Ir para conteúdo

Leaders para os sábalos cubanos


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Gurizada

Fevereiro está no horizonte e, portanto, pesca de sabalos (ou tarpon em gringuês).

Qual o leader masi adequado? Apenas um pedação de mono 60, 70 ou 70 lb (apud Jorge e Kensuke na seção de Los roques)?

Só isso e nada mais?

E o bimini twist? e o shok tippet? E um lider clássico que começa grosso e vai afinando e depois engrossa novamente?

A Avalon sugere o seguinte; "If you are looking a Tarpon record, bimini leaders must be used, this starts with a 60lb section, then a 20lb fluorocarbon tippet, finally an 80lb"

Isso significa o que? Um butt com um loop binimi twist, que reduz para um pedaço com 20 lb (que nó - nó do barril?) e depois aumenta para 80 lb. Qual nó une 20 lb com 80 lb? Outro loop ou alça bimini? Ou o huffnagle como o Paulo cesar sugere?

Ou é melhor comprar pronto? Mas ai perde um pouco da graça ou do espírito da pesca com mosca!

Ajudem-me, por favor.

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Neumann,

vou acompanha isso aqui para aprender mais:)

Com minha experiência beirando o zero, assisti em um Video do Andy Mill, nos créditos, uma enorme aula com as receitas de líderes que ele usa e qual tipo de nó usado em casa sessão. vou busca aqui o título do video e te falo. a aula é beeem explicativa, até para um leigo como eu. :)

abraaxx!!

Dummar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu uso assim:

Dias sem vento

60lbs 1m + 50lbs 1.5m + 40lbs 1.5m + 30lbs 1m (40cm de tippet 20lbs opcional) + 60lbs fluorcarbono 40cm de shock

Dias de vento:

50lbs 1m + 40lbs 1.5m + 30lbs 1.5 + (tippet opcional) + 80lbs fluorcarbono 40cm de shock

O leader gosto de usar linha de nylon clear da MOMOI mas antes de encontrar este nylon super macio, eu usava as nylon para leader (carretel large arbor) da Ande.

O shock tippet gosto da Seaguar e em dias sem vento os tarpon são muito chatos e quantos mais grosso o shock menos ação, dias de vento é mais fácil...

Tippet 20lbs, 18lbs e 12lbs são praticamente inquebráveis numa vara #12 de 9 pés já uma vara de 8 pés quebra o tippet de 12lbs mas também pode quebrar a vara. Geralmente rompe nos NÓS e achamos que 12lbs é fraco...

Nós

Linha de fly com butt section uso Albright e se houve Loop na linha de fly faço perfection loop no butt section.

Para unir butt com medium até tippet uso nó de sangue

Para unir tippet com shock entre 30lbs e 60lbs nó de sangue funciona bem mas 30lbs-80lbs ou 20lbs-60lbs uso Huffnagle knot

Para unir shock com isca, uso perfection loop ou homer rhode knot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Uso o líder clássico. Aprendi com os mestres/capts Gerson e Gui. Afinal, os guias do local onde essa modalidade de fly fishing surgiu há mais de meio século sempre pescaram e continuam a pescar assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Neumann,

O mono de 60, 80 é muito duro, não faz looping fechado. Usei lideres feitos pelo Gerson com essa receita aí de cima na Florida. Vira perfeito ! O bimmini twist é muito complicado. Essa receita dele é simples e eficiente. Os guias de LR usam só o mono porque não conhecem outra coisa. O Gersão sabe tudo.

Abraço,

Doug

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gérson,

Pegando carona no que vc falou (e foi complementado pelo Douglas), como fica aquela justificativa dos que usam mono duro (tipo Mason) no butt do líder afirmando que aquele ajudaria a virá-lo mais facilmente?

Outra coisa: vc usa Seaguar Red Label, Blue Label ou o Seaguar Premier Fluoro (mais caro)?

E, mudando de Tarpon pra Permit (se me permitirem), aquela "main line" da Seaguar chamada Tatsu (que é comparativamente mais barata, mais avançada, mais macia, etc) não serviria para ser usada como tippet em substituição ao Seaguar Grand Max FX? Ela é para água doce, mas não sei o que isso infuenciaria em seu uso nos flats...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Brother,

Cada um tem uma maneira diferente de pescar, muitos anos atras também tentei usar hard mason no butt e não combinou comigo, meu problema não é o TURN OVER, é justamente o contrario, tento diminuir a velocidade da virada para uma apresentação mais suave, com hard mono meu loop tende a não afinar o que me faz perder mais tempo para obter linha esticada, com mono macia meus loops ficam mais fáceis de serem finos e loop fino estica a linha mais rápido, uma vez minha linha esticada para trás tenho muito tempo para avaliar onde colocar minha mosca, outra vantagem é que com loop fino coloco a mosca primeiro na agua depois a linha de fly ou os 2 ao mesmo tempo depende da angulação da esticada de linha na frente (apresentação) com Loop largo o TURN OVER é demorado e depende da angulação a isca bate forte na agua e se angular muito para o alto a linha de fly cai na agua primeiro.,.

Sugiro experimentar usar um butt duro e outro macio para sentir a diferença e escolher aquele que mais te ajuda. Conhecendo vc, acho que butt macio te dará mais opções de pesca pratica.

Eu gosto da Seaguar Grandmax e não experimentei outras, acho que sendo fluorcarbono é melhor que nylon em relação a abrasão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.