Ir para conteúdo

Tenkara na América - Culpa do Brasil


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Tendo ido passear no Japão, um paranaense chamado Daniel Galhardo, radicado na Califórnia, conheceu a Tenkara e a trouxe para os Estados Unidos, onde em 2009 fundou a "TenkaraUSA", talvez a maior empresa de divulgação e venda de tenkaras no mundo hoje. Através de muita pesca divulgada com a técnica, esta tornou-se um febre na América, onde é muito usada tanto para a pesca de trutas como para outros predadores. Lá evoluiu para que quase qualquer tipo de mosca usada no fly também o fosse na tenkara.

É um sucesso de vendas nos States, tanto que hoje existem vários fabricantes e montadores de tenkara, sendo que, alguns gigantes do fly como a TFO já estão fabricando tenkaras..

Abraços

Jorge Pozzobon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A "culpa" pode até ser do Brasil, mas os méritos são todos de lá. Me custa a crer que se esse paranaense ainda estivesse por aqui, que essa popularidade teria alcançado a proporção que tomou. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A "culpa" pode até ser do Brasil, mas os méritos são todos de lá. Me custa a crer que se esse paranaense ainda estivesse por aqui, que essa popularidade teria alcançado a proporção que tomou. :mellow:

André, estás coberto de razão, aqui ele morreria de fome se dependesse só da tenkara, lá ele está ficando milionário.Tanto é que até a Orvis está vendendo varas dele de uma série especial a preços astronômicos.

É outro mercado onde giram milhões de dólares na pesca todo ano.

Grande abraço.

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Daniel foi um visionário na minha opinião.

Acredito até que ele não tenha ido morar nos EUA por mero acaso.

Ou se preferirem, a culpa é do jeitinho brasileiro! ;)

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Daniel foi um visionário na minha opinião.

Acredito até que ele não tenha ido morar nos EUA por mero acaso.

Ou se preferirem, a culpa é do jeitinho brasileiro! ;)

Tudo é possível né Blatt,mas que ele está ganhando muito dinheiro, isto está. E ainda por cima fazendo o que ele gosta.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E temos que reconhecer que o grande mérito do Daniel foi trazer a técnica que estava praticamente restrita ao Japão e globaliza-la. Hoje é praticada em todos os continentes graças a ele. E, provavelmente, hoje não estaríamos aqui neste tópico não fosse esse brasileiro visionário.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isso é verdade Jorge.

Sem sombras de duvida o Daniel foi um visionário, mas creio eu que alguma coisa do Fly Caipira (Pindá-Siririca) - Técnica de Pesca indígena da Amazônia que consiste num varejão, linha e Anzol encoberto de Penas coloridas, já povoava a mente deste Paranaense.

Ou se não, no Japão, onde a técnica evoluiu naturalmente com o desenvolvimento e tecnologia, ele redescobriu o que os povos antigos já utilizavam e sua ida aos EUA fora só a oportunidade de difundir esta técnica no maior berço de mercado da Pesca Esportiva Mundial.

Infelizmente talvez, se ele tivesse trazido esta técnica diretamente para o Brasil, não teria tido o respaldo e a divulgação que a modalidade vem atingindo.

Como Brasileiro, ele teve esta visão e ainda, carrega a versatilidades e criatividade que somente nós Brasileiros temos de reinventar embora nosso mercado seja bastante restrito.

Lembro apenas que a modalidade Tenkara é uma técnica que consiste no trabalho de Moscas Molhadas Kebari, ao sabor da corrente em pequenos córregos e lagos de águas pouco profundas onde a linha quase esticada em angulo de 90° com a vara, procura a ação de pequenos peixes de delicada pegada.

Essa técnica ao chegar nos estados Unidos incorporou os preceitos da Pesca de Fly e introduziu Moscas Secas (Dry) e outras Molhadas Wets, Scuds, Nymphs e Emerger em sua técnica, se incorporando ao Fly.

Praticante desta modalidade, percebo o quão fora importante esta incorporação Tenkara e Fly para o desenvolvimento e a versatilidade de Pesca devido a grande variedades de espécies de Peixes Esportivos.

Não sei a que Classificação posso me dirigir a modalidade devido aos materiais que uso em conjunto com as varas Tenkara e que fogem um pouco aos padrões originais, mas como Carlos me respondeu outro dia, podemos chamar de TENKARA BRASIL ou BR porque não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tuã, realmente a incorporação entre fly e tenkara, propiciou a grande abertura do mercado americano, porque o ambiente de pesca lá é diferente do japonês e diferente do brasileiro, então tudo exige certas adaptações locais para funcionar melhor.

Quanto a nomes isso não importa muito, eu chamo de TenkaraBR, o Blatt de fly Kaipira e daí?

Importante é a diversão e a efetividade da coisa.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tuã, realmente a incorporação entre fly e tenkara, propiciou a grande abertura do mercado americano, porque o ambiente de pesca lá é diferente do japonês e diferente do brasileiro, então tudo exige certas adaptações locais para funcionar melhor.

Quanto a nomes isso não importa muito, eu chamo de TenkaraBR, o Blatt de fly Kaipira e daí?

Importante é a diversão e a efetividade da coisa.

Grande abraço.

:okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.