Ir para conteúdo

Elk Hair Caddis - Passo a Passo


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Semana passada estava lendo um tópico em um fórum gringo intitulado: "I hate Elk Hair Caddis" :wacko:, o sujeito reclamava pra chuchu dizendo que havia desistido de atar essa mosca, porque sempre ficava horrível. Na seqüência de respostas vieram diversas dicas de como melhorar o atado desse pattern.

Depois de compilar todas as dicas e como meu "estoque" estava baixo, fui pra morsa atar algumas. Não ficaram de dar orgulho, mas melhorei o atado em muitos aspectos, tanto que resolvi montar um passo a passo e como nesta seção ainda não havia nenhum, aqui está. Sei que é uma mosca simples, mas espero que possa ajudar um pouco os iniciantes (como eu) :).

Material:
  • Anzol Tiemco 100 #14
  • Thread 6/0 Rusty Brown
  • Fio de Cobre (Ultra Wire Copper)
  • Dubbing Tan (Podem ser usadas diversas cores)
  • Brown Saddle Hackle
  • Elk Hair (Natural ou Bleached)

EHC_Material.JPG

Montagem:

1º Coloque um anzol (com a farpa amassada) na morsa, reserve um espaço aproximado de 2 vezes o olho do anzol (a partir do olho do anzol) e enrole o fio de atado até o final da parte reta da haste, imediatamente antes da curva. Retorne com o fio pra frente parando onde iniciou.
EHC_1.JPG
2º Corte um pedaço de fio de cobre (do tamanho suficiente para enrolar sobre a haste) e prenda-o logo no início da base de fio feita no passo anterior.
EHC_2.JPG
3º Cubra o fio de cobre com o thread, até à acurva do anzol, por cima da base feita no passo 1. Deixe o fio parado exatamente nessa posição.
EHC_30.JPG
4º Pegue um pequeno punhado de dubbing para formar o corpo da mosca, a quantidade deverá ser suficiente para formar um corpo delgado, porém com formato definido.
EHC_4.JPG
5º Aplique o dubing ao fio de atado torcendo o material com os dedos indicador e polegar, distribuindo-o ao longo do thread de maneira uniforme. Se preferir passe uma fina camada de cera própria para atado ou cera de abelha no thread pra ajudar a fixar o material.
EHC_5.JPG
6º Enrole o material na haste do anzol, cuidando para não exceder os limites estabelecidos pela base de fio de atado no passo 1. Aplique um número menor de voltas do material nas extremidades moldando o corpo no formato de um grão de arroz.
EHC_6.JPG
7º Escolha uma pena saddle para fazer o hackle que possua fibras com comprimento aproximado de uma vez e meia o gap do anzol. Prenda a pena pela extremidade inferior, cortando algumas fibras para facilitar a amarração.
EHC_7.JPG
8º A pena deverá ser fixada tomando-se o cuidado de manter sua concavidade voltada para o corpo da mosca (para baixo). Prenda a ponta da pena com poucas voltas do thread, posicionando-o imediatamente a frente do dubbing.
EHC_8.JPG
9º Enrole a pena de forma esparsada, no sentido horário, indo em direção à curva do anzol, dando 5 ou 6 voltas em torno da haste, até o ponto onde termina o dubbing. Cuide para que a concavidade da pena permaneça sempre voltada para o corpo da mosca. Um hackle plier (pinça) ajuda bastante a mater o controle da pena.
EHC_9.JPG
10º Segure firmemente a pena e enrole o fio de cobre dando uma volta reta, no sentido anti-horário por cima da ponta da pena para fixá-la. A partir daí, enrole o ultra wire, ainda no sentido anti-horário, de forma esparsada, indo na direção do olho do anzol. Tente manter as voltas do fio de cobre entre as voltas da pena, cuidando para que as fibras não fiquem presas sob o fio. Uma boa dica pra evitar prender as fibras sob o fio é usar uma pinça (hackle plier) e movimentar o fio pra frente e para trás a cada volta. Termine com o fio de cobre pra cima, prenda-o com o thread e corte os excessos da pena e do ultra wire bem junto à haste.
EHC_10.JPG
11º Corte uma pequena quantidade de Elk Hair (umas 15 fibras são suficientes). Use um pente ou mesmo os dedos para limpar as fibras, removendo os pêlos internos (under fur).

EHC_11.JPG

12º Depois de alinhar as pontas com um hair stacker, corte a outra extremidade, em seção reta, deixando o tamanho das fibras ligeiramente maior que tamanho do anzol (do olho até a curva).
EHC_12.JPG
13º Coloque as fibras em cima da haste, posicionando a extremidade cortada exatamente na direção do olho do anzol.
EHC_13.JPG
14º Prenda as fibras com duas voltas do fio de atado sem apertar. Faça a primeira volta bem próxima ao hackle e deixe somente a tensão do bobbin pendurado atuar sobre o fio. A segunda volta deverá ser feita deslocando-se o fio no sentido do olho do anzol, novamente, somente o peso do bobin deverá manter o fio tensionado.
EHC_14.JPG
15º Continue deslocando o thread em direção ao olho do anzol e faça a terceira volta, quando essa estiver completa aplique tensão ao fio e depois mais duas voltas apertando bem. Essas voltas tensionadas farão com que as fibras se arrepiem um pouco, principalmente a parte que ficou em cima do olho do anzol, formando a cabeça da mosca.
EHC_15.JPG
16º Faça o nó de acabamento com o whip finisher ou com uma ferramenta de half hitch.
EHC_16.JPG
17º Corte o excesso do thread e aplique uma gotícula de head cement para travar o nó, cuidando para não atingir as fibras.
EHC_17.JPG

Prontinha pra voar :p:

EHC_19.JPG

Coloquei o passo a passo também lá no blog com alguns detalhes a mais (variantes e alguns dados sobre o inseto), pra maiores detalhes: http://www.fuzzyflies.com/2013/08/na-duvida-elk-hair-caddis.html

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom o passo a passo André, você está de parabéns. :okok:

Para mim, ao menos para mim, não é uma mosca fácil de ser atada e estudo as técnicas usadas em diversas oportunidades, como essa agora que está nos oferecendo. Tenho preferência em usar essa mosca principalmente quando estou na "covardia" usando a técnica da pesca com dropper e associo ela com uma Timberline, e é só alegria. :D

Além do que não acho ser uma covardia associar moscas e tem pessoas com muita coragem que mostram como usar a técnica da "dropagem" em artigos muito inteligentes, pessoas com coragem até de matar e comer uma truta, que é o caso do Morten que mostrou isso em um de seus vídeos. ;)

Ninguém para jogar pedra em mim? :huh:

Depois vamos nos reunir para atarmos essas Elk Hair Caddis e assim poderá me passar mais informações na prática, pois ainda estou atando essas danadas meio que arrepiadas. :laugh:

Valeu meu camarada! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado Boss,

Acho que é mais questão de prática e atentar para alguns detalhes, especialmente a proprocionalidade.

Eu não tenho nenhum preconceito, as poucas vezes que tenho pescado e a minha falta de categoria justificam qualquer montagem. Além do mais se o Morten pode, porque um pobre mortal como eu não? :p

Vamos eleger algumas moscas e marcar um novo workshop. :)

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado Gilberto,

A idéia é justamente dar o maior número de informações e dicas pro iniciantes (como eu), tento colocar no passo a passo soluções para as minhas dificuldades, que imagino sejam também de muitos.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

1 - Eu não tenho nenhum preconceito, as poucas vezes que tenho pescado e a minha falta de categoria justificam qualquer montagem. Além do mais se o Morten pode, porque um pobre mortal como eu não? :p

2 - Vamos eleger algumas moscas e marcar um novo workshop. :)

1 - Sou um pescador meu amigo e por definição é aquele que pesca, apenas prefiro manter vivo os peixes que pesco, mas jamais deixarei de ter a essência de um pescador, que é pescar e comer o pescado. Digo isso a oito anos aqui em nosso fórum e um pouco mais em outros que frequentei. :ok:

2 - Sim André assim que retornar do curso de Entomologia vou organizar um Workshop e nesse vamos estudar o atado que cada grupo decidir estudar. Vamos organizar algo informal e com Coffee Break como nos outros, assim passamos dois dias reunidos em trocando experiências no atado. Material é o que não falta para que possamos até mesmo dar oportunidade para os iniciantes começarem a atar.

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Achei muito bom. Tenho o how to dessa mosca em dois livros e o teu passo a passo está tão bom quanto os deles

Porém, em ambos parece que a quantidade de elk hair é um tanto maior. Eu sinceramente acho que a quantidade do teu está de bom tamanho para flutuar, mas gosto tb do visual da asa mais cheia. Na água parece mesmo uma mariposa que vacilou e se molhou

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O melhor da elk hair caddis é o fato de continuar atrativa para os peixes mesmo durante o drag, digo mais, muitas vezes o peixe só pega no drag. Desse modo se torna uma mosca muito interessante para os iniciantes e para todos que não conseguem evitar esse vilão da pesca com moscas secas.

Na patagônia fiz ótimas pescarias trabalhando a elk hair caddis como um streamer e também fazendo o skating (acho que é isso).

É uma mosca versatil pacas, facil de enxergar, fácil de atar, simula um tipo de inseto presente em boa parte do globo, é uma mosca coringa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Gilberto,

A idéia é justamente dar o maior número de informações e dicas pro iniciantes (como eu), tento colocar no passo a passo soluções para as minhas dificuldades, que imagino sejam também de muitos.

Grande Abraço ;)

(grifei)

Com imensa didática...ressalto.

Iniciantes ( e pretensa/os como eu) agradecem :bs-aplauder::mestre:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

1 - Sou um pescador meu amigo e por definição é aquele que pesca, apenas prefiro manter vivo os peixes que pesco, mas jamais deixarei de ter a essência de um pescador, que é pescar e comer o pescado. Digo isso a oito anos aqui em nosso fórum e um pouco mais em outros que frequentei. :ok:

2 - Sim André assim que retornar do curso de Entomologia vou organizar um Workshop e nesse vamos estudar o atado que cada grupo decidir estudar. Vamos organizar algo informal e com Coffee Break como nos outros, assim passamos dois dias reunidos em trocando experiências no atado. Material é o que não falta para que possamos até mesmo dar oportunidade para os iniciantes começarem a atar.

T+ :ok:

Maravilha Boss,

É só marcar que a gente prestigia! :)

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Achei muito bom. Tenho o how to dessa mosca em dois livros e o teu passo a passo está tão bom quanto os deles

Porém, em ambos parece que a quantidade de elk hair é um tanto maior. Eu sinceramente acho que a quantidade do teu está de bom tamanho para flutuar, mas gosto tb do visual da asa mais cheia. Na água parece mesmo uma mariposa que vacilou e se molhou

Obrigado Celio,

Como eu disse, por ser também um aprendiz, ainda tenho muitas dificuldades e dúvidas, assim procuro colocar também informações que ajudem a saná-las.

Também me agrada mais visualmente uma asa mais cheia, porém assim como o papo de pouco material nos streamers, acho que o volume maior é desnecessário. Não tenho certeza, mas acho que o que realmente fará diferença nesta mosca pra sustentá-la na superfície da água é o hackle.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O melhor da elk hair caddis é o fato de continuar atrativa para os peixes mesmo durante o drag, digo mais, muitas vezes o peixe só pega no drag. Desse modo se torna uma mosca muito interessante para os iniciantes e para todos que não conseguem evitar esse vilão da pesca com moscas secas.

Na patagônia fiz ótimas pescarias trabalhando a elk hair caddis como um streamer e também fazendo o skating (acho que é isso).

É uma mosca versatil pacas, facil de enxergar, fácil de atar, simula um tipo de inseto presente em boa parte do globo, é uma mosca coringa.

É isso Beto! O skating, principalmente em águas mais brandas parece "estimular" o peixe e despertar seu apetite. E além de estar presente em grande parte do planeta, o tempo de vida do adulto é, normalmente (dependendo da espécie), maior do que os outros insetos (mayflies, stoneflies e midges), fazendo com que esteja disponível como alimento por mais tempo pro peixe. :)

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

(grifei)

Com imensa didática...ressalto.

Iniciantes ( e pretensa/os como eu) agradecem :bs-aplauder::mestre:

Obrigado Ilza,

Eu que agradeço os comentários.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande pescador André muito bom o seu passo a passo e o atado, eu antes de atar qualquer mosca procuro observar vários atadores lá de fora e ver o que é melhor para a moscas ficarem perfeitas, as Caddis que eu ato são muito parecido com dos americanos, argentinos, suecos e japoneses o menor detalhe tiro de cada um, a observação se torna mas pratico de atar com perfeição. Um dia que os tivemos perto mostro as Caddis que eu atei para você ver minuciosamente os detalhes que atei nas cores e as colocações do materiais detalhes que eu observei. Falar que uma mosca é fácil de atar sinal que sabe bem, aprendi que não a mosca difícil de atar e sim enjoada de ser feita mas é tranquilo de atar é só querer e muita observação.

Amigo vai enfrente que um dia as suas moscas estarão voando. :D

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande pescador André muito bom o seu passo a passo e o atado, eu antes de atar qualquer mosca procuro observar vários atadores lá de fora e ver o que é melhor para a moscas ficarem perfeitas, as Caddis que eu ato são muito parecido com dos americanos, argentinos, suecos e japoneses o menor detalhe tiro de cada um, a observação se torna mas pratico de atar com perfeição. Um dia que tiver perto mostro as Caddis que eu atei para você ver minuciosamente os detalhes que atei nas cores e as colocações do materiais detalhes que eu observei. Falar que uma mosca é fácil de atar sinal que sabe bem, aprendi que não a mosca difícil de atar e sim enjoada de ser feita mas é tranquilo de atar é só querer e muita observação.

Amigo vai enfrente que um dia as suas moscas estarão voando. :D

Obrigado Professor,

É isso aí, só mesmo praticando é que as dificuldades ficarão pra trás.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Clássica Curingueira que não deve faltar na caixa de um Mosqueiro,

SHOW André. :okok:

Duvida:

O Fio de cobre utilizado para dar resistência ao Hackle de Saddle não seria um lastro na isca tornando-a pesada e consequentemente teria menos tempo na superfície?

O Ultra Wire que utilizastes para o anzol #14 é o Brassie?

Se não, qual seria o mais indicado para os anzóis menores? A linha monofio de nylon poderia substituir essa função de resistência do hackle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Clássica Curingueira que não deve faltar na caixa de um Mosqueiro,

SHOW André. :okok:

Duvida:

O Fio de cobre utilizado para dar resistência ao Hackle de Saddle não seria um lastro na isca tornando-a pesada e consequentemente teria menos tempo na superfície?

O Ultra Wire que utilizastes para o anzol #14 é o Brassie?

Se não, qual seria o mais indicado para os anzóis menores? A linha monofio de nylon poderia substituir essa função de resistência do hackle?

Obrigado Tuã,

Utilizei o Ultra Wire Small (SM), esse é o mais fino, o Brassie (BR) é o mais grosso.

O pedaço de fio que permanece enrolado na mosca é muito pequeno e seu diâmetro é mínimo (difícil calcular mas suponho pesar menos que o olho do anzol), não tem lastro suficiente para alterar de modo significativo o peso da mosca.

Talvez para anzóis muito pequenos, digamos #20 pra baixo, faça alguma diferença. Sim, pode usar nylon ou o próprio thread pra reforçar o hackle, ou simplesmente não reforce. :)

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos o fio de cobre por ser muito muito fino não afunda e sim deixa a metade do abdome na linha da água a sim dando o aspecto de uma mariposa de verdade, todas as minhas Caddis tem fio fino de cobre envolvida no adormem ajuda muito no visual das trutas.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Tuã,

Utilizei o Ultra Wire Small (SM), esse é o mais fino, o Brassie (BR) é o mais grosso.

O pedaço de fio que permanece enrolado na mosca é muito pequeno e seu diâmetro é mínimo (difícil calcular mas suponho pesar menos que o olho do anzol), não tem lastro suficiente para alterar de modo significativo o peso da mosca.

Talvez para anzóis muito pequenos, digamos #20 pra baixo, faça alguma diferença. Sim, pode usar nylon ou o próprio thread pra reforçar o hackle, ou simplesmente não reforce. :)

Grande Abraço ;)

Tô chato né André? :laugh: Muito obrigado novamente :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Mosqueiro

Amigo pescador André.

Estive observando a base da curva do anzol na colocação da Hackles ultrapassando muito a ponta do anzol, foi com receita que você atou ou não, ou você não tinha a Hackles numeros 13 ou 14 e aproveitou o que tinha.

Estou falando isto por que vi quatro vídeos Argentinos e Japoneses atava desse modo, a Hackles ultrapassando muito dos anzóis, já os Americanos e Ingleses mais curtos acima da ponta do anzol, para mim da para entender que as Trutas já é manhosas e quando estão desse jeito na hora que elas abre a boca devagar para colocar a mosca na boca elas sete as fibras as Hackles, e muitas delas não comem. Eu acho isto, posso esta ate enganado mais como nos sabemos elas tem um momento enjoadas para comer, isto é verdade ou mentira. O que você acha?

Abraço que atrás as moscas estão voando.

Editado por Fausto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Professor,

Aprendi a atar essa mosca usando um hackle de aproximadamente 1,5 vezes o gap do anzol, a pena foi escolhida por ter essa característica, ou seja, esse comprimento de fibra foi o desejado.

Não me lembro com precisão em qual receita me baseei, mas se não me engano o atador era o mestre Lefty Kreh ou o Charlie Craven.

Tenho usado como "regra" um comprimento de 1 a 1,5 vezes o gap do anzol para as secas e para as wets 2,0 a 2,5 vezes.

Sinceramente, acho difícil que algum peixe coloque uma mosca dentro da boca, consiga sentir o comprimento da fibra e a "cuspa" de volta por "achar" que não é o comprimento adequado. :wacko:

Se é que o peixe tenha tempo de perceber alguma coisa entre a "abocanhada" e a fisgada, o que ele vai notar é que se trata de uma mosca artificial, qualquer que seja o comprimento da fibra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Novata, só aprendendo..., penso ( só penso) que o hackle maior, como na técnica usada, tenha a vantagem de tornar o anzol + dissimulado ou semi-oculto.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Novata, só aprendendo..., penso ( só penso) que o hackle maior, como na técnica usada, tenha a vantagem de tornar o anzol + dissimulado ou semi-oculto.

E não só isso Ilza.

Essa característica também ajuda a evitar uma fisgada equivocada em galhadas e vegetação quando de um acidente de percurso :yes:

Acredito eu que também melhore em um pouco o período de flutuabilidade da mosca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ilza,

Até ajuda nesse sentido, apesar de achar que anzóis expostos, como em diversas moscas usadas para a pesca da truta (pheasant tail, prince, adams, parachute, etc), não comprometem na atratividade.

Penso que um dos quesitos mais importantes do atado seja a proporcionalidade, e para moscas secas, acho que o é ainda mais. Acho que o hackle nessa mosca tem duas funções principais: primeiro imitar as perninhas do inseto adulto e segundo, fornecer equilíbrio para que ela flutue, sustentada pelo aumento da área de contato com a superfície da água.

Veja no desenho que pra baixo da linha d'água está o anzol, funcionando como lastro mantendo a mosca na posição vertical, a asa eleva o centro de gravidade pra fora d'água garantindo que a mosca não tombe de lado, e as fibras que estão na linha d'água aumentam a superfície de contato ajudando a equilibrar a tensão superficial e na sustentação da mosca:

post-1241-0-63142500-1392386754_thumb.jp

Note como as linhas traçadas nas extremidades dos eixos vertical e horizontal, quando olhamos a mosca de frente, lhe confere um formato de losango proporcional e equilibrado. :)

Não acho que esse padrão de medida de fibras (1 a 1,5 vezes o tamanho do anzol) seja ao acaso. Mesmo que tenha sido por meio de tentativa e erro, chegou-se a esse tamanho pois provavelmente é o que se mostra mais eficaz para fornecer equilíbrio à mosca.

Tuã,

De certo ajuda também nesse sentido e meio que acaba funcionando como um anti-enrosco, mas acho que a chave mesmo é essa questão da flutuabilidade. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Os atadores cada um tem os próprios princípios do atado, é por isto que resolvi atar as minhas moscas por ter umas variações muito amplas.

Se a mosca é seca flutuabilidade é importante, é isto ai André vendo e aprendendo.

Moscas para Trutas não precisa de ante-rosco e sim flutuabilidade e enganar a truta, o ante-rosco é mais para locais com manques e lagos. você sabia? :D

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.