Ir para conteúdo

Dubbing Dispenser alternativo para viagens


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Senhores.

Estou me preparando para mais uma aventura patagônica, agora em 2014. Esse ano resolvemos levar nossos próprios estojos de atado, o que se provou essencial, pois as moscas que pegavam peixes acabavam destruídas ao final do dia e as lojas de moscas decentes eram inexistentes no Quillén e a 40km de Junín de los Andes. Com isso, atar para o outro dia se tornou a atividade noturna compulsória.

Um dos materiais que mais utilizei foi o dubbing e levei dois grandes dubbing dispensers tradicionais da Hareline: um de Hares Ear Plus e o outro de Ice Dub. O problema foi que os dispensers eram grandes demais e tiveram que ficar de fora do estojo de atado, com o qual eu vinha batalhando para miniaturização e compactação fazia já alguns meses.

Na foto abaixo podemos ver alguns comerciais e suas respectivas embalagens:

TutorialDubbingDispenserAlternativo-01_z

Da extrema esquerda em sentido horário: (1) Dubbing Dispenser da Hareline em plástico translúcido; (2) Dispenser transparente de pelos variados que comprei em Londres; (3) Cube Dispenser para 30 cores com SLF (Synthetic Live Fiber); (4, 5 e 6) dubbing "a granel" de diversas empresas.

Com relação aos dubbing dispenser comerciais, considerando que você está em viagem e com um estojo de atado:

  • os dispensers tradicionais acabam sendo muito grandes e, a não ser que você ate feito um maluco e pesque durante um mês corrido, eles carregam dubbing demais. Podem ser adquiridos sem o dubbing, para o caso de você resolver preenchê-los com dubbing a granel que comprar ou com dubbing que fizer ( http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=5134 );
  • o Cube dispenser comporta 30 cores, mas em pequena quantidade. Se você atar muito de um ou dois tipos de mosca, pode ser que falte dubbing ao final de uma viagem de 10 dias. Ele também pode ser adquirido vazio, caso você queira;
  • os sacos de dubbing a granel são ótimos, desde que você não tenha que levar mais que uns 5, ou seja, você fica limitado na quantidade de moscas diferentes que possa atar. Você pode, se quiser, comprar alguns sacos tipo "zip lock" menores que esses e levar menos quantidade de dubbing, mas em mais cores, o que acaba por resolver o problema.

Em vista disso tudo, comecei a me debater com a ideia de um dubbing dispenser alternativo compacto, que me permitisse sobreviver atando por cerca de vinte dias. Depois de muito pouca procura, minha busca afunilou-se rapidamente para os porta pílulas vendidos em farmácias. São vendidos em diversos modelos e formatos, com variados números de compartimentos e vários deles em material translúcido que permite ver o conteúdo. O tamanho de cada compartimento é do tamanho ideal para comportar uma quantidade decente de dubbing e, de modo geral, o tamanho do porta pílulas é bem adequado à ideia de estojo de viagem. Abaixo uma foto de dois que encontrei em uma farmácia de manipulação:

TutorialDubbingDispenserAlternativo-02a_

Resolvi escolher o da esquerda para os anzóis e o da direita para o dubbing.

Vamos então ao preparo do dispenser:

Inicialmente retirei a tampa, a fim de facilitar a etapa de furar o fundo dos compartimentos. Ela é presa somente no meio, sem cola nem nada, bem fácil de remover nesse modelo específico. Abra todas as tampas dos compartimentos e puxe-a para fora:

TutorialDubbingDispenserAlternativo-03_z

Logo em seguida me preparei para furar o fundo dos compartimentos. Aqui alguns pontos a considerar:

  1. a broca que usei foi uma 5/32" (~4mm). Me pareceu o tamanho adequado para o compartimento. Nos dispenseres comerciais o furo é maior (1/4"), mas achei que a medida usada permitia retirar bem o dubbing e não era grande demais a ponto do dubbing escapar dentro do estojo de atado;
  2. quando você for furar, não fure de fora para dentro. Isso faz com que a parte de dentro não tenha suporte e a broca deixa um monte de rebarbas do plástico quando afunda de vez;
  3. sabendo disso, fure de dentro para fora e sob um suporte. Qualquer madeira velha serve de suporte. Mude a posição da madeira a cada furo que fizer;
  4. fure onde quiser, mas o centro, ou próximo dele (isso não é ciência aero-espacial), perece evidente como escolha.

TutorialDubbingDispenserAlternativo-04_z

Pouco tempo depois, usando a técnica acima e colocando a tampa de volta no lugar, o dispenser estava pronto para uso. Note a ausência de rebarbas nos furos:

TutorialDubbingDispenserAlternativo-05_z

Usando a técnica do dubbing alternativo, rapidamente preenchi meu novo dispenser com dubbing feito de lã e pelo de lebre batidos. A aparência do dubbing é fantástica:

TutorialDubbingDispenserAlternativo-06_z

Como o dispenser possui um furo em cada compartimento, não há necessidade de ficar abrindo e fechando a tampa:

TutorialDubbingDispenserAlternativo-07_z

Quanto ao tamanho, ele é bem em conta, quando comparado a outros dispensers comerciais:

TutorialDubbingDispenserAlternativo-08_z

Excelente dispenser para viagem. Devo levar uns 3 desses (24 cores) para a Patagônia em 2014. Esse em variações de corres marrons, um em variações de verde e outro com dubbings comerciais diversos.

Custo do porta pílula: R$ 2,50... não dá pra ser muito melhor que isso :dry:

Espero que a carroçagem seja útil a alguma alma desesperada. :happy:

Abraços.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Legal Jost! :okok:

Também uso os mesmos estojos de pílulas pros anzóis, para o dispenser uso aquele porta-tudo pequeno com 8 compartimentos, mas cabe muito dubbing, demais pra viagem.

Uma boa prática quando for furar é usar baixa velocidade, se puder use uma parafusadeira que tem rotação mais baixa. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

para o dispenser uso aquele porta-tudo pequeno com 8 compartimentos, mas cabe muito dubbing, demais pra viagem.

Sim, é dubbing demais e o estojo é muito grande, mesmo para deixar na mesa de atado... eis porque eu encomendei com o Thiago os dispensers vazios da Hareline. Neles vou guardar os dubbings na mesa.

Uma boa prática quando for furar é usar baixa velocidade, se puder use uma parafusadeira que tem rotação mais baixa. ;)

Não faz muita diferença se você tiver um suporte por baixo. No meu caso específico, a furadeira de bancada está sempre em 750 RPM, mas nada impede usar uma furadeira de mão, de alta velocidade, ou mesmo uma aparafusadeira de mão, bem mais lenta. Mesmo um prego esquentado no fogão, que faça o furo por derretimento, já é suficiente ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Depois de uma tarde de brincadeiras extremamente divertidas com lãs e peles de coelhos, o resultado não deixa nada a desejar a qualquer fábrica:

TutorialDubbingDispenserAlternativo-09_z

:okok:

:happy:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ficou muito bom, em lojas de R$1,99 é possivel encontrar estojos de vários tamanhos, parecidos com esse.

Nesse ponto o fly supera em muito outras modalidades de pesca, vc leva as feramentas e alguns materiais e faz as iscas na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 9 meses depois...
  • Mosqueiro

Pretendendo fazer uns dubbings, vale a ideia de separar uma caixa dos feitos com pelos de coelhos p/ ninfas; e outra com lã sintética, que imagino mais flutuantes, para secas?

Necessitando de diferentes tons, seria prejudicial misturar os disponíveis pelos de coelhos com fios de lã natural?

Se ainda assim, necessitar de mais tons, seria prejudicial misturar pelos de coelho com lã sintética?

E qto a mistura de lã natural x sintética?

E qto a mistura dos 03 ( pelo x lã nat x lã sintética) ?

Esqueci de perguntar algo? :hum::laugh:

Grata.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Do jeito que quiser. Todas as lãs vendidas em armarinhos são hidrofílicas, pois de outra forma não seria possível lavar a roupa.

Isso posto, e sabendo que todos os dubbings absorverão água, vale qualquer mistura em quaisquer quantidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vlw, Dr.

E só após a sabatina, lembrei-me do outro "dubbing tutorial ", do qual havia feito vários CtrC>CtrV, tempos atrás. Acho que é o stress :frusty: .Releve. :facepalm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.