Ir para conteúdo

Aplicando o zoom no quintal de casa


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Na véspera do dia dos pais fui dar um volta com o neto no parque onde as tilápias insistem em me provocar :wacko: bem pertinho de casa. Enquanto mostrava os "bichinhos" pra ele, aproveitiei o lindo dia para algumas fotos:

Biguá nadando pra se refrescar

tmb_bigua2.JPG

Esse outro estava descansando (se é que se consegue fazer isso em um só pé) :blink:

tmb_bigua1.JPG

Cágado de olho na movimentação a sua volta

tmb_cagado.JPG

Material de atado passeando (não sabe o perigo que estava correndo :p)

tmb_ganso.JPG

De olho no almoço

tmb_garca.JPG

Foram poucas fotos, mas achei que ficaram boas, abusei do zoom, pois não é fácil chegar perto desses bichos pra fotografar.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

opa, André

As fotos estão ótimas, mas a luz tá dura demais. Estourou em todas elas. Certamente o culpado é sol de meio-dia (ou perto disso). O ideal, claro, seria fotografar em outro horário, mas na falta de opção acho melhor baixar um pouco a exposição (algo como -0,6 - a tua máquina deve permitir isso), pois é mais fácil recuperar na pós-edição as áreas subexpostas que as superexpostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu Celio,

As fotos foram tiradas bem próximas desse horário, já passava das 11:00h.

Você está falando quase grego pra mim :p, não entendo patavina de fotografia, mas acho que captei a mensagem :happy:.

O difícil é saber na hora o que regular, via de regra deixo no automático, enquadro, ajeito o zoom (não necessariamente nesta mesma ordem) e taco o dedo!

Em casa praticamente edito pra fazer o crop e diminuir a resolução. A máquina é cheia de recursos, confesso que uso pouco, muito por preguiça, mas muito mais por desconhecimento da matéria.

Obrigado pelos toques.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu Celio,

As fotos foram tiradas bem próximas desse horário, já passava das 11:00h.

Você está falando quase grego pra mim :p, não entendo patavina de fotografia, mas acho que captei a mensagem :happy:.

O difícil é saber na hora o que regular, via de regra deixo no automático, enquadro, ajeito o zoom (não necessariamente nesta mesma ordem) e taco o dedo!

Em casa praticamente edito pra fazer o crop e diminuir a resolução. A máquina é cheia de recursos, confesso que uso pouco, muito por preguiça, mas muito mais por desconhecimento da matéria.

Obrigado pelos toques.

Grande Abraço ;)

Opa, André

Acho que vc captou sim, mas vou tentar melhorar

Veja essas áreas brancas com a luz "estourada" nas fotos. No biguá acontece no bico e no peito. Na garça, na cabeça e no bico. No marreco (peito) e na tartaruga (casco) aconteceu um pouco menos, mas aconteceu

Veja que não é possível percebe qualquer detalhe nessas áreas estouradas, embora saibamos que essas superfícies têm texturas e outros detalhes. Esses detalhes foram irreversivelmente perdidos.

A superexposição é o que causa isso. Quando vc regula a exposição da câmera (EV para mais ou para menos, geralmente de 0,3 em 0,3 pontos de luz) o fotômetro mede a luz corretamente, mas a máquina é "informada" para roubar ou acrescentar a fração de ponto de luz que vc acrescentou ou tirou alterando a abertura do diafragma ou a velocidade da exposição ou (no caso das digitais) a sensibilidade (ISO)

Só para vc ter uma ideia de ordem pratica, que possibilite vc a escolher quanto tem que regular na exposição, quando vc dobra o ISO de uma máquina, de 100 para 200 ou 200 para 400, por exemplo, a diferença é de "apenas" um 1 ponto de luz. Quando vc dobra a velocidade de exposição ou a corta pela metade a diferença é também de 1 ponto. O mesmo acontece com variação da abertura do diafragma

Então, nesses casos de luz dura, é melhor subexpor um pouco a foto, regulando o EV para -0,3 ou 0,6, por exemplo. Isso ajudará a preservar os detalhes da foto em todas as áreas da mesma. Depois, com o editor, vc recupera e expõe bem os detalhes subexpostos

Outra alternativa é (se o modelo de câmera permitir) tentar regular a área de medição para uma mais ampla. Nas câmeras Nikon, por exemplo, há a medição matricial, que procura um ponto de equilíbrio entre todas as áreas expostas.

Vale notar que esse é um mal que se acentuou com a fotografia digital. O filme é bem mais tolerante com os erros de exposição ...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Minha câmera é maravilhosa *JR* tem diversos recursos mas peca em um ponto, não existem (até então) formas de se adaptar filtros na objetiva que não sejam gambiarras adaptadas, falha grave na Nikon. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Minha câmera é maravilhosa *JR* tem diversos recursos mas peca em um ponto, não existem (até então) formas de se adaptar filtros na objetiva que não sejam gambiarras adaptadas, falha grave na Nikon. :(

André sua máquina qual é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado *JR*,

Já tinha visto esse e outros modelos, mas consultei alguns blogs de fotografia pra saber o que o pessoal achava desses filtros que não são originais e as impressões não foram muito boas. O nicho da objetiva "empurra" os filtros e adaptadores toda vez que a lente é recolhida.

Cheguei a mandar um email pra Nikon que me responde que essa máquina tem "efeitos" que dispensam o uso de filtros. :wacko:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

a marreca ... hummmm, isto com molho e polenta é de comer ajoelhado.

Come o bicho e me dá as penas... tem material de primeira pra Wets nesse bicho :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fotos que fiz em Aracajú: teste do filtro polarizado na Canon PowerShot SX50 HS

FOTO COM FILTRO POLARIZADO DESAFINADO abaixo

IMG_2859_zpsd24911bb.jpg

IMG_2860_zps98cc723f.jpg

FOTO COM FILTRO POLARIZADO AJUSTADO acima

Com o Photoshop é fácil

Untitled-1_zpsd91edc57.jpg

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mas acho que modifica muito o resulto geral, ou seja, tudo muda

Muda o tanto/como que você quizer - a mudança que fiz foi só para ilustrar - mudanças a partir de fotos em JPEG e 72 dpi nunca vão ser muito boas. Você também pode usar um programa chamado Tiffen DFX - a Tiffen é talvez o maior e mais afamada fabricante de filtros óticos e se bandeou para os filtros digitais não foi a toa

Untitled-1_zpsd91edc57.jpg

Untitled-2_zps38028676.jpg

Untitled-3-Recovered_zpsc5db2057.jpg

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jost

Vou tentar te conseguir. Tenho alguma coisa ainda, mas faz horas que não consigo. Se quiser de perdiz te mando algumas, me manda o endereço que mando por carta umas que consegui. Achei morta na estrada,....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jost

Vou tentar te conseguir. Tenho alguma coisa ainda, mas faz horas que não consigo. Se quiser de perdiz te mando algumas, me manda o endereço que mando por carta umas que consegui. Achei morta na estrada,....

Coisa útil é o pêlo daquelas lontras da Nilda - 2 coelhos com uma cajadada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

é beto, mas tenta achar elas agora ..... elas ficam a kms de distancia e quando ouvem os passos se mandam. to vendo se acho uma morta.

na argentina tem uma pele chamada nutrea. Parece a mesma. É excelente para atar. Na proxima ida vou tentar conseguir e te mando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Dá até pra imaginar as manchetes:

"Subitamente vândalos, na onda do 'O Gigante Acordou', invadem a Arca de Noé e depredam a bicharada"

Jamanta, se o bicho não estiver fedendo (ou em processo de feder.... ou levemente fedorento.... ou com possibilidade de ficar fedorento... ou a minha esposa vai estranhar de receber cadáveres de aves pelo correio... não, essa última pode esquecer... haha :D) pode mandar :)

Marcelo Jost

SQN 314, Bloco F, Apto 510

Brasília, DF

70.767-060

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fiz isso com um carcará atropelado próximo do Malleo. Como eu era o motorista, Fausto, Beto e Sérgio ficaram me olhando como se eu fosse um necromante quando parei de súbito no acostamento e me atraquei com o cadáver... foi um tal de "Ai se um guarda florestal parar" que meu deus HUHAUAHUA :D

Danke, mein Freund.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

é beto, mas tenta achar elas agora ..... elas ficam a kms de distancia e quando ouvem os passos se mandam. to vendo se acho uma morta.

na argentina tem uma pele chamada nutrea. Parece a mesma. É excelente para atar. Na proxima ida vou tentar conseguir e te mando.

Quem falou em chegar perto? Não se esqueça - menos lontra, mais peixe

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

é beto, mas tenta achar elas agora ..... elas ficam a kms de distancia e quando ouvem os passos se mandam. to vendo se acho uma morta.

na argentina tem uma pele chamada nutrea. Parece a mesma. É excelente para atar. Na proxima ida vou tentar conseguir e te mando.

Nutria = Ratão-Do-Banhado (É uma espécie de castor com rabo de rato)

No zoo de Gramado tem umas :ph34r:

Nutria Gigante = Ariranha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sou um catador incorrigível também minhas "vitimas" incluem:

Galo, Galinha, Galinha D' Ângola, Juriti, Ganso, até de Quero-Quero já catei penas. :laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois é André, eu sempre aprendi que nutrea é ratão do banhado, que aliás com batata na panela de ferro é uma delicia.

Mas lá na argentina é mais parecido com a lontra mesmo.

Tem um cara chamado Martin, foi dealer da orvis em cordoba muitos anos, foi na casa dele que vi moscas atadas com este pelo de "nutrea" e achei o maximo. Existe uma receita criada por ele chamada piti-nutrea que é uma imitação de damsel fantastica. Nada que é uma beleza.

Por isto que a idéia do beto de atar com lontra deve ser interessante.

Ninguem viu uma morta por aí????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.