Ir para conteúdo

Peixe Articulado I


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Fantástico esse movimento, mas será que a combinação peso+volume dessa mosca não vai exigir um equipo de numeração maior do que seria necessário para streamers atados em anzol do mesmo tamanho? :hum: De toda forma é um movimento bastante próximo ao natural.

Ricardo, se você está se referindo ao material articulado usado como base para fixação das fibras, é este:

articulated-fish-spine-fly-tying.jpg

http://www.intheriffle.com/store/Fish-Skull-Spine-Shanks.html

Se está falando das fibras atadas, pensei que poderia ser EP Streamer Brush, mas esse material não tem brilho, portanto acho mais provável que seja o CCT Body Fur da Orvis:

6C0PF2SF_lg.jpg

http://www.orvis.com/store/product.aspx?pf_id=6c0p

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Ricardo,

Realmente o peixinho tem uma movimentação animação extraordinárias !

Quanto ao material do corpo, me parece ser o "Mega Baitfish Emulator Flash" (MBEF),

da Hareline.

http://www.hareline.com/2010images/mbef1.jpg

Vou incluir este item no pedido mensal de materiais de atado do Thiago Zanetti.

Obrigado por compartilhar !

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nossa, issoae pra Tucunarés não iria doer nada....

Devo ter visto algum material parecido com esse no Betinho....quarta-feira tem reunião na Federação, vou dar uma olhada...

Esse ferros, vou fazer alguns testes usando inox de ortodentista....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Complementando, diretamente do site do fabricante, parte de um Q&A:

Q: What fly tying materials can be used for a Fish-Spine fly?

A: There is really no limitation on the type of materials that can be used. Potentially any synthetic or natural fly tying material used for tying streamers today can be used. Examples of synthetic materials include Body Fur, Enrico Puglisi fibers & brushes and similar products. Flies can be weighted or unweighted. The magic is in the spine!

http://flymenfishingcompany.org/products/fish-skull-products/fs-articulated-fish-spine/

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Da um pouco de trabalho a mais, mas acho que da pra atar ate com inox de "encastoar" ... lembro do deep wiggler do Larry Dalberg.

Colocava 2 pregos em uma caixa de madeira e atava o arame. depois ia atando as partes, depois amarra junto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vou destacar outro trecho do site que diz que a água deve passar em volta do material e não através. É isso que dá o movimento natural de peixinho.

Eu acho que dá pra usar EP de boa como usado na isca White Mullet.

preview_55457_30430.jpg

Reparem a cabeça da isca que é bem cheia....

Hj vou fazer uma bagunça aqui em casa e ver o que rola...heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Conforme já foi mencionado acima, parece que vários outros materiais

se prestam ao atado desta isca.

Parece que o charme da movimentação é imprimido pelas juntas articuladas.

Abaixo um peixinho articulado atado por Dron Lee, com material brilhante

que parece ser "Palmer Chenille" ou "EP Brush".

Abraços

Odimir

bth_600576_10151710123891170_303486355_n

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ricardo Piolin, ótima contribuição.

Mosca de nado muito realístico.

O material articulado pode ser feito facilmente com arame inox rígido, mas as medidas postas no tópico denotam uma mosca volumosa, com algo em torno dos 9 à 10 cm. O que seria uma mosca para equipamento #8 ou mais estou certo?

Penso que em moscas menores bastaria retirar progressivamente as articulações reduzindo assim seu Shape.

Estava com uma dúvida no Material Sintético, mas o André Ribeiro acertou.

CCT Body Fur da Orvis

http://www.orvis.com...aspx?pf_id=6c0p

Agora é juntar os materiais, atar e testar.

VALEU :bs-aplauder::okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito 10 Ricardo.

Vou acompanhar o Tópico para ver se descobre o material.

Dá impressão de ser chenile e ao mesmo tempo parece EP.

Vamos aguardar.

VLW

Tbém não faço a mínima idéia...rs, atei uma com Ep Fiber, e gostei bastante do resultado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fantástico esse movimento, mas será que a combinação peso+volume dessa mosca não vai exigir um equipo de numeração maior do que seria necessário para streamers atados em anzol do mesmo tamanho? :hum: De toda forma é um movimento bastante próximo ao natural.

Ricardo, se você está se referindo ao material articulado usado como base para fixação das fibras, é este:

articulated-fish-spine-fly-tying.jpg

http://www.intheriffle.com/store/Fish-Skull-Spine-Shanks.html

Se está falando das fibras atadas, pensei que poderia ser EP Streamer Brush, mas esse material não tem brilho, portanto acho mais provável que seja o CCT Body Fur da Orvis:

6C0PF2SF_lg.jpg

http://www.orvis.com/store/product.aspx?pf_id=6c0p

Grande Abraço ;)

Olá André,

Estou me referindo ao material do atado, mas esse gabarito vai ser de grande serventia para os que quiserem se aventurar...rs.

Atei a minha com Ep Fiber, ficou legal, mas preciso saber se vai nadar como as originais.

Esse CCT Body Fur da Orvis é bem parecido com o do vídeo.

Obrigado pela dica do material.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ola Ricardo,

Realmente o peixinho tem uma movimentação animação extraordinárias !

Quanto ao material do corpo, me parece ser o "Mega Baitfish Emulator Flash" (MBEF),

da Hareline.

http://www.hareline.com/2010images/mbef1.jpg

Vou incluir este item no pedido mensal de materiais de atado do Thiago Zanetti.

Obrigado por compartilhar !

Grande abraço

Odimir

Sei lá Sr. Odimir, mas logo logo desvendamos o mistério...rs

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Da um pouco de trabalho a mais, mas acho que da pra atar ate com inox de "encastoar" ... lembro do deep wiggler do Larry Dalberg.

Colocava 2 pregos em uma caixa de madeira e atava o arame. depois ia atando as partes, depois amarra junto...

Se dá...rs, a minha atei dessa maneira.

Valeu pela dica Mauro.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ricardo Piolin, ótima contribuição.

Mosca de nado muito realístico.

O material articulado pode ser feito facilmente com arame inox rígido, mas as medidas postas no tópico denotam uma mosca volumosa, com algo em torno dos 9 à 10 cm. O que seria uma mosca para equipamento #8 ou mais estou certo?

Penso que em moscas menores bastaria retirar progressivamente as articulações reduzindo assim seu Shape.

Estava com uma dúvida no Material Sintético, mas o André Ribeiro acertou.

CCT Body Fur da Orvis

http://www.orvis.com...aspx?pf_id=6c0p

Agora é juntar os materiais, atar e testar.

VALEU :bs-aplauder::okok:

Grande Tuã!

A que atei mediu 9 cm, se der resultado vou tentar atar umas menores.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito interessante o tópico e a isca, Ricardo!

Alguém aqui já está testando o atado dela?

Postem os resultados! Estarei acompanhando a evolução deste tópico...

Abraço!

Olá Gilberto,

Já atei a minha primeira com Ep Fiber, fiquei satisfeito com o resultado, se der certo a testarei esse final de semana, aí posto o resultado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parece realmente ser a mosca do momento!

Um pouco mais do mesmo em uma receita usando Palmer Chenille e Slinky Fiber (haja brilho :cool:):

Articulate+Baitfish+1.jpg

Passo a passo: http://dronsworld.blogspot.com.br/2013/07/articulate-baitfish.html

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parece realmente ser a mosca do momento!

Um pouco mais do mesmo em uma receita usando Palmer Chenille e Slinky Fiber (haja brilho :cool:):

Articulate+Baitfish+1.jpg

Passo a passo: http://dronsworld.blogspot.com.br/2013/07/articulate-baitfish.html

Grande Abraço ;)

Maravilha André!!!

Obrigado por compartilhar :okok:

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Alguns exemplos do que o pessoal anda atando:

Peacock-PhilippeRossolin.jpg

Baby Peacock (tucunarezim :))

Rainbow-Fish-Spine-Fly-by-Marcelo-Morale

Rainbow Trout (truta arco-íris)

SumpinUglyShad_CastersFlyShop.jpg

Sumpin’ Ugly Shad (feio mesmo! :p)

O pessoal da FLYMEN FISHING CO montou um passo a passo: http://flymenfishingcompany.org/wp-content/uploads/2013/05/TyingWithTheArticulatedFish-Spine.pdf

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

post-179-0-78895400-1380170621_thumb.jpg

Minha tentativa...

Toda de palmer chenille... Toda de uma cor (unica que tinha.... pobreza!kkkkkk)....

Fica meio magrelo... Mas nadou bem no aquario....

Agora tem que testar... Mas dá trabalho! Putz....

Encomendei mais palmer pra fazer outras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

attachicon.gifimage.jpg

Minha tentativa...

Toda de palmer chenille... Toda de uma cor (unica que tinha.... pobreza!kkkkkk)....

Fica meio magrelo... Mas nadou bem no aquario....

Agora tem que testar... Mas dá trabalho! Putz....

Encomendei mais palmer pra fazer outras...

Parabéns, ficou excelente !

Parece uma tuvira.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

:wub::wub: por movto nas iscas, e inspirada pelas belas iscas dos colegas....

Aproveitando “brindes de atado + líderes brinde” recebidos do nosso amigo "Guerreiro" _ qdo da compra de alguns modelos dos excelentes "Líderes Torcidos" produzidos por ele_, a doidinha :devil2: engatinhante cismou que não queria ficar de fora da brincadeira, ao menos por exercício e desafio da montagem :frusty: . Pela hora da postagem, dá pra sentir o tempo que levei.... :blink:

Achando arame de Aço Duro no Baú, tive ajuda na preparação de segmentos vistos no centro do rolo. fiz questão de tomá-los apenas como modelo, e tentar fazer os meus por conta ppia. usando pregos na madeira, etc. , montando com estes a isquinha. Embora o arame fosse um tto fino, foi difícil. Além de furar o dedo :( , não consegui fazê-los no tamanho dos 1ºs, e preferi reduzir o nº de segmentos. Na próxima, tento ou tentamos reduzir tamanho das peças.

b3ec087a-7b3f-4f15-b2b8-11242ee44e46.jpg

Mas arrisquei minha “bailarina Marciana Frank(il)zinha..” :D hihihi. :blush: :blush:

Metade, minha "G-Tech" by Odimir ( s/ comentários) ata sozinha, claro...rs; o resto, a gente tenta.

4aa2f55b-547a-4439-b9ca-20d8d85c8615.jpg

Shape: Como ela recusou minha "Chapinha de cabelo" + Cor ( a disponível) = Muito Frank, parecendo que acordou de ressaca . Mas "pra exercício de quem é ta bão" .

Falhas: Penso que faltou volume à cabeça, p maior resistência à água ( turbulência e "dança") ; as peças metálicas poderiam ser menores; o corte do rabo-peninha não ficou legal ( quem sabe na próxima?). E outras cujo apontar dos colegas eu agradeceria.

Artic2Ilza.jpg

Vlw aí, Guerreiro! :ok:

Aproveitando ( se permitirem um leve desvio ao tópico): pra quem não conhece ( caso isto seja possível ), os “Líderes Torcidos”, em várias potências , tipos e tamanhos sob assessoria do “Omi dos Líderes”/ Guerreiro são super!

LiderTorcConicLIMPGuerreiro.jpg

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Muito bom Ilza,

Pelo visto o "molho" que ficou por conta do braço, temperou suas idéias a condimentou suas habilidades de atadora. :happy:

Grande Abraço ;)

:blush: Apenas um registro do esforço ousado e teimosia de uma sonhadora a principiante , amigo André.

Embora com mil limitações, digamos que o "molho" até que gerou alguma "fornadinha" que, com sorte, dias à frente, mando pra água, se não acertar uns macacos ( nas árvores). Depende da agenda e braço deixarem ( tenho de reiniciar uso bemmmm lentinho).

Sempre exageras nos incentivos. :)

Mas agradeço! :ok:

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza,

Gostei da mosca, ficou muito legal, parabéns... :bs-aplauder:

Olá, "Omi dos Líderes"!

Já que, por minha descrição dos materiais, és "meeiro" na construção desta; posso dizer que, dias à frente pretendo testar nossa "bailarina marciana assustada". Então, mesmo com as falhas já apontadas, verei como se comporta e alterações a acrescentar nas irmãs mais novas ou nas 1ªs cirurg plásticas a que ela se candidatar.

Reiterando agradecimentos pelos brindes, já inspiradores,

Vlw d+ !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu usei uma dessas moscas articuladas em Manaus atadas pelo Zenizir Silva.

Funcionou super-hiper bem para os Tucunas....

Vou ver se tiro uma foto dela. Tanto o rabo quanto a cabeça foram penteadas usando silicone daqueles de vedação.

Para arremessar essa mosca atada em anzol 6/0 só a minha #10 com linha Outbound Short.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Olá amigos,
Ontem eu construí o meu primeiro Peixe Articulado, fly que eu conheci graças a este fórum, e hoje eu tentei na pesca. Sua eficácia e realmente alto, mas eu descobri que detém um monte de água e lançamento, com a linha do número oito que eu costumo adopro, não é fácil. Eu questiono se você também encontrou o mesmo problema

post-1754-0-64121600-1382824819.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigos,

Ontem eu construí o meu primeiro Peixe Articulado, fly que eu conheci graças a este fórum, e hoje eu tentei na pesca. Sua eficácia e realmente alto, mas eu descobri que detém um monte de água e lançamento, com a linha do número oito que eu costumo adopro, não é fácil. Eu questiono se você também encontrou o mesmo problema

Eu ainda nao testei na pescaria...

Mas fiz pra usar na sage bass então deve funcionar já que essa vara arremessa bem iscas volumosas, realmente esta isca carrega bastante agua.... Numa #8 com linha normal neve ser duro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Venho acompanhando este tópico e quero parabenizar aos amigos por seus atados

muito bonitos e certamente muito eficazes por conta de sua dinâmica e animação próprias

de seu criativo design !

Grande abraço à todos !
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.