Ir para conteúdo

Como soltar um peixe corretamente


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos,

Infelizmente ainda vemos muitos peixes serem manuseados e soltos de maneira impropria. Eu mesmo ao tentar bater fotos ja coloquei em risco a vida de alguns peixes. Nessa minha ultima viagem a BC meu amigo me alertou para o fato de que a vida de um peixe vale muito mais do que nossas fotos. Isso porque meu dedo quase tocou as guelras do peixe ao tentar levanta-lo da agua. Nao que nao devamos bater fotos, queremos o registro de nossos trofeus, mas devemos priorizar a soltura. O mais importante 'e manter a cabeca do peixe na agua ate o momento da foto, que no caso de Salmao e truta nao deve ultrapassar 5 segundos. Me irrita ao ver que em muitos programas de pesca o apresentador fica falando por minutos a fio em quanto o peixe esta fora da agua. Claro que ha peixes que suportam mais que outros, um bagre africano pode sobreviver e ficar vivo por muito tempo ao ar livre. Mas especialmente para peixes que vivem em agua com alta oxigenacao, e isso inclui nossos Dourados, bicudas e Piraputangas, a soltura deve ser feita o mais rapida possivel.

Aqui segue um video gravado nas maravilhosas aguas da Gaspe Peninsula, em Quebec, Canada, onde instruem como um Salmao do Atlantico deve ser solto apropriadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom Bruno, :bs-aplauder:

Só pra facilitar o acesso ao vídeo, basta envolver o endereço com as tags flash:

[flash ]

Que água é essa, mais parece que as imagens subaquáticas foram feitas em um aquário!!! :ohmy::ohmy::ohmy:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa! Não é legal aquela história de pegar o peixe com o net, colocar ele no chão, pegar a câmera, tirar a foto, guardar a câmera, tirar o anzol e depois soltar...
Tem uma galera que faz isso...
Sem contar as quedas dos peixes na hora de posar para a foto...

E sobre segurar o peixe apenas pela cauda... É contestado isso... Uns dizem que pode causar sérias lesões nos músculos do local...

O negócio é tirar o anzol com ele dentro da água sem nem encostar no peixe... Se for tirar foto, retira ele rapidamente alguns centímetros fora da água...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isto mesmo Brunão muito bom.

Eu tenho observado a melhor forma ainda é a Net com o peixe bem próximo da agua para fotografar apropriada correta para não machucar o peixe, tem pescador que tem a adrenalina que ainda não tem a mente corretamente a soltura do peixe, eu entendo que vai ter pescadores fazendo o correto agora outros vão se apavorar na hora da soltura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa! Não é legal aquela história de pegar o peixe com o net, colocar ele no chão, pegar a câmera, tirar a foto, guardar a câmera, tirar o anzol e depois soltar...

Tem uma galera que faz isso...

Sem contar as quedas dos peixes na hora de posar para a foto...

E sobre segurar o peixe apenas pela cauda... É contestado isso... Uns dizem que pode causar sérias lesões nos músculos do local...

O negócio é tirar o anzol com ele dentro da água sem nem encostar no peixe... Se for tirar foto, retira ele rapidamente alguns centímetros fora da água...

Abraço!

De fato existem os que contestam segurar o peixe pelo rabo, mas se fizer como ela esta fazendo no video (com as maos molhadas e mantendo o peixe na agua) parece ser uma soltura com bastante chances de sobrevivencia. Vi um comentario de um cara num forum que trabalhou em fazendas de criacao de Salmao e ficava impressionado como o peixe era resistente ao manuseio humano. Ainda assim 'e claro, devemos sempre tentar fazer a soltura da melhor maneira possivel. Alguns pontos do video que acho interessante ressaltar:

- O peixe vai para a Net, e nao a net vai ao peixe! Perseguir o peixe com a net ira assusta-lo e aumentar sua exaustao.

- Se preferir, segure o peixe de lado na agua e levante-o levemente para tirar a foto, se o peixe for muito pesado, levanta-lo pelo abdomen pode ser prejudicial aos seus orgaos

- Reduza a briga! (especialmente no caso de Salmao, existe uma lenda de que se deve ir com o tippet mais light possivel) Mas esse peixe nao e' uma truta de riachinhos, tentar traze-lo num tippet 5x sera exaustivo ao peixe!

- Nao tire o peixe fora dagua por mais de 5 segundos

- Nao arraste o peixe para o barranco.

E isso ae pepepessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legais as dicas. Mas deveriam ter se atentado para a ângulação equivocada que a moçoila dava à vara em alguns momentos. Não só pra evitar sua quebra, mas sobretudo pq isso prolonga a briga. E tirar o peixe logo é uma das recomendações deles próprios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.