Ir para conteúdo

Fragária/Itamonte


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Aí galera do PDI, que tal no próximo fds um PDI de trutinhas lá no rio Aiuruoca ? Segundo o amigo Tunico que costuma ir lá com certa freqüencia a pescaria lá tem estado muito boa este ano.

O lugar se chama Fragária e fica atrás das Agulhas Negras(Itatiaia), próximo à cidade mineira de Itamonte. Daqui do Rio leva-se coisa de 4~5h. Existem duas pousadas simples mas boas no lugar, a Pousada Fragária (http://www.fragaria.com.br/) junto ao rio e a Pousada Vale da Serra no alto do morro, com hospedagem em cabanas mais aconhegantes e vista muito bonita de toda a serra (http://www.geocities.com/marcos_tridon/informa.html), ambas pertencentes ao mesmo dono Octávio.

O riozinho lá tem as dimensões e a aparência do Macaé-de-Cima, com água limpíssima e perfeitamente vadeável em quase toda sua extensão, mas a paisagem ao redor é diferente, no lugar da mata atlântica, a típica paisagem da serra mineira, com morros "carecas" com araucárias pontilhadas, bonita tb. O lugar é bonito e aconhegante, ótimo para curtir com a família. Para a mulherada, há passeios de cavalo, trilhas e cachoeiras para tomar banho gostoso. O custo da pousada é algo como R$ 50pp, pensão completa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu quero muito ir pra itamonte.....mas me digam uma coisa.....Vcs vao pescar trutas com essa chuva???? A agua deve estar barrenta (ou pelo menos escura) e o nível da agua meio alto....

Vcs têm alguma informação recente lá do rio Aiuruoca???

De repente eu topo!!!!!

Mas ir até lá pro rio estar ruim e meio chato...

Editado:

Novas informações....acabei de ligar lá a senhora disse que choveu mto ontem e q tah chovendo hj....Disse q o rio está cheio e o acesso ateh a pousada é soh com carro 4x4...

Axo q naum vale a pena

(Nessa q liguei era 120 o casal com cafe da manha e janta...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Segundo a meteorologia a previsão seria de tempo bom na semana que vem, se é que eles acertam alguma.... E basta um dia sem chover pro rio ficar limpo. Qto ao carro, no problem, a nossa turminha de PDI tá bem de sapato (ou rodas rsrsrs) e sempre rola caronas. Para a semana ou outra o Gerson tava dizendo que pretende vir em Friburgo. Qq coisa a gente se manda pra cá mesmo. Mas eu tava mesmo era querendo ver como que anda o Aiuruoca, faz algum tempo que não vou lá.

Ah, e chuva por chuva, em Friburgo tb só tem caído aguaceira brava, mas nem por isso o rio tá ruim, pelo contrário, tá limpíssima a água. O peixe é que anda meio fraco, muito matador pra variar.... Eles só vão se sossegar qdo retirarem a última trutinha viva do rio........ mas ainda bem que elas são espertas, sempre sobram algumas para a gente brincar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke

Vale a pena o passeio por lá. Nunca estive em Friburgo, mas pelo que o pessoal fala, acredito que a pesca em Itamonte não seja tão boa.

Porém saem belas trutas, e as danadas são bem ariscas...

Use ninfas escuras com zug bug, prince e outras em anzóis 14 a 18.

Secas, acredito que as mesmas de friburgo. Adams, Royal Wulff, March Brown entre outras.

Dica: Fale com o filho do òtavio proprietário da pousada, que ele lhe indicará bons trechos do rio para lançar as moscas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu Rodrigo pelas dicas. Eu já estive lá umas 4 vezes, mas faz uns 2 anos que não vou lá, o lugar é bom mas fica meio longe para bater num fds, por isso nunca mais fui. Mas como o amigo Tunico tem se dado muito bem por lá este ano, tava com vontade de retornar, mas infelizmente acho que michou pq a Mari vai ter que trabalhar todos os sábados este mês, daí vou ter que subir pra Friburgo.

Já recebi o seu cd, brigadão, tá show, mas falta arrumar o principal hehehe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke

Quando tiver previsão de ir para lá, de um toque, quem sabe combinamos de nos encontrar por lá.

Agora, vontade mesmo, é de conheçer as trutas do Macaé de Cima.

Na tua experiencia, qual a melhor época de tentar lançar minha linha por lá??

Ouvi belos relatos do pessoal que foi em Outubro.

Como é esta época, lá?

Abraços

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rodrigo, deixa para vir em Friburgo mais para frente. Set/Out costuma ser época muito boa, com maior ação na mosca seca, principalmente no final do dia. Ultimamente tá meio fraca a pescaria por lá, seja pelo excesso de matadores seja pelo calor. O normal lá num bom dia de pesca é conseguir meia dúzia de trutas, com alguma sorte e boa competência dá até para esperar 10 ou mais em alguns momentos (até já teve dia de pegar umas 30...exceção raríssima), mas ultimamente só tem saído 2~3, não que isso seja tão ruim, mas acho que a turma se acostumou mal com a excepcional temporada 2005, onde a média foi muito mais alta que habitual, não raro cada pescador pegava fácil meia dúzia em poucas horas de pescaria.

Qto a Aiuruoca, qdo for aviso por aqui.

PS: mas afinal o que o recordista de douradão quer com os lambarizinhos de trutas rsrsrsrs??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo

Me avise quando a coisa melhorar por aí que com certeza iremos pescar juntos en Friburgo.

Para mim já a muito tempo, o que mais importa é como voce pescou o peixe, e não seu tamanho.

Uma truta em um rio de aguas cristalinas, arremessos precisos, ter de encontrar a mosca certa, aproximação cuidadosa é a essencia da pesca com mosca.

Existem locais e situações de pesca em que nos teletransportamos para outra dimensão e o que menos importa é a quantidade e tamanho dos peixes e sim as boas lembranças e os momentos inesqueciveis que passamos na beira de um rio.

Mas um douradão no fly é algo inesquecivel também para qualquer mosqueiro!!

Um abração

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.