Ir para conteúdo

Caddis Parachute - Protótipo


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Então, Fausto, abaixo umas fotos do protótipo de Caddis Parachute no qual pensei faz um tempo. Hoje arranjei uns momentos para atá-lo e submeter ao escrutínio dos pescadores de trutas.

Basicamente a ideia do protótipo é utilizar o Poly Yarn para fazer as asas da Caddis e, ao mesmo tempo, rebatê-lo para cima e fazer o post do parachute. Usei um Mustad Dry #12 para testar o conceito, pois não queria minuaturizá-lo demais logo de cara e perder os detalhes de foto. Na minha ignorância de atar Caddis, eu achei que ficou muito bom. O Poly Yarn é de cor cinza claro, o que simula a contento as asinhas. Talvez o perfil das asinhas ou seu comprimento atrás possam ser melhorados, mas dá pra tosar o Poly Yarn em qualquer formato. O interessante é notar que na vista superior fica claro que ele se abre em leque, típico dos atados de Caddis.

Enfim, dependendo do que vocês acharem eu posto um passo a passo ou vídeo.

Visão superior (levemente confusa por causa da mescla de cores):

689BAB08-A037-49B1-ADD2-A2A88F93949F-465

Visão lateral:

F7EEA45B-82FE-4146-9EC6-B8CCD7CD87B4-465

O abdômen eu fiz de Hare's Ear oliva claro... vim com ele mais ou menos constante e daí coloquei uma bola logo antes da posição do Poly Yarn, para jogá-lo para cima e abri-lo em leque. O Poly Yarn é atado depois do dubbing do abdômen.

Visão inferior:

B0971038-38BD-45EC-AEE0-B23893E584CD-465

Não é a mosca mais fácil de atar, mas acho os materiais mais palatáveis que o diacho do Deer Hair :p

Acho que vai flutuar igual isopor esse troço.

Opiniões sinceras ;)

Abraço a todos.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Claro que pode Jamanta... quanto antes isso for testado melhor.

Quanto mais eu imaginei esse protótipo, tanto mais gostei dele... espero que as trutas gostem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho que QUANDO (não SE) os peixes atacarem ela, atacarão enquanto um pattern de caddis...

Olhando de baixo para cima, que é o ponto de vista dos peixes com relação às moscas secas, as asas acentuadas para trás ficam salientes...

O parachute para cima sugerindo uma mayfly fica menos destacado...

Isso indicaria alguns momentos onde ela seria mais eficaz...

Nesse caso, a vantagem estaria na flutuação proporcionada pelo hackle do lado parachute da mosca...

Será?!

Acho que faz sentido...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sabe que eu nem pensei no parachute como imitação de mayfly... o post do parachute é para visualização mesmo, pois o Fausto comentou uma vez comigo que, dependendo da hora, fica complexo de ver a mosca na água. Com aquele tufo para cima, pode ser que facilite a visualização.

Ademais, o parachute serve para simular as pernas da caddis, visto que só a parte dianteira toca a água.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Show de Bola!!! :bs-aplauder:

Achei o comprimento da asa adequado, a dispersão em leque (vista superior) está ótima. A única diferença que vejo da asa em relação a uma Hair Caddis clássica é a vista lateral, na clássica a asa (vista lateral) forma um ângulo em torno de 60º (às vezes até mais), por causa da maior dispersão dos pelos. Mas, não sei se isso vai fazer diferença depois de molhada.

Se mantiver o mesmo punhado de Poly Yarn quando diminuir o número do anzol, proporcionalmente a asa vai ganhar ainda mais volume, e pode ser que "arrepie" mais. Poderia tentar montar a asa com 2 camadas de Poly Yarn sobrepostas, entremeadas por uma ou duas voltas de dubbing para tentar "arrepiar" mais a asa e aumentar o ângulo de dispersão das fibras. Mas também não sei se o hackle vai limitar o ângulo dos fios de Poly Yarn pra cima, e também se o fato de entremear as voltas de dubbing deixarão a asa com uma dispersão uniforme (vista lateral), só testando.

Quem diria... nem só de ninfas vive um Mosqueiro na Patagônia... :p

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal Jost é uma mosca que flutua muito bem, ela parece com a mosca Madame X só fica na falta das patinhas.

Lá fora eles classificam esta mosca que você atou como uma Carnage associado as Parachute, eles acham, gostei

vai enfrente amigo.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Agora estou no online no notebook e pude ver a imagem muito melhor. :)

Está ótima Jost e não tenho nada, absolutamente nada a dizer quanto ao atado, pois até o shape em delta das asas da mariposa está ótimo. Vou para a estação de atado e ver o que faço de semelhante. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ja tens outro imitador...Ficou bacana. Sugiro a inclusão de uma vista "traseira" para melhor observar a forma da asa. Somente a vista lateral parece que tem um monte de polyarn na asa.

Liber logo o passo a passo

Qual será o nome? Maryarn? Caddis yarn? Mariposa do Jost ou Jost'a mariposa? Ou ainda "Jost a caddis"? Gostei desse último pelo trocadilho com "just a caddis"? Libero o copyright por uns 10 desses ai em anzois 14 e 16 e um em 28...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.