Ir para conteúdo

Um pouco de história da Tenkara


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

A técnica "tenkara" vem sendo utilizada no Japão há mais de mil anos, segundo relatos antigos japoneses. Significa mais ou menos "caindo do céu" ou "vindo do céu" e há relatos de seu uso nos séculos 8 e 9 DC. O primeiro relato ocidental a respeito da técnica foi feito por um diplomata inglês Mr. Ernest Satow, com um breve relato de pesca em riachos do monte Tateyama utilizando moscas.

A técnica consistia basicamente na utilização de varas de bambú com uma ou mais emendas, variando o comprimento de 3,00 a 4,50 m., utilizando linhas trançadas de rabo de cavalo ou de fibras vegetais e animais com a utilização de pequenas e simples moscas denominadas "kebaris"

Porém, parece que os japoneses não foram os únicos, pois o método tenkara é muito similar ao usado por Izaak Walton e Charles Cotton, descrito do livro "The compleat Angler" editado 5 vezes entre 1653 e 1676. Há relatos ainda de uso da técnica no fim do século II por um romano chamado Claudius Aelianus.

Temos ainda registros dos anos 1.600 de que prática similar era usada no vale Sésia, no norte da Itália, e cuja técnica, utilizada até hoje na região, é chamada de "pesca alla valsesiana" ainda hoje com campeonatos na modalidade. Diferença principal em relação à tenkara é que a valsesiana utilizava varas maiores, também de bambú de até mais de 5 metros e de duas a 4 moscas nas ponta da linha. Suas linhas eram confeccionadas de rabo de equinos machos para não ter cheiro de urina.

´Há ainda notícias que técnicas similares foram usadas na Espanha, Eslovenia,Russia e inclusive no Brasil utilizada por nossos povos indígenas desde tempos idos.

Amigos praticantes do fly, isto nos remete aos primórdios do fly, que só mudou para o formato atual depois do surgimento da carretilha, se não me engano, no século XVII, apesar de haver pinturas de carretilhas na China do ano 1195.

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Das poucas imagens que já vi falando do surgimento da pesca com mosca, o equipamento muito se assemelhava a uma tenkara, como no exemplo abaixo:

1st_century.jpg

http://moldychum.typepad.com/moldy_chum/2007/04/the_way_back_ma.html

Não me recordo de ter visto alguma, que date de tempos tão distantes como esta, na qual figurasse uma carretilha (ou coisa parecida). :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Das poucas imagens que já vi falando do surgimento da pesca com mosca, o equipamento muito se assemelhava a uma tenkara, como no exemplo abaixo:

1st_century.jpg

http://moldychum.typepad.com/moldy_chum/2007/04/the_way_back_ma.html

Não me recordo de ter visto alguma, que date de tempos tão distantes como esta, na qual figurasse uma carretilha (ou coisa parecida). :hum:

Beleza de ilustração André. Parece realmente alguém tirando um peixe com tenkara e o de trás amarrando uma mosca à linha.

E é um mosaico do século I ou II, vai ver é o tal de Claudius Aelianus pescando.

Obrigado pela colaboração.

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Outros dois exemplos que aparentam se reportar à Tenkara:

359px-BrookesFrontpiece1790.JPG

The Art of Angling by Richard Brookes, 1790

467px-TheEndofAStiffFightRhead.JPG

The Speckled Brook Trout by Louis Rhead (1902)

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, gostei da introdução aí, super completa (bem mais do que a minha explanação no blog)!

André, ótimas ilustrações.

Eu defendo a idéia de que (independentemente do nome) técnicas similares a tenkara surgiram

em épocas e terras distintas. Algumas podem ter influenciado outras (ou não).

E alguns povos a esqueceram enquanto outros a levaram adiante.

Alguns foram mais conservadores e a mantiveram tal qual era enquanto outros adicionaram novo elementos

a técnica q evoluiu pra outras formas de pesca.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Outros dois exemplos que aparentam se reportar à Tenkara:

359px-BrookesFrontpiece1790.JPG

The Art of Angling by Richard Brookes, 1790

467px-TheEndofAStiffFightRhead.JPG

The Speckled Brook Trout by Louis Rhead (1902)

Grande Abraço ;)

André, ambas ilustrações mostram exatamente o que se pratica com a tenkara hoje, como diz o Blatt, o fly minimalista, sem carretilha. Mas o pescaria chique, com secretário para tirar o peixe da água e as madames ao fundo fofocando e, provavelmente, com a frigideira pronta para uma fritada......kkkkkk

Quanto à segunda ilustração, à exceção da cestinha a tiracolo, parece que estou vendo a foto de alguma de nossas pescarias de trutas com tenkara na serra catarinense.

Muito boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, gostei da introdução aí, super completa (bem mais do que a minha explanação no blog)!

André, ótimas ilustrações.

Eu defendo a idéia de que (independentemente do nome) técnicas similares a tenkara surgiram

em épocas e terras distintas. Algumas podem ter influenciado outras (ou não).

E alguns povos a esqueceram enquanto outros a levaram adiante.

Alguns foram mais conservadores e a mantiveram tal qual era enquanto outros adicionaram novo elementos

a técnica q evoluiu pra outras formas de pesca.

Blatt, primeiro da satisfação de ter você participando, segundo estás sendo humilde pois talvez sejas quem mais entende de tenkara neste país.

E mostras isso através do teu blog http://flykaipira.blogspot.com.br/ e também do Grupo TenkaraFishing no facebook, que recomendo a todos que queiram saber um pouco mais de tenkara e como ela está sendo utilizada no Brasil.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E nessa última, tudo indica ser uma vara de bambu, já não estou vendo tão bem, mas me parece quiz-se representar os gomos. ;)tranquilamente

Tranquilamente podemos afirmar que retrataram uma vara de bambú, que é o que mais se usava naquela época.

Aliás esta semana resolvi fazer uma brincadeira, montar uma tenkara de bambú para lambaris, em tudo similar a esta, apenas com uma emenda no meio para facilitar o transporte e devo enviar a dita cuja a alguém que respeito em termos de tenkara.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Enriquecido ficou esse tópico e obrigado pela participação dos amigos. :ok:

Aprendi mais um pouco sobre essa modalidade de pesca com mosca.

T+ :)

Fausto, realmente a participação dos amigos traz novos conhecimentos. Também estou aprendendo um pouco mais.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Jorge :

Para um leigo, qual a real diferença entre uma TENKARA e a tradicional varinha de mão. Quando iniciei as minhas pescaria, fazia minhas proprias varas de mão tirando o caniço verde , deixando murchar, e posteriormente, no fogo de lenha ou lamparina a querozene, dava uma côr mais diferente !!! Ficavam bem flexiveis e resistentes .Usava uma linha monofilamento um chumbinho e anzol . Iscas naturais é claro !!!

Abraço

Fabio Pinto

A técnica "tenkara" vem sendo utilizada no Japão há mais de mil anos, segundo relatos antigos japoneses. Significa mais ou menos "caindo do céu" ou "vindo do céu" e há relatos de seu uso nos séculos 8 e 9 DC. O primeiro relato ocidental a respeito da técnica foi feito por um diplomata inglês Mr. Ernest Satow, com um breve relato de pesca em riachos do monte Tateyama utilizando moscas.

A técnica consistia basicamente na utilização de varas de bambú com uma ou mais emendas, variando o comprimento de 3,00 a 4,50 m., utilizando linhas trançadas de rabo de cavalo ou de fibras vegetais e animais com a utilização de pequenas e simples moscas denominadas "kebaris"

Porém, parece que os japoneses não foram os únicos, pois o método tenkara é muito similar ao usado por Izaak Walton e Charles Cotton, descrito do livro "The compleat Angler" editado 5 vezes entre 1653 e 1676. Há relatos ainda de uso da técnica no fim do século II por um romano chamado Claudius Aelianus.

Temos ainda registros dos anos 1.600 de que prática similar era usada no vale Sésia, no norte da Itália, e cuja técnica, utilizada até hoje na região, é chamada de "pesca alla valsesiana" ainda hoje com campeonatos na modalidade. Diferença principal em relação à tenkara é que a valsesiana utilizava varas maiores, também de bambú de até mais de 5 metros e de duas a 4 moscas nas ponta da linha. Suas linhas eram confeccionadas de rabo de equinos machos para não ter cheiro de urina.

´Há ainda notícias que técnicas similares foram usadas na Espanha, Eslovenia,Russia e inclusive no Brasil utilizada por nossos povos indígenas desde tempos idos.

Amigos praticantes do fly, isto nos remete aos primórdios do fly, que só mudou para o formato atual depois do surgimento da carretilha, se não me engano, no século XVII, apesar de haver pinturas de carretilhas na China do ano 1195.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge :

Para um leigo, qual a real diferença entre uma TENKARA e a tradicional varinha de mão. Quando iniciei as minhas pescaria, fazia minhas proprias varas de mão tirando o caniço verde , deixando murchar, e posteriormente, no fogo de lenha ou lamparina a querozene, dava uma côr mais diferente !!! Ficavam bem flexiveis e resistentes .Usava uma linha monofilamento um chumbinho e anzol . Iscas naturais é claro !!!

Abraço

Fabio Pinto

Oi Fabio. Respondendo a ti, a principal diferença na Pesca Tenkara comparada a Tradicional Pesca Cabocla está no uso das iscas.

A Tenkara pode ser praticada com varinhas de Bambú sim, mas a utilização de isca é sempre Artificial (Moscas) enquanto que uma pesca Cabocla pode ser feita com varas de Carbono, mas com uso de iscas Naturais.

A técnica de pesca com iscas naturais e peso par peixes de fundo é chamada Keiryu.

Ainda Falando de Tenkara, mais que um Equipamento e estilo, é uma técnica utilizada pelos Japoneses para se pescar em córregos de montanha, de águas rasas e rápidas. Ao chegar no ocidente, esta técnica incorporou os preceitos do Fly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder:

Fábio, se a gente for escarafunchar no DNA da tenkara, vai descobrir que a diferença primordial mesmo

está na técnica mais do que no equipamento.

Os japas que pescavam comercialmente nas montanhas tinham 2 problemas a solucionar.

1- Eles já sabiam que tempo é dinheiro e não podiam perder tempo trocando iscas (minhoca ou outro engodo natural). Menos tempo perdido trocando isca significava mais tempo pescando, e isso foi resolvido com as kebaris.

2- O segundo problema era apresentar a isca nas corredeiras sem que ela e a linha fossem arrastadas

pela correnteza. A solução veio na forma de uma vara longa e uma linha leve, tão leve que sofria pouco com a ação da gravidade

mas poderia ser lançada na outra margem e apresentar a mosca livre de dragagem dando tempo pra truta engoli-la.

...Por isso digo que, tecnicamente, NÃO pratico tenkara aqui em Natal.

Apenas faço uso do equipamento tenkara como ferramenta pra praticar outras técnicas de pesca com mosca...

O que também não tem nada de errado... O importante é pescar. :cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grato amigos !!!

Muito esclarecedor !!!! Realmente era esta a minha sensação em relação a esta modalidade de pesca. Acredito ainda que venha a ser muito produtiva na pesca da truta facilitando os arremessos quando utilizarmos o modo rio acima. Vou curtir bastante neste retorno a Patagônia.

abraços

Fabio Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Fábio, ouso dizer que a essência da tenkara como praticada no Japão está mais no

conjunto linha isca do que propriamente na vara. Claro que se usarmos uma vara projetada pra isso tanto melhor.

No up stream com uma linha leve tipo fluorocarbono e uma isca bem leve

você poderá apreciar todas as vantagens da técnica original:

Apresentações impecáveis e livres de drag (sem necessidade

de ficar fazendo "mending line"! )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.