Ir para conteúdo

Como trocar passadores e ponteiras de varas???


Postagens Recomendadas

Ola pessoal, sei que esse assunto nao é sobre fly, porem resolvi postar aqui no forum pq sei que existem pessoas muitoooooooooo mais experientes do que eu na pesca. Estou com duas varas paradas pq estao sem ponteiras e/ou passadores. Alguem poderia me explicar como faço para retirar esses passadores e ponteiras velhas e como colocar novas?

wink.gif Bom espro que alguem possa me ajudar, um grande abraço para todos!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A ponteira é mais fácil é só esquentar um pouco tirar e trocar. Se não me engano numa pesca e cia recente tem uma matéria a respeito. Quanto aos passadores o negócio é mais complicado, mas com calma dá pra fazer a troca, mas isso não significa que ficará bonito.

O Beto Saldanha deve saber tudo a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, pelo que eu vi parece ser epoxi, porem nao tenho tanta certeza. Teria como vc me explica od dois processos verniz e com epoxi. Pois ai levaria as varas para comprar os passadores e de quebra perguntaria qual o acabamento para ter certeza.

Obs: Sei que estou te explorando, mais é pq ainda to meio cru em algumas coisas de pesca, portanto preciso de uma ajuda.

Abraços!!!!!!!!!!!!!!!!

Feriadão chegando em, quero ver as fotos das pescarias aqui no forum! laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Provavelmente é epoxy mesmo - voce logo vai ficar sabendo - tirar o epoxy é muito mais dificil e trabalhoso.

1 - Voce tem que decidir se só vai trocar as passadeiras faltantes/danificadas ou vai trocar todas . Fica melhor trocar todas - voce nunca vai conseguir igualar os amarrados novos aos antigos.

2 - tem que retirar todo o epoxy com auxilio de alguma ferramenta pontuda e cortante - um canivete velho serve. Va retirando aos poucos - tome cuidado para não danificar o blank da vara.

3 - Com um pedaço de lixa 400 colada num palito de sorvete lixe cuidadosamente o local onde havia epoxy - até ficar liso e regular - mais uma vez cuidado para não lixar alem do necessário.

4 - Anote a posição das passadeiras.

5- Aproveite e de uma polida na vara - polidor de tinta automotiva no caso da vara estar arranhada - Kaol se for só para dar um brilho

6 - Compre as passadeiras, a linha ( uma boa é a SILKO - linha para bordar - mas é dificil de encontrar)

7 - Decida se quer fazer o acabamento em epoxy ou verniz.

8 - Epoxy eu não sei onde vende - talvez no Hajime - mas sei que em SP voce encontra - Araldite não serve.

9 - Verniz pode ser qualquer um poliuretanico, de preferencia sem protetor solar

10-Amarre as passadeiras

11 - para dar acabamento usando verniz voce vai preciasar de dar umas 6 demãos. Deixe secar 12 horas entre cada demão.

12 - Se estiver usando epoxy - siga as instruções da embalagem

Tambem é boa idéia dar uma olhada na internet - digita no Google - rod building - tem um monte de sites sobre o assunto. Um site bom e http://www.flexcoat.com/proffinh2.html

Bom proveito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 anos depois...
  • Mosqueiro
Em 11/10/2006 at 11:45, Beto Saldanha disse:

Provavelmente é epoxy mesmo - voce logo vai ficar sabendo - tirar o epoxy é muito mais dificil e trabalhoso.

1 - Voce tem que decidir se só vai trocar as passadeiras faltantes/danificadas ou vai trocar todas . Fica melhor trocar todas - voce nunca vai conseguir igualar os amarrados novos aos antigos.

2 - tem que retirar todo o epoxy com auxilio de alguma ferramenta pontuda e cortante - um canivete velho serve. Va retirando aos poucos - tome cuidado para não danificar o blank da vara.

3 - Com um pedaço de lixa 400 colada num palito de sorvete lixe cuidadosamente o local onde havia epoxy - até ficar liso e regular - mais uma vez cuidado para não lixar alem do necessário.

4 - Anote a posição das passadeiras.

5- Aproveite e de uma polida na vara - polidor de tinta automotiva no caso da vara estar arranhada - Kaol se for só para dar um brilho

6 - Compre as passadeiras, a linha ( uma boa é a SILKO - linha para bordar - mas é dificil de encontrar)

7 - Decida se quer fazer o acabamento em epoxy ou verniz.

8 - Epoxy eu não sei onde vende - talvez no Hajime - mas sei que em SP voce encontra - Araldite não serve.

9 - Verniz pode ser qualquer um poliuretanico, de preferencia sem protetor solar

10-Amarre as passadeiras

11 - para dar acabamento usando verniz voce vai preciasar de dar umas 6 demãos. Deixe secar 12 horas entre cada demão.

12 - Se estiver usando epoxy - siga as instruções da embalagem

Tambem é boa idéia dar uma olhada na internet - digita no Google - rod building - tem um monte de sites sobre o assunto. Um site bom e http://www.flexcoat.com/proffinh2.html

Bom proveito

Olá. Estava lendo aqui e me surgiu uma dúvida. A utilização do verniz ou da resina epoxý podem ser usados em vara de bambu ou para varas de bambu precisa de um compenente ou produto específico na hora de trocar passadores?

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como o Beto Saldanha citou, o tradicional e usual para varas de bambu é a aplicação de verniz no acabamento das amarrações.
Quando se pretende obter amarrações transparentes, alguns rodmakers utilizam epóxi, diluído e aplicado de diversas formas.
Contudo, também é possível obter este efeito com a aplicação de verniz, conforme pode ser visto no link abaixo , que é o procedimento que uso com pequenas variações :

https://www.goldenwitch.com/2016/03/19/transparent-translucent-wraps/

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
5 horas atrás, Odimir disse:

Como o Beto Saldanha citou, o tradicional e usual para varas de bambu é a aplicação de verniz no acabamento das amarrações.
Quando se pretende obter amarrações transparentes, alguns rodmakers utilizam epóxi, diluído e aplicado de diversas formas.
Contudo, também é possível obter este efeito com a aplicação de verniz, conforme pode ser visto no link abaixo , que é o procedimento que uso com pequenas variações :

https://www.goldenwitch.com/2016/03/19/transparent-translucent-wraps/

 

@Odimir excelente artigo. Muitas dicas bacanas. Só fiquei curioso para as suas adaptações, pois, com certeza. agregam valor ao tema. Grato.

Editado por Gigante
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.