Ir para conteúdo

Continuo tentando...


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Bom Dia Pessoal,

Ontem recebi um material de atado que comprei do Jorge e outro é um kit de dubbing da Mustad e fui TENTAR atar alguma coisas.

Eu sempre achei muito legal as moscas atadas em anzóis bem pequenos, ultimamente o Fausto e o André postaram aqui suas moscas e fiquei curioso de como seria atar uma dessas..Então fui pra morsa :laugh: E vou dizer que é beeeem chato de atar kkkk

Atei em Anzol Pinnacle nº18 contando que a menor numeração da Pinnacle é o nº20 :D

Saiu essas coisinhas aqui...Desculpem a qualidade horrível da foto é que estava meio escuro e não consegui regular a câmera.

post-1491-0-70645400-1366975966_thumb.jp

Criticas são muito bem vindas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rapaz, tú é corajoso hein! :laugh:

Confesso que não estou conseguindo ver com muita clareza, melhor você colocar uma outra foto, mas pelo pouco que estou vendo gostei!

Apesar de você ter indicado o tamanho e marca do anzol, não consegui identificar o formato, é anzol para dry normal? Se ele não tiver um GAP maior que um anzol normal para dry, o corpo poderia ser um pouco mais delgado, achei que algumas ficaram um tanto "gordinhas" pode ser que tenha sobrado pouco espaço entre o abdômen e a ponta do anzol.

Lembre-se que se estiver pensando nos lambaris, a cauda pode atrapalhar a "abocanhada", quando for pescar leva uma tesoura, se achar que tá demais, corte a cauda fora.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rapaz, tú é corajoso hein! :laugh:

Confesso que não estou conseguindo ver com muita clareza, melhor você colocar uma outra foto, mas pelo pouco que estou vendo gostei!

Apesar de você ter indicado o tamanho e marca do anzol, não consegui identificar o formato, é anzol para dry normal? Se ele não tiver um GAP maior que um anzol normal para dry, o corpo poderia ser um pouco mais delgado, achei que algumas ficaram um tanto "gordinhas" pode ser que tenha sobrado pouco espaço entre o abdômen e a ponta do anzol.

Lembre-se que se estiver pensando nos lambaris, a cauda pode atrapalhar a "abocanhada", quando for pescar leva uma tesoura, se achar que tá demais, corte a cauda fora.

Grande Abraço ;)

:D:D

Então André, esse anzol na verdade não é próprio para fazer moscas, eu uso ele aqui para pesca de Praia de competição hehe

É dessa linha aqui o anzol: http://2.bp.blogspot.com/-JBGRSyL4Cuk/TgXWgA6WNAI/AAAAAAAADRo/1JcuJEQMTOY/s1600/pinnacle260h.jpg Na foto ele até parace um anzol grandinho mas não é kkkkkk

Quanto a foto realmente ficou bem ruim, aproveitar a hora do almoço hoje e tento tirar uma melhor e coloco aqui.

Algumas ficaram gordinhas e outras mais finas, acho que foi na hora de colocar o dubbing que algumas coloquei mais e outras menos :hum:

A cauda eu vou seguir seu conselho e ter sempre a tesoura ou até atar sem ela.

Obrigado André,

Abraços

Editado por Rodrigo Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vamos por etapas e assim verá que mesmo a distância podemos ajudar. :ok:

Primeiro fixe o anzol na morsa, depois coloque a linha de atado e fixe a cauda (tail). Faça esse exercício, depois faça uma fotografia com a função macro da câmera digital ativada e nos mostre o resultado. Depois que fizer isso podemos avaliar e dar as dicas de como fazemos e daí seguirá passo a passo corrigindo com nossas informações. Verá que os princípios serão corrigidos, mesmo não estando alguém presente ao seu lado e o atado vai melhorar.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aproveita a colher de chá do Fausto, vais economizar muito tempo de aprendizado.

Faça as etapas com calma, experimente e não tenha preguiça de voltar atrás no atado ou de destruí-lo. Quando for fazer a etapa que o Patrão propôs, use uma linha 8/0, enrole a linha volta após volta bem juntinha, mas sem trepar, cubra toda área desejada com o fio de modo a obter uma superfície lisa e homogênea, sem caroços e calombos. Se preocupe com o tamanho da cauda, com seu volume e seu posicionamento. Não corte a ponta das penas, o comprimento deve ser verificado na hora de atar as fibras.

Pense no que vai atar antes de sentar de frente para a morsa, trace o objetivo, separe os materiais e só depois ponha a mão na massa. Tente não inventar nessa fase. Veja se o produto do teu trabalho se parece com o modelo que pretendia imitar, é isso que deves buscar quando ata, não deves se importar se a mosca vai pegar peixes. Quando nos baseamos pela possibilidade de enganar peixes, passamos a aumentar a complacência frente aos erros do atado.

Lembre sempre de usar pouca quantidade de material, essa é uma máxima do atado: "menos é mais", suas moscas estão muito volumosas.

Outra questão que poderia lhe ajudar seria aumentar um pouco o tamanho do anzol para que as imperfeições fiquem mais perceptíveis e sua margem de erro seja aumentada, já que uma volta de fio a mais em um anzol #18 fica bem mais evidente que em um #14, por exemplo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vamos por etapas e assim verá que mesmo a distância podemos ajudar. :ok:

Primeiro fixe o anzol na morsa, depois coloque a linha de atado e fixe a cauda (tail). Faça esse exercício, depois faça uma fotografia com a função macro da câmera digital ativada e nos mostre o resultado. Depois que fizer isso podemos avaliar e dar as dicas de como fazemos e daí seguirá passo a passo corrigindo com nossas informações. Verá que os princípios serão corrigidos, mesmo não estando alguém presente ao seu lado e o atado vai melhorar.

T+ :)

Boa Tarde Fausto, vou seguir se conselho e tirar a foto da 1º etapa, o problema é que não sei como regular a câmera na função Macro É uma Sony Cyber Shot 12 megapixels mas a aproximação dela é boa eu programo pra bater em alta resolução e vejo oq sai :wacko:

Vou fazer isso com a morsa na frente do Pc ai fica mais facil de bater a foto e postar rapidinho.

Muito Obrigado mesmo Pelas Dicas, Abraços :ok:

Aproveita a colher de chá do Fausto, vais economizar muito tempo de aprendizado.

Faça as etapas com calma, experimente e não tenha preguiça de voltar atrás no atado ou de destruí-lo. Quando for fazer a etapa que o Patrão propôs, use uma linha 8/0, enrole a linha volta após volta bem juntinha, mas sem trepar, cubra toda área desejada com o fio de modo a obter uma superfície lisa e homogênea, sem caroços e calombos. Se preocupe com o tamanho da cauda, com seu volume e seu posicionamento. Não corte a ponta das penas, o comprimento deve ser verificado na hora de atar as fibras.

Pense no que vai atar antes de sentar de frente para a morsa, trace o objetivo, separe os materiais e só depois ponha a mão na massa. Tente não inventar nessa fase. Veja se o produto do teu trabalho se parece com o modelo que pretendia imitar, é isso que deves buscar quando ata, não deves se importar se a mosca vai pegar peixes. Quando nos baseamos pela possibilidade de enganar peixes, passamos a aumentar a complacência frente aos erros do atado.

Lembre sempre de usar pouca quantidade de material, essa é uma máxima do atado: "menos é mais", suas moscas estão muito volumosas.

Outra questão que poderia lhe ajudar seria aumentar um pouco o tamanho do anzol para que as imperfeições fiquem mais perceptíveis e sua margem de erro seja aumentada, já que uma volta de fio a mais em um anzol #18 fica bem mais evidente que em um #14, por exemplo.

Abraço

Beto, vou aproveitar sim pode deixar :okok:

Tbm vou seguir suas dicas na hora de começar o atado, tbm acho que vou começar atando (treinando) em anzol um pouco maior assim vou conseguir me adaptar melhor e dai posso passar para o anzol melhor já sabendo fazer cada passo do atado e outra coisa que tenho que fazer tbm que vou seguir o seu conselho é diminuir o material, vou treinando cada passo por vez e tentando melhorar cada vez mais os meus atados.

Muito Obrigado Beto,

Abraços

Editado por Rodrigo Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Posso entrar.

Amigo Rodrigo, um detalhe as caudas não precisa ser alinhadas (avezes sim outras não) para aparecer natural, fica bem mas pratico a colocação do dubbing aos pouquinhos, colocando a parte alinhada haste + fisga, começando o mas próximo de cima (Olho do anzol mas fino) para baixo (antes da curva do anzol mas grosso) observando que o Dubbing o mínimo possível a colocação precisa ser torcidas o Dubbing. Não sei se você entendeu, sim é no cheiro do dubbing aos poucos. pratica colocando dubbing na haste do anzol. e pergunta aos amigos. atar não é chato, se você vai pescar e tenta, tenta e tenta você tem paciência de ferrar um peixe também tem paciência de atar uma mosca e que você não esta acostumado depós você acostuma. Para você ter uma ideia na hora do atado na colocação na linha imaginado inicio e fim.

abraço.

colocasatildeodoanzol_zps956e2a6d.jpg

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Posso entrar.

Amigo Rodrigo, um detalhe as caudas não precisa ser alinhadas (avezes sim outras não) para aparecer natural, fica bem mas pratico a colocação do dubbing aos pouquinhos, colocando a parte alinhada haste + fisga, começando o mas próximo de cima (mas fino) para baixo (mas grosso) observando que o Dubbing o mínimo possível a colocação precisa ser torcidas o Dubbing. Não sei se você entendeu, sim é no cheiro do dubbing aos poucos. pratica colocando dubbing na haste do anzol. e pergunta aos amigos. atar não é chato, se você vai pescar e tenta, tenta e tenta você tem paciência de ferrar um peixe também tem paciência de atar uma mosca e que você não esta acostumado depós você acostuma.

abraço.

A vontade Marcelo :ok:

As próximas eu pensei em fazer isso e não alinhar as caudas mesmo, vou seguir seu conselho.

A questão do dubing é começar fino na parte perto da curvatura do anzol e da cauda e aumentar(pouco) o volume no final do anzol perto do olho do mesmo.

Quanto a paciência para atar posso te dizer que tenho bastante pq gosto de fazer isso mesmo não sabendo muito :laugh: mas agora com a ajuda de voces aqui do MDR vou seguindo os passos e tentar melhorar cada vez mais os meus atados.

Obrigado, Abraços. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Outra coisa pessoal, que tipo de pena é mais indicado para a cauda de pequenas moscas iguais a estas que eu fiz, é realmente necessário o uso de caudas ?...Pois como o André falou as vezes atrapalha na fisgada

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo quando você chega mas próximo do olho do anzol da algumas voltas para trás é para frente você ficar sabendo que é na hora de parar para facilitar no final. No casso da calda se você pretende pescar lambaris é bom sem só pelo motivo a cauda atrapalha a mordida do lambari, se pertente pescar peixes que é um pouco maior com boca grande pode ter ou não isto é muito do pescador, no casso do dubbing é simples começa cheiro+ um porquinho + um porquinho a sim por diante, no casso da pena é de galinha da o nome lá afora de Hackle agora tem outras penas que os amigos podem passar para você. Passo um detalhe pratica o que você tem e para tirar duvidas pergunte que os universidade do atado responde OK.

(OBS O inicio na colocação da linha do olho ate antes da curva, coloca um pouco de dubbing nos dos dedos na mesma mão que segura a linha e a outra vai pegando as pouquinho e torcendo dubbing, quando você perceber que já esta bom enrola no anzol observando que os dois lados do estão com dubbing e segura para não passar do olho na hora de finalizar.)

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

(OBS O inicio na colocação da linha do olho ate antes da curva, coloca um pouco de dubbing nos dos dedos na mesma mão que segura a linha e a outra vai pegando as pouquinho e torcendo dubbing, quando você perceber que já esta bom enrola no anzol observando que os dois lados do estão com dubbing e segura para não passar do olho na hora de finalizar.)

Vou tentar fazer isso, eu normalmente faço a cama com linha e só depois começo com os materiais.

Valeu !!

Abraçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boa Tarde Fausto, vou seguir se conselho e tirar a foto da 1º etapa, o problema é que não sei como regular a câmera na função Macro É uma Sony Cyber Shot 12 megapixels mas a aproximação dela é boa eu programo pra bater em alta resolução e vejo oq sai :wacko:

Vou fazer isso com a morsa na frente do Pc ai fica mais facil de bater a foto e postar rapidinho.

Muito Obrigado mesmo Pelas Dicas, Abraços :ok:

Verifique no menu de opções um símbolo de uma flor, geralmente é assim que é acionada a função macro. Posso te ajudar pesquisando o manual da câmera, mas preciso saber o modelo.

O gabarito para a medida da cauda (tail) das moscas secas geralmente é o comprimento da haste do anzol. Se for uma ninfa o comprimento do tail é menor, sendo 1/3 do comprimento da haste do anzol, as vezes uso 1/2 do comprimento. O material usado para o tail varia de acordo com a receita e a maioria das moscas que estou atando, uso pena de galo mesmo. Outros materiais podem ser usados, mas nesse caso vamos estudar em função de receitas e não pela imaginação. Vamos deixar a imaginação para depois, quando já souber os padrões. Minhas ninfas estou usando, fibra da pena de faisão e pelo de coelho.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Posso entrar.

Amigo Rodrigo, um detalhe as caudas não precisa ser alinhadas (avezes sim outras não) para aparecer natural, fica bem mas pratico a colocação do dubbing aos pouquinhos, colocando a parte alinhada haste + fisga, começando o mas próximo de cima (Olho do anzol mas fino) para baixo (antes da curva do anzol mas grosso) observando que o Dubbing o mínimo possível a colocação precisa ser torcidas o Dubbing. Não sei se você entendeu, sim é no cheiro do dubbing aos poucos. pratica colocando dubbing na haste do anzol. e pergunta aos amigos. atar não é chato, se você vai pescar e tenta, tenta e tenta você tem paciência de ferrar um peixe também tem paciência de atar uma mosca e que você não esta acostumado depós você acostuma. Para você ter uma ideia na hora do atado na colocação na linha imaginado inicio e fim.

abraço.

colocasatildeodoanzol_zps956e2a6d.jpg

:bs-aplauder:

:okok::okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Verifique no menu de opções um símbolo de uma flor, geralmente é assim que é acionada a função macro. Posso te ajudar pesquisando o manual da câmera, mas preciso saber o modelo.

O gabarito para a medida da cauda (tail) das moscas secas geralmente é o comprimento da haste do anzol. Se for uma ninfa o comprimento do tail é menor, sendo 1/3 do comprimento da haste do anzol, as vezes uso 1/2 do comprimento. O material usado para o tail varia de acordo com a receita e a maioria das moscas que estou atando, uso pena de galo mesmo. Outros materiais podem ser usados, mas nesse caso vamos estudar em função de receitas e não pela imaginação. Vamos deixar a imaginação para depois, quando já souber os padrões. Minhas ninfas estou usando, fibra da pena de faisão e pelo de coelho.

T+ :)

Olá Fausto, acho que agora me achei com a câmera aqui,

Quanto ao Tail da Mosca estou começando a querer fazer sem ele, pois os lambaris que tenho pescado ultimamente são bem pequenos..

Obrigado Novamente, Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fastou, acho que consegui regular a câmera..

Tirei algumas fotos de uns atados meus com a câmera já regulada

Fiz uma com fundo preta e com Flash

e outra uma visão da mosca por cima com fundo branco em local um pouco mais escuro.

A mosca é pra ser uma parachute

post-1491-0-47363100-1367026402_thumb.jp

post-1491-0-25524700-1367026461_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Os lambaris que tenho pescado também são muito pequenos e de fato não uso tail para eles, pois atrapalha muito, mas aprender a colocar o tail será muito útil e para isso tem que treinar. :ok:

Essa mosca que está nos mostrando está com muito dubbing, não precisa fazer assim para as Parachutes, faça um abdômen mais fino, com menos material e o tórax com um pouco mais mais de material. Fazendo assim formará um shape mais magro e parecido com os shapes dos atadores profissionais.

Pode ser assim ou um pouco mais slim.

DSC04363.JPG

Da forma que você colocou o dubbing está mais parecido com o corpo de uma pupa. O anzol usado nas Parachutes geralmente são retos, dando assim a forma que estamos acostumados a ver, mas nada impede que uma Parachute seja atada em anzol curvo como, por exemplo, uma Klinkhammer. Se quiser pode fotografar sua próxima mosca sem estar finalizada, mostrando apenas a colocação do dubbing e assim podemos avaliar melhor.

Veja que também atei uma Parachute bem gordinha.

normal_parachute1.jpg

Essa foi minha primeira Parachute atada com material que achava adequado e mesmo assim tem diversos erros que já corrigi. São erros aceitáveis e com ela pesquei muito bem, as trutas não negaram... rs... :happy:

Veja como fica estranha uma Parachute atada em anzol curvo.

normal_parachute4.jpg

Eu não gosto.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fastou, acho que consegui regular a câmera..

Tirei algumas fotos de uns atados meus com a câmera já regulada

Fiz uma com fundo preta e com Flash

e outra uma visão da mosca por cima com fundo branco em local um pouco mais escuro.

A mosca é pra ser uma parachute

post-1491-0-47363100-1367026402_thumb.jp

Tente afastar um pouco o fundo e fixar o foco na mosca, assim a mosca ficará mais nítida e o fundo um pouco desfocado ressaltando ainda mais os detalhes do objeto que está no foco.

Procure evitar usar flash nessas fotos, como a fonte do flash e o fundo estão muito próximos, normalmente a foto fica super-exposta (muita luz). Tente rebater o flash pra cima, colocar um papel semi-transparente para difundir o facho de luz, ou usar uma outra fonte de luz que não seja a da câmera e que esteja iluminando o objeto sempre (não somente durante os segundos que o flash dispara).

Para as primeiras fotos, sugiro que sejam feitas de dia, com luz natural e sem flash.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo este vídeo pode dar uma visão melhor para a colocação do abdômen, ver o atador colocando o dubbing a quantidade mínima, procura o raciocine-o que quando você coloca dubbing fica aparecendo igual a uma linha de fly, começa fino e um pouco mas gordinho e volta a ficar fino. procura ter observação da colocação. eu e o amigo Fausto logo no começo também não tinha o costume mas com o tempo verificamos que os abdômen eram cônicos igual dos insetos. pratica e faz o que o Fausto falou, pratica, pratica e observa.

(O brigado Fausto)

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Os lambaris que tenho pescado também são muito pequenos e de fato não uso tail para eles, pois atrapalha muito, mas aprender a colocar o tail será muito útil e para isso tem que treinar. :ok:

Essa mosca que está nos mostrando está com muito dubbing, não precisa fazer assim para as Parachutes, faça um abdômen mais fino, com menos material e o tórax com um pouco mais mais de material. Fazendo assim formará um shape mais magro e parecido com os shapes dos atadores profissionais.

Pode ser assim ou um pouco mais slim.

DSC04363.JPG

Da forma que você colocou o dubbing está mais parecido com o corpo de uma pupa. O anzol usado nas Parachutes geralmente são retos, dando assim a forma que estamos acostumados a ver, mas nada impede que uma Parachute seja atada em anzol curvo como, por exemplo, uma Klinkhammer. Se quiser pode fotografar sua próxima mosca sem estar finalizada, mostrando apenas a colocação do dubbing e assim podemos avaliar melhor.

Veja que também atei uma Parachute bem gordinha.

normal_parachute1.jpg

Essa foi minha primeira Parachute atada com material que achava adequado e mesmo assim tem diversos erros que já corrigi. São erros aceitáveis e com ela pesquei muito bem, as trutas não negaram... rs... :happy:

Veja como fica estranha uma Parachute atada em anzol curvo.

normal_parachute4.jpg

Eu não gosto.

T+ :ok:

Obrigado pelas Dicas Fausto, agora comecei a intender a frase quando achar que esta colocando muito diminuir o material a menos da metade, tenho que começar a fazer isso as vezes acho que me empolgo :laugh:

Vou treinar mais os atados, fazendo tail e corpo e postando para voces avaliarem ;)

A sua mosca está muito legal, Parabéns :bs-aplauder:

Obrigado,

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo este vídeo pode dar uma visão melhor para a colocação do abdômen, ver o atador colocando o dubbing a quantidade mínima, procura o raciocine-o que quando você coloca dubbing fica aparecendo igual a uma linha de fly, começa fino e um pouco mas gordinho e volta a ficar fino. procura ter observação da colocação. eu e o amigo Fausto logo no começo também não tinha o costume mas com o tempo verificamos que os abdômen eram cônicos igual dos insetos. pratica e faz o que o Fausto falou, pratica, pratica e observa.

(O brigado Fausto)

Obrigado Marcelo, realmente é legal ver o atado desse tipo de mosca..Vou tentar novamente seguindo os passos.

Valeu, Grande Abraço :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tente afastar um pouco o fundo e fixar o foco na mosca, assim a mosca ficará mais nítida e o fundo um pouco desfocado ressaltando ainda mais os detalhes do objeto que está no foco.

Procure evitar usar flash nessas fotos, como a fonte do flash e o fundo estão muito próximos, normalmente a foto fica super-exposta (muita luz). Tente rebater o flash pra cima, colocar um papel semi-transparente para difundir o facho de luz, ou usar uma outra fonte de luz que não seja a da câmera e que esteja iluminando o objeto sempre (não somente durante os segundos que o flash dispara).

Para as primeiras fotos, sugiro que sejam feitas de dia, com luz natural e sem flash.

Grande Abraço ;)

Nunca me dei bem com fotografia kkkk, mas vou tentar afastar o fundo e deixar a mosca em 1° plano da imagem sem flash e tirar tbm a luz do dia que fica mais natural e sem precisar de flash.

Obrigado André, Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Essa semana eu ia fazer, mas como teve feriado ( fui pescar) e sabado tem outra pescaria e tenho que me organizar pra ela hehehe

Semana que vem vou começar a tentar atar as moscas seguindo as dicas que o pessoal me falou

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Faça o atado de suas moscas com tail e leve uma tesourinha no colete, assim terá a chance de ver como as moscas se comportam flutuando e se o tail atrapalhar poderá cortar fora. Faço assim, pois as mesmas pequeninas moscas usadas na pesca do Lambari, podem der usadas na pesca das pequenas trutas. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Faça o atado de suas moscas com tail e leve uma tesourinha no colete, assim terá a chance de ver como as moscas se comportam flutuando e se o tail atrapalhar poderá cortar fora. Faço assim, pois as mesmas pequeninas moscas usadas na pesca do Lambari, podem der usadas na pesca das pequenas trutas. :ok:

O tempo piorou aqui e minha pescaria no mar que eu tinha marcada já era... :mellow:

Amanha vou com o Guilherme em algum açude aqui da região tentar principalmente as Trairas, é bem final da época delas mas alguma deve sair ainda..Vou aproveitar e testar as mosquinhas pra ver se pego alguma coisa...A dica da tesoura é bem útil mesmo e vou fazer isso,

Obrigado Novamente pela força Fausto,

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pessoal, fiz os passos que pediram tirando as fotos... Espero que tenham melhorado tanto a parte do atado quanto a foto que tava ruim d+

O anzol que atei primeiro era um n°18 bem pequeno, agora atei em um n°10 e fiz com uma linha rosa pink para aparecer melhor na foto...

Tentei colocar tail sem fazer cortes e diminuir a quantidade de dubbing pois estava deixando a mosca muito cheia...

Criticas por favor :ok:

post-1491-0-41283500-1368053085_thumb.jppost-1491-0-43812600-1368053111_thumb.jppost-1491-0-35113500-1368053137_thumb.jppost-1491-0-88493700-1368053165_thumb.jppost-1491-0-54926300-1368053193_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quanto às fotos melhoraram, mas acho que poderia ainda melhorar mais. Ainda estão um pouco escuras, tente fazê-las próximo a uma janela, sem que a luz incida diretamente sobre o objeto, mas que esteja bem claro. Também precisa ainda ajustar o foco, na 3ª foto o foco está melhor.

Use um tripé e faça a medição do objeto até a câmera com uma régua, varie essa distância até conseguir o foco ideal, anote o valor e quando for tirar a foto, posicione a câmera novamente nesta distância, assim não tem erro. Outra dica boa é usar o disparador da câmera, em fotos muito próximas qualquer vibração (até mesmo o dedo apertando o disparador) pode tirar o foco ou deixar a foto tremida. ;)

Quanto aos atados, achei o tamanho das caudas proporcionais ao tamanho da haste. O dubbing está melhor quanto ao volume, mas procure fazer de forma mais gradual o aumento do diâmetro do corpo (abdômen e/ou tórax), na última foto, o corpo parece ser formado por várias "bolas" de dubbing unidas.

Note abaixo como a formação do corpo se dá de forma suave e gradual, gerando um cone regular perfeito:

Hares%20Ear%20Stone%20032.jpg

Na hora de colocar o material no thread, procure espalhá-lo de tal forma que fique distribuído por igual, evitando muito material em um ponto e pouco em outro.

Mas está no caminho certo, já melhorou! :okok:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E ai André,

A foto oq me dificulta bastante é o fator da claridade, aqui em casa é muito escuro único jeito é tirar as fotos no meio dia na hra que chego do trabalho com a ajuda da luz natural...Ainda não tenho tripé pra câmera :hum:

Quanto ao atado, vou seguir essa de fazer o corpo da mosca em formato de cone e distribuir melhor o Dubbing.

Vou tentando melhorar cada vez mais

Obrigado Pelas Dicas :ok::ok:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O espaço (gap) que deixou do olho do anzol para o início da colocação da linha de atado está bom, pode ser menor, mas está bom, e esse espaço ajuda bastante na finalização da montagem da mosca.

Você levou a linha de atado até pouco depois da curva do anzol e essa questão deve estar relacionada ao tipo de anzol que escolheu. Para quem está começando pode não parecer, pois vem a questão de que qualquer anzol serve e tem atadores que também pensam assim, mas não é assim não, faz diferença sim usar o anzol adequado para a montagem que deseja fazer e se você estivesse usando um anzol apropriado para a mosca que pretende montar, teria um processo de aprendizagem melhor.

Tenho estudado bastante essa questão de até onde levar a linha de atado para a fixação da cauda (tail) e alguns atadores levam a linha até a ponta da farpa do anzol, mas isso pode variar de acordo com a técnica que estiver praticando, pois tem atadores que gostam de parar a linha na ponta do anzol, para somente então ficar as fibras da cauda diretamente sobre o metal do anzol e depois cobri com a linha de atado até a marca de referência, que nesse caso é a ponta da farpa do anzol.

Observe nas duas imagens que mostra o tail fixado, que você se preocupou em parar de revestir as fibras com a linha de atado, pois se continuasse revestindo, faria o tail se curvar para baixo. Isso vai acontecer por causa da curvatura do anzol e por isso usamos anzol com haste reta.

post-1-0-24804700-1368136859.jpg

Outra questão é quanto ao alinhamento das fibras da cauda, pois sendo de pena de galo, pode treinar retirar a porção que deseja de forma que as pontas fiquem mais bem alinhadas. Já no caso do tail ser feito de pelo, pode usar uma ferramenta chamada Hair Stacker que vai fazer o serviço de alinhamento para você. São pequenos detalhes que nos motivam a querer atar igual aos melhores atadores.

post-1-0-31242500-1368137205.jpg

Quanto a colocação do dubbing, pode fazer por etapas, pois colocar dubbing em uma área grande da linha requer mais prática. Coloque uma pequena porção e depois mais um pouco, e assim por diante. Cansei de ver atadores profissionais fazendo assim e se eles fazem, eu também faço.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O espaço (gap) que deixou do olho do anzol para o início da colocação da linha de atado está bom, pode ser menor, mas está bom, e esse espaço ajuda bastante na finalização da montagem da mosca.

Que bom, na próxima vou cuidar pra deixar um pouco menor, eu antes fazia o anzol completo mas quando fiz com esse espaço realmente fica melhor de finalizar a mosca.

Você levou a linha de atado até pouco depois da curva do anzol e essa questão deve estar relacionada ao tipo de anzol que escolheu. Para quem está começando pode não parecer, pois vem a questão de que qualquer anzol serve e tem atadores que também pensam assim, mas não é assim não, faz diferença sim usar o anzol adequado para a montagem que deseja fazer e se você estivesse usando um anzol apropriado para a mosca que pretende montar, teria um processo de aprendizagem melhor.

Tenho estudado bastante essa questão de até onde levar a linha de atado para a fixação da cauda (tail) e alguns atadores levam a linha até a ponta da farpa do anzol, mas isso pode variar de acordo com a técnica que estiver praticando, pois tem atadores que gostam de parar a linha na ponta do anzol, para somente então ficar as fibras da cauda diretamente sobre o metal do anzol e depois cobri com a linha de atado até a marca de referência, que nesse caso é a ponta da farpa do anzol.

concordo com vc nessa, tenho alguns anzóis (poucos) de atado, principalmente nos emergers as moscas parecem que ficam melhor de fazer devido a curvatura do anzol.

Quanto a questão da linha eu sempre levei até esse ponto do anzol, será que atrapalha ? Qual seria a medida certa para a colocação da linha...O Marcelo mostrou um desenho aqui nesse mesmo tópico sobre isso e tentei seguir oq ele me indicou.

Observe nas duas imagens que mostra o tail fixado, que você se preocupou em parar de revestir as fibras com a linha de atado, pois se continuasse revestindo, faria o tail se curvar para baixo. Isso vai acontecer por causa da curvatura do anzol e por isso usamos anzol com haste reta.

attachicon.gifdetalhe1.jpg

Outra questão é quanto ao alinhamento das fibras da cauda, pois sendo de pena de galo, pode treinar retirar a porção que deseja de forma que as pontas fiquem mais bem alinhadas. Já no caso do tail ser feito de pelo, pode usar uma ferramenta chamada Hair Stacker que vai fazer o serviço de alinhamento para você. São pequenos detalhes que nos motivam a querer atar igual aos melhores atadores.

attachicon.gifdetalhe2.jpg

Quanto as penas, a da primeira foto era uma pena de pavão que fica próximo a cabeça e parece com uma pena de galo porem tem a cor característica das penas do pavão, a da 2º foto era de galinha da angola se nao me engano ( amigo meu me trouxe umas penas :laugh: )

Notei a questão tbm de quanto mais vc vai fixando o tail proximo ao anzol ele tem a tendencia de descer....

Ainda nao tentei fazer o Tail com pelo e tbm nao tenho o Hair Stacker para auxiliar nisso, qual seria o pelo mais indicado ??

Quanto a colocação do dubbing, pode fazer por etapas, pois colocar dubbing em uma área grande da linha requer mais prática. Coloque uma pequena porção e depois mais um pouco, e assim por diante. Cansei de ver atadores profissionais fazendo assim e se eles fazem, eu também faço.

T+ :ok:

o dubbing eu tentei fazer por etapas como você mesmo falou, mas o meu ficou com pequenas saliências entre eles como o André falou hehehe vou tentar melhorar nisso tbm.

Obrigado pela ajuda Boss :mestre:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Para os anzóis de haste reta leve a linha de atado até o ponto que termina a parte reta e observe na foto abaixo que o atador pára exatamente no mesmo ponto de alinhamento com a farpa do anzol.

DSCN5762.jpg

Observe que ele também deixa o gap que me referi para assim ter espaço para colocar linha de atado na finalização da montagem da mosca.

Observe nessa outra foto que ao revestir o tail com linha de atado, não aparece a camada inferior que está como base (cama) da cauda.

DSCN5763.jpg

A questão é apenas estética para a montagem da mosca e aparecer um pouco a cama não está no objetivo da maioria dos atados.

O pelo mais indicado varia de acordo com a montagem que vai fazer e na maioria dos casos é Elk Hair ou Moose Hair, mas nesse caso o mais importante é determinar antes a mosca que deseja atar e assim estudar sua receita.

É tudo uma questão de usar o material mais apropriado e não quero influenciar seu estilo de atado dizendo o que deve ou o que não deve fazer uso, mas uma coisa é certa, sou aprendiz e meu atado melhorou muito quando comecei a usar o material mais apropriado para o tipo de atado que gosto de fazer. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Com relação à aplicação do dubbing, eu achei ele estufado demais e o Fausto tem razão ao dizer que controlar a quantidade de dubbing requer certa prática.

Para contornar isso, de colocar todo o dubbing de uma vez já na espessura correta, etc, olha a técnica que o McPhail usa para colocar dubbing nessa mosca, logo no começo do vídeo (esquece o resto do atado, atente-se apenas à colocação do dubbing):

Faz um tufo grande de dubbing na linha e ata até o dubbing começar a ser pego no corpo do anzol... aí a cada volta, puxa o dubbing releando e torce para segurar no fio, nova volta, puxa releando, torce para enrolar no fio, nova volta, etc.

Com essa técnica, você não precisa se preocupar excessivamente com a quantidade de dubbing inicial, pois a cada volta você controla exatamente quanto vai para o corpo da mosca.

Espero que ajude.

Abração.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Para os anzóis de haste reta leve a linha de atado até o ponto que termina a parte reta e observe na foto abaixo que o atador pára exatamente no mesmo ponto de alinhamento com a farpa do anzol.

DSCN5762.jpg

Observe que ele também deixa o gap que me referi para assim ter espaço para colocar linha de atado na finalização da montagem da mosca.

Agora entendi e vou seguir tentar sempre seguir essa condição para anzóis de haste reta, ainda tenho alguma coisa desses anzóis próprios para atado.

Observe nessa outra foto que ao revestir o tail com linha de atado, não aparece a camada inferior que está como base (cama) da cauda.

DSCN5763.jpg

A questão é apenas estética para a montagem da mosca e aparecer um pouco a cama não está no objetivo da maioria dos atados.

Notei apenas pela imagem e sua explicação oq eu estava fazendo errado, na vdd eu fazia 2 camadas de cama para depois começar o atado, coisa que pelo que observei nao precisa mais que 1 camada e logo em seguida a colocação do material.

Tenho que corrigir isto.

O pelo mais indicado varia de acordo com a montagem que vai fazer e na maioria dos casos é Elk Hair ou Moose Hair, mas nesse caso o mais importante é determinar antes a mosca que deseja atar e assim estudar sua receita.

É tudo uma questão de usar o material mais apropriado e não quero influenciar seu estilo de atado dizendo o que deve ou o que não deve fazer uso, mas uma coisa é certa, sou aprendiz e meu atado melhorou muito quando comecei a usar o material mais apropriado para o tipo de atado que gosto de fazer. :ok:

T+

Tbm pretendo seguir o estilo aprendiz e tentar sempre usar o material adequado para cada mosca, assim acredito que o resultado fique muito melhor e tenho uma boa apresentação no final.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com relação à aplicação do dubbing, eu achei ele estufado demais e o Fausto tem razão ao dizer que controlar a quantidade de dubbing requer certa prática.

Concordo hehe, ainda nao sei ao certo a dosagem do dubbing necessária para o tipo de mosca que vou atar, por isso que as minhas ficam gordinhas :laugh:

Para contornar isso, de colocar todo o dubbing de uma vez já na espessura correta, etc, olha a técnica que o McPhail usa para colocar dubbing nessa mosca, logo no começo do vídeo (esquece o resto do atado, atente-se apenas à colocação do dubbing):

Faz um tufo grande de dubbing na linha e ata até o dubbing começar a ser pego no corpo do anzol... aí a cada volta, puxa o dubbing releando e torce para segurar no fio, nova volta, puxa releando, torce para enrolar no fio, nova volta, etc.

Com essa técnica, você não precisa se preocupar excessivamente com a quantidade de dubbing inicial, pois a cada volta você controla exatamente quanto vai para o corpo da mosca.

Espero que ajude.

Abração.

Jost

Ajudou e muito Jost, observando bem ele realmente faz a escolha da quantidade em cada volta do dubbing no anzol, vou tentar seguir essa mesma técnica nas próximas e ver como me saio nisso.

Obrigado Jost,

Abraços :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tbm pretendo seguir o estilo aprendiz e tentar sempre usar o material adequado para cada mosca, assim acredito que o resultado fique muito melhor e tenho uma boa apresentação no final.

Com o tempo você vai ter sua identidade como atador e poderá fazer uso de diversos tipos de materiais, sejam naturais ou alternativos, mas para começar acredito que seja bom estudar as clássicas receitas que os livros de atado e a Internet disponibilizam, e nessas receitas os atadores usam material adequado. Veja como é fina a linha que o atador usa na montagem dessa mosca que lhe mostrei e verá que terá que comprar um carretel de linha de atado também apropriado.

No momento estou focado em apenas um tipo de atado e quero aprender bastante também. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com o tempo você vai ter sua identidade como atador e poderá fazer uso de diversos tipos de materiais, sejam naturais ou alternativos, mas para começar acredito que seja bom estudar as clássicas receitas que os livros de atado e a Internet disponibilizam, e nessas receitas os atadores usam material adequado. Veja como é fina a linha que o atador usa na montagem dessa mosca que lhe mostrei e verá que terá que comprar um carretel de linha de atado também apropriado.

No momento estou focado em apenas um tipo de atado e quero aprender bastante também. ;)

Espero que sim Fausto hehehe

Quanto a linha realmente ele é bem fina mesmo, acho que linha fina aqui só tenho 2 carreteis ( 8/0 ) se nao me engano o resto que tenho são linhas mais grossas.

Material, como meu atado é sempre voltado principalmente para lambaris, saicangas e trairas eu acho que o material que tenho em casa é bom para o atado de mosca para essas especies, claro..Sempre faltando alguma coisinha hehehe

Abraços :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Rodrigo no caso da calda de galo o modo melhor é segure as duas pontas da pena com o polegar e no indicador numa mão você vai perceber as vibras, retira uma quantidade de vibras cerca de 16 com polegar e o indicador segura as vibras não deixando desaninha, coloca para ser medida da haste do anzol e a vidra encostado na haste do anzol na direção para pacho e começa a enrola ate chegar na fisga não passa como o Fausto escreveu a sim a calda fica alinhada no final. Bem não sei se você entendeu mas com passar do tempo e com muita pesquisa e pratica todas moscas estará a calda alinhada Ok.

No caso da linha as moscas menores 14/0 ate 22/0 em diante melhor é 8/0 e 3/0 fica melhor acabamento da mosca, para você que esta aprendendo e precisa começar a atar com anzóis próprio para as mosca, mas pratica com anzóis maiores ai sim depois que tiver atando melhor eu aconselho os tamanhos de anzóis 12 e 14 depois que você ver que já esta melhorando passando para os anzóis menores e vai enfrente que as moscas estão voando.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Rodrigo no caso da calda de galo o modo melhor é segure as duas pontas da pena com o polegar e no indicador numa mão você vai perceber as vibras, retira uma quantidade de vibras cerca de 16 com polegar e o indicador segura as vibras não deixando desaninha, coloca para ser medida da haste do anzol e a vidra encostado na haste do anzol na direção para pacho e começa a enrola ate chegar na fisga não passa como o Fausto escreveu a sim a calda fica alinhada no final. Bem não sei se você entendeu mas com passar do tempo e com muita pesquisa e pratica todas moscas estará a calda alinhada Ok.

Ficou meio confuso mas acho que entendi oq vc quiz dizer em relação ao tail e a parte de atar ele no anzol.

:ok:

No caso da linha as moscas menores 14/0 ate 22/0 em diante melhor é 8/0 e 3/0 fica melhor acabamento da mosca, para você que esta aprendendo e precisa começar a atar com anzóis próprio para as mosca, mas pratica com anzóis maiores ai sim depois que tiver atando melhor eu aconselho os tamanhos de anzóis 12 e 14 depois que você ver que já esta melhorando passando para os anzóis menores e vai enfrente que as moscas estão voando.

Sim, vou fazer isso mesmo..Começar com anzois maiores um pouco e quando estiver fazendo melhor as moscas eu vou diminuindo.

Abraços ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Agora de tarde alem de ver umas 3x o video que o Jost passou só da parte de colocar o Dubbing, estou vendo tbm alguns atados de parachutes e Scuds para ver principalmente a colocação de tail e dubbing.

Editado por Rodrigo Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Material, como meu atado é sempre voltado principalmente para lambaris, saicangas e trairas eu acho que o material que tenho em casa é bom para o atado de mosca para essas especies, claro..Sempre faltando alguma coisinha hehehe

Rapaz teu atado já está pegando peixe e isso é o que importa! :ok:

Agora o tempo vai fazer com que seu atado se aprimore ficando cada vem melhor. Vejo vídeos no YouTube que ajudam muito, porém muitos não são explicativos, já outros explicam muito bem. O que falta em muitos é uma pausa para listar o material usado e um texto para comentar algum passo.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rapaz teu atado já está pegando peixe e isso é o que importa! :ok:

Tbm gostei delas por conta disso, mas quero melhorar na parte que ela pega o pescador isso é na estética da mosca :D:D

Agora o tempo vai fazer com que seu atado se aprimore ficando cada vem melhor. Vejo vídeos no YouTube que ajudam muito, porém muitos não são explicativos, já outros explicam muito bem. O que falta em muitos é uma pausa para listar o material usado e um texto para comentar algum passo.

T+ :)

Pois é, falta mesmo um vídeo explicando os materiais e como usá-los adequadamente, mas só assistindo dá pra ter uma boa noção de como fazer os passos e utilizar os materiais.

Abraços :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rodrigo já tentou usar outro tipo de dubbing? No seu lugar experimentaria o classico dubbing de coelho. Alguns dubbings tem vontade própria e não ficam como vc quer, o coelho é bem fácil de trabalhar, fica compacto e deixa as imperfeições bem evidentes.

Para ajudar na ardua tarefa de enrolar o dubbing passa algum tipo de cera na linha (original: dubbing wax/ genérico: cera de abelha), pois ela vai evitar que pelo já enrolado na linha fique girando em falso, a cera adere o pelo ao fio e como consequencia vc terá um dubbing mais apertado, compacto e menos fofo.

Qual é o dubbing que vc está usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rodrigo já tentou usar outro tipo de dubbing? No seu lugar experimentaria o classico dubbing de coelho. Alguns dubbings tem vontade própria e não ficam como vc quer, o coelho é bem fácil de trabalhar, fica compacto e deixa as imperfeições bem evidentes.

Para ajudar na ardua tarefa de enrolar o dubbing passa algum tipo de cera na linha (original: dubbing wax/ genérico: cera de abelha), pois ela vai evitar que pelo já enrolado na linha fique girando em falso, a cera adere o pelo ao fio e como consequencia vc terá um dubbing mais apertado, compacto e menos fofo.

Qual é o dubbing que vc está usando?

o dubbing só tenho o da Mustad que é pelo de raposa

DSC09476.JPG?1328814615

Os outros ainda não testei pois nao tenho e quanto a cera existe algo diferente dos que vc citou ? pois não tenho ambos tbm ai faço sem o auxilio deles e pelo que vejo em videos são muito usados para este fim.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.