Ir para conteúdo

Pente de Velcro® para ouriçar dubbing


Postagens Recomendadas

  • Moderador

OK, um palito de picolé com Velcro® grudado já seria o suficiente... mas com oficina em casa foi uma questão de auto-estima e nome a zelar... :p

Você precisará de:

A) barrinha de latão ou cobre (3/8" de largura por 2mm de espessura por cerca de uns 13cm de comprimento)

B) Velcro auto-colante (vamos precisar apenas do lado macho, vende por metro e encontra na Leroy-Merlin)

C) Canudo de plástico termo-contrátil 10mm na cor preta (encontra em loja de eletrônicos - tem outras cores também)

D) uma lima fininha

E) um fiapo de lixa 180

Procedimento:

1) de posse de sua barrinha metálica, primeiro arredonde uma das pontas com a lima, lixando depois pra deixar sem arestas cortantes. Essa será a ponta do cabo. Se não quiser arredondar, obviamente não precisa;

2) marque o cabo de 1cm em 1cm e nessas marcas lime com o canto da lima para fazer umas endentações. Essas coisas não são necessárias, mas dão uma estética legal no cabo;

3) na ponta onde será colado o Velcro, lixe a área com a lixa 180 e deixe a superfície grosseira para melhorar o contato com a cola do Velcro;

4) pegue um bombrill e esfregue toda a barrinha bem com água e sabão, para eliminar a oxidação e retirar qualquer gordura existente na superfície;

5) seque bem sua barrinha com um pano limpo;

6) recorte cerca de 8,5cm do canudo termo-contrátil;

7) insira com cuidado na parte do cabo e ajuste a posição;

8) passe rápida e suavemente COM CUIDADO sobre o fogo de um bico do fogão (isqueiro também serve) e observe seu canudo encolher e se amoldar perfeitamente em torno do cabo da barrinha;

9) após algumas passadas o canudo estará colado no seu cabo, deixando o acabamento emborrachado maneiro;

10) após a barrinha esfriar, cole o Velcro e recorte o excesso fora. O Velcro TEM que ser colado por último pois não resiste ao aquecimento que contrai o canudo (vai por mim... :dry:)

Pronto, você acabou de construir um pente para ouriçar o dubbing de suas ninfas. Ó ele aí:

Velcro_zps8b8570ae.jpg

Repare que esse canudo termo-contrátil pode ser utilizado para dar acabamento numa série de outras coisas. Ele contrai a até aproximadamente 50% da bitola original e existe em diversas bitolas diferentes... muito bacana esse troço.

tubo_termo_retratil_venda_metro.jpg

Bons atados

:happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Você ainda pode colocar um cabo de borracha no palito de sorvete :p

:laugh:

tá doido?! Já tenho todo o material da tua receita. Só o meu velcro que não é autocolante, mas cola lá em casa é o que não falta. Sou viciando em cola (no bom sentido :p ). Vou fazer um igualzinho ao teu e encostar o de palito, que passará a ser um bom quebra-galho pra levar em viagens.

Fora esse de velcro, que eu gosto muito, tenho também um dubbing brush circular (tipo aquelas escovas de limpar garrafas) integrado com um bodkin (na outra ponta), mas nas moscas mais delicadas acho melhor usar o de velcro mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu ía fazer de palito de picolé e até comprei um saco com 400 (vai que falta, né? :laugh:)... mas depois de ver a fragilidade do palito e pensar em viagens de avião, decidi fazer de metal :dry:

Tudo bem, mais uma ferramenta bacana no kit de atado :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

a propósito, revestir cabos de ferramentas é uma coisa que me interessa. Há um tempo comprei uma lata de material "emborrachante" em spray e usei em algumas ferramentas. Ficaram muito legais. Não sei se ainda tenho essa lata e se a mesma ainda está válida, mas tou pensando em experimentar com algumas ferramentas de atado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu fiz de escova de dente, tinha visto de um atador lá nos EUA, ficou muito legal, bem pratico né, para algumas Ninfas fica muito bom. O que acho muito legal a praticidade que algumas feramente como esta. Vai ajudar muito. Também serve para fazer é escova de unha. :ok:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, eu tinha uma escova de dentes, mas atador é bicho sem noção: eu queria ouriçar somente os pelos da parte inferior da minha ninfa, aquelas viradas para dentro da curva do anzol... e obviamente a escova de dentes não entrava naquele lugar apertado... :frusty:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Excelente! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Queria ter visto esse post antes de ter feito o meu. :mellow:

Tenho 2 escovas, uma "chata" e a outra cilíndrica:

DSCN1560.JPG

velcro.JPG

A cilíndrica acho melhor pra pentear streamers maiores e a "chata" uso mais para eriçar.

Funcionam muito bem!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Moderador

Lojas de metais brutos tem essas barrinhas a peso...

... mas sejamos coerentes: qualquer cabo de faca, garfo ou colher de inox que seja chato se presta pra fazer o cabo desse pente. É só cortar a ponta (colher, garfo ou faca) fora, dar uma limada ou lixada para tirar as rebarbas e depois colar o velcro. Se ainda quiser o cabo de borracha, primeiro coloque ele para depois colar o velcro...

... aposto que é bem mais fácil achar esses talheres de inox que a barrinha de latão.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.