Ir para conteúdo

Rio Água Preta (MT) - Setembro 2012


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Companheiros do fórum, em Agosto do ano passado tive junto com meus amigos Adailton e Adelmo o privilégio de conhecermos o Rio Cristalino na região de Cocalinho-MT aonde passamos dias inesquecíveis,lugar de natureza forte e beleza ímpar aonde fiz a melhor pescaria de minha vida e quando nos despedimos daquele lugar já combinamos que voltaríamos todo ano pra conhecermos mais as belezas que margeiam aquele rio .Dessa vez resolvemos ficar acampados ,ao contrário da primeira vez em que ficamos em uma casa as margens do rio.O contato com o nosso guia foi feito alguns meses antes,e assim que o "Amiguinho"como é conhecido na região ligou avisando que já tinha conseguido um bom lugar pra ficarmos acampados foi só agendar um melhor dia e começarmos os preparativos da viagem, dia esse que não chegava logo, agonia e ansiedade tomando conta assim como é toda véspera de viagem, principalmente essa tão esperada.Traia arrumada e pé na estrada que por sinal estava bem melhor que ano passado,acho que o nosso grandioso Governador resolveu trabalhar depois que surgiu seu nome na cpi do Cachoeira rsrs.Mesmo arrastando carreta, canoa e carga o Jipão do meu amigo Adelmo não fez feio e nossa viagem foi tranquila e rápida e chegando em Cocalinho o Amiguinho já nos esperava e pra nossa surpresa ele disse que em vez do Cristalino ficaríamos no Rio Água Preta afluente do mesmo, mas já foi logo avisando que o lugar era muito bom e com muito "Tacunaré" como eles dissem por lá.

IMG_0017.jpg

Nosso destino era a fazenda Santa Júlia, propiedade muito grande destinada a criação de gado, e assim que chegamos já fomos levados para perto de uma antiga sede abandonada da fazenda próximo as margens do rio, lugar isolado e muito bonito ao lado de uma mata aonde poderíamos montar o acampamento.

DSC06756-2.jpg

IMG_0049.jpg

Assim que chegamos na prainha do acampamento já dava pra ver uma movimentação muito grande na água...bom sinal...reparando melhor percebi que eram tucunarés tomando conta dos ninhos bem próximo as margens. Acampamento montado, canoa ainda na areia,e enquanto o Amiguinho fazia o almoço resolvi já montar a BVK #8 e esticar as linhas, o resultado? acompanhem aí...obs: todos os videos foram gravados em 720p então fica melhor habilitando a qualidade HD ok?

O rio: O Água preta é um rio com algumas particularidades que eu ainda não tinha visto em lugar nenhum, quanto mais se sobe o rio mais aumenta o volume de água, pelo que aprendi o lógico é o contrário e o rio simplesmente some em algumas partes acima e abaixo de onde estávamos acampado...simplesmente desaparece no mato, os peixes parecem clonados, dificilmente vc captura um peixe maior ou menor que o padrão.Não existem praias como o rio Cristalino e tem trechos de 10 a 50 metros de largura e pelo que parece é raso na maioria da sua extensão.

A fauna:Assim que chegamos já percebemos a presença dos ilustres habitantes da região, conseguimos avistar Capivaras, Preás, Tamanduá-mirim, Veados e muitas Ariranhas, muitas aves e lagartos...Jacarés foram vistos poucos e pequenos, Tartarugas não vimos nenhuma.

IMG_0044.jpg

IMG_0018-1.jpg

IMG_0055-1.jpg

A pescaria:Diferente do ano passado no Cristalino aonde consegui 8 peixes diferentes no fly no Água Preta só tive sucesso com os "tacunarés",jacundás e Matrinxãs pequenas usando grilos. Os Tucunarés eram os donos do pedaço em grande quantidade e por todo lado, de cada 10 capturas 9 Popocas e no máximo 1 Azul, mais sempre maiores e mais ariscos, pra evitar um pouco os pequenos a maioria do tempo usei streamers grandes e poppers, mais sinceramente eles não recusam mosca nenhuma e peguei vários usando Grilos.Levei comigo 3 equipos, uma TFO BVK #8,uma TFO Professional #6 e a Predator #8 ,mas depois de montar a BVK #8 nem cheguei a montar as outras, é disparado a melhor que já usei, arremessa muito ,muito leve e quando entra um peixe pequeno não perde a emoção, mas acho que m equipo #6 seria o ideal, usei uma linha floating Clouser Tropical o tempo todo.

IMG_0034-1.jpg

IMG_0039-1.jpg

No terceiro dia resolvemos explorar mais o rio e subimos até um lugar aonde ele some na mata e lá conseguimos as melhores capturas com tucunas de bom tamanho, perdi um grande que estourou no popper foi embora no primeiro arranque por causa de um nó mau feito e nem vi a cara dele, perdi um outro azul de bom tamanho com o mesmo tipo de nó, mudei pro convencional pra garantir e deu certo.

IMG_0084.jpg

IMG_0030.jpg

IMG_0060-1.jpg

IMG_0065.jpg

O gerente da fazenda comentou sobre o rio São Domingos que ficava nos fundos da sede da fazenda e fomos lá pra conferir, o lugar é muito bonito e preservado mais um pouco difícil pra pescar de fly por ser muito estreito mas mesmo assim do barranco mesmo saíram alguns, nesse dia fiz uma coisa que não fazia já a alguns anos que é pescar de bait, bacana demais conseguir jogar a isca 50 metros lá do outro lado do rio, mas fora isso não vi nenhuma vantagem, ou seja só em ultimo caso mesmo e olha lá rsrs...

IMG_0074.jpg

IMG_0083-1.jpg

Como bom Goiano de pé rachado que somos não dispensamos nunca um pescaria na ceva, meu amigo Adaíton tratou de levar milho e farelo de arroz pra fazermos o trato ,já no primeiro dia as varinhas de bambu cantaram bonito com os Piaus , Timburés e Pacus e no segundo dia começaram a aparecer as Matrinxãs e no ultimo dia fiz essa filmagem pra vocês verem como elas tomaram conta do poço, acho que esse tipo de aproximação só é possível quando os peixes percebem que não queremos fazer mal a eles não é mesmo?? companheiros essa eu filmei pra vocês ok?

Um cardume desses sempre atrai os predadores do pedaço e olha só que se deu bem no meio delas...

No último dia já ajeitando as coisa e desmanchando o acampamento, meu brother Adelmo vacilou com o Jipão na areia,não me pergunte como ele conseguiu, um detalhe é que ele não bebe ok? rsrs, e não teve como sair sem a ajuda de um trator que ia demorar um pouco pra chegar.

DSC06762.jpg

Já que ia demorar passei a mão no equipo e lá fui eu pro barranco tentar uma filmagem diferente, sozinho e sem tripé a solução foi colocar a câmera num galho mesmo e tentar a sorte...e não é que acertei dois tucunas em dois arremesos...ficou legal essa.

E pra finalizar ainda tirei esse belo azul que brigou bastante, mas depois da foto e já descançado voltou pra junto do seu ninho.

IMG_0093.jpg

Gostaria de agradecer primeiramente a Deus pela fantástica aventura que ele nós concedeu, aonde tudo ocorreu da melhor maneira possível,também aos meus parceiros de sempre Adelmo e Adaíton (Brothers mesmo) ao nosso guia Amiguinho pessoa nota 10 e aos amigos da Gofly e do fórum Mosqueiros do Rio.

DSC06748-2.jpg

...até a próxima!!!

gofly-2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É amigo local que tem bastante peixe é assim, imagina se os homens destruísse ai voce ia trocar de isca varias vezes não é. O bom é que o rio esta preservado é por isto que uma mosca qualquer o peixe come certo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de bola ! Isso é que é pescaria no estilo!

Parabéns Renato! Um dia ainda consigo fazer uma dessas!

Mariz recomendo a região pra quem não se importa com tamanho de peixe e calor,os grandes também estão lá, mas o forte é a quantidade ok?os rios são muito bonitos e na maioria muito preservados ainda,se vc não conhece o rio Cristalino venha logo, na maioria dos trechos da pra pescar no visual...vale a pena é muito bonito...abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns, que lugar perfeito.... Isso sim é PESCARIA....o Lugar tem cara de Sucuri....

Chileno tem sucuri mesmo e me falaram dos jacarés açus também...mas nesse trecho do rio aonde ficamos não vimos eles,mas não é um rio pra se entrar na água ok?abraço e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu pelo relato, muito bonito o local. Já ouvi falar muito bem do Cristalino e seus adjacentes, mas ainda não tive a oportunidade conhecer.

Abs,

Amigo eu recomendo que vá conhecer,existem vários rios como esse que fui....sem falar no própio Cristalino aonde ano passado consegui 8 peixes diferentes tudo no fly...tucunaré,matrinxã,jacundá,pacu,aruanã,piranha,traíra e bicuda ,não peguei cachorra ...tem muito pirarucu e da pra pegar no fly,o Bata já pegou.Chama uns amigos e vá pra ficar acampado mesmo,sai muito barato e é bacana demais ficar acampado numa praia daquelas.obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Renato,

Parabéns pela pescaria...show de bola!

Grande abraço me liga perdi seu telefone!

Obrigado parceiro...essa foi boa mesmo,agente bem que podia combinar um acampamento Gofly pro ano que vem não é mesmo?Queria pescar com uns parceiros de fly ,ainda não tive esse prazer,por falar nisso tava vendo o relato da pescaria no lago do peixe e pensando...que privilégio o seu dividir o barco com seu pai e ainda por cima parceiro de fly hein? o parabéns é pra vc também amigo.Obrigado...e depois te ligo pra gente combinar um bate e volta lá no corumbá 4 ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Renato,

Tirou onda demais! Temos que conversar mais sobre esse rio rsrsrssrs Qual seria o aeroporto mais proximo e quanto demoraria do aeroporto ate o rio hehehe Onde se hospedar e tal. Essa 'e uma brincadeira boa demais! Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Renato,

Tirou onda demais! Temos que conversar mais sobre esse rio rsrsrssrs Qual seria o aeroporto mais proximo e quanto demoraria do aeroporto ate o rio hehehe Onde se hospedar e tal. Essa 'e uma brincadeira boa demais! Abs!

Rapaz nessa fazenda Santa Julia tem pista de pouso na sede na beira do rio mesmo...ou seja da pista até o rio mesmo...uns 2 minutos a pé rsrs.Não tenho a mínima idéia de quem seja o dono,nossa amizade lá era com o gerente, mas se vc quiser passo o telefone do Amiguinho .Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.