Ir para conteúdo

Experimentando a configuração manual


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Depois dos conselhos do mestre Beto Saldanha (mesmo antes de tomar as cervejas :p), resolvi dar uma futucada na câmera e o 1º teste foi com a lua, depois de algumas tentativas, voilá! :)

Lua%25201.JPG

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado Boss,

É aquela mesma câmera Nikon P510, uma bridge (entre uma compacta e uma SLR). Ela não permite a troca de objetivas mas a lente dela é bem versátil e me permite fazer fotos a longa distância, paisagens e macros. A lente é uma Nikkor 49mm (24-1000 42x de Zoom).

Ontem estava voltando pra casa a pé como de costume e me deparei com aquela lua maravilhosa, saquei o iPhone e o resultado foi um borrão branco, como sempre (já havia tentando algumas vezes fotografar a lua sem sucesso). :(

Cheguei em casa e procurei informações de como fotografar a lua, fiz os seguintes ajustes:

- Usei todo o zoom, inclusive as instruções eram pra usar o zoom digital, mas usei só o ótico.

- Coloquei a câmea no GorillaPod (tripé) e usei o temporizador (pra dar tempo dela estabilizar depois de apertar o disparador).

- Mudei o modo de medição de Matricial para Pontual/Spot.

- Usei a abertura de diafragma f/5.7 (o recomendado era entre f/4 e f/8).

- Velocidade do obturador 1/1000 (o recomendado era 1/100 ou 1/1000).

- ISO 100 (quanto menor melhor).

- Flash desligado.

- Balanço de Branco = Luz do Dia.

Havia também a recomendação de mudar o tipo de arquivo para RAW (conforme indicação do mestre Beto), mas infelizmente ela não tem suporte pra isso. :(

De toda forma foi um bom aprendizado, pelo menos já sei onde mexer, mesmo que ainda não tenha muita noção do que alterar, aos poucos vou melhorando. O mais legal é que gostei do resultado, finalmente consegui fotografar a lua. :yahoo:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito legal André!

O resultado é impressionante.

Incrível o zoom que esta camera possui.

Parece ser uma camera bem versátil, capaz de aproximar com o zoom e tb fazer macros. Interessante!

Abraço.

Valeu Gilberto,

Realmente é bem versátil, adoro essa câmera, é relativamente pequena e tem muito recurso, o custo x benefício é excelente (pelo menos foi, comprei ano passado com o dólar mais baixo e lá fora), agora lançaram a P520 com algumas inovações, a mais legal é poder rebater o visor como uma filmadora, na 510 pode-se mover o visor porém é mais limitado.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rapaz,acho que fotografastes uma laranja de umbigo, kkkkkkk

Bonita foto

Abço!

É mesmo! :laugh:

depois de ver a foto com mais detalhes fui comparar com outras fotos e descobri que o "umbigo" é na verdade uma das crateras da face visível, se chama Tycho, foi criada pelo impacto de um asteróide e tem cerca de 80km de diâmetro e aproximadamente 5km de profundidade. :ohmy::ohmy::ohmy:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ficou ótima!

O negocio é assim mesmo, vai aprendendo com tentativa e erro, quando menos se espera já está craque.

Abraço.

Obrigado Douglas,

É pura preguiça de ler o manual e é claro de me aprofundar mais nos conceitos. Aos poucos chegamos lá. :p

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pensei o mesmo hoje cedo, mas tive que sair e não tive tempo de pesquisar sobre a cratera. Valeu pela informação André. estou na rua ainda.

T+ :ok:

Bem legal isso, apenas uma foto acaba incentivando a pesquisa de diversos assuntos, neste caso a parte técnica da fotografia e a curiosidade por conta da astronomia. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Desculpe mestre Beto estou realmente em dívida, infelizmente alguns compromissos e afazeres que parecem intermináveis tem consumido muito do tempo que gostaria de dedicar às pescarias e aos amigos. :frusty:

Espero que o convite ainda esteja de pé. :blush::blush::blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

André, bela foto. Lembrei dos meus tempos de astrônomo amador em PoA...

Dá para ver o Mare Crisium (a bola cinza no topo). Cheguei a achar que a cratera Tycho poderia ser Copernico mas essa cratera fica no Oceannus Procellarum (oceano das procelas ou das tempestades).

E no Mare tranqullitatis pousou o Módulo Lunar da Apollo 11 que eu e o Beto vimos pela TV... :laugh:

PS: laranja de umbigo = laranja bahia...

Editado por Neumann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado Neumann,

Astronomia é uma matéria interessante, mas confesso que prefiro bichos, peixes em particular. :happy:

Eu não "estive no dilúvio, mas pisei na lama", a precisos 54 dias após o pouso da Apolo 11, o mundo passou a contar com com minha ilustre presença! Ano de fatos históricos deveras relevantes. :p

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E no Mare tranqullitatis pousou o Módulo Lunar da Apollo 11 que eu e o Beto vimos pela TV... :laugh:

Eu assisti também, mas não foi m fake criado pelos americanos? :unsure:

Bem seja como for, em alguns anos o homem estará na Lua e Marte. :p

T+ :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.