Ir para conteúdo

Os primeiros peixes ninguém esquece


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Ontem surgiu uma inesperada situação: o meu filho mais novo teve que viajar com a mãe, restando o mais velho (8 anos) num domingão sem programação...

Aí me veio à mente o método Gerson Kawamoto de ensinar pesca a crianças: não importa o quanto eles peçam, não os leve para pescar até eles atingirem o limite e acharem que nunca pescarão com você... aí leve para pescar num dia e lugar que você sabe que vai dar peixe pra cacete e está feito o estrago. Foi o caso, pois já fazia uns meses que me recusava a levá-los pra pescar... e com os dois os mesmo tempo nem rola.

Pois bem, ontem foi o dia ideal do mais velho. Ele sabia que pescaríamos desde sexta de noite. Aí no domingo de manhã estava programado de atarmos nossas moscas. Levantei umas 10, tomei meu café calmamente, sentei pra ver Piratas do Caribe com ele e nem liguei para os olhos esbugalhados de "não-vai-dar-tempo-de-atar-as-moscas-pai-pelamor-vamos-AGORA". Vimos o filme, que doravante será denominado Torturas do Caribe e lá pelo meio dia sentamos pra atar nossos mosquitos.

Ele atou perfeitamente 3 ninfas #16 com beadhead e um corpo especial que uso pra pegar tilápias, sentindo a tensão das palavras do pai: senta e ata suas iscas... pois é com elas que vamos pescar. No final da sessão de atado estava quase entrevado de tensão, mas realmente as iscas dele seguiram perfeitamente a receita que uso: se tivesse tilápia atacando, era certeza pegarmos algumas.

Lá pelas 14 horas, seguimos para o almoço. O menino estava sem fome, acreditam? Estava tão ansioso que sequer pensou em comida. Ainda assim o pai estava e foi obrigatória a parada no china para comermos algo.

15 horas chegamos no clube: nuvens pesadas, vento, alguns trovões distantes :dry:

Montei o equipo #1, soquei pelos bolsos o resto do material (caixa de moscas, tippets, lanyard, etc.). Troquei o tippet velho por um 0.18 e lasquei a ninfa do menino na ponta, enquanto ele olhava atentamente.

"Como vai ser pai?"

"Eu arremesso nos lugares certos e te passo a varinha."

"Eu não vou arremessar?"

"Não. Hoje sua função é entender como segurar a varinha, trabalhar a linha e qualquer peixe que você pescar."

"Tem certeza?"

"Tenho. Arremessar em dia com vento não é a melhor coisa pra quem tá começando e, vai por mim, arremessar com uma varinha #1 hoje não seria divertido."

"Tá bom... como é que eu vou saber se o peixe está atacando a isca?"

"Nem vou perder meu tempo explicando... você vai saber." (e não é assim mesmo? alguém já conseguiu explicar isso para uma pessoa que nunca pescou?)

"É?"

"É." repliquei com firmeza ante o olhar desconfiado.

Num dos primeiros arremessos entra uma tilápia grande que bodocou a varinha #1 até o talo. Eu vi o olho arregalando de espanto e a mão quase ficando branca de tanto apertar o punho da vara! HAHA

Mas ele trabalhou a linha surpreendentemente bem (eu nem havia ensinado que o indicador segurava a linha enquanto que a outra mão puxava o peixa e ele fez isso de forma instintiva), puxou seu primeiro peixe até que eu pudesse segurar o líder, isso tudo entre gargalhadas, caretas e olhares surpresos com a força do peixe. Depois de um olhar cuidadoso, a devolução carinhosa da tilápia.

Resultado de 2 horas de pescaria: ele pegou 11 tilápias (algumas grandes para o lago Paranoá) com a isca que atou, levou uma espetada de barbatana de tilápia que arrancou lágrimas, tomou chuva, ficou com frio, ficou fedorento (cachorro molhado + gosma de peixe + doritos picante) e ficou feliz. Ontem foi dormir choramingando de cansaço, que a mão ainda doía e que pescaria machucava os peixes, mas acordou hoje dizendo que pescaria era muito divertido, apesar de a mão ainda doer...

"Como foi a puxada do peixe, filho? Descreva ela pra mim." perguntei curioso.

"Hmmm... foi como se um gorila mutante estivesse puxando com força, pai."

"Hmm... ok." respondi, fazendo força pra não rir. Cada um descreve a puxada do peixe como quiser :laugh:

Foi um bom dia entre pai e filho. Acho que ele vai lembrar disso por um bom tempo e, quiçá, se interesse em continuar pescando.

:happy:

father-and-son-fishing-joyce-lapp_zps9d5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Muito bancana!!!

Me fez lembrar meu primeiro conjunto vara de fibra/molinete e da primeira vez que meu pai me levou pra pescar carapicús, dei de lavada nele! (sorte de principiante) :p

Cuidado, essa empolgação toda pode "criar um monstro" e você pode passar a ser acordado às 05:00h da manhã por um tarado que não conseguiu nem dormir direito esperando chegar o fim de semana pra fisgar uns bitelos. Quem sai aos seus não degenera! :happy:

Parabéns ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ontem ele "deu de lavada" no pai também... era parte da estratégia rsrs. Enquanto ele descansava um pouco eu pesquei algumas tilápias (~15) pra tirar a fissura, afinal o dia era dele. A contagem final foi "11 a 4" :laugh:

Aqui no lago a pescaria de tilápias é um troço extremamente técnico e 4 anos de tentativas ensinam uma coisa ou outra ao pescador. Não teria graça nenhuma para ele ver o pai tirar umas 30 tilápias, uma atrás da outra, enquanto ele ficava apenas com 10. Deixa para ele ver a dificuldade real da pesca quando ganhar um equipo #3, aprender a arremessar e for atrás das próprias.

Seu pai te enganou também? :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nunca havia pensado nisso. :huh:

:laugh:

Mas pensa bem, André. A estratégia é boa: que forma melhor de cativar um menino, além de tudo o mais ser divertido, que "bater" o próprio pai no jogo dele? Para todos os efeitos o pai é uma figura invencível!

É incentivo na veia! :okok:

E, no fim das contas, pescaria é um lugar selvagem e sem regras :laugh:

Comigo aconteceu nem uma, nem duas vezes de eu ser o único ser humano a pegar alguma coisa numa praia lotada de pescadores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mandou bem paizão! :okok:

Meu filho, o "Dr. Bactéria", não gostou dessa coisa chamada pesca. :(

Devo ser muito ruim em tentar ensinar alguém a pescar. :p

Ele está perdoado, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Dá um filme... Eu fico imaginando como o teu guri vai contar isso lá na frente. Essas coisas marcam! Eu me lembro do melhor presente de Natal que já recebi. Dez esperas montadas pelo meu avô materno, José Braun. Ele montou 50 para mim, 2 irmãos e 2 primos todos com 10-11 anos. E logo depois fomos pescar com elas...

Teu guri tem uma bela história prá contar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Bela estória Jost!

Meu filho tem apenas 2 anos, e depois de tanto me pedir, levei ele em um P&P no interior próximo a casa de meus pais.

Por ele ser muito pequeno, deu uma varinha telescópica, sem anzol e ele ficou brincando por um bom tempo. Quando peguei algumas, pedia a ele que me ajudasse, mais o que ele mais gostou mesmo foi de ficar jogando ração na água...kkk...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.