Ir para conteúdo

Just a Caddis


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Materiais:

JostaCaddis-Anzol_zpsccc96580.jpg

JostaCaddis-Materiais_zps5c611990.jpg

Passo 01 - prenda o anzol na morsa:

JostaCaddis-Passo01_zps7ff6595b.jpg

Passo 02 - comece a atar a linha da metade do corpo do anzol para trás e vá até antes de começar a curva do anzol:

JostaCaddis-Passo02_zpseeb41507.jpg

Passo 03 - aplique o dubbing à linha e forme um abdômen levemente cônico. Um pouco antes de chegar à metade do anzol, aplique uma bola maior, que será responsável pela distribuição das fibras do Poly Yarn na forma das asas da caddis:

JostaCaddis-Passo03_zpsbb5eaf83.jpg

Passo 04 - corte um tufo de cerca de 3-4cm de comprimento de Poly Yarn, mantendo a bitola que sai do carretel (tufo denso). Role o tufo entre os dedos e desembaraçe as fibras, para que fiquem soltas umas das outras. Coloque esse tufo desembaraçado sobre o anzol e segure com duas voltas frouxas de linha logo após a bola de dubbing. Ajuste o comprimento das fibras sobre o abdômen para que fiquem dentro da proporção de uma Caddis. Em seguida, role levemente as fibras entre os dedos para que se espalhem um pouco em torno do anzol, com o objetivo de formar o delta visto nas asas das caddis. Satisfeito com o comprimento e distribuição das fibras de Poly Yarn, segure com firmeza no lugar e prenda com 4 ou 5 voltas firmes passando, por fim, a linha por baixo do tufo virado para o olho do anzol:

JostaCaddis-Passo04_zps0ca6d44c.jpg

JostaCaddis-Passo05_zps50f66bb1.jpg

Passo 05 - ate várias voltas à frente do tufo para elevar as fibras que ficaram voltadas para o olho do anzol e depois duas ou três voltas em torno do poste para comprimir as fibras que o formarão:

JostaCaddis-Passo06_zpsa708f0c6.jpg

Passo 06 - faça voltas em torno do poste para deixá-lo firme, como você faria numa mosca parachute normal:

JostaCaddis-Passo07_zps8a1be94a.jpg

Passo 07 - escolha uma pena de tamanho adequado ao anzol, retire as fibras da base da pena e ate a haste nua à frente do post, cortando o excesso de haste:
JostaCaddis-Passo08_zps7884b84b.jpg
Passo 08 - ate a haste até bem próximo do poste e a entorte para cima. Em seguida, da mesma forma que numa parachute normal, ate a haste ao poste, sem deixá-lo grosso demais:
JostaCaddis-Passo09_zps2b8e952f.jpg
Passo 09 - complete o tórax com dubbing, forme uma cabeça de linha junto ao olho do anzol e termine com um whip finisher:
JostaCaddis-Passo10_zps38e3398a.jpg
Passo 10 - enrole a pena no poste, começando por cima e descendo em direção ao corpo, sempre uma volta por baixo da outra. Quando achar que a densidade de fibras do parachute estiver correta, prenda a pena com duas voltas de linha em torno do poste e depois termine com um whip finisher em volta do poste:
JostaCaddis-Passo11_zps3b5e666f.jpg

Passo 11 - Hora da tosa: (1) com cuidado, corte fora a linha e o excesso de pena; (2) corte o poste no comprimento desejado; (3) junte as fibras de Poly Yarn sobre o abdômen comprimindo-as de forma a fazer um leque vertical e corte numa inclinação de 45º referente ao corpo do anzol, para dar a forma inclinada vista na parte posterior das asas de caddis; (4) corte qualquer fibra presa ou fora do lugar, melhorando a estética geral da mosca. Está pronta a mosca:
Vista lateral:
JostaCaddis-Passo12a_zps8c11956e.jpg
Vista superior:
JostaCaddis-Passo12b_zpsf0b2432f.jpg
Vista inferior:
JostaCaddis-Passo12c_zps74b1c779.jpg
==============================
É isso. Mosca fácil de atar, deve boiar igual uma rolha de cortiça e acho que será bem efetiva para os caddis-maníacos patagonenses. :dry:
Just a caddis... Jost, a Caddis :huh: :hum:
Grande abraço a todos. :happy:
Jost
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Beto

O fundo das fotos foi um livro com capa de pano na cor azul.

Deixei o flash da TS3 ligado e o cobri com uma camada de sacola de supermercado branca, a fim de fazer um pouco a difusão da luz.

Macro normal em todas.

Ficaram joia :)

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beto

O fundo das fotos foi um livro com capa de pano na cor azul.

Deixei o flash da TS3 ligado e o cobri com uma camada de sacola de supermercado branca, a fim de fazer um pouco a difusão da luz.

Macro normal em todas.

Ficaram joia :)

Abração.

As fotos ficaram ótimas, vou tentar usar essa técnica.

Ainda não comprei o tripé. Aquele que vc indicou é maravilhoso, mas pesa quase 1kg, é muito peso para eu levar nas minhas caminhadas que duram dias, estou estudando algumas outras possibilidades, mas igual àquele é difícil de encontrar. Vou acabar comprando dois tripés, um para cada ocasião.

Ótima mosca, ótimo passo a passo, tudo muito bom!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

As fotos ficaram ótimas, vou tentar usar essa técnica.

Imaginei que você gostaria das fotos.

Ainda não comprei o tripé. Aquele que vc indicou é maravilhoso, mas pesa quase 1kg, é muito peso para eu levar nas minhas caminhadas que duram dias, estou estudando algumas outras possibilidades, mas igual àquele é difícil de encontrar. Vou acabar comprando dois tripés, um para cada ocasião.

Como o outro tripé que eu tenho é antigão e pesa quase 10kg, quando eu peguei esse Joby, tive a impressão que o troço pesava tipo 200g rsrs e nem reparei que ele pesa 900g!

Essas fotos eu tirei sem tripé, por incrível que pareça. Com o uso do flash+sacolinha, as fotos não ficam tremidas de jeito nenhum pq a máquina se calibre com uma ASA rápida. Ainda assim, eu tento ficar imóvel na hora de tirar as fotos.

Pq sem tripé? Pq basicamente é um saco ter um tripé entre você e a morsa enquanto ata.

Ótima mosca, ótimo passo a passo, tudo muito bom!

Abraço

Valeu cara.

Abração.

jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Jost, desculpe o desvio... :blush:

Ainda não comprei o tripé. Aquele que vc indicou é maravilhoso, mas pesa quase 1kg, é muito peso para eu levar nas minhas caminhadas que duram dias, estou estudando algumas outras possibilidades, mas igual àquele é difícil de encontrar. Vou acabar comprando dois tripés, um para cada ocasião.

Beto,

O meu é esse modelo (só que esse tem 17 cm de altura e o meu 25cm):

http://www.shoptime.com.br/produto/112813840/tripe-flexivel-joby-gorillapod-original-preto-cinza

Esse pesa apenasmente 80g! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Beto,

Estranhei você dizer que o troço pesa quase 1kg e fui ver no submarino e, de fato, lá está, nos dados técnicos, que o troço pesa 900g. Porém, minha percepção de uso do tripé não era esse peso todo, batendo com a informação provida pelo André. Assim, fui conferir na Amazon... cerca de 70g, como mostrado abaixo :dry:

Seguem os links para o produto no submarino, foto, produto na Amazon.com e os dados fornecidos pela Amazon:

http://www.submarino.com.br/produto/112813989/tripe-flexivel-joby-gorillapod-magnetic-preto

112813989SZ.jpg

http://www.amazon.com/Joby-GPM-A1EN-GorillaPod-Magnetic-Flexible/dp/B0038YWLCA/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1369152990&sr=8-1&keywords=tripod+joby+magnetic

Product Dimensions: 5.9 x 1.2 x 1.2 inches ; 2.2 ounces

15cm X 3cm X 3cm ; 63g

Pode comprar sem erro algum... você nem vai saber que ele está na mochila.

Abração.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.