Ir para conteúdo

Coleção de moscas para os lambaris


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Vou em busca dos lambaris e motivado atei essa pequena coleção. :)

Coleção de moscas atadas em azol #20.

moscas_%2320_01.jpg

Começou como sendo uma Griffith Gnat, mas como é uma mosca de difícil visualização, ainda mais atada em anzol #20, resolvi adicionar algo mais, que no caso foi o tail e as asas.

sem_nome_%2320_01.jpg

Essa foi atada motivado pela mosca mais usada por mim na Patagônia Argentina esse ano e porque não em anzol #20?

wet_%2320_01.jpg

Beto Saldanha meu camarada, sua Fly box está ficando cheia de mosquinhas assim. :D

Perdoa por algumas grosserias minha quando ao acabamento da pequeninas. ;)

Leve uma tesourinha para a pescaria de lambaris, pois pode ser necessário cortar tails e etc. :happy:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Show de bola Boss!

Comecei ontem, mas não tive muito tempo, estou em Arraial do Cabo. Fiz umas Zebra Midges e umas Brassies,

Depois também vou tentar umas secas,

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estou com aquele livro sobre atado de emergers e vai sair alguma coisa ainda hoje ou amanhã. :D

Está difícil controlar a quantidade de material durante o atado, pois como disse uma vez o Jost, no atado o pouco é muito. :frusty:

Estou usando linha Orvis 12/0 ou UNI 8/0, mas não é nada fácil, ainda mais no anzol #20.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tem um livro chamado "Tying small flies" do Ed Engle que tem técnicas de uso e comparação de linhas, materias (tradicionais ou não) e anzóis para atar moscas 20 pra baixo. Acho que vc faria bom uso disso Fausto. Tem um outro dele que é "Fishing small flies" que aborda técnicas específicas de pesca com essas moscas minúsculas. Esse segundo eu não tenho, mas o primeiro é excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Beleza Jost, anotado!

O problema é que só temos praticamente uma semana, se passarmos a ir com frequência atrás dos pequenos vou providenciar a compra dos livros (e de óculos novos)! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto perfeitas, os lambaris vai ficar louco para comer. Muito bom, gostei.

Estas daqui são para trutas o que você achou feias, péssimas ou bonitinhas?

Este é para os Lambaris o que acha?

DSC00918_zps13feeae8.jpg

DSC00920_zps423c95eb.jpg

DSC00917_zps34c3898d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Anotado Jost e logo vou comprar! :ok:

Vou criar o tópico hoje sobre compra de livros na Amazon e se alguém quiser é só esperar o tópico abrir e postar o que quer. Tem regras.

A primeira mosca Marcelo está muito parecida com o estilo de wet que mais usei em janeiro na Patagônia Argentina, possivelmente foi a mosca principal escolhida por mim ao armar o dropper e também a que mais capturou trutas. Não coloquei hackle sobre o abdômen e as asas dessa mosca estão compridas demais em relação a maioria das receitas que estudei. Encurte essa asa de modo que termine na curvatura do anzol. A combinação de cores é ao gosto do atador.

A segunda mosca está muito parecida com a combinação de cores que escolhi para atar, porém está com pouco volume de asas e o hackle está muito espigado, e com as cerdas compridas demais. Creio que a dificuldade com o hackle deve ter sido em função do anzol ser bem pequeno e você não informa em momento algum o tamanho do anzol.

A terceira mosca não gostei e isso é gosto, e gosto não se discute. Como te disse uma vez, se eu não gostar de uma mosca, prefiro não ter em minha fly box, mesmo sabendo que tem um pescador rio abaixo ou acima matando a pau com ela.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Fausto.

Você tirou a minha duvida, a primeira e a última são com anzol 14 e a segunda é anzol 18, passarei a gilete e vou fazer de novo com muito mas perfeição obrigado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei o nome Marcelo e como te disse, atei de improviso para substituir minhas Timberline que estavam acabando e como não tinha material para fazer as asas, resolvi improvisar com Mallard Duck, que funcionou muito bem.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estive pesquisando um pouco e encontrei boas informações e dicas do mestre Gregório para a pesca de lambaris (texto publicado pelo insubstituível L.F. Prinheiro).

Fonte: http://www.flyfishing.com.br/receitas/rec_lambaris.htm

A principal, que tento aqui reproduzir, evidencia que a observação do mosqueiro continua sendo sua principal fonte de aprendizado e a forma mais eficiente de acertar na escolha da mosca. O mestre Gregório percebeu que diferentes moscas atadas em anzol de mesma numeração ocupam áreas (sob uma visão 2D) bastantes distintas, um detalhe extremamente relevante para a adequação às diminutas bocas dos lambaris.

Comparacao.jpg

Reprodução da comparação feita em esboço (lápis e papel) pelo mestre Gregório

Por conta dessa observação, o mestre Gregório, elegeu para a pesca do lambari um padrão de dry bem assemelhado à famosa mosca F Fly (Marjan Frantink), porém utilizando um dubbing mais generoso.

f_fly.jpg

Seguindo as dicas do mestre, como bom aprendiz que sou, tentarei atar algumas nesse padrão e (seguindo a mesma linha de raciocínio) fazer uma adaptação de uma emerger que o Zé Palomo apresentou no workshop de atado aqui no RJ, porém em anzol #20 (que dureza)! :huh:

normal_IMGP04.jpg

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sm André também estou estudando a montagem de algumas mosquinhas combinando CDC para melhorar a flutuabilidade, só que no meu caso tem que ser algo mais claro para visualizar melhor. Vamos ver no que vai dar! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boss,

Não pretendo montar nada escuro, foi só mesmo pra exemplificar o pattern.

Tenho CDC Tan e Light Yellow e são com estas cores que pretendo montar as dries e emergers combinadas com outras cores também claras de dubbing. Talvez ainda faça uma versão com Poly Yarn (branco) pra testar a flutuabilidade comparativamente ao CDC. Falta é tempo pra montar isso tudo até sábado! :D:D:D

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rapaz hoje não tive tempo para ficar online e nem tão pouco para atar, mas já que vamos atar mosquinhas para sábado... :happy:

Porque não mistura um pouco de CDC sobre um pequeno tufo de Poly Yarn? Isso mesmo, parece uma estupidez, pois se tem CDC então não precisaria de polipropileno, mas vai dar um melhor resultado de visibilidade. Tem algumas receitas que misturam CDC com Elk Hair com o mesmo objetivo e ao invés de Elk Hair, coloca Poly Yarn. ;)

Vou para a bancada agora! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ficou fora de foco porque não estou fotografando com a Canon.

post-1-0-87556200-1365076512_thumb.jpg

Assim mesmo é possível ter uma ideia do que antei atando esses dias. :ok:

Para ficar bem magrinha usei goose biot para formar o abdômen, um pouco de dubbing para o tórax e CDC em loop sobre um pequeno tufo de poly yarn para assim formar as asas. Está cabeçuda de propósito, pois gosto de atar moscas com a cabeça bem definida. O anzol é o Daiichi 1130 #20 assim fica com o abdômen bem exposto.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Excelente!

Uma mosca desse tamanho com tantos detalhes! Ficou muito boa a combinação do CDC com o Poly Yarn, essa aí não afunda de jeito nenhum!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Vou em busca dos lambaris e motivado atei essa pequena coleção. :)

Coleção de moscas atadas em azol #20.

moscas_%2320_01.jpg

Começou como sendo uma Griffith Gnat, mas como é uma mosca de difícil visualização, ainda mais atada em anzol #20, resolvi adicionar algo mais, que no caso foi o tail e as asas.

sem_nome_%2320_01.jpg

Essa foi atada motivado pela mosca mais usada por mim na Patagônia Argentina esse ano e porque não em anzol #20?

wet_%2320_01.jpg

Beto Saldanha meu camarada, sua Fly box está ficando cheia de mosquinhas assim. :D

Perdoa por algumas grosserias minha quando ao acabamento da pequeninas. ;)

Leve uma tesourinha para a pescaria de lambaris, pois pode ser necessário cortar tails e etc. :happy:

T+ :)

Belas moscas Fausto! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.