Ir para conteúdo

Frutinhas


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá pessoal!

Já acompanho esse fórum há um tempo, mas não tenho postado muita coisa por exclusiva falta de tempo.

Vejo que muitos amigos do FFB estão por aqui, então decidi tentar participar um pouco mais. Além disso, tive a impressão que o pessoal daqui também é muito legal.

Tenho um projeto antigo de pescar pacus na natureza usando fly. Pensando nisso, tenho trabalhado numa mosca que imite pequenas frutas.

Já atei essa mosca de várias formas, mas acho que esta configuração foi a melhor que encontrei até agora, mais fácil de atar e mais resistente.

Na natureza, com a versão que afunda, já consegui capturar piaus e piracanjubas. Tenho treinado no lago particular de um amigo, onde também tive bons resultados.

Mesmo no lago artificial, usando ração como atrativo, notei que a versão que afunda trouxe melhores resultados. No caso na versão que flutua, é necessário aguardar certo tempo até que um dos peixes resolva ataca-la. A versão que funda é atacada pelo menos uma vez a cada arremesso, quando lançada no meio do cardume.

Também pretendo adicionar essências de frutas sobre as moscas, tipo banana e pequi, pra ver se elas ficam mais atrativas. Principalmente na versão flutuante.

Na verdade essa mosca não tem nada de novo e nem requer prática ou habilidade para ser atada.

Espero que seja útil.

Um abração,

Matheus

Materiais

Morsa

Fio de atado de qualquer tipo

EP Fiber

Anzol Gamakatsu Finesse Wide Gap #2

Tesoura

Bodkin

Cola instantânea

Bolas de isopor de 10mm

Tungsten Bead 1/8 ou +/- 3,5mm

Escova de metal usada para cachorros

Furador para as bolas isopor. No caso usei um pedaço de tubo de antena de TV interna.

1º Coloque a bead no anzol com a parte arredondada para frente, prenda na morsa e enrole o fio de atado.

8349512495_6313209a27_b.jpg

2º Ate o meio de um feixe de EP Fiber na parte final da haste do anzol.

8349508615_848c1a1036_b.jpg

3ªDobre para trás o feixe de EP Fiber e fixe as fibras com o fio de atado. Faça um nó de acabamento e aplique a cola instantânea.

8350564052_2ba43d5c1c_b.jpg

4ª Introduza a bolinha de isopor sobre a bead e sobre a parte onde o EP Fiber está atado na haste do anzol.

8350557758_bd66ac3ee5_b.jpg

5ª Enrole novamente o fio de atado na parte da frente da haste do anzol, próximo à bolinha de isopor e faça um nó de acabamento.

8349492013_85a7eb1aee_b.jpg

6ª Mude a posição do anzol para pentear as fibras na posição correta. É possível usar apenas o bodkin ou algum tipo de pente ou escova. Eu costumo usar aquela escova de metal para cachorros.

8349487217_a564821093_b.jpg

7ª Prenda novamente o anzol na posição correta na morsa, atando as fibras de EP na haste do anzol, próximas da bolinha de isopor. Eu costumo fazer outro nó de acabamento nessa etapa.

8349483677_a5f9064d6c_b.jpg

8350539064_4465a47598_b.jpg

8ª Segure as fibras de EP para trás, adiante o fio de atado e faça o nó de acabamento próximo ao olho do anzol.

8349474003_8a9f894861_b.jpg

9ª Corte o excesso de EP Fiber e aplique cola instantânea nos pontos onde há fio de atado para dar maio resistência à mosca.

8349468763_0e31f61e9a_b.jpg

Com esses materiais e peso, a mosca ficou bem equilibrada. Fazendo aquele “ploc” ao atingir a água, mas sem afundar tão rapidamente.

Mantenha o contato com a mosca, através da linha de fly, enquanto ela afunda o que facilita a identificação dos ataques dos peixes.

Para atar a versão flutuante, basta excluir o tungsten bead.

Também é possível usar outros tipos de anzol e uma chumbada. Nesse caso, o atador terá que verificar o equilíbrio adequado entre os materiais.

8349863837_e5a0324fa7_b.jpg

8350935220_f1461231fd_b.jpg

213fcs9.jpg

10hrb6a.jpg

21jbnz6.jpg

8349864577_c40572825f_b.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado amigos!

A ansiedade pela abertura da pesca no Paranazão é realmente muito grande!

Que estiver afim de uma aventura aqui na região é só dar um toque.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns Matheus,

Ficou excelente, as marrons/laranjas parecem muito com um coquinho fibroso.

Gosto muito do passo a passo estilo: mata a cobra e mostra o pau, neste caso: "ensina a isca e mostra o peixe". :bs-aplauder:

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado amigos!

A ansiedade pela abertura da pesca no Paranazão é realmente muito grande!

Que estiver afim de uma aventura aqui na região é só dar um toque.

Um abração,

Matheus

Matheus,

eu planejo estar aí na abertura da temporada, inclusive já falei com alguns amigos aqui do fórum. O meu primo deverá estar com a pousada dele pronta, mas se não estiver tem a casa dele no Porto Maringá (Marilena) que podemos ficar.

Vamos marcar direitinho essa.

Abs.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Matheus,

eu planejo estar aí na abertura da temporada, inclusive já falei com alguns amigos aqui do fórum. O meu primo deverá estar com a pousada dele pronta, mas se não estiver tem a casa dele no Porto Maringá (Marilena) que podemos ficar.

Vamos marcar direitinho essa.

Abs.

Legal, vamo passar um pente fino do Porto Maringá até o 18...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito engenhoso e muito prático!!!

Vou tentar aqui e posto os resultados, mas antes tenho que encontrar essa bolinha de isopor...

Parabéns!!!!

Breno,

Comprei as bolinhas pela net nos tamanhos 12mm, 10mm e 8mm.

Achei 10mm o ideal.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • Patrono

Olá Matheus,

Há muito tempo tenho pensado em atar frutas que façam um "ploc" ao cair na água. Fico imaginando pegar aqueles pacus do pantanal, lançando essa mosca às margens dos aguapés.....

E voce arrumou uma solução né?

Meus sinceros parabéns e obrigado por compartilhar com a gente a sua descoberta.

Valeu, vou atar algumas.....

Abraços do amigo

Mário

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

gostei dessas frutas. Quando chegar minhas ferramentas e materiais de atado pretendo fazer uma dessas.

Valeu Marangoni!

Comprei alguma essências pra passar nas frutas. Quero ver o resultados na próxima temporada.

Por acaso vc já pescou em "Apertados" perto de Goioere?

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não pesquei lá não, está proibida a pesca lá. O unico contato com o Recanto Apertados foi em uma expedição de caiaque. Saímos do Salto Paiquere no Rio Goioerê e a chegada foi no Recanto Apertados, parei meu caiaque a poucos metros de onde começa a "garganta". Dizem que tem muitos dourados, pintados e jaús enormes lá.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não pesquei lá não, está proibida a pesca lá. O unico contato com o Recanto Apertados foi em uma expedição de caiaque. Saímos do Salto Paiquere no Rio Goioerê e a chegada foi no Recanto Apertados, parei meu caiaque a poucos metros de onde começa a "garganta". Dizem que tem muitos dourados, pintados e jaús enormes lá.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Só uma duvida...

Com o isopor ela afunda devio ao tugtenio ou fica boiando???

pescamos muita tilapia embaixo de fruteiras aqui na regiao.. mas a frutinha tem que afundar... se flutuar elas vem comer na flor da agua e enchergam o barco e se mandam.... ja aconteceu varias e varias vezes.. agora usamos um chumbinho pra fruta afundar logo que bate na agua... nao dando tempo pras tilapias verem o barco...

abraços

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só uma duvida...

Com o isopor ela afunda devio ao tugtenio ou fica boiando???

pescamos muita tilapia embaixo de fruteiras aqui na regiao.. mas a frutinha tem que afundar... se flutuar elas vem comer na flor da agua e enchergam o barco e se mandam.... ja aconteceu varias e varias vezes.. agora usamos um chumbinho pra fruta afundar logo que bate na agua... nao dando tempo pras tilapias verem o barco...

abraços

Willian,

Dá pra controlar o peso e atar do jeito que vc precisar. Pode flutuar, afundar mais rápido ou lentamente.

O EP que cobre o isopor também pode ser usado para absorver essências com saber de frutas, por exemplo.

Já procurei bolinhas de EVA pra substituir o isopor. Mas só achei pra vender na China. Talvez seja uma opção para o futuro. O uso do EVA também permitiria outros formatos para as moscas.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com EVA deve ficar mais resistente mesmo!!

Talvez colar duas placas de 8 mm e dar o formato...

:hum:

André,

Talvez não seja nem pela resistência, porque os peixes que destroem isopor vão destruir o EVA (dourados e piracanjubas).

Mas pode ser interessante para dar formatos diferentes de frutas.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André,

Talvez não seja nem pela resistência, porque os peixes que destroem isopor vão destruir o EVA (dourados e piracanjubas).

Mas pode ser interessante para dar formatos diferentes de frutas.

Um abração,

Matheus

Ah sim, com certeza se pode dar alguns formatos mais interessantes!

Um jambolão, por exemplo, que é ovalado (parece uma azeitona mais comprida)

Seria uma boa para janeiro e fevereiro (época de frutificação).

Abraços!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro
Em 13/07/2015 at 18:56, Matheus disse:

Willian,

Dá pra controlar o peso e atar do jeito que vc precisar. Pode flutuar, afundar mais rápido ou lentamente.

O EP que cobre o isopor também pode ser usado para absorver essências com saber de frutas, por exemplo.

procurei bolinhas de EVA pra substituir o isopor. Mas só achei ... na China. Talvez seja uma opção para o futuro. O uso do EVA também permitiria outros formatos para as moscas. 

(grifo meu)

Matheus,

Sou apaixonada pelos insetos. Mas já vi programa de tv com pessoas pegando muitas "piracanjubas" (?) , etc. com essas frutinhas artificiais sob matas ciliares, no baixo Paraná, lá pras bandas de los hermanos, qdo a pesca dos dourados se mostrava difícil . 

Achei bacana, e penso que as Fibras ajudariam a reter a essência aromática. Mas como raciono materiais, tvz as reservasse aos atados onde imprescindíveis. Então usaria uma fibra menos nobre como cabelo sintético, ou experimentaria o EVA , de baixíssimo custo,  várias espessuras e cores disponíveis; além de aceitar complementos internos e externos ( tb aromáticos) para melhor se assemelharem às frutinhas várias. E cf situação, apelaria até para alguma miçanga ( são milhares à disposição), dependendo do grau de atração e dificuldade para seus casteios.

Qdo comecei, usei muito EVA ( com os quais me familiarizei, ajudando na montagem caseira de aparelhos hidroterapicos p/ o marido).  Penso que  " bolinhas " destes são fáceis de fazer 

1) Com um cano de luz com diâmetro desejado, bordas limadas para dentro, e acoplado a um "pino eixo", que será preso naquela peça..."mandril" ( aprendi com Tio Odimir e André ) da furadeira; consegue-se, primeiramente, fazer diversos "rodelas" ou , qdo a espessura do EVA permitir, faz-se até mesmo "tarugos" do material. Estes partimos em rodelas que, cf abaixo, facilmente transformamos em "esferas" ou mesmo "balões" / azeitona ou "jamelão". 

Foto 1 ( antiga) : algumas destas ferramentas e taruguinhos finos de EVA: 

TubbesFinospTerrestePopperMiniInic2012.j

Foto 02 (tb antiga)  : Apenas como ex., "tarugos" de EVA de diâmetros até 12,5 mm a 13,5mm; outras de 9,0 mm  e menores ( na época, para Mega Poppers , etc)

 b70dd6aa-a113-4394-8daa-bae139c20237.jpg 

Importa que, se consegues com furadores "tabajaras" ou com os " By Odimir " :graduado: : os melhores ! ) :  Imagem005.jpg

fonte: http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=31949&start=50      e 

 

 1) Fabricar umas rodelas de EVA na medida desejada;     2) perfurá-las c/ agulha, a qual adicionas mínima qtidade de cola de cianocrilato, p/ nesta estabilizar a rodela de EVA; 3) Agulha no..."Dremel" ou adaptada ao "mandril" da furadeira...4) Girando-a, basta encostar de leve (1º uma lixa grossa; depois uma mais fina), para moldares as " bolinhas " ou mesmo "balões" de e.v.a.

4) Depois, é só retirá-las da agulha onde estavam semi-coladas. 

5) A estas "bolinhas", que aceitam algumas tintas e vernizes, tb podes colar produtos vários: desde filmes a pós vários, talvez com o sabor da fruta em foco, semelhante ao que fazíamos, qdo lhes colávamos pó de rações moídas no passado.

 ALERTA ! Usar máscara protetora ! O pó de EVA é muito nocivo!. Se desejares encomendar as bolinhas na medida ( e tvz na cor pretendida, arrisque contatar o mestre artesão  Masaru Higaki ( no passado, vendia para lojas umas "bolinhas" que boiavam com anzol pra cima. Se combinarem, duvido que não produza umas com afundamento lento ;) . OBS: ele era avesso à internet, preferindo outras formas de contato) :

MasaruHigakiResolvendooCarretel1-2.jpg

5) Nos gdes centros tipo SP e RJ, regiões de armarinhos contam com centenas ou milhares de modelos de "miçangas", cujo uso, no flyfishing em que engatinho, ainda não me atraiu; mas algumas se assemelhando , qdo não imitando pequenas frutinhas; o que, considerando o afundamento natural destas peças,  podem ser interessantes numa época em que se mostrarem indicadas. 

Que seja de alg utilidade. 

abç

  

  

 

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Ilza!

Ótimas informações. Todas muito úteis!

Os argentinos gostam de usar apenas uma miçanga de plástico no anzol. Funciona muito bem para os pacús e piracanjubas.

Eu tinha planejado uma pescaria para essa temporada de pacús, mas acabei suspendendo  por conta da alta do Rio Paraná.

Espero que o rio baixe a tempo de encontrar alguns redondos.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Atei uma dúzia pra levar pro Rio Manso no feriado de Tiradentes para tentar os pacus. Fiz tudo como na receita, mas lastreei com fio de chumbo em lugar do bead e usei anzóis um pouco maiores, 1/0 e 2/0. Fiz o teste de afundamento em uma vasilha e achei que ficou bom

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
56 minutos atrás, Celio disse:

Atei uma dúzia pra levar pro Rio Manso no feriado de Tiradentes para tentar os pacus. Fiz tudo como na receita, mas lastreei com fio de chumbo em lugar do bead e usei anzóis um pouco maiores, 1/0 e 2/0. Fiz o teste de afundamento em uma vasilha e achei que ficou bom

Puxa que legal Célio!

Acho que o fio de chumbo dá bastante controle pra definir a velocidade de afundamento.

Encontrei umas bolinhas de borracha na China. Assim que testar eu posto as fotos.

Boa sorte na pescaria!!!

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • Patrono

Olá Matheus. Olá Pessoal!

 

O nosso amigo Matheus foi bacana ao postar esta matéria há anos atrás!

 

Somente agora, depois de tanto tempo, pude ver como são eficazes essas bolinhas de isopor encapadas com EPs. 

 

Obrigado por ter compartilhado conosco essa experiência. Nunca é tarde para  aprender....rs.

 

E eu que tive a honra de ter "aulas" pessoalmente com o próprio autor lá no Paranazão....

 

Abraços...

 

 

DSCN0087.JPG

Editado por Mário Cardin
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
14 horas atrás, Mário Cardin disse:

Olá Matheus. Olá Pessoal!

 

O nosso amigo Matheus foi bacana ao postar esta matéria há anos atrás!

 

Somente agora, depois de tanto tempo, pude ver como são eficazes essas bolinhas de isopor encapadas com EPs. 

 

Obrigado por ter compartilhado conosco essa experiência. Nunca é tarde para  aprender....rs.

 

E eu que tive a honra de ter "aulas" pessoalmente com o próprio autor lá no Paranazão....

 

Abraços...

 

 

DSCN0087.JPG

 

Grande Mário Cardin!

 

Foi um prazer pescar com vc mais uma vez.

 

Na verdade eu nunca dediquei muito tempo para esse tipo de pescaria. Então, tenho certeza que vc vai aprimorar a ideia.

 

Depois do que aprendemos na Argentina, acho que poderemos intercalar a pesca de pacus, com a dos dourados e das piracanjubas.

 

Um abração,

 

Matheus

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.