Ir para conteúdo

Tenkareando no Mocotó


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Dessa vez estavam tão pequenos quanto os lambaris aqui do rio Bananeiras e Pirinéus. :D

Já estava ficando frustrado por não achar os maiores e finalmente os encontrei no rio Macaé. ;)

Mandou bem na Tenkara seu Gama, mas não abandone o Fly Fishing. :ok:

T+ :)

P/S: Testei sábado agora numa pescaria de tucunarés dois de seus leaders trançados em linha 0,12 mm e estão aprovados. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dessa vez estavam tão pequenos quanto os lambaris aqui do rio Bananeiras e Pirinéus. :D

Já estava ficando frustrado por não achar os maiores e finalmente os encontrei no rio Macaé. ;)

Mandou bem na Tenkara seu Gama, mas não abandone o Fly Fishing. :ok:

T+ :)

P/S: Testei sábado agora numa pescaria de tucunarés dois de seus leaders trançados em linha 0,12 mm e estão aprovados. :okok:

Ok Fausto obrigado...

O fly é impossível de se abandonar Fausto...

Editado por Gama
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Como sempre, a maestria e brasiliana simplicidade do simpático casal que, há muito, são verdadeiros Embaixadores da Pesca no ( meu saudoso) Norte Fluminense!

Parabéns ao Casal! Pela pesca e harmonia com que a comungam. :bs-aplauder:

Dias atrás, saindo de um jejum de muitos meses tratando do braço, tentei um reinício aos treinos de casteios leves, em rio cor de chá, que corre da zona rural ao litoral de Mongaguá-SP, onde tinha certeza de encontrar uns lambas pra animar. Deixava a linha dragar até uma curva à esquerda, onde sombrosa árvore debruçava, como querendo mirar-se na água. Mesmo sob seus ramos, nada de vida...

IlzaRetornaaoCasteio.jpg

Não sei se por haver P-pagues próximos ( que parecem usar lambas p alimentar traíras, etc), mas o máximo que vi, foram minúsculos peixinhos de 2 a 03 cm de comprimento por 0,5 cm de diâmetro. De lambas, nem sinal. Com p-pagues a montante, contaminariam a água com dejetos, de modo a diminuir-lhe taxa de O² exigida pelos lambas?

Quando eu era criança, a pergunta a seguir era desnecessária e seria surrealista. Mas, "alguma dica para identificarmos rios e trechos promissores? "

Relevem meu desviar do tópico, mas imagino que o experiente casal possa me ajudar no probl acima.

Mais uma vez, parabéns ao Casal de Embaixadores! :ok:

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ilza os lambaris também são encontrados em trechos dos rios com água parada e até mesmo em pequenos lagos e açudes, mas encontrá mais quantidade e maiores, em trechos com corredeiras. ;)

Em trechos com água mais forte o alimento passa em maior quantidade e por isso há maior concentração de predadores como os lambaris. Além disso o material mais leve (no máximo #3 e de preferência mais leve) ajuda a sentir os pequenos puxões que os lambaris dão na linha e pode ser também esse um dos motivos de não estar sentindo a ação deles, por isso usamos um tippet bem fino, para aumentar a sensibilidade. Faço uso de tippet 7x mas se não encontrar, pode usar líder 6x e não tendo nem um nem outro, compre o carretel de linha de Nylon mais fino que encontrar, tipo 0,10 mm ou 0,12 mm algo também muito difícil de se encontrar, mas tem.

Depois que localizar os lambaris com ninfas ou imitações de larvas, poderá brincar com eles usando pequeninas moscas secas e por questão de dificuldade de enxergar, ato as mosquinhas em anzol #20 ou #22. Se bem que um amigo meu me desafiou a atar um mosca seca em anzol #36, algo que ainda não fiz, mas vou fazer. :happy:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gde. Boss,

Grata pelos dados inaugurais da pastinha "Lambas". :ok:

Imagino ( só imagino...) que, além do motivo apresentado para a localização dos lambas nas águas rápidas, sua pureza e re-oxigenação por que passam estas, tb deve atraí-los, visto informe de que exigem um mínimo de salubridade e O² dissolvido. ;)

Fausto, em 17 Out 2013 - 08:32, disse:

"...pode usar líder 6x e não tendo nem um nem outro, compre o carretel de linha de Nylon mais fino que encontrar, tipo 0,10 mm ou 0,12 mm algo também muito difícil de se encontrar, mas tem..."

(cortei).

Embora ele já tenha sofrido usos e divisões c colegas, ainda tenho parte razoável deste antigo rolinho...( pra atado e tippet " p ribbi") LinhaInvisGrilon010libeacutelulaeant.jpg

Qualquer dia retorno mais preparada, tentando à montante dos P-pagues, onde o rio apresenta desde águas rápidas a poços profundos. A dificuldade é apenas o acesso ( fora da estrada, mato a dentro) , além do medo da expressiva população local de.... "jararacas" :blink::( .

Vlw! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Inauguramos recentemente uma seção, Nossos Peixes (Wiki), exatamente para concentrar essas informações, bem a propósito:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=8700

Use e abuse ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Inauguramos recentemente uma seção, Nossos Peixes (Wiki), exatamente para concentrar essas informações, bem a propósito:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=8700

Use e abuse ;)

Putz ! :blush:

Peço que relevem minha falha em desconhecer esta "Wiki"; e especialmente ao Casal, o desvio do tópico.

Vlw a dica, André ! Já dei uma "bisoiada" e, à noite, lerei com calma :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Menina tu tem uma joia rara nas mãos. :D

LinhaInvisGrilon010libeacutelulaeant.jpg

Um carretel de 85 gramas de linha 0,10 mm seria o manjar dos deuses para quem fabrica líderes trançados como, por exemplo, o Jorge Pozzobon e o Nivaldo Guerreiro. Eu tenho a tal "trapizonga" que trança os líderes, na época comprava carreteis de 100 metros de linha 0,12 mm e se eu tivesse um carretel desses seria tudo mais fácil, pois um líder trançado "come" muita linha. Agora não tranço mais líderes e se você souber onde vende tal bobina, passa um e-mail para os amigos citados, pois será uma informação muito útil para eles.

Quanto as jararacas e outras cobras, vá caminhando de forma bem barulhenta e avisando elas que vocês está chegando, pois cobra não gosta de barulho. Uma perneira protegendo o calcanhar até pouco abaixo do joelho é fácil de se fazer, mas é chato de montão usá-las. A maioria dos acidentes com cobra são pessoas picadas no pé ou pouco acima do calcanhar. Fora isso, é porque a pessoa botou a mão onde não devia.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"... se você souber onde vende tal bobina, passa um e-mail para os amigos citados, pois será uma informação muito útil para eles."

( Cortei)

Esqueci-me de postar a “fonte”, tal como, há muito, já fizera noutros fóruns. Sorry ! :blush::blush: :

“Rolinnho” 0,10mm:

http://www.aslan.com.br/scripts/produto/armarinho_aviamento.asp?LINHAS%20INDUSTRIAIS=Linha%20Grilon%20p%20%20Costura%200,10mm&idProduto=976&stCodCatProduto=09&stCodSubCatProduto=03

Outras Bitolas: rolar pag abaixo:

http://www.aslan.com.br/scripts/produto/trico_croche.asp?stCategoria=LINHAS%20INDUSTRIAIS&stCodCatProduto=09&stCodSubCatProduto=03

O Guerreiro já tinha visto. Pozzobom tb deve conhecer; mas att., mandandarei mp p ele.

Contra Cobras: Imagine o tanto que ouvi :unsure: por, muitos meses atrás, ter trocado um "Coturno Militar" que ganhei do previdente marido ( mas achei algo muito masculino :angry: e sem previsão de uso ) por uma "sandália rasteirinha" :wub:(?!) . Mais pra frente, recomponho :frusty: .

Vlw p dicas ! :ok:

PS: Compramos a linha na Lj Fisica. Desconhecemos o Custo Frete via loja. Se excessivo, nos dispomos a "comprar e/ou retirar e enviar". Preferencialmente com eventual colega interessado se antecipando nas negociações de $$ e condições c/ a loja ( pra evitar discrepância de valores e resultante mal entendido ).

PS : Reitero desculpas ao Mestre Gama p desvios

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.