uma pesca que demanda muito fisicamente. Eu mesmo não me adaptei: preferi continuar ninfando no modo "verredura down stream" justamente para poder relaxar durante a pescaria.

Jost, experimente ninfar com uma tenkara 10'10" e vais ver a diferença em conforto..E,com uma 9'3", mais leve não sentes a pescaria, pois o conjunto vai pesar ao redor de 65 a 70 gramas, pois coloco um pouco de peso no cabo para que o centro de gravidade fique o mais próximo possível do cabo para maior conforto, o que não acontece com quase 100% das importadas. que tem centro de gravidade muito dianteiro.

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como é o trabalho na Tenkara quando pega uma truta grande? Afinal, seu eu entendi, não tem linha pra deixar o bicho correr...

Aí Jost é que a vaca vai para o brejo, às vezes. Depende muito da famosa "pecinha" atrás da vara, mas como a vara tem 3,30 m. com muita elasticidade e resistência (ao redor de 6 lbs., as que faço) + uma linha de 3,50 m. + pre-tippet de 0,50 m. + no mínimo 1,50 m. de tippet vai dar um total de 8.80 m. para trabalhar e já tiramos truta de 2 kg. na serra catarinense sem problemas.

Mas realmente nessa hora a pecinha tem que ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Jost, experimente ninfar com uma tenkara 10'10" e vais ver a diferença em conforto..

Abraços

Jorge

Jorge ainda estou pesquisando sobre a "italianas" e assim que souber de algo te informo. ;)

E sim é justamente para fazer isso na Patagônia que desejo ter uma Tenkara, mas na mosca seca. :ph34r:

Aí Jost é que a vaca vai para o brejo, às vezes. Depende muito da famosa "pecinha" atrás da vara, mas como a vara tem 3,30 m. com muita elasticidade e resistência (ao redor de 6 lbs., as que faço) + uma linha de 3,50 m. + pre-tippet de 0,50 m. + no mínimo 1,50 m. de tippet vai dar um total de 8.80 m. para trabalhar e já tiramos truta de 2 kg. na serra catarinense sem problemas.

Mas realmente nessa hora a pecinha tem que ajudar.

Isso sem contar que seus líderes são trançados e sendo assim, há um elemento mais mais pelo fato de ter mais elasticidade. Estou certo? :hum:

O coração deve ir na boca com uma truta de 45 cm atracada numa vara Tenkara. :D

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge ainda estou pesquisando sobre a "italianas" e assim que souber de algo te informo. ;)

E sim é justamente para fazer isso na Patagônia que desejo ter uma Tenkara, mas na mosca seca. :ph34r:

Isso sem contar que seus líderes são trançados e sendo assim, há um elemento mais mais pelo fato de ter mais elasticidade. Estou certo? :hum:

O coração deve ir na boca com uma truta de 45 cm atracada numa vara Tenkara. :D

T+

Fausto, as linhas da tenkara são similares a líderes torcidos de fly e tem certa elasticidade sim, mas o trabalho maior é da vara e da pecinha atrás dela. Há quem use outros tipos de linha como running line, flúor carbono entre 0,30 e 0,40 mm. monofilamento o que melhor funcionou para mim foi ao redor de 0,50 mm e até linha de titânio, mas vou ver se o Blatt se dispõe a postar um tópico sobre linhas, já que ele testou todas elas e nos pode contar qual é mais adequada a cada situação. Por aqui temos alguma experiência na pesca de trutas, saicangas e lambarís e lá no nordeste o Blatt tem pescado de tudo, desde tucunarés até baby tarpon, passando por sardinhas e robalinhos.

Na hora que entrar a grandona.......cuidar para o coração não sair pela boca. É adrenalina pura.

Quanto às italianas, aguardo tuas notícias, são loiras ou morenas?..............kkkkkk

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder::okok:
Jorge, muitíssimo obrigado pela deferência mas não posso carregar essa culpa sozinho, apesar de ser motivo de muito orgulho, eu não mereço.
Pai é quem toma conta, e você abraçou essa criança e tem tomado conta dela como eu jamais seria capaz.
Meu eterno obrigado a você!

Obrigado a todos os interessados que participam deste post.
Aos poucos vou respondendo alguns que na minha opinião se fazem mais urgentes.

Dá a impressão de que o Tenkara e o Checz Nymphing guardam algumas semelhanças.

Jost, algumas varas tenkara, notadamente as de ação mais rápida (7:3) e mais longas (3,9 a 4.5 metros) tem se mostrado
extramemente eficientes com as modalidades de pesca com ninfas ( czech, polish, euro nymphing em geral ou hi-stick).
Algumas varas tenkara feitas com blanks Keyriu também se prestam muito bem a isso.

Varas tenkara são muito leves, tenho uma de 3.9 metros que pesa apenas 72 gramas :blink:
Então é muito díficil uma vara dessas cansar o braço do pescador.
Abraço e obrigado por participar.

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tópico interessante.

Jorge, Blatt, Tuã e demais entendidos/praticantes: Esses equipamentos (caniço e linha) fazem tamanha diferença frente uma simples vara de bambú com um pedaço de nylon ?

Tenho essa dúvida.

...................

Enfim, pelo visto esse negócio de Tenkara é antigo.

Minha dúvida mesmo é o equipamento em si, sua capacidade, eficiência e tudo mais frente aos "ancestrais" bambú e nylon da Araty.

Vale ressaltar que admiro bastante o trabalho do Blatt, muito legal a pesquisa e força de vontade. Sem contar que o rapaz é extremamente educado.

Jorge, admiro sua capacidade de rod maker. Caniços muito bem trabalhados. Quem sabe um dia eu tenha chance de testar e adquira um (conheço alguns lugares...acho que casaria bem com Tenkara).

Se de algum forma, o post se mostrar agressivo ou pejorativo, me perdoem. Não é o intuito.

:bs-aplauder:

Xará Gomes, ótimas perguntas.

1- Tenkara começou sendo praticada com bambús então não há por que não se possa pratica-la atualmente da mesma forma.

A diferença de varas comercias que são feitas em série, é que a natureza não faz dois bambus iguais em termos de força/sensibilidade/flexibilidade.

Tanto é que no Japão chega se usar até 3 especies diferentes de bambu na confecção de uma mesma vara pra se conseguir um resultado perfeito :huh: .

Eu já pratiquei tenkara com bambús comuns e tive resultados plenamente satifátórios. Além do bambú usei varas de composite (baixo teor de carbono misturado com fibra de vidro) e me divertí da mesma forma.

A questão é que como toda atividade recreativa/esportiva que o ser humano pratica, na medida que este vai se envolvendo, se apaixonando pela coisa ele sempre busca novos e melhores "brinquedos" ou ferramentas que possam aprimoar sua performance e seu prazer naquela prática.

2- Sim, tenkara (ou qualquer outro nome que se dê) é bem antigo e começou como todas as formas de pescaria começaram; Uma vara, uma linha, uma isca.

No início iscas naturais que mais adiante evoluíram pra engôdos artificiais. Eu não sei quem influenciou quem ( mesopotâmicos, chineses, italianos, japoneses ou os nossos silvícolas), fato é que que algumas culturas esqueceram as técnicas ancestrais enquanto outras, pra nossa felicidade, as guardaram até os dias de hoje dando-lhes nova roupagem mas mantendo a essência de simplicidade e eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Me lembro qd vcs começaram as idéias e projetos com as Tenkaras no fórum, realmente o Blatt foi o primeiro entusiasta e MESTRE de Tenkara aqui no Brasil e o Jorge como bem disse o Blatt deu continuidade e aperfeiçoou as Tenkaras Br, parabéns aos amigos!

Jorge se não me engano vc ia dar o nome naquela primeira série das sua Tenkara de Caveiras, me lembro que o Tio agora Vovô Luiz comentou algo sobre esse nome que tb concordo que não combinava com as varas. É isso ou estou enganado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Me lembro qd vcs começaram as idéias e projetos com as Tenkaras no fórum, realmente o Blatt foi o primeiro entusiasta e MESTRE de Tenkara aqui no Brasil e o Jorge como bem disse o Blatt deu continuidade e aperfeiçoou as Tenkaras Br, parabéns aos amigos!

Jorge se não me engano vc ia dar o nome naquela primeira série das sua Tenkara de Caveiras, me lembro que o Tio agora Vovô Luiz comentou algo sobre esse nome que tb concordo que não combinava com as varas. É isso ou estou enganado?

Acatando a sugestão do tio Luiz deixamos um tempo sem nome e depois passamos a usar TenkaraBr e acho que está bem assim, pois no nome já está a origem.

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenkara de ficar cada vez melhor tudo isso.

Acredito que foram muito felizes na atualização do nome para TenkaraBR. De uma só vez, aludindo à modalidade e à nova terra onde introduzida.

No pouco que assisti e/ou li sobre, acredito que ( se freamos nossa galopante destruição ambiental ) tem muito a crescer no País ; onde a criatividade , adaptabilidade , inconformismo e perseverança dos verdadeiros brasileiros ( nada a ver com o expoente máximo do macunaima , no qual se inspira a maioria, principalmente em Brasília), poderá , logo-logo, transformar muito dos colegas, de aprendizes a mestres para o Mundo. Pelas descrições das varas do Sr. Jorge e dos feitos de alguns de seus usuários isto já começou.

Reitero os :bs-aplauder: dos colegas aos intrépidos "TenkaramanBR" (Blatt) e "TenkararoodmakerBR"( J. Pozzobon) ; cujos nomes_ independente da vontade ou modéstia_ já são patrimônios históricos da "TentaraBR". :mestre:

Motivo de muito orgulhos a todos nós. :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenkara de ficar cada vez melhor tudo isso.

Acredito que foram muito felizes na atualização do nome para TenkaraBR. De uma só vez, aludindo à modalidade e à nova terra onde introduzida.

No pouco que assisti e/ou li sobre, acredito que ( se freamos nossa galopante destruição ambiental ) tem muito a crescer no País ; onde a criatividade , adaptabilidade , inconformismo e perseverança dos verdadeiros brasileiros ( nada a ver com o expoente máximo do macunaima , no qual se inspira a maioria, principalmente em Brasília), poderá , logo-logo, transformar muito dos colegas, de aprendizes a mestres para o Mundo. Pelas descrições das varas do Sr. Jorge e dos feitos de alguns de seus usuários isto já começou.

Reitero os :bs-aplauder: dos colegas aos intrépidos "TenkaramanBR" (Blatt) e "TenkararoodmakerBR"( J. Pozzobon) ; cujos nomes_ independente da vontade ou modéstia_ já são patrimônios históricos da "TentaraBR". :mestre:

Motivo de muito orgulhos a todos nós. :ok:

Obrigado, ficamos nós orgulhosos pelo elogio.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.