Ir para conteúdo

Informações e Sugestões - Kit básico


Fausto

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Gostei Fausto isto ajuda muito para a primeira vez do pescador, vou espera os pescadores perguntar as duvidas. Tem varias situações no muito encantado da Patagônia este tópico vai ajudar muito a primeira ida e a pesca da Truta e tudo que um principiante precisa saber para o sucesso nas pescarias das Trutas.

Muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito bom FAUSTO

Para mim, o nùmero do material esta inicialmente ao tamanho da mosca que vai utilizar. Já passei em outros tópicos esta relação.

Então, para os rios, onde utilizamos moscas que variam de #12 a #16, para isto um tipet 4 ou 5x, um material #4 estaria adequado. Nas flotadas, muitas vezes se utilizam moscas maiores, #8 a #12, assim, um tipet 3 a 4x estaria bom, e uma vara #6 estaria equilibrada.

Já fiz flotadas pescando o tempo inteiro com moscas atadas em anzo #16, usando 5x, e uma vara #3. E da mesma forma, tive que fazer flotada utilizando anzois #8, tipet 3x, e vara #7.

Já fiz vadeios usando vara #7. Depende do rio, depende da situação, e principalmente, depende do tamanho da mosca, pois o tamanho da mosca vai indicar o tipett, que vai indicar o leader, que por ultimo vai indicar a vara.

Pode-se colocar uma mosca #20 em um tipet 3x e arremessar com vara #7??? Pode colocar uma mosca #6, com um tipet 6x e uma vara #3??? Sim, os dois podem, porém, é como botar pneu de trato em carro, vai rodar, mas tudo indica que vai dar problema.

Então, a relação do FAUSTO esta muito certinha para o geral. Ou seja, geralmente, nos rios se pesca desta forma, geralmente na flotadas se trabalha desta forma, porém, toda regra comporta exceções.

O meu conselho é que aprendam a ler as condições de cada lugar, para assim eleger o seus materiais.

Se não tiverem a menor idéia do que vão enfrentar, vão pela regra do fausto.

Abc

JAMANTA

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Ai o novato aqui pergunta:

eu tenho um conjunto martin #3/4 que é beeem gostosinho de pescar e uma TFO #5. esses 2 conjuntos me atenderiam?

Dependendo da condição ou caso fosse necessário para arremessar moscas maiores, eu usaria uma shooting no conjunto #5. (seria uma heresia usar shooting na patagonia?)

E sim, não se assustem, eu uso sim linha shooting num conjunto #5 direto nas pescarias de caiaque aqui no Rio rsrs

então, estou munido para uma pescaria dessas com o que tenho??

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim esses dois conjuntos vão te atender numa boa! :ok:

Nas oito temporadas que lá estive não vi ninguém usando linhas shooting em pescaria alguma. Todas as pescarias que fiz nos rios da Patagônia usei linhas floating. Levo comigo duas linhas que não são floating para uma eventualidade e confesso que não tenho experiência alguma com linhas shooting.

Faço minhas pescarias de vadeo com um conjunto #3 e outro #4, e as pescarias de flotada uso um conjunto #5 e outro #6. Todos os conjuntos equipados com linhas floating.

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Usa sim, e digo mais, se for para os lagos os os rios muito grandes vai te ajudar. Eu uso vara #7 e até #8 no lagos quando estou de float tube, aí, o shooting de afundamento rapido pode ser uma boa oportunidade.

Mais uma vez, a numeração da vara tem relação com o tamanho da mosca. Tem lugares que tem que usar moscas muito grandes, eu odeio, mas tem que usar as vezes. Aí, vara pesada e shooting casa muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Es dificil decidir cual equipo o cual mosca es la correcta,si es cierto que todos los años son diferentes.

Realmente me gusta poco vadear , asi que mi consejo va mas para la flotada :

Ejemplo :un año de mucha agua en principios de temporada lo ideal es un equipo #6 / #7 y hasta #8 principalmente porque van a arrojar streamers muy grandes o muy cargados.

Pero que ocurre el resto de la temporada.Bueno lo ideal como escribio Fausto es un equipo #6 y no por arrojar un streamer o una seca grande sino por algo que nunca falta en Patagonia "el viento"

En una flotada se realizan no menos de 700 cast al dia y es mejor hacer un "levante y un tendido" con linea #6 que 2 o 3 cast con linea #4.

Conclucion el equipo #6 en la flotada y el equipo #4 en el vadeo.

Esto no es una regla sino una recomendacion despues de haber visto "explotar " una vara por semana.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Já se passaram dez anos desde que comecei a viajar na patagonia argentina , num total de 5 viagens puramente dedicadas para pesca com o guia Alejandro Klap ,e 7 idas a buenos aires ja passei por diversas situações de clima, seleçao de material, tipo de moscas (muda com o passar da temporada), organização e planejamento de destino e ainda assim tenho certeza que existe sempre algo novo a aprender, mais sigo as seguintes regras:

1) SEMPRE pesque com guia, se da algum problema ele é responsavel por vc e vai te ajudar

2) contrate uma boa empresa para negociar parte aérea/hotel , pois caso der algum problema ela é responsavel por vc e vai te ajudar .

3) NUNCA discuta num país extrangeiro, pondere situaçao e busque melhor saída , pois vc nao esta no seu país ( seja aeroporto ou rua )

4) tenha SEMPRE uma outra forma de pagar, geralmente levo: dinheiro/cartao visa, mastercard e cartao debito (visa electron) banco do brasil.

5) particularmente gosto sempre de colocar transfer pago nos aeroportes ida/volta e com empresa pesca pois é mais confortavel

6) LACRE sempre as malas e procure depachar varas dentro mala

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma outra dica , comprei um tablet e usei o skp para me comunicar com minha familia , otima idea pois quando chego da pesca me da uma baita preguiça de procurar um locutorio e ligaçao de celular ,NUNCA , NUNCA , MAIS NUNCA , chega a gastar 100 reais p 20 mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Agradeço aos amigos as dicas, estarei na Patagônia pela primeira vez no próximo janeiro. Vou levar os equipes que já tenho: #3,#4 e #7. Acham que e preciso comprar mais algum, ou da pra ir? Levarei linhas TT, WF tradicional, sinkingtip e sinking. Levarei moscas tradicionais para trutas e as moscas go fly. Comprarei os peardes indicados por vcs. Levarei minha morsa, vários tamanhos de anzóis e os materiais de atado tradicionais e para alternativos para tentar criar alguma terrestrial regional. O Jamanta me guiará. Pela cia já sei que será ótimo! Espero fisgar algumas trutas. Observarei os amigos mais experientes e tentarei me adaptar o mais rápido possível. Espero que o estilo pirapitingueiro não me atrapalhe, terei que me adaptar para a truta, pq tem algumas diferenças importantes. Vou ralar o máximo para acompanhar os amigos, isso eu prometo. Levarei várias pouca-família. Vamo que vamo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

uma outra dica , comprei um tablet e usei o skp para me comunicar com minha familia , otima idea pois quando chego da pesca me da uma baita preguiça de procurar um locutorio e ligaçao de celular ,NUNCA , NUNCA , MAIS NUNCA , chega a gastar 100 reais p 20 mim

Certíssimo Luciano, vou novamente sábado agora dia 16 nem pensar e fazer a bobagem que fiz das últimas vezes em habilitar o celular para uso internacional. Estou fora disso, pois só tomei fumo em todas as últimas vez e sendo assim: "No news, good news"

Agradeço aos amigos as dicas, estarei na Patagônia pela primeira vez no próximo janeiro. Vou levar os equipes que já tenho: #3,#4 e #7. Acham que e preciso comprar mais algum, ou da pra ir? Levarei linhas TT, WF tradicional, sinkingtip e sinking. Levarei moscas tradicionais para trutas e as moscas go fly. Comprarei os peardes indicados por vcs. Levarei minha morsa, vários tamanhos de anzóis e os materiais de atado tradicionais e para alternativos para tentar criar alguma terrestrial regional. O Jamanta me guiará. Pela cia já sei que será ótimo! Espero fisgar algumas trutas. Observarei os amigos mais experientes e tentarei me adaptar o mais rápido possível. Espero que o estilo pirapitingueiro não me atrapalhe, terei que me adaptar para a truta, pq tem algumas diferenças importantes. Vou ralar o máximo para acompanhar os amigos, isso eu prometo. Levarei várias pouca-família. Vamo que vamo!!!

Está ótimo Leandro o conjunto #7 não será usado, a não ser numa possível flotada que vá fazer, fora isso, vai ficar com ela parada. Já ou dois conjuntos #3 e #4 serão seus titulares com certeza e pode escolher em função de sua vontade. O Jamanta tem mosca a dar com o pau e não se preocupe com moscas "mágicas", pois truta come de tudo, mas fique atendo as dicas do Jamanta, pois ele tem mais experiência e chegará na melhor mosca do dia mais rápido. Não se preocupe com arremessos plásticos demais, pois espere o vento patagônico chegar e filme o Jamanta combatendo o vento, verás que na prática ele é uma ogro nesse momento e fica as "sapatilhas" sem função alguma. Ballet e Fly Fishing só funciona quando tudo está a seu favor, mas quando o vento é patagônico, verá que não tem como apresentar uma mosca com classe e estilo.

Tuas moscas Pouca-Família vão "matar" a pau e pode apostar nelas, mas te confesso que essa não é minha pescaria, faço assim poucas vezes e foco o momento da pegada da truta na superfície, sendo assim minhas preferidas são as Parachutes, Elk Hair Caddis e Timberlines. Tuas grandes moscas terrestres serão usadas em momentos específicos, pois não é o day by day do mosqueiro na Patagônia, mas numa flotada, fará a diferença.

Boa viagem meu amigo, estou indo para lá sábado agora dia 16 e dia 25 começo a contar histórias aqui no fórum, e com muitas fotografias. :okok:

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Fausto!! Havia pensado como vc disse. Não irei inventar moda. Levarei o atado pra distrair mesmo e treinar um pouco. Quando comecei a pescar pirapitinga usava moscas truteiras, comprei livros e atei bastante. Agora vou tentar resgatar esses atados... Brigadao!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • Administrador

Veja meus relatos e muitos com mapas de marcações. :ok:

Principalmente os relatos de março. ;)

Me informa seu roteiro e te digo onde pescamos, mas as condições em novembro são bem diferentes de fevereiro, pois os rios estarão mais cheios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Patrono

Ótimos comentários do Fausto, Jamanta e Beto! Sim, aprendi muito com os três em uma oportunidade única de pescar com eles na Patagônia 2016 por 15 dias! Agora sei que tanto sei que nada sei, tenho muito que aprender e tanto os pescadores quanto os rios de lá e daqui serão meus melhores instrutores.

Algo que aprendi foi ter equipamento reserva e configuração do meu! Lembro de zoar o Jamanta que tinha levado 2 waders, 2 botas e 7 varas! O cara nos salvou!

Segundo dia de patagonia fomos em uma flotada ao tentar pegar minha flybox que caiu na água escorrego, amasso minha vara #5, destruida no final ali mesmo no meio da minha primeira flotada da vida! Bom que fazer, beleza por recomendação do Fausto tinha levado a vara #4 continuei pescando. Dia seguinte quando vou montar o equipamento percebo que a ponteira da #4 estava quebrada! Na pressa de sair do barco não protegi bem minha vara e coloquei na meia somente. Agora só tinha uma #3 de 7,5 pés para encarar o Chemihuin ! Meu braço estava doendo no final do primeiro dia com a quantidade de casts que fiz. Muito bem explicado pelo Klap a cima ! Se não fosse o Jamanta a me emprestar uma #5 que tinha levado extra estava frito!

Lições aprendidas 2016

1 - sempre leve suas varas dentro dos tubos nunca na mão ou somente na meia durante o transporte, tudo pode acontecer!

2- tenha material dobrado do que para vc é importante ou não se pode substituir com facilidade no local.

3- Pescador confortável é pescador feliz! Seja com equipamento seja com temperatura. veja a previsão e onde vai pescar use a roupa certa.

Para 2017 vou levar 2 varas #4, 2 varas #5, 1 vara #6 e dependendo da programação a #3. Com respectivas linhas reservas WF, DT, TT e Sinking spools e carretinhas. Cálculo usar um leader por dia, e muito tipet 3,4 e 5 em rolo de 100m.  Wader vou levar um novo e o meu que uso todo dia. Kit de reparo ( material e aquaseal ), meu wader inundou nos últimos dias e depois vi que foi um rasgo no material externo que enchia o pé esquero de água. Provavelmente quando pulei uma cerca rasgou. Material de atado (mínimo), as parachutes marrons e pretas, atadas a noite salvaram  levei 12 foi pouco atei umas 40 por lá, pra mim e pra rapaziada. Para 2017 vou levar 2 de tudo. Até a bota nosso amigo Mercatelli passou sufoco e acabou usando uma extra do Jamanta por quase todos os dias que ficamos por lá....

Vou levar menos roupa , mais sabão , corda de varal ! O pensamento de usar capas caso tenha frio vai ser a regra. Lembrando que se os amigos estão felizes você também está! Testar bem a bota para não dar bolha, como me deu em 2016 e proteger os pés antes com uma boa meia, levar varias meias ! Levar esparadrapo ajuda no caso de bolhas! Bandanas ajudam com o sol e o vento frio as vezes. Sempre ter uma lanterna na bolsa.... o Radio agiliza a operação é para a segurança é fundamental, e que seja a resistente a água ! O meu velinho caiu 2 vezes no rio e ainda funciona!

Certamente não vai dar os 23kg permitidos pela aerolineas argentinas, ai vai o pensamento! Quanto vale um wader XXLS em Junin de los Andes no sábado a noite? Quanto vale uma vara extra em Aluminé no sábado as 6 da manhã, quando todos estão saindo para pescar? Quanto vale uma bota do teu tamanho quando a sua solta a sola no primeiro dos 15 dias! Certamente os quilos a mais que vai pagar... não são nada nesse momento!

Planejar e pescar por 16 dias na patagônia tem que ter redundância, planos de emergência, e sempre pensar no seu conforto X bom equipamento X orçamento. Ter uma balança, fazer e pesar sua mala muito antes da viagem faz diferença na hora de decidir o que levar na mala, na mão  e o que fica.

Eu não quero ter mais surpresas isso é certo! O stress que passei já não vale a pena! Graças aos amigos previnidos e que sempre nos ajudam foi uma viagem inesquecível! 

Valeu Jamanta, Fausto, Jost, Neumann e Beto pelos encinamentos  salvaram a pescaria minha e do Mercatelli em vários momentos ! Ter um guia é muito bom, mas ter amigos não tem preço!

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Essa postagem eu vi e, não sei bem por qual motivo, acabei não participando. Meu 1g de conhecimento...

Na Patagônia sou pescador de vadeio estrito, ou seja, não faço flotadas. Com o passar dos anos, nos quais fui lá (e estou me preparando para o 7º), adaptei toda a minha tralha e modo de pescar a isso e para acomodar acidentes de percurso. Algumas coisas que aprendi:

A) O conjunto #4 é o ideal para vadeio, mas é pequeno para flotada. Se for flotar, é melhor levar #6.

B) Como só faço vadeio, tudo que levo é #4 e aí vão umas dicas boas: tenho 2 frames de Abel Click II com 3 carretéis, todos com linha #4 e todos intercambiáveis entre si. Isso basicamente me coloca com uma carretilha oficial, com um frame e dois carretéis reservas.

C) Levo 4 varas #4: 2 de bambu 7 pés e duas de carbono, uma com 9 e outra com 10 pés. Isso soluciona todo tipo de ambiente que encontro nos vadeios: desde rios pequenos e rasos até rios largos e mais profundos. Isso é minha adaptação à minha pescaria: consulte os amigos que vão com você para saber o que será melhor, ou o guia.

D) Levo só linha floating: quando se está vadeando é meio complicado trabalhar com linhas sinking. Se preciso afundar mais a linha, me adapto e faço uso de técnicas de arremesso e espera para a isca descer. Se você for flotar, é bom entrar em contato com o guia para saber o que será melhor na pescaria que você for fazer.

E) Coloco todas as minhas varas dentro de um único estojo customizado com cadeado e devidamente embrulhado no aeroporto com aqueles plásticos malditos e indestrutíveis (excelentes para atar ninfas e scuds). O fato de ser apenas um tubo retangular e estar com esse embrulho, minimiza as chances de tentativa de abertura e roubo nos aeroportos. Além disso, o tubo me acompanha no caso raro de uma flotada, com todas as varas ali dentro, protegidas.

F) SEMPRE SEMPRE SEMPRE SEMPRE LEVE um estojo de atado para duplicar suas iscas e atar outras. NUNCA dependa de uma loja para lhe suprir a demanda de iscas, pq você VAI precisar daquela única isca que estava pegando e não vai ter como comprar outra, seja pq está tarde, seja pq a loja está a 90km de distância. NUNCA tenha a certeza que a isca que estava pegando no ano passado é a mesma que vai pegar esse ano: isso nunca dá certo. Enfim, estojo de atado significa liberdade (partindo do pressuposto que você goste de atar, obviamente).

G) NUNCA pesque 2 dias seguidos com a mesma meia. Isso será sinônimo de micose e lesão cutânea por falta de higiêne. Lave as meias diariamente ou leve o número de meias que for necessitar.

H) SEMPRE SEMPRE SEMPRE leve consigo NA PESCARIA, material para consertar a ponta da linha de fly e refazer o loop para conectar o líder: um pouco de fio de nylon 0,53mm e uns 30cm de fio de backing, e SAIBA fazer o nó de prego e um perfect loop para refazer tudo. Nas minhas atuais 6 idas à Patagônia, tive que fazer uso desse troço em 5 delas e numa delas 2 vezes!

I) Tenha uma pequena caixa de iscas com um sumário das moscas que você tem e leve essa caixa para a beira do rio. Não adianta vc levar suas 2000 iscas todas, pois se uma de cada tipo de suas iscas não estiver pegando peixes, as suas irmãs gêmeas também não estarão pegando! Isso evita de você levar muito volume ou de perder sua caixa oficinal no rio. Se quiser, leve a grande e deixe no carro ou no bote da flotada, mas no colete somente uma pequena é suficiente.

J) Leve as carretilhas sem líder e as iscas todas na mochila que for com você no avião. Perder as varas é muito ruim, mas perdar as carretilhas e todas as moscas que você atou é MUITO pior.

Por enquanto acho que é isso :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bom Jost com isso e todos os comentários a cima estou preparado para o apocalipse Zumbi ! Enquanto eles invadem o mundo estarei pescando!!! Um dia consigo ser minimalista e levar pouco, mas acho que vai fazer parte do meu aprendizado levar a tralha toda e depois ir selecionando.....Por agora num quero mais ter surpresas. Planejar e ficar na ansiedade por quase um ano e chegar la paff quebrou a vara, xiii minha bota está parecendo um jacaré, xiii acabou a fukugima só tenho mais uma....

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

kkkkkkkkkkkkk a fukujima é essencial não pode faltar na flybox de moscas secas kkkkkkkkk, ja estou atando as danadas para 2017

Com relação as mosca não sei se esse ano foi atipico, mas eu pesquei basicamente com 4 moscas, parachute, fukujima, pheasant tail e a elk hair, uma coisa que percebi é que eu atei pouca mosca, ai enquanto eu fazia o rango, o Brancaleon e o Jamanta atavam mais moscas.

Bota e wader, não comprar usado, comprei uma bota usada no segundo dia ela desmanchou, se o jamanta não tivesse uma bota de reserva eu estava lascado

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu gosto de falar de coisas pouco pensadas.

1- protetor solar é fundamental, pois em tese e apesar de temperaturas mais amenas o sol por lá castiga mesmo com um friozinho. Junto um protetor labial e um pouco de soro fisiológico para os olhos, o clima seco castiga igualmente.

2 - lenços umidecidos ou papel higiênico junto a tralha de pesca, num certo instante é mais precioso que a fukujima. Ainda mais em se pensando na riqueza e variedade da dieta patagônica. Vc não vai querer estar no delta do caleufu sem esse apetrecho.

3 - Na última ida utilizei o lisoforme para ajudar na higiene das roupas e do wader. Evita o mal cheiro pois este produto tem o poder de remover resíduos orgânicos das roupas. 

4 - um kit de curativo tb vai muito bem. Gase, esparadrapo e um produto para limpar as feridas que surgem com mais frequêncianas maos. Para os gordinhos uma pomada para assaduras é uma boa pedida ainda mais na época mais quente.

Se lembrar de algo mais volta a relatar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
18 horas atrás, Claudio Brandileone disse:

Bom Jost com isso e todos os comentários a cima estou preparado para o apocalipse Zumbi ! Enquanto eles invadem o mundo estarei pescando!!! Um dia consigo ser minimalista e levar pouco, mas acho que vai fazer parte do meu aprendizado levar a tralha toda e depois ir selecionando.....Por agora num quero mais ter surpresas. Planejar e ficar na ansiedade por quase um ano e chegar la paff quebrou a vara, xiii minha bota está parecendo um jacaré, xiii acabou a fukugima só tenho mais uma....

Isso ai grande Brandi, (Um homem prevenido vale por dois), deixe que digam, que falem, que pensem, levamos o que precisamos e o que possivelmente iremos precisar e ponto.:pipe::bleh:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Gustavo Mello disse:

2 - lenços umidecidos ou papel higiênico junto a tralha de pesca, num certo instante é mais precioso que a fukujima. Ainda mais em se pensando na riqueza e variedade da dieta patagônica. Vc não vai querer estar no delta do caleufu sem esse apetrecho.

O Gustavo, o jamanta que diga a falta de papel na tralha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

DSCN5184.JPG

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono
15 minutos atrás, Neto disse:

Será minha primeira vez na Patagonia, fui informado de que todas as linhas devem ser virgens. é fato? alguma outra regra neste sentido com equipamentos e acessórios?

 

Quit quid quimodo?Quem falou tal asneira?:cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Será que vou ter que achar um cirurgião plástico pra reconstruir o hímen das minhas linhas?:whistle:

Mas falando sério, eu não estou sabendo de nada disso, mas também não vi ainda o regulamento deste ano pra afirmar que não é verdade.

Porém, devido à dificuldade de provar a 'virgindade da linha' tenho fortes suspeitas de que isso não é verdade, até porque senão aí seria uma linha nova por dia. Inviável.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Neto disse:

Será minha primeira vez na Patagonia, fui informado de que todas as linhas devem ser virgens. é fato? alguma outra regra neste sentido com equipamentos e acessórios?

 

Nada disso Neto, quem comentou deve ter algum motivo e gostaria de saber o por que, mas pode confiar em nossas informações, usamos as mesmas linhas ano após ano e sem problema algum. Se a pessoa comentou isso em função da proliferação da alga didymo, também não tem fundamento algum, pois há como matar essa alga com somente água quente acima de 60º C. O regulamento patagônico da próxima temporada ainda não está disponível, mas em breve estará e assim podemos ler para tomar conhecimento de algo assim. O certo é que todos os acessórios devem ser esterilizados em função da alga didymo, mas em momento algum houve comentários sobre levarmos material usado. Posso estar errado, mas essa paranoia está mais baseada ao americanos que podem entrar na patagônia com pólipos da alga em seus equipamentos e acessórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É, o Fausto está certo. Eu uso a mesma linha #4 já faz 3 ou 4 anos. Evidente que levo uma reserva, no caso da principal rebentar ou estragar, mas a princípio segue sendo a bola da vez. E olha que eu sou daqueles que limpa a linha com sabão neutro e passa vaselina (ou dressing, se você for mais chique) somente na semana antes de ir para a Patagônia... ou seja, minhas linhas de viagem são limpas apenas uma vez por ano :D

Eventualmente essa resposta minha também serve para a pergunta: é verdade que se eu não limpar a linha não consigo arremessar direito?

Não estou reivindicando a sabedoria do arremesso, mas é perfeitamente possível arremessar uma linha suja :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
22 horas atrás, Beto Saldanha disse:

Eu tenho 75 , não é mais a mesma coisa, mas dou conta perfeitamente.

KKKKKKKKKKKKKKKK..Õ Beto esse negócio de dou conta é muito relativo.:cool2::pipe::pipe:Antes tem que fazer um belo aquecimento para não ficar todo travado.:okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.