Ir para conteúdo

Tiny Crazy Charlie


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Tiny Crazy Charlie

Olá Mosqueiros!

Chovendo, ventando e fazendo frio... Sem pescarias hoje, resolvi fazer um passo-a-passo de uma isquinha que me traz bons resultados nas minhas pescarias aqui no Lago Igapó de Londrina.

A isca não tem nome mas como ela é atada no estilo da Crazy Charlie num tamanho bem pequeno chamo-a de Tiny Crazy Charlie. Super fácil de atar, com pouquíssimos materiais:

- Anzol Chinu número 1

- Fio de silicone ou monofilamento 0,45

- Krystal Flash

- Olhos de corrente pequenos

- Fio de atado 6/0 na cor que você quiser para a isca (usei aqui o 3/0, mas 6/0 é melhor)

A sequência do atado:

Passo 1 – Retifique o anzol e coloque na morsa:

IMG_0028.jpg

Passo 2 – Enrole o fio de atado começando do olho do anzol até próximo à metade da curvatura do anzol:

IMG_0030.jpg

Passo 3 – Volte o fio de atado até o olho do anzol cobrindo bem a superfície do anzol ( nessa etapa você pode aplicar dubbing ou adicionar algum tipo de tinsel, mas só o fio de atado já é suficiente para dar a cor da isca):

IMG_0033.jpg

Passo 4 – Amarre o fio de silicone (aqui eu usei o fio de silicone, mas tenho preferido usar o monofilamento 0,45 que deixa a mosca mais durável):

IMG_0035.jpg

Passo 5 – Cubra o fio de silicone até o mesmo ponto no meio da curvatura do anzol e volte novamente até o olho do anzol:

IMG_0036.jpg

Passo 6 – Enrole o fio de silicone sobre o anzol voltando até o olho do anzol:

IMG_0039.jpg

Passo 7 – Prenda o fio de silicone e corte o excesso:

IMG_0041.jpg

Passo 8 – Amarre os olhos de corrente deixando um espaço para poder amarrar o krystal flash e finalizar a cabeça:

IMG_0042.jpg

Passo 9 – Inverta o anzol para a etapa final:

IMG_0047.jpg

Passo 10 – Amarre o Krystal Flash:

IMG_0048.jpg

Passo 11 – Finalize e passe cola:

IMG_0051.jpg

Eu costumo aparar o Krystal Flash deixando-os um pouco maior que o anzol:

IMG_0057.jpg

Para mudar a cor da isca basta mudar a cor do fio de atado:

IMG_0058.jpg

IMG_0061.jpg

b46402fb-02e0-44bc-b4b8-a62bd3665add.jpg

Isquinha fácil e rápida de atar:

IMG_0066.jpg

Nunca faltam na minha caixinha de bolso:

IMG_0065.jpg

tilapia01.jpg

tilapia02.jpg

Aqui no Igapó uso essa isca principalmente para as tilápias, joaninhas e tucuninhas tricks. Para as tilápias uso linhas flutuantes com recolhimento bem lento, parando de vez em quando. Para as joaninhas, recolhimento rápido com paradas. Acredito que deve pegar outras espécies, saicangas por exemplo, ou robalinhos, etc.

Abraço a todos!

Editado por Gilberto
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha Gilberto,

Simples, eficiente e muito bem executada, acabamento nota 10! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Parabéns e Grande Abraço ;)

Valeu André!

Boa dica :ok:

Obrigado JR

Muito Bom.

VLW

Obrigado Ferreira

Bem legal!! :ok:

Valeu Daniel!

Muito bom Gilberto, é isso aí com este frio e chuva é uma boa idéia atar, parabéns pelo passo-a-passo.

Já usei mono 0,40 amarelo flúor ficou legalzinha tb, só não me lembro qual foi o anzol que usei.

Obrigado pelo comentário, Eduardo.

Tenho preferido usar o mono também. Embora seja mais fácil fazer o ribbing com o fio de silicone, com o monofilamento a isca fica bem mais resistente.

Abraço!

Boa!!!!! sera que pega uns badejinhos??????

Olá Antônio!

Não tenho experiência com essa isca no mar, mas considerando que ela se parece com um pequeno crustáceo, se ela estiver atada numa cor adequada deve ser efetiva no mar também.

Abraço!

Muito bom Gilberto! Sou fã das Crazy Charlies e vou atar algumas para tentar as tilápias. Para os robalinhos teria que ser em anzol inox.

Parabéns , abraço

Antonio Zancan

Olá Antonio!

Obrigado pelo comentário!

Abraço!

Parece ser bem eficiente. Parabens e obrigado pela dica.

Marcelo

Valeu Marcelo!

ficaram muito boas...

Valeu Fabiano!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Antônio é uma modalidade lá do Japão o nome Tenkara e aqui se chama pesca caipira, os japoneses mortificou alguns aspetos e colocou o nome de Tenkara, coisa de japoneses. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que é Tenkara? deculpes kkkkkkkkkk

Olá Antônio!

Tenkara é uma modalidade de pesca de tradição japonesa ( uns 200 anos) que se assemelha ao fly fishing em alguns aspectos mas difere deste em outros. Originalmente era praticada com varas de bambu, atualmente essas varas são tão modernas nos seus componentes quanto as melhores varas de fly. Possuem uma ação e um balanceamento específico para a modalidade. No tenkara a linha é conectada diretamente à vara, não se utiliza carretilha e na ponta da linha é atada uma mosca. As moscas de tenkara tradicionais são atadas num estilo próprio.

Alguns poderiam dizer que o fly é uma evolução do tenkara, mas pescadores minimalistas e fanáticos por tenkara diriam exatamente o oposto. Na minha humilde opinião são modalidades diferentes que possuem suas vantagens e desvantagens de uma sobre a outra.

Tenho bastante simpatia por essa modalidade e pretendo num futuro próximo me aventurar nela também (meu avô pescava de tenkara no Japão).

Talvez o Tuã possa esclarecer mais sobre o assunto.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 5 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • Administrador

Faz duas semanas em uma de minhas andanças no Centro do Rio, encontrei na loja Caçula um carretel de fio de silicone usado para bijuterias, penas que não é fino (0,70 mm), mas esticando bem deve ceder e ir ficar mais fino de acordo com a tensão dada. Vi carreteis de 10 metros e 100 metros.

Em pesquisa na Internet vi que tem mais fino.   ;)

crystal_tec.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Me lembro de ter comprado também na Caçula e foi o de bitola 0.7 (transparente) que é excelente para usar como substituto ao vinyl rib para a montagem de pequenas moscas. :) 

Fio Silicone 1.JPG

Fio Silicone 2.JPG

Também comprei em outra loja de bijuterias esse outro da direita, que aparentemente tem a mesma bitola 0.7, mas não é transparente, tem uma aparência perolada, e é composto por vários fios unidos (como se fosse uma corda). Esse fio é muito bom para a montagem de moscas que usam originalmente em sua receitas o catgut (fibra natural feita a partir do intestino de animais para ser usado como fio de sutura ou corda de instrumentos musicais). O efeito não é o mesmo, pois o catgut após molhado muda algumas características (volume e transparência), mas as moscas ficam bem parecidas e igualmente eficientes. :D 

Catgut Nymph.jpg

Catgut Nymph

Catgut Caddis Pupa.jpg

Catgut Caddis Pupa

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro
Em 26/09/2016 at 16:53, Fausto disse:

O fio perolado ainda não encontrei, mas o outro que comprei foi esse mesmo com 0.7 mm.  :ok:

 

Dear Boss, hoje em dia deve ser bem + fácil encontrar variedade de cores e bitolas. Anos atrás, dividi com, e mandei pra um "Menino Arteiro"  aqui do Fórum , parte de carretéis  tipo os da foto abaixo. O preto, canto inferior esquerdo, tem 0,40 ou 0,50mm. Racionando recursos, são as  "legs tabajaras" que uso ( após fazer-lhes pintas c/ canetas permanentes [ infelizmente, pco permanentes],  e  esticado-as só um mínimo p/ afiná-las,  ou ficam  desagradáveis), e  para corpos noutros mínimos atados.

Nalgumas moscas, a textura e maciez  obtida com estas fibras pode torná-las "+  atraentes" que a das monos que, hoje, também encontramos desde na cor Amarelo-Fluor, Laranja, Vermelho, Preto e Azul, além da Transparente. Mas como já citou o Gilberto, as últimas ganham em resistência.

Aliás, belíssimas iscas, Gilberto

Essa Catgut ou " Cutcut ":D Caddis Pupa do Prof. André, acima,  tb ficou super Show! 

abç. 

Legs Tabajaras 70 e 50.JPG

Editado por Ilza
clareza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.