Moderador Jost Postado Maio 3, 2013 Moderador Compartilhar Postado Maio 3, 2013 Senhores,Algumas considerações sobre o atado dos Klinkhamers.Sobre os anzóis, eu sei que existem anzóis específicos para o atado desses emergers. Na foto abaixo algumas possibilidades de improvisação. Os dois primeiros anzóis são um Mustad e um Tiemco 200R, praticamente idênticos em formato e ambos #16. Em teoria eles podem ser usados, mas pessoalmente acho que o gap do anzol é estreito demais. O terceiro anzól é um Mustad Dry #12, que eu dobro para formar o último anzol. É nesse formato que eu ato os meus Klinkhamers.Com relação aos materiais, abaixo está o que uso. O Poly Yarn, nesse caso, é laranja, mas somente pela questão de ficar claro no atado... de modo geral uso branco. Curiosamente, o branco é mais fácil de ver que o laranja na água, mesmo quando sobre espuma...A) Poly YarnB) Hackle (uso grizzly)C) Para o tórax pode ser pena de pavão ou, como acima, o icedub na cor peacockD) Linha 8/0 na cor Camel (ou marrom ou para combinar com o resto dos materiais que você escolher)Meça e pena direitinho pra saber se estará no tamanho adequado à sua mosca (12 no meu caso). Repare que algumas cerdas são de tamanho 12 (mais para perto da base) e outras menores e mais apropriadas para o tamanho 14. Isso mostra que a pena é cônica (evidentemente). Essa pena aí serve para o meu caso:O Poly Yarn e a pena têm que ser preparados antes do atado:1) Da bitola que vem no carretel de Poly Yarn, pegue um tufo que tenha aproximadamente 1/3 da bitola original2) Remova as cerdas fofas da base da pena. A pena possui um lado côncavo e outro convexo. Colocando o lado côncavo encostado na mesa (como na foto abaixo), remova um pouco mais de cerdas do lado superior:Então vamos lá:PASSO 01Prenda o anzol na morsa com a parte dobrada na horizontal:PASSO 02:Comece a atar, fazendo uma cama de linha em toda a parte horizontal:PASSO 03:Em seguida, volte com a linha mais ou menos até a metade da parte horizontal para prender o poste:PASSO 04:Pegue o tufo de Poly Yarn, dobre na metade e passe por debaixo da haste do anzol, como mostrado abaixo, notando que a linha encontra-se à esquerda (aí Alemón... poste abraçado por baixo da haste do anzol):PASSO 05:Segurando o Poly Yarn para não sair do lugar, passe a linha por trás (da esquerda para a direita) e depois pela frente (direita para a esquerda), passando por fim por cima da haste do anzol, para ficar como na foto abaixo. Esse é o primeiro movimento de ancoragem do poste:PASSO 06:Dê mais algumas voltas horizontais em torno da base do poste para deixá-lo firme, mas não demais a ponto dele ficar grosso. Na foto abaixo não mostra, mas depois dessas voltas horizontais em torno da base eu efetuei várias voltas em torno da haste do anzol, intercalando voltas à frente do poste com voltas atrás, de forma a ancorar definitivamente a coisa no lugar. Nesse momento, se você não tiver fé no seu atado, é recomendável colocar um pouco de verniz ou cola pra deixar tudo preso. Esse sistema é bem eficiente para prender o poste. Note que no final, a linha encontra-se à frente do poste. Isso é de propósito, visto que o próximo passo visa prender a pena:PASSO 07:Prenda a pena à frente do poste com a parte CÔNCAVA virada para baixo. Venha atando a pena na haste do anzol na direção do poste até quase ficar encostado nele:PASSO 08:Segurando a haste da pena, dê uma leve entortada para cima (cuidado para não quebrar a haste!), preparando a pena para ser atada com o poste agora:PASSO 09:Agora ate a pena ao poste. Não use voltas demais, para que o poste fique esbelto, e tente controlá-las de forma que forme-se uma base firme e homogênea. Usar força não vai adiantar: seu poste se entortará e a sua linha de atado vai se desenrolar. Comece pela base e vá para cima, por cerce de uns 2-3 milímetros, depois desça novamente em direção ao anzol. Quando chegar na haste do anzol, ate em direção à curva do anzol.Corte o excesso da haste da pena:PASSO 10:Klinkhamers são emergers e seu abdômen é longo e assenta-se profundamente abaixo do menisco da água. Eis porque você deve levar sua linha de atado BEM pra baixo em direção à curva do anzol, pois assim começará seu dubbing bem lá em baixo:PASSO 11:Aplique o dubbing de sua escolha na linha e venha formando o abdômen, procurando não fazer uma mosca magra demais. Um abdômen que começa largo junto ao poste e afina-se gradativamente em direção à curva do anzol é o objetivo dessa fase:PASSO 12:Formado o abdômen, é hora do tórax. O tórax do Klinkhamer é denso. Seja com cerdas de pena de pavão ou com dubbing, não seja mão de vaca e aplique uma quantidade decente. Tanto nas cerdas quanto no dubbing, comece formando o tóraz atrás do poste e depois vá para a frente, por fim intercalando voltas à frente e atrás, até formar um tórax "saboroso":PASSO 13:Nesse ponto, gosto de finalizar a parte do corpo construindo uma pequena cabeça e fechando com o whip finisher. É importante isso, pois sua linha não pode estar solta nos próximos passos:PASSO 14:Agora é a hora da mágica. Do jeito como a pena foi atada, quando ela foi dobrada para cima a parte côncava ficou encostada no poste. Se você retirou mais cerdas de um lado que de outro, como mostrado, agora a parte que tem menos cerdas está voltada para trás.Estando tudo desse jeito, mesmo, você deve enrolar essa pena no sentido anti-horário, para quem vê de cima. Note que a parte côncava da pena DEVE ficar voltada para cima. Comece enrolando a pena na parte mais alta do post e cada volta sucessiva deve ser feita por debaixo da anterior. Assim o seu hackle vai começar a descer pelo post e ficará bem denso e homogêneo. Quantas voltas? Não sei dierito... talvez umas 4-7 voltas, dependendo da densidade de cerdas de sua pena. Eu gosto dos meus Klinkhamers bem densos. Na foto abaixo, eu acabei de enrolar a pena. Note que ela foi enrolada no sentido anti-horário e que agora a hackle plier está para trás tensionando e pena no lugar:PASSO 15:Tensionando a Hackle Plier para trás e para baixo, pegue sua linha de atado e dê DUAS voltas no sentido HORÁRIO em torno do poste para segurar a pena no lugar. Note: pena enrola para um lado e linha para o outro. SÓ duas voltas. Se você ficar dando volta vai aumentar o volume debaixo do seu hackle e deformar seu emerger. A foto abaixo mostra a pena presa somente com a tensão da linha. O Hackle Plier já está solto e me preparo para fazer o fechamento com o Whip Finisher:PASSO 16:Hora do fechamento. A posição do meu Whip Finisher, para quem usa, é como abaixo. Se você faz o Whip com os dedos, essa é a hora. Três voltas, não precisa mais que isso, para não aumentar o volume debaixo do Hackle. Tome o cuidado de não prender as fibras do seu hackle enquanto efetua o fechamento. Sua linha sempre deve ir por debaixo de todas as fibras. Eu consigo fechar desse jeito, mas você pode mudar a posição da mosca na garra para colocá-la de forma mais ergonômica ou conhecida para facilitar seu atado:PASSO 17:Cortada a linha e removido o excesso de Hackle, está praticamente pronto. Agora a parte cosmética:PASSO 18:Aparando as fibras aqui e ali, seja do dubbing, seja do Hackle, você deixa a mosca do jeito que achar mais estético. Por fim, corta-se o post para ficar no comprimento desejado, o qual pode variar desde muito baixo até cerca de uma cerda do Hackle de altura. Como o centro de gravidade dessa mosca é muito baixo, um poste alto não terá grande interferência no modo como ela pousa e se comporta na água. Dificilmente ela tomba de lado. Note na foto abaixo que as cerdas ficaram levemente orientadas num "V" aberto para cima. Isso é proposital, pois faz com que ela afunde mais dentro do menisco de água. Por isso também o cuidado na hora de orientar a concavidade do hackle. Visão inferior da mosca:=======================Bem, espero que isso seja útil. Não estou dizendo que é o modo correto de atar a mosca, mas, sim, que é o jeito como eu ato e como eu resolvi os problemas específicos de seu atado.É um moscão:E não serve somente para trutas não... aqui em Brasília, na época das revoadas de formigas e cupins, atada nas cores corretas simula perfeitamente esses bichos e pega MUITA tilápia. Nessa época costumo atá-las passando super bonder no abdômen. Primeiro que isso fortalece muito o atado (dura umas 30-40 tilápias), segundo porque diminui a flutuabilidade do mesmo e faz com que ele entre na água mais rápido. Isso me leva a outra questão: se você for usar flotante, esse deve ser aplicado APENAS no poste, pois se você aplicar no Hackle, ele não vai afundar tudo o que precisa para ser um emerger... fique ligado!Ouso dizer que elas devem servir perfeitamente para pirapitingas também... enfim, qualquer peixe que curta uma refeição farta...Grande abraço a todos Jost 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro Bernardo Postado Maio 3, 2013 Mosqueiro Compartilhar Postado Maio 3, 2013 Obrigado por compartilhar! Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moderador Jost Postado Maio 3, 2013 Autor Moderador Compartilhar Postado Maio 3, 2013 Abaixo um vídeo com um jeito um pouquinho diferente de atar, feito por alguém que sabe o que faz, ao contrário do seu amigo aqui: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro Brenner Ferreira Postado Maio 3, 2013 Mosqueiro Compartilhar Postado Maio 3, 2013 Bacana.Detalhado, porém didático, como um bom passo a passo deve ser.Good job. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administrador Fausto Postado Maio 3, 2013 Administrador Compartilhar Postado Maio 3, 2013 A parte didática é que faz a diferença! Mandou muito bem Jost! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro Marcelo R. S. Postado Maio 3, 2013 Mosqueiro Compartilhar Postado Maio 3, 2013 Amigo Jost tudo bem, eu faço de dois modos diferentes, coloco em primeiro o abotoem com formato de cenoura e depois o poste com a pena HACKLE e Fine Peacock três penas eu faço igual da receita envolvo Peacock a pena na linha e coloco dividindo de um lado e do outro e dou o nó da primeira parte. Coloco Peacock por cima do dubbing para não ficar com falhas embaixo do tórax entre o abotoem e o tórax. amigo vai enfrente gostei do passo a passo valeu.abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Patrono Neumann Postado Maio 3, 2013 Patrono Compartilhar Postado Maio 3, 2013 (editado) Ô otro Alemón!Sehr gut! Gostei muito da dica de pelar mais um lado da pena e da posição do whip finisher!Em um dos linques que indiquei no outro tópico, o autor sugere que o tamanho da cerda deve igualar o comprimento da hsate reta do anzol.E, por fim, entendi o tal de abraçar o poste!E o "Jost a caddis' ? Editado Maio 3, 2013 por Neumann Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moderador Jost Postado Maio 4, 2013 Autor Moderador Compartilhar Postado Maio 4, 2013 Gostei muito da dica de pelar mais um lado da pena Sim, isso ajuda na primeira volta do Hackle, pois tendo cerdas somente de um lado isso ajuda a direcionar a posição da pena nas outras voltas. É bem útil mesmo... se não me engano, peguei essa ideia do livro do Charlie Craven.E o "Jost a caddis' ?Vai sair o tutorial dela semana que vem Abração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro Daniel Postado Maio 5, 2013 Mosqueiro Compartilhar Postado Maio 5, 2013 OLA JOST,Bela mosca esse modelo de parachute é muito bom.AttDaniel Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro Kleber J. Barbosa Postado Maio 5, 2013 Mosqueiro Compartilhar Postado Maio 5, 2013 Parabéns Jost!!Muito legal seu passo a passo. Vou tentar ata-lá amanha.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administrador André Ribeiro Postado Maio 6, 2013 Administrador Compartilhar Postado Maio 6, 2013 Excelente!!! (como de costume)A dica do "poste abraçado por baixo da haste do anzol" é muito boa! Gostei muito da finalização também!Grande Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro Flavio Tannus Postado Maio 12, 2013 Mosqueiro Compartilhar Postado Maio 12, 2013 Jost... por isso eu tinha uma vara #4 e passei pra frente, heheheh... uma dessa aí eu não ataria nem pra mim!Parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro Ilza Postado Agosto 25, 2013 Mosqueiro Compartilhar Postado Agosto 25, 2013 (editado) Para novata/os como eu ( mesmo sob a incerteza de havermos captado tudo certinho, sem uma "boiada" aqui ou ali ) , estes passo-a-passos detalhados, c super-didática : ...notadamente f u n d a m e n t a n d o as ações , são infinitamente + educativos que a mera instrução do atado de uma mosca particular. Por isto, de valor indescritível ! Vlw! E que venham muitos do tipo !!!!!!! Editado Agosto 25, 2013 por Ilza Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Ferrarez Postado Agosto 25, 2013 Compartilhar Postado Agosto 25, 2013 show de bola !!! que dizer de mosca Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro Murilo Postado Agosto 30, 2013 Mosqueiro Compartilhar Postado Agosto 30, 2013 Muito bom parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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