Ir para conteúdo

Atados de Sábado


Postagens Recomendadas

Boa tarde ai galera.

Ontem eu e o Rodrigo receberíamos um material bem bom de atado, já que ele precisava e eu então nem se fala. Acabou que ele veio pra cá e como não tinha pesca ontem, começamos a atar com o material novo. Não sou um atador dos melhores, mas o Rodrigo foi me dando as dicas e consegui bons resultados por mim mesmo. Foi bem legal atar e ficar satisfeito.

Aqui vão as fotos dos Atados de ontem.

Moscas do Rodrigo :

vzf6.jpg

qi57.jpg

Aqui as minhas moscas:

hmc9.jpg

lq2v.jpg

8drw.jpg

ewaz.jpg

Bom, é isso pessoal. Sintam-se à vontade para comentar.

Grande abraço !

Editado por Guilherme Oliveira
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei atar streamers, mas estou estudando bastante para isso e um dos canais do YouTube que tem me ajudado muito é o canal tightlinevideo. :ok:

Esse streamer é um Clouser Minnow e vai inverter de posição ao "nadar", pois é assim que ele deve funcionar e as cores estão invertidas, a clara deve ser atada em cima e a escura embaixo, fazendo assim a isca vai virar de posição e apresentará as cores corretamente. Essa isca é "nariguda" mesmo e observe no vídeo abaixo o ponto onde os olhos são fixados, as técnicas usadas para fixá-los (0:22) e que até mesmo o corte feito no pelos (Bucktail) ajuda em minimizar o acumulo de material (1:57). Veja que faz diferença, pois acumula menos material no "nariz" na isca e dá formato (ele usa essa técnica de corte em ângulo nas duas peças de Bucktail). A cor da linha usada varia, mas o autor do vídeo usou uma linha ótima para isso, que no caso muito me agrada. Não vi o autor se referi ao comprimento dos pelos, mas parece ser 2 vezes ou 2-1/2 o comprimento total do anzol e observando sua isca, parece ter quatro vezes o comprimento do anzol. É como te disse, não entendo nada de streamers, mas são válidas observações assim (ative as legendas, mesmo em inglês, que podem ajudar). Veja a técnica que ele usa para ficar o Cristal Flash e será muito útil também.

Depois comento as outras moscas. :ok:

O caminho é esse, atar cada vez mais. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E ai Fausto,

Na verdade essa foi uma tentativa somente para ver se pega ou não as Saicangas...Foi atado em anzol 4x #12...As clousers que fiz anteriormente fiz em anzol maior e fica muito mais fácil de atar.

Quanto as cores na hora realmente nao percebi, somente agora que li seu post entendi como ficaria melhor a posição das cores....Os cortes dos pelos tbm uma vez já tinha visto como eram porem nao fiz isso ontem quando atei.

Muito Obrigado pelas Dicas, vou fazer os testes se der resultado vou melhorar bastante o atado dessas Mini-Clousers

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Rodrigo isto que o nosso amigo Fausto passou a dica para você e eu passo outra dica, a mosca Closer Minnom sempre é bom ter brilho pouco embaixo antes de colocar o material desejado que vai chamar muito a atenção do peixe coloca pouco mas um material muito brilhante OK. :ok:

Editado por Fausto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É isso aí Guilherme,

Procure sempre estudar a receita antes e depois de atar compare com o pattern que você se baseou. Os detalhes que precisam ser corrigidos aparecerão facilmente nesta comparação.

Tá no caminho certo e indo muito bem! Parabéns!!! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Guilherme.. que show!!!!

Esta arrebentando tao jovem.....

Obrigado Nono. Eu vou olhando receitas no youtube e vou tentando hehe.

Abração !

É isso aí Guilherme,

Procure sempre estudar a receita antes e depois de atar compare com o pattern que você se baseou. Os detalhes que precisam ser corrigidos aparecerão facilmente nesta comparação.

Tá no caminho certo e indo muito bem! Parabéns!!! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Grande Abraço ;)

Valeu André, uma das minhas dificuldades é atar e deixar o olho do anzol 100% limpo, pq sempre acabo com linha um pouco em cima do olho. Nada que atrapalhe a pesca, mas quero chegar em um nível bem elevado no atado. Abração !

Guilherme,

Pelo menos agora quando a gente nao for pescar já sabemos oq vamos fazer :laugh: kkkkkkk

Abraços

Com certeza haha. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, em 1:46 a 1:49 o atador fala que o comprimento do pelo deve ser o dobro da haste do anzol.

Abraços

Tio Luiz

PS: a propósito, excelente vídeo. O melhor que já vi para atar um clouser. Ótima imagem, instruções simples e precisas.

Editado por Tio Luiz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu André, uma das minhas dificuldades é atar e deixar o olho do anzol 100% limpo, pq sempre acabo com linha um pouco em cima do olho. Nada que atrapalhe a pesca, mas quero chegar em um nível bem elevado no atado. Abração !

Quando for colocar o fio de atado no anzol pra fazer a base da mosca, deixe a distância aproximada de um olho do anzol (medida X do desenho) a partir do olho do anzol, sem fio (haste nua).

Quando estiver adicionando os materiais, procure colocar somente em cima do fio de atado, respeitando aquela área livre. Após ter terminado de adicionar os materiais finalize a mosca fazendo uma "cabeça" de fio de atado justamente naquela área livre, faça o nó de acabamento e finalize com head cement.

Thread%2520Olho.png

Essa prática deve ser feita com moscas que são finalizadas com amarração próximas ao olho do anzol. Se estiver usando Bead Head, Cone Head, Poppers, ou outra mosca que exija finalização mais distante do olho do anzol, não precisa deixar aquele espaço.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Rodrigo isto que o nosso amigo Fausto passou a dica para você e eu passo outra dica, a mosca Closer Minnom sempre é bom ter brilho pouco em baixo antes de colocar o material desejado que vai chamar muito a artesão do peixe coloca pouco mas um material muito brilhante OK. :ok:

Bom Dia Marcelo,

Essas eu fiz sem brilho pois queria apenas testar o atado pra ver se pega mesmo, mas normalmente eu coloco brilho sim..Gosto de usar bastante brilho nas moscas :D

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É isso aí Guilherme,

Procure sempre estudar a receita antes e depois de atar compare com o pattern que você se baseou. Os detalhes que precisam ser corrigidos aparecerão facilmente nesta comparação.

Tá no caminho certo e indo muito bem! Parabéns!!! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Grande Abraço ;)

É isso mesmo guri, o André disse como estudamos. Criar receitas é bom e acredito que todo atador quer criar a sua receita, mas seguir um receita original é muito melhor para quem está aprendendo, como eu e você (lembre-se que também estudo o atado e não sou referência alguma nessas questões). Veja que o Tio Luiz pegou a dica do comprimento do Bucktail pelo que o atador disse e confesso que entendo poucas frases em inglês, mas observei e observar é também fundamental, por isso que esses canais do YouTube estão fazendo o maior sucesso (diga-se que os bons canais o atador não aparece). Confesso também que esqueço de habilitar as legendas e acabo não pegando certas informações que o atador passa.

Gostei das formigas, mas confesso que não as ato muito porque não as enxergo bem, mas são em alguns momentos moscas que podem fazer história e estão boas nas proporções. Também tenho a mesma dificuldade que você em finalizar o atado e eu acabo "matando" um pouco o acabamento próximo ao olho do anzol. Isso não interfere em nada ao gosto do peixe, pois é uma questão de gosto do pescador. Lembre-se que a mosca pesca primeiro o pescador e depois o peixe.

Observe na mosca abaixo as proporções das asas e da calda, pois estão muito grandes as receitas que já estudei. Sim também tenho grande dificuldade em prender o biot no lugar e para corrigir isso só tem uma maneira, é atar mais e mais moscas usando biot na receita. Não consegui identificar o material que usou nessa mosca para formar o corpo.

8drw.jpg

Se o seu objetivo nesse atado foi atar uma Prince, observe o vídeo abaixo.

Nesse vídeo tem várias dicas, desde como usar o fio de chumbo para estabilizar o bead head até como fixar o biot com descomplicação (mas é complicado).

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando for colocar o fio de atado no anzol pra fazer a base da mosca, deixe a distância aproximada de um olho do anzol (medida X do desenho) a partir do olho do anzol, sem fio (haste nua).

Quando estiver adicionando os materiais, procure colocar somente em cima do fio de atado, respeitando aquela área livre. Após ter terminado de adicionar os materiais finalize a mosca fazendo uma "cabeça" de fio de atado justamente naquela área livre, faça o nó de acabamento e finalize com head cement.

Thread%2520Olho.png

Essa prática deve ser feita com moscas que são finalizadas com amarração próximas ao olho do anzol. Se estiver usando Bead Head, Cone Head, Poppers, ou outra mosca que exija finalização mais distante do olho do anzol, não precisa deixar aquele espaço.

Grande Abraço ;)

Valeu pela dica André, vou começar a prestar mais atenção nessa parte. Abração !

Essa molecada do Sul vão dar no que falar ainda..... escutem.... Molecada irada, parabéns pelas moscas e pelas pescarias!!!

Valeu Alfredo, o negócio é se empenhar e atar até ficar bom hehe. Abração !

É isso mesmo guri, o André disse como estudamos. Criar receitas é bom e acredito que todo atador quer criar a sua receita, mas seguir um receita original é muito melhor para quem está aprendendo, como eu e você (lembre-se que também estudo o atado e não sou referência alguma nessas questões). Veja que o Tio Luiz pegou a dica do comprimento do Bucktail pelo que o atador disse e confesso que entendo poucas frases em inglês, mas observei e observar é também fundamental, por isso que esses canais do YouTube estão fazendo o maior sucesso (diga-se que os bons canais o atador não aparece). Confesso também que esqueço de habilitar as legendas e acabo não pegando certas informações que o atador passa.

Gostei das formigas, mas confesso que não as ato muito porque não as enxergo bem, mas são em alguns momentos moscas que podem fazer história e estão boas nas proporções. Também tenho a mesma dificuldade que você em finalizar o atado e eu acabo "matando" um pouco o acabamento próximo ao olho do anzol. Isso não interfere em nada ao gosto do peixe, pois é uma questão de gosto do pescador. Lembre-se que a mosca pesca primeiro o pescador e depois o peixe.

Observe na mosca abaixo as proporções das asas e da calda, pois estão muito grandes as receitas que já estudei. Sim também tenho grande dificuldade em prender o biot no lugar e para corrigir isso só tem uma maneira, é atar mais e mais moscas usando biot na receita. Não consegui identificar o material que usou nessa mosca para formar o corpo.

8drw.jpg

Se o seu objetivo nesse atado foi atar uma Prince, observe o vídeo abaixo.

Nesse vídeo tem várias dicas, desde como usar o fio de chumbo para estabilizar o bead head até como fixar o biot com descomplicação (mas é complicado).

T+ :)

Sim eu queria atar uma prince, o problema é que eu tava com muita dificuldade no Biot, ele escapavam muito fácil e admito que me concentrei tanto nele, que acabei esquecendo de deixar na proporção adequada. Mas como foi minha primeira, já vi muita coisa que devo melhorar nela, e irei. Agradeço pela ajuda, é muito importante. Abração !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Sim eu queria atar uma prince, o problema é que eu tava com muita dificuldade no Biot, ele escapavam muito fácil e admito que me concentrei tanto nele, que acabei esquecendo de deixar na proporção adequada. Mas como foi minha primeira, já vi muita coisa que devo melhorar nela, e irei. Agradeço pela ajuda, é muito importante. Abração !

A dificuldade que você tem é a mesma que eu tenho com o biot e nas mãos de grandes atadores parece ser algo bem simples, mas na hora que estamos atando não é tão simples assim, porém com muito treino vamos chegar lá. Aumentei o tamanho do anzol para treinar a montagem da Prince e com o anzol maior as coisas ficaram menos complicadas. Minha primeira Prince foi montada em anzol #18 e foi uma burrice minha tentar atar uma mosca tão pequena, isso para não dizer estupidez, mas agora estou atando em anzol #14, que é imenso comparado ao anzol #18, ao menos parece imenso depois que está fixado na morsa. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Prince, Copper John e Royal Wulff são moscas muito bonitas, minhas preferidas para atar, tem bastante detalhes, exigem várias técnicas, dão um grande trabalho mas em compensação também muita satisfação depois de prontas.

Não sou atador e muito menos tenho bagagem pra ensinar niguém, mas essas dicas funcionaram pra mim:

Para a cauda

- Tente escolher os biots mais finos (são mais fáceis de prender), evite os mais largos (pela tendência de se curvar sobre a haste).

- Una os biots pela parte de dentro, de forma que sua curvatura natural apresente as pontas em formato bifurcado (como uma língua de cobra).

- Posicione os biots imediatamente antes da curva do anzol e torça-os ligeiramente em sua direção, dê duas voltas frouxas com o fio de atado (com os biots ainda virados ligeiramente pra você), deixe a bobina pra baixo (pendurada), solte os biots e puxe o thread, o torque do fio torcerá os biots levando-os de volta ao lugar. Agora é só enrolar na direção do olho do anzol com o fio bem tensionado.

Para as asas

- Neste caso, opte pelos biots mais largos, pois oferecerão uma base de fixação maior.

- Posicione-os em cima do tórax (com a mão que usa pra atar), cruzando-os em formato de tesoura em um ângulo de uns 20º entre eles. Coloque um dedo da outra mão por cima para fixá-los no lugar, solte a mão que você ata e dê duas voltas frouxas com o thread, repita o procedimento acima, deixe a bobina cair, retire o dedo que fixava os biots e depois puxe o fio tensionando fixando-os no lugar, aí pode dar mais voltas apertando bem o fio.

Espero que sejam de alguma ajuda.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.