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Atado de um Klinkhamer (completo agora)


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  • Moderador

Senhores,

Algumas considerações sobre o atado dos Klinkhamers.

Sobre os anzóis, eu sei que existem anzóis específicos para o atado desses emergers. Na foto abaixo algumas possibilidades de improvisação. Os dois primeiros anzóis são um Mustad e um Tiemco 200R, praticamente idênticos em formato e ambos #16. Em teoria eles podem ser usados, mas pessoalmente acho que o gap do anzol é estreito demais. O terceiro anzól é um Mustad Dry #12, que eu dobro para formar o último anzol. É nesse formato que eu ato os meus Klinkhamers.

DSC06102_zpsdf61003d.jpg

Com relação aos materiais, abaixo está o que uso. O Poly Yarn, nesse caso, é laranja, mas somente pela questão de ficar claro no atado... de modo geral uso branco. Curiosamente, o branco é mais fácil de ver que o laranja na água, mesmo quando sobre espuma...

DSC06196_zps12da62e8.jpg

A) Poly Yarn

B) Hackle (uso grizzly)

C) Para o tórax pode ser pena de pavão ou, como acima, o icedub na cor peacock

D) Linha 8/0 na cor Camel (ou marrom ou para combinar com o resto dos materiais que você escolher)

Meça e pena direitinho pra saber se estará no tamanho adequado à sua mosca (12 no meu caso). Repare que algumas cerdas são de tamanho 12 (mais para perto da base) e outras menores e mais apropriadas para o tamanho 14. Isso mostra que a pena é cônica (evidentemente). Essa pena aí serve para o meu caso:

DSC06119_zps83c4f950.jpg

O Poly Yarn e a pena têm que ser preparados antes do atado:

1) Da bitola que vem no carretel de Poly Yarn, pegue um tufo que tenha aproximadamente 1/3 da bitola original

2) Remova as cerdas fofas da base da pena. A pena possui um lado côncavo e outro convexo. Colocando o lado côncavo encostado na mesa (como na foto abaixo), remova um pouco mais de cerdas do lado superior:

DSC06121_zps814a693d.jpg

Então vamos lá:

PASSO 01

Prenda o anzol na morsa com a parte dobrada na horizontal:

DSC06123_zps01841ec6.jpg

PASSO 02:

Comece a atar, fazendo uma cama de linha em toda a parte horizontal:

DSC06130_zps63ff824d.jpg

PASSO 03:

Em seguida, volte com a linha mais ou menos até a metade da parte horizontal para prender o poste:

DSC06132_zpsa181c12b.jpg

PASSO 04:

Pegue o tufo de Poly Yarn, dobre na metade e passe por debaixo da haste do anzol, como mostrado abaixo, notando que a linha encontra-se à esquerda (aí Alemón... poste abraçado por baixo da haste do anzol):

DSC06136_zps79947b22.jpg

PASSO 05:

Segurando o Poly Yarn para não sair do lugar, passe a linha por trás (da esquerda para a direita) e depois pela frente (direita para a esquerda), passando por fim por cima da haste do anzol, para ficar como na foto abaixo. Esse é o primeiro movimento de ancoragem do poste:

DSC06138_zps9b44206f.jpg

PASSO 06:

Dê mais algumas voltas horizontais em torno da base do poste para deixá-lo firme, mas não demais a ponto dele ficar grosso. Na foto abaixo não mostra, mas depois dessas voltas horizontais em torno da base eu efetuei várias voltas em torno da haste do anzol, intercalando voltas à frente do poste com voltas atrás, de forma a ancorar definitivamente a coisa no lugar. Nesse momento, se você não tiver fé no seu atado, é recomendável colocar um pouco de verniz ou cola pra deixar tudo preso. Esse sistema é bem eficiente para prender o poste. Note que no final, a linha encontra-se à frente do poste. Isso é de propósito, visto que o próximo passo visa prender a pena:

DSC06144_zps1105f2d8.jpg

PASSO 07:

Prenda a pena à frente do poste com a parte CÔNCAVA virada para baixo. Venha atando a pena na haste do anzol na direção do poste até quase ficar encostado nele:

DSC06145_zps533a86bf.jpg

PASSO 08:

Segurando a haste da pena, dê uma leve entortada para cima (cuidado para não quebrar a haste!), preparando a pena para ser atada com o poste agora:

DSC06148_zps388cf357.jpg

PASSO 09:

Agora ate a pena ao poste. Não use voltas demais, para que o poste fique esbelto, e tente controlá-las de forma que forme-se uma base firme e homogênea. Usar força não vai adiantar: seu poste se entortará e a sua linha de atado vai se desenrolar. Comece pela base e vá para cima, por cerce de uns 2-3 milímetros, depois desça novamente em direção ao anzol. Quando chegar na haste do anzol, ate em direção à curva do anzol.Corte o excesso da haste da pena:

DSC06149_zps51824e1a.jpg

PASSO 10:

Klinkhamers são emergers e seu abdômen é longo e assenta-se profundamente abaixo do menisco da água. Eis porque você deve levar sua linha de atado BEM pra baixo em direção à curva do anzol, pois assim começará seu dubbing bem lá em baixo:

DSC06153_zps6f0a610a.jpg

PASSO 11:

Aplique o dubbing de sua escolha na linha e venha formando o abdômen, procurando não fazer uma mosca magra demais. Um abdômen que começa largo junto ao poste e afina-se gradativamente em direção à curva do anzol é o objetivo dessa fase:

DSC06158_zps5d20488b.jpg

PASSO 12:

Formado o abdômen, é hora do tórax. O tórax do Klinkhamer é denso. Seja com cerdas de pena de pavão ou com dubbing, não seja mão de vaca e aplique uma quantidade decente. Tanto nas cerdas quanto no dubbing, comece formando o tóraz atrás do poste e depois vá para a frente, por fim intercalando voltas à frente e atrás, até formar um tórax "saboroso":

DSC06161_zps658c6b73.jpg

PASSO 13:

Nesse ponto, gosto de finalizar a parte do corpo construindo uma pequena cabeça e fechando com o whip finisher. É importante isso, pois sua linha não pode estar solta nos próximos passos:

DSC06167_zpse68fd9e1.jpg

PASSO 14:

Agora é a hora da mágica. Do jeito como a pena foi atada, quando ela foi dobrada para cima a parte côncava ficou encostada no poste. Se você retirou mais cerdas de um lado que de outro, como mostrado, agora a parte que tem menos cerdas está voltada para trás.

Estando tudo desse jeito, mesmo, você deve enrolar essa pena no sentido anti-horário, para quem vê de cima. Note que a parte côncava da pena DEVE ficar voltada para cima. Comece enrolando a pena na parte mais alta do post e cada volta sucessiva deve ser feita por debaixo da anterior. Assim o seu hackle vai começar a descer pelo post e ficará bem denso e homogêneo. Quantas voltas? Não sei dierito... talvez umas 4-7 voltas, dependendo da densidade de cerdas de sua pena. Eu gosto dos meus Klinkhamers bem densos. Na foto abaixo, eu acabei de enrolar a pena. Note que ela foi enrolada no sentido anti-horário e que agora a hackle plier está para trás tensionando e pena no lugar:

DSC06170_zpsca25ae3b.jpg

PASSO 15:

Tensionando a Hackle Plier para trás e para baixo, pegue sua linha de atado e dê DUAS voltas no sentido HORÁRIO em torno do poste para segurar a pena no lugar. Note: pena enrola para um lado e linha para o outro. SÓ duas voltas. Se você ficar dando volta vai aumentar o volume debaixo do seu hackle e deformar seu emerger. A foto abaixo mostra a pena presa somente com a tensão da linha. O Hackle Plier já está solto e me preparo para fazer o fechamento com o Whip Finisher:

DSC06173_zps02acf035.jpg

PASSO 16:

Hora do fechamento. A posição do meu Whip Finisher, para quem usa, é como abaixo. Se você faz o Whip com os dedos, essa é a hora. Três voltas, não precisa mais que isso, para não aumentar o volume debaixo do Hackle. Tome o cuidado de não prender as fibras do seu hackle enquanto efetua o fechamento. Sua linha sempre deve ir por debaixo de todas as fibras. Eu consigo fechar desse jeito, mas você pode mudar a posição da mosca na garra para colocá-la de forma mais ergonômica ou conhecida para facilitar seu atado:

DSC06175_zps90405189.jpg

PASSO 17:

Cortada a linha e removido o excesso de Hackle, está praticamente pronto. Agora a parte cosmética:

DSC06177_zpse1d50565.jpg

PASSO 18:

Aparando as fibras aqui e ali, seja do dubbing, seja do Hackle, você deixa a mosca do jeito que achar mais estético. Por fim, corta-se o post para ficar no comprimento desejado, o qual pode variar desde muito baixo até cerca de uma cerda do Hackle de altura. Como o centro de gravidade dessa mosca é muito baixo, um poste alto não terá grande interferência no modo como ela pousa e se comporta na água. Dificilmente ela tomba de lado. Note na foto abaixo que as cerdas ficaram levemente orientadas num "V" aberto para cima. Isso é proposital, pois faz com que ela afunde mais dentro do menisco de água. Por isso também o cuidado na hora de orientar a concavidade do hackle.

DSC06178_zps9faa8dae.jpg

Visão inferior da mosca:

DSC06181_zps6e6d3d19.jpg

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Bem, espero que isso seja útil. Não estou dizendo que é o modo correto de atar a mosca, mas, sim, que é o jeito como eu ato e como eu resolvi os problemas específicos de seu atado.

É um moscão:

DSC06186_zpse516e5da.jpg

E não serve somente para trutas não... aqui em Brasília, na época das revoadas de formigas e cupins, atada nas cores corretas simula perfeitamente esses bichos e pega MUITA tilápia. Nessa época costumo atá-las passando super bonder no abdômen. Primeiro que isso fortalece muito o atado (dura umas 30-40 tilápias), segundo porque diminui a flutuabilidade do mesmo e faz com que ele entre na água mais rápido. Isso me leva a outra questão: se você for usar flotante, esse deve ser aplicado APENAS no poste, pois se você aplicar no Hackle, ele não vai afundar tudo o que precisa para ser um emerger... fique ligado!

Ouso dizer que elas devem servir perfeitamente para pirapitingas também... enfim, qualquer peixe que curta uma refeição farta...

Grande abraço a todos :)

Jost

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  • Moderador

Abaixo um vídeo com um jeito um pouquinho diferente de atar, feito por alguém que sabe o que faz, ao contrário do seu amigo aqui:

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  • Mosqueiro

Amigo Jost tudo bem, eu faço de dois modos diferentes, coloco em primeiro o abotoem com formato de cenoura e depois o poste com a pena HACKLE e Fine Peacock três penas eu faço igual da receita envolvo Peacock a pena na linha e coloco dividindo de um lado e do outro e dou o nó da primeira parte. Coloco Peacock por cima do dubbing para não ficar com falhas embaixo do tórax entre o abotoem e o tórax. amigo vai enfrente gostei do passo a passo valeu.

abraço.

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  • Patrono

Ô otro Alemón!

Sehr gut! Gostei muito da dica de pelar mais um lado da pena e da posição do whip finisher!

Em um dos linques que indiquei no outro tópico, o autor sugere que o tamanho da cerda deve igualar o comprimento da hsate reta do anzol.

E, por fim, entendi o tal de abraçar o poste!

E o "Jost a caddis' ?

Editado por Neumann
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  • Moderador

Gostei muito da dica de pelar mais um lado da pena

Sim, isso ajuda na primeira volta do Hackle, pois tendo cerdas somente de um lado isso ajuda a direcionar a posição da pena nas outras voltas. É bem útil mesmo... se não me engano, peguei essa ideia do livro do Charlie Craven.

E o "Jost a caddis' ?

Vai sair o tutorial dela semana que vem :)

Abração.

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  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

Para novata/os :frusty: como eu ( mesmo sob a incerteza de havermos captado tudo certinho, sem uma "boiada" :hum: aqui ou ali ) , estes passo-a-passos detalhados, c super-didática : ...notadamente f u n d a m e n t a n d o as ações :mestre: , são infinitamente + educativos que a mera instrução do atado de uma mosca particular. Por isto, de valor indescritível ! :okok:

Vlw! E que venham muitos do tipo !!!!!!! :ok:

Editado por Ilza
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