Ir para conteúdo

Dicas de como fazer Wing Burner


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Resolvi criar esse tópico de modo que as dica iniciada pelo Beto Saldanha fique mais fácil de ser consultada.

Fausto

____________________________________________________________________

Porque ele não faz um - nada pode ser mais fácil. Uma chapa de metal fina - recorta no formato que achar melhor. É só

lrgwingburner9.jpg

Editado por Fausto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

E eu tb pensei, mas só que sugerindo fazer uns semi descartáveis, usando apenas tesoura e lata de refrigerante. O alumínio dessas latas é facilmente cortado com tesoura comum, mesmo dobrado. Como é um material relativamente frágil, depois de um tempo fica meio despinguelado, mas aí é só fazer outro em segundos

Mas, é claro, um set desse como o da foto do Beto é muito mais chique e durável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

No final da página tem 2 arquivos com desenho das asas ... é só ajustar a escala, imprimir e fazer seus wing burners ...

http://www.fullwingburners.com/cart/

Excelentes dicas... estava mesmo me perguntando se haveria esse tipo de desenho pronto pra uso...

Valeu moçada.

:happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tempos atrás, sofri pra caramba :frusty: , só pra tentar uma (01) "forminha de asa " com a latinha de refri, como sugere o Célio . Mas mostrando ao marido a brilhante dica Mauro... :ok:

No final da página tem 2 arquivos com desenho das asas ... é só ajustar a escala, imprimir e fazer seus wing burners ...

http://www.fullwingburners.com/cart/

... E embora "boiemos" geral nisto e em tudo, pedi a meu "vassalo" :D que me trouxesse uma folha fina de alumínio, assim que encontrasse nalguma sucata. Ontem ele me trouxe uma folha aparentemente de bronze (espessura parecida de um papel de impressora; mas provavelmente usada em "eletrônica", dado o tipo de sucata onde encontrada). Caso tentemos uns moldezinhos, alguma dica p/ ajuste dos tamanhos ou "escala", cf citado ?

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Vou tentar gerar um pdf em escala e anexo aqui ... mas pode conseguir da seguinte forma:

1 - imprima 1 pagina do arquivo com as figuras e com a escala ( 1.000 ) que equivale a 1 polegada.

2 - com a pagina impressa, faca a medida em cm da escala. Se estiver com 2,50 cm esta correta, s e não e só fazer regra de três e ampliar ou reduzir na maquina copiadora ... exemplo.

A medida deu 3cm. Ampliação= 2,5/3,00= 0,8333 , neste caso reduzir a 83,33%

Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ilza essa folha que está se referindo deve ser de latão e é mais fácil de trabalhar, se for muito fina, pode amassar facilmente. Quanto a escala, creio que pequenas diferenças assim não devem fugir muito ao proposta inicial, só testando mesmo.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quanto mais grossa a folha do metal, tanto menos dano à pena ou material a ser queimado que fica entre as lâminas. Se for usar material muito fino pra fazer o burner, tem que ficar atento ao isqueiro.

Além disso, as lâminas do burner têm que ficar bem coladinhas uma na outra na hora de queimar, do contrário a chama penetra por entre as lâminas e deforma o material.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Vou apresentar uma possível solução (teórica, usando o Corel Draw), a qual percorri em todos os passos, exceto a IMPRESSÃO pois a impressora está pifada, aqui na minha sala. Ao chegar em casa, ao final da tarde, vou tentar e imprimir.

Vão aí os procedimentos:

(i) No rodapé da página FULL WING BURNERS, clique num dos Patterns (1 ou 2).

(ii) Vai aparecer uma das páginas com os padrões de Wing Burners. Se deslocar o mouse no sentido para o canto inferior direito, desta página, aparecerá um barra de ferramentas, escolha o disquette e salve o arquivo.

(iii) Entre no Corel Draw, escolha NEW para aparecer um quadro em branco.

(iv) Na barra de ferramenta escolha IMPORT, e importe o arquivo (Acrobat) para o Corel.

(v) Ajuste as réguas (Horizontal e Vertical) para o princípio da escala contida no desenho.

(v) Na segunda barra horizontal do Corel aparecerá (em PERCENTAGEM) o Zoom Level, modifique até bater algo perto de 2,54 cm. Na minha tentativa foi c.a. de 140 %

(vi) Mande imprimir, isto eu não pude fazer como expliquei acima.

Boa sorte.

P.S

Imagino que exista uma solução, até mais fácil, usando o Photoshop, mas...isto é para o Beto Saldanha

Editado por HDayan
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estou longe de usufruir verdadeiramente disto nos atados onde engatinho; e ( ao menos no presente) até mesmo de aproveitar as elaboradas dicas do H Dayjan ( não tenho nem conheço Corel e Photoshop :frusty: ), mas pelas quais muito agradeço. Então, só por ousadia, acho que breve tentarei seguir a dica do Mauro Cba ( onde a diferença de tamanho dos desenhos foi mesmo mínima; e não maior da que pode surgir durante tentativa de recortar os desenhos na chapa: Até pra recortá-los na latinha de refri, sofri :(. Meu escravo-incentivador tentou facilitar-me , me presenteando com uma "baita tesoura de cortar metal". Mas tão difícil aos 02 manuseá-la, que preferi a da cx de costura mesmo.

Legal o alerta do Jost, ref a maiores danos às penas ou material substituto, qto mais finas as lâminas do Wing Burner. Tvz se possa tentar amenizar tais riscos, usando daqueles "isqueiros micro maçaricos, e direcionando a chama apenas para o material que sair p fora das lâminas" ( nas 1ªs e antigas tentativas disto, não gostei do resultado.... [ meu pitaqueiro supõe que isto não seja fácil; chutando que o "calor específico" do metal deve facilitar a propagação rápida da alta temperatura pelas lâminas ( e pegando a dica do Jost ), em velocidade maior pela pouca espessura..., danificando a pena ou substituto. ] Se não conseguir aprimorar esta "queimada"; uma vez que moldar folha grossa seria ainda mais difícil, meu "pitaqueiro" me sugere pesquisar um jeito de recortar várias lâminas finas de moldes iguais ( falar é fácil....kkk) , e colá-los, sobrepondo as lâminas até atingir espessura ideal ). :hum:



Ilza essa folha que está se referindo deve ser de latão e é mais fácil de trabalhar, se for muito fina, pode amassar facilmente. Quanto a escala, creio que pequenas diferenças assim não devem fugir muito ao proposta inicial, só testando mesmo.

T+ :)

Fausto, chutei "Bronze", querendo me referir a "Cobre", mas pode ser "latão" ( como sugeres) ou qqer coisa que usem em eletrônica ( nem sabemos pra que). Importa que é muito fina, e demandará a sobreposição acima. Como marido citou que viu pedaços de uma maq que supos ser de RX na Sucata ( de mat eletro-eletrônico), receamos que esta chapa esteja relacionada e possa conter algum material radioativo :blink: . Agradeceríamos parecer de algum entendido

Tem face tipo "cobre"; e verso ( metade direita na foto, onde dobrei a chapa ) revestido por um "filme plástico" ( que obviamente se queimará de imediato, sob as chamas).

ChapaCobre.jpg

Se não for de mat radioativo, e realmente de cobre; cf o calor específico deste, pode ser interessante o uso. Mas só arriscaremos manuseá-la e queimá-la, após respostas tranquilizadoras qto os riscos acima. Ajuda aí, pessoal !!

Agradecendo a todos pelas dicas no brilhante tópico _ que ganha âmbitos mais técnicos que comerciais; me pergunto se, após atingido o fim que motivou o autor, não seria interessante nosso Boss mover o tópico p/ o sub-fórum "Área Técnica - Equipamentos - Acessórios ", ou linká-lo àquele de alguma forma.

Abç a tds.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"...Como marido citou que viu pedaços de uma maq que supos ser de RX na Sucata ( de mat eletro-eletrônico), receamos que esta chapa esteja relacionada e possa conter algum material radioativo :blink: . Agradeceríamos parecer de algum entendido

Tem face tipo "cobre"; e verso ( metade direita na foto, onde dobrei a chapa ) revestido por um "filme plástico" ( que obviamente se queimará de imediato, sob as chamas).

ChapaCobre.jpg

Se não for de mat radioativo, e realmente de cobre; cf o calor específico deste, pode ser interessante o uso. Mas só arriscaremos manuseá-la e queimá-la, após respostas tranquilizadoras qto os riscos acima. Ajuda aí, pessoal !! "

Alguém ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Correto o Mauro, Raio-X só emite radiação de alta energia com a fonte ligada na tomada e acionada. É diferente de material radioativo, que emite continuamente e possui espessa blindagem de chumbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fica tranquila, raio-x so tem risco no momento do disparo, se fosse maquina de ressonância ou outra, no cobre não teria radioatividade ... mas sim na blindagem de chumbo ....

Correto o Mauro, Raio-X só emite radiação de alta energia com a fonte ligada na tomada e acionada. É diferente de material radioativo, que emite continuamente e possui espessa blindagem de chumbo.

"Num" falo ( aos parentes...) que "pesca é cultura" !? :):D

[Hora de correr pro trabalho, animada com possibilidades da chapa]

Vlw, Mauro e Jost. :okok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

Tem um artigo completo sobre como fazer Wing Burners na Fly Tyer Magazine do verão de 2009. Pra quem tem iPad ou Android, a revista pode ser comprada individualmente pela App por 7 reais ou algo assim.

Pra quem gosta de atar, vale a pena assinar a revista no iPad. Assinando agora, por 20 dólares, vc ganha acesso a todas as revistas digitalizadas de 2009 em diante. Um bom custo benefício e os artigos são bem divertido e instrutivos.

É sempre uma opção pra aguçar a criatividade do atador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.