Ir para conteúdo

2 TenkaraBr 10'10"- do Emanuel de Quadros


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Uma com cabo em cortiça decorada e outra com cabo em molongó branco e cortiçarana.

Para tabaranas do rio Tibagi.

002_zps3ad0ae9e.jpg

005_zps9bfdcbf8.jpg

006_zpsf91ef438.jpg

008_zpse0f80e51.jpg

011_zpsebf509fc.jpg

012_zps474d4aa1.jpg

Editado por Jorge Pozzobon
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O anel Yin Yan ficou show! :okok:

Tabaranas na Tenkara? :huh:

O Emanuel e a Daniela estão com um grande desafio nas mãos. ;)

Se bem que não posso dizer nada, pois na prática, não sei nem mesmo dizer qual a cor dos olhos desse peixe. :ph34r:

Boa pescaria para os dois! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Fausto,.

Mas quase tudo que se consegue pescar com uma fly #2 ou #3, se consegue também com uma tenkara, claro que dependendo da habilidade da pecinha atrás da vara.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Com certeza. :D

Um dia vou testar a pesca com Tenkara, quem sabe até mesmo com as trutas da Patagônia, mas as pequenas. Tenho curiosidade em ver na prática o líder do conjunto Tenkara em ação, mas bem que o mundo Tenkara podia oferecer algo pronto, sem ser trançado. Uma vara dessas de 10,10 pés usa um leader de quantos metros?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com certeza. :D

Um dia vou testar a pesca com Tenkara, quem sabe até mesmo com as trutas da Patagônia, mas as pequenas. Tenho curiosidade em ver na prática o líder do conjunto Tenkara em ação, mas bem que o mundo Tenkara podia oferecer algo pronto, sem ser trançado. Uma vara dessas de 10,10 pés usa um leader de quantos metros?

T+

Fausto, utiliza uma linha trançada em tudo similar ao líder de fly, começando grossa e terminando fina ou uma linha que criei para as tenkara tipo uma WF de fly. com peso mais dianteiro.

Bem para uma 10'10", a linha deve ter entre 3,50 m. e 4,00 m. + 1 pré-tippet de 60 cm. e + 1 a 1,5 m. de tippet de espessura 4 a 6X.

Posso te garantir que para as trutas da serra catarinense são muito efetivas, com lambarís e saicangas também, Tem amigos tirando até pequenos dourados com elas, por isso acredito que os amigos possam ter sucesso com as tabaranas, pois se comportam e são semelhantes a pequenos dourados.

Olha o batismo de uma delas neste final de semana na região de Lages.

http://moscasdaserra.blogspot.com.br/2013/10/tenkara-batismo.html

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa foto ficou show. :)

DSC06663.JPG

Pergunta:

Diga-me Jorge, essas varas são customizadas por ti eu sei, mas os blanks são fabricados especificamente para que seja montada uma vara Tenkara ou é uma vara telescópica normal? :mellow:

Lembro-me um pouco de nossa conversa em Lajes, mas como é um assunto interessante, desejo ter aqui como informação para a comunidade. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Essa foto ficou show. :)

DSC06663.JPG

Pergunta:

Diga-me Jorge, essas varas são customizadas por ti eu sei, mas os blanks são fabricados especificamente para que seja montada uma vara Tenkara ou é uma vara telescópica normal? :mellow:

Lembro-me um pouco de nossa conversa em Lajes, mas como é um assunto interessante, desejo ter aqui como informação para a comunidade. ;)

T+ :)

Fausto, elas são telescópicas, mas não é qualquer uma que serve para uma boa tenkara, tanto é que em minha pesquisa inicial de 3 meses para confeccionar a primeira testei 18 marcas de varas com diversas ações e 82 linhas até chegar ao equilíbrio adequado.

Eventualmente podes fazer uma tenkara com qualquer vara telescópica, agora se vai dar uma boa tenkara é outro departamento, porque linha e vara se complementam, a linha deve ter peso adequado à vara, pois do contrário não irá castear bem.

As varas que uso suportam ao redor de 6 lbs., o que permite a captura de peixes acima de 2 kg. Claro é que exige um pouco mais de habilidade da pecinha atrás da vara do que o fly, pois não tens a possibilidade de dar linha ao peixe, mas, como diz o Ricardo Bercker (um dos melhores pescadores de tenkara que conheço e que muito me ajudou no início com os testes de campo e na confecção da bancada gabaritada de 6 m. para a confecção das linhas) é muita adrenalina quando entra um grande e você só tem a ação da vara e a tua ação para trabalhar o peixe.

Realmente essa foto aí ficou muito boa, a pescaria foi no final de semana entre os municípios de Painel e Urupema( o município mais frio do Brasil), na serra catarinense. E só no sábado, com um companheiro amigo

pescando de fly, o escore foi 9 a 1 para a tenkara, o que prova sua efetividade.

Grande abraço

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Complicada essa questão de equilíbrio, pois parece que temos que montar um líder específico para determinada vara. Já no Fly isso não acontece, pois as varas são fabricadas em função das linhas industrialmente fabricadas, tornando a coisa mais simples. Esse líderes não são fabricados industrialmente?

Bom ter a pesca Tenkara divulgada por aqui e mostrando sua eficiência também. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Complicada essa questão de equilíbrio, pois parece que temos que montar um líder específico para determinada vara. Já no Fly isso não acontece, pois as varas são fabricadas em função das linhas industrialmente fabricadas, tornando a coisa mais simples. Esse líderes não são fabricados industrialmente?

Bom ter a pesca Tenkara divulgada por aqui e mostrando sua eficiência também. :ok:

Aqui no Brasil, que eu saiba só eu estou confeccionando, apesar de ter notícias de que alguns pescadores estão se aventurando a montar para eles. O Guerreiro tem grande conhecimento desses líderes, mas o gabarito dele parece que só permite confecção máxima de 2,75 m. o que só serviria para micro-tenkaras.

Tem alguns usando líderes emendados de monofilamento e alguns em pesca leveusando apenas fluorcarbono na bitola 0,30 a 0,40(adequando o peso à ação da vara) e mais um tippet de 1 a 1,50 m.

O conjunto de linha + pre-tippet + tippet pode variar de 1vez a 1 vez e meia o comprimento da vara mas não utltrapassar isto, pois torna difícil o manuseio e casteio.

Todas as tenkara que faço vão acompanhadas de duas linhas, uma mod. PB (tradicional no Japão e States que tem peso maior no butt da linha) e uma mod. PF que tem peso dianteiro a exemplo de uma WF de fly (melhor casteio, criação minha, hoje já copiada nos States).

E quando alguém precisa de alguma linha forneço.

Qualquer dúvida é só perguntar mais que terei prazer em responder.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bacana seu trabalho Jorge,

Gostei das duas, mas a que tem cabo em molongó branco e cortiçarana está especial! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Parabéns e Grande Abraço ;)

Obrigado André, normalmente faço em cortiça, às vezes me pedem em madeira e aí são especiais.

Mas acho que vais gostar também de uma que fiz para o KidOcelos para batizar no dia 15 de novembro em evento de pesca de trutas da ABPM na serra catarinense.

Olha aí

018_zps6fcaa5e7.jpg

019_zps697e1317.jpg

024_zps96b4aa01.jpg

027_zps00bccaae.jpg

028_zps03b5eb3e.jpg

Nessa aí foi usado molongó preto, molongó branco e anéis de taperebá no cabo, na decoração uma caricatura do Kid, feita por ele.

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Jorge, bonito artesanato, parabéns

Tenho uma Yokoshima 10' de ação 7:3 e nunca pesquei com ela, a não ser uns cinco minutos em Ausentes, não tenho linha adequada pra ela, Te pergunto, me vende duas linhas?? se sim, "talvez" vá a estrear ela, depois de 4 anos acumulando pó...

Mando mp para não deturpar o tópico que esta andando muito bem, ok??

Abraço

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Jorge, bonito artesanato, parabéns

Tenho uma Yokoshima 10' de ação 7:3 e nunca pesquei com ela, a não ser uns cinco minutos em Ausentes, não tenho linha adequada pra ela, Te pergunto, me vende duas linhas?? se sim, "talvez" vá a estrear ela, depois de 4 anos acumulando pó...

Mando mp para não deturpar o tópico que esta andando muito bem, ok??

Abraço

Dilvo

Lembro quando você comprou, estava todo entusiasmado, achei que já tinha usado. Te consigo as linhas sim, só não se esqueça que elas são balanceadas para as que faço. Tu não vens a Passo Fundo uma vez ou outra, pois o ideal seria testar com as minhas e ver se precisa mais ou menos peso nas linhas. Entra no meu face Jorge Pozzobon e Isabel ou Skype: byjorge.customrods

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O que significa ação 7:3? :mellow:

Esse mundo Tenkara é pouco conhecido e pena que seja assim. :(

Pesquisando posso encontrar esse tipo de informação em sites estrangeiro, mas divulgar a modalidade em nosso idioma seria muito mais interessante para os iniciantes. Você como o maior incentivador da modalidade aqui no Brasil poderia criar um fórum e assim o conhecimento ser transmitido, bem como fortalecer o seu trabalho. Mas fórum exigem tempo para uma boa administração. Um blog já um caminho, é uma opção, mas funciona de forma diferente.

Vá em frente Jorge e já estou pensando em ver na prática como é pescar as trutas patagônica na modalidade Tenkara. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que significa ação 7:3? :mellow:

Esse mundo Tenkara é pouco conhecido e pena que seja assim. :(

Pesquisando posso encontrar esse tipo de informação em sites estrangeiro, mas divulgar a modalidade em nosso idioma seria muito mais interessante para os iniciantes. Você como o maior incentivador da modalidade aqui no Brasil poderia criar um fórum e assim o conhecimento ser transmitido, bem como fortalecer o seu trabalho. Mas fórum exigem tempo para uma boa administração. Um blog já um caminho, é uma opção, mas funciona de forma diferente.

Vá em frente Jorge e já estou pensando em ver na prática como é pescar as trutas patagônica na modalidade Tenkara. :ok:

Tem alguns blogs já no Brasil vou te passar um de alguém que pesca muito de tenkara e que está sempre testando alguma coisa diferente e já pescou mais de quinze variedades de peixe nas tenkara de lambarí a baby tarpon. É o blog do Carlos André Blatt, aliás o mentor intelectual da montagem da tenkara no Brasil, o blog dele é http://flykaipira.blogspot.com.br/

Aí vai mais um: http://tenkarafishing.blogspot.com.br/

No blog do Coimbra sempre tem alguma coisa também: http://coimbrafly.blogspot.com.br/p/tenkara-by-jorge-pozzobon.html

No facebook: Grupo Tenkara fishing

Ah..... no fórum flyfishingbrasil tem um subfórum só sobre tenkara. Que tal um aí no mosqueiros do Rio, fica mais fácil. Eu te ajudo nas explicações,

Vamos agora ao significado da 7:3, isto é a ação da vara, onde considere que 7 partes (ou 70% ) da vara não vergue e 3 partes (30%) verga, então seria uma vara de ação rápida. As que mais existem são 5:5, 6:4, 7:3 e 8:2. As mais usadas 7:3 e 6:4

Então:

5:5 ação lenta

6:4 ação média

7:3 ação rápida

8:2 ação extra rápida

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fez bem ao divulgar tais links Jorge, esse é o principal objetivo desse fórum. ;)

Sim uma seção ou subfórum sobre Tenkara seria de fato muito interessante e vamos conversar sobre isso sim senhor. :ok:

Obrigado pela explicação e vou ficar atento a ela quanto a ação dessas varas, e desde já te digo que nem imaginava ser assim.

Pergunta: Das varas telescópicas ditas Italianas, qual delas seria de seu interesse montar uma Tenkara? :mellow:

Sim estou cheio de maldades. :cool:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se Eu fosse comprar uma hj, seria ou 6:4 ou 5:5...mas já que fiz a besteira... vou tentar as linhas com o Jorge Pozzobon.

Dilvo

Dilvo, a 7:3 se presta e muito para as trutas da região de Lages, apenas na 6:4 acho que talvez tenhas mais esportividade um pouco.

Quanto as linhas dá um grito a hora que quiseres.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se Eu fosse comprar uma hj, seria ou 6:4 ou 5:5...mas já que fiz a besteira... vou tentar as linhas com o Jorge Pozzobon.

Dilvo

Dilvo respondí tua mensagem, qualquer coisa entre em contato

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fez bem ao divulgar tais links Jorge, esse é o principal objetivo desse fórum. ;)

Sim uma seção ou subfórum sobre Tenkara seria de fato muito interessante e vamos conversar sobre isso sim senhor. :ok:

Obrigado pela explicação e vou ficar atento a ela quanto a ação dessas varas, e desde já te digo que nem imaginava ser assim.

Pergunta: Das varas telescópicas ditas Italianas, qual delas seria de seu interesse montar uma Tenkara? :mellow:

Sim estou cheio de maldades. :cool:

T+ :)

Fausto, como te disse antes estou à disposição para colocar um histórico da tenkara e similares,,,, equipamentos e técnicas, aliadas a boas fotos de pesca, estas dos amigos, pois tenho pescado muito pouco, está faltando tempo. Acredito que um tópico só de tenkara também atrairia os tenkareiros de plantão para o fórum

Quanto às telescópicas italianas, me colocaste numa sinuca de bico, pois não conheço nenhuma italiana, mas se me mandares alguma podemos verificar se dá uma boa tenkara, o que é bem possível se forem varas de qualidade, e aí monto uma para você e faço as linhas adequadas para ela.

Se quiser o endereço é

Jorge Pozzobon

Rua Senador Vergueiro, 156 - Vergueiro

99020-040 - Passo Fundo - RS

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei ao certo, mas acredito que são varas da marca Triana, das quais há diversos modelos de varas telescópicas para a pesca de carpas na Europa. Vou consultar meu amigo "italiano" e ver qual o modelo na faixa de 10' ele consegue para mim e te aviso. ;)

Sim quero uma vara Tenkara para usar na Patagônia e dar na cara das trutinhas usando as moscas Kebaris que afundam. :ok:

Dizem que essas moscas são tão assassinas quanto as wets e spiders do Fly Fishing. :ph34r:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não sei ao certo, mas acredito que são varas da marca Triana, das quais há diversos modelos de varas telescópicas para a pesca de carpas na Europa. Vou consultar meu amigo "italiano" e ver qual o modelo na faixa de 10' ele consegue para mim e te aviso. ;)

Sim quero uma vara Tenkara para usar na Patagônia e dar na cara das trutinhas usando as moscas Kebaris que afundam. :ok:

Dizem que essas moscas são tão assassinas quanto as wets e spiders do Fly Fishing. :ph34r:

T+ :)

Vou pesquisar a marca das varas,pois não as conheço, quanto as kebaris, realmente, algumas são muito boas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.