Ir para conteúdo

Tube Popper


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Amigos passei um tempo procurando um anzol para atar uns poppers, mas não estava achando do tamanho que eu queria, 1/0 ou 2/0. Ai em conversa com um amigo ele me disse:
_ Bora atar uns poppers em tube fly, é a melhor coisa que tem!!!!
Passei um tempo lendo algumas coisas sobre o assunto e fazendo uns testes até que cheguei a este resultado que sem modestias no minha opinião ficou muito bom. Os poppers ficaram leves, e com uma popada bem ruidosa com bastante bolhas. E o mais legal com materias alternativos.
Ai vai o passo a passo:

Passo 1
Materias:
Boias de pescar. (aqui em juiz de fora elas são classificadas por número, usei as número 5 e 6)
Cotonetes (ateção por incrivel que parece os tubos do cotonetes tem diametros diferentes faça um teste com o lider que vc for usar.)
Resina acrilica 5 minutos
Faca ou estilete, ou a ferramente que lhe for mais conveniente.
post-1-0-77786900-1423307252_thumb.jpg

Corte as boias mais ou menos na faixa da parte colorida, é aqui neste momento que vc determina o tamanho e o angulo da cabeça do popper. Eu corto bem rente ao colorido e reto sem angulo.

post-1-0-34465400-1423307254_thumb.jpg

Apos, vc deve escavar um pouco para fazer um pequeno buraco para ajudar a um popada melhor. Fiz uns teste com ele reto como na foto acima, ele popa mas com a escavada a coisa fica melhor.

post-1-0-28597000-1423307255_thumb.jpg

Detalhe da cavidade(as minhas eu fiz com a faca e deixei irregulares mesmo, mas se a pessoa tiver uma lixadeira ou ferramenta semelhante pode dar um acabamento melhor)

post-1-0-20340900-1423307256_thumb.jpg

Assim a cabeça do popper esta pronta. O passoa seguinte é facil e não requer fotos.
1 faça um teste com o cotonete já sem o algodão da ponta no orificio da boia.
2 prepare uma quantidade da resina.
3 espalhe a resina por um dos lados do cotonete, cuidado para obstruir o orificio.
4 passe o cotonete pelo orificio, o sentido tanto faz o importante e não fazer movimento de vai e vem, pois e assim que a resina acaba entrando no cotonete.
5 no lado pontudo da boia faça um bom reforço com a resina(vide foto abaixo as partes brilhante no ponta da boia)
Agora é só esperar secar. A posição de secagem abaixo ajuda a resina escorrer para dentro do orificio proporcionando uma melhor fixação.

post-1-0-31749000-1423307257_thumb.jpg

Assim 90% do corpo do popper esta pronto, espere secar mais um pouco antes de iniciar o proximo passo, aproveite o tempo de um gole na cerveja, e prepare a fase 2.

Passo 2.
Materiais
As cabeças de popper ja preparadas.
Cola tipo bonder
pedacinhos de garrote (destes que se prende no braço pra colher sangue, comprados em qualquer farmacia ou cirurgica)
pedacinhos de equipo de soro (ttb comprados em qualquer farmacia ou cirurgica)
Particularmente eu ainda não vi vantagem em um ou em outro não.

post-1-0-30738100-1423307258_thumb.jpg

Corte ou o garrote ou o equipo em pedacinhos,3 a 4 cm é o bastante.

post-1-0-35077400-1423307259_thumb.jpg

Corte as hastes do cotonetes 3 ou 4 cm tb são o bastante, aqui vc pode determinar o tamanho da cauda do seu popper, popper com caudas grande deixe a haste maior e vice versa.

post-1-0-32291500-1423307260_thumb.jpg

Espalhe um pouco de cola tipo bonder nas haste do cotonete e faça a colagem do garrote ou equipo, eu uso metade da haste para colar o garrote ou equipo, isso da uma boa segurança, mais uma vez cuidado pra não cair cola no orificio da haste e evite movimentos de vai e vem. Aperte bem por uns segundo pra ajudar na colagem. O resultado.

post-1-0-32180800-1423307261_thumb.jpg

Ahhhhh desculpa o garrote ou o equipo servem para evitar que o anzol fique girando e fora de posição atrapalhando o trabalho da isca.

O corpo do seu popper esta pronto, faça um teste com os anzois que for usar, aqui vc pode se precisar diminuir o tamanho do garrote ou equipo.

post-1-0-34887500-1423307262_thumb.jpg

post-1-0-21171700-1423307273_thumb.jpg

post-1-0-30898700-1423307274_thumb.jpg

Se tudo estiver ao seu gosto e prender o popper na morça e deixar sua imaginação trabalhar. Para isso eu uso uma agulha de costura um pouco mais grossa que o diametro do orificio do cotonete, prendo a agulha na morça e passo a haste nela. Se for preciso, se o popper ficar girando na agulha, use um pedacinho de durex para seguralo entre a morça e a agulha.
Para pintar as cabeças eu usei caneta permanente ou esmante de unha.
post-1-0-24930500-1423307275_thumb.jpg

post-1-0-27315900-1423307276_thumb.jpg

post-1-0-26957300-1423307277_thumb.jpg

post-1-0-26668600-1423307278_thumb.jpg

Amigos espero que goste e que seja útil. Linhas tensas a todos!!!!!!!

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala Gustavo!

Eu sempre tive uma dúvida com relação à este atado. Pelo fato de usar um anzol pequeno, a isca fica bem retinha na água? A impressão que tenho, é que ela acaba nadando de lado.

Abraços.

Marco nos testes que fiz ela se posicionou correto na água, não houve nado de lado não, penso eu que o peso do anzol embora pequeno sua posição no parte de traz da isca e a cauda do popper fazem a estabilidade necessária a isca. Mais testes precisam ser feitos, principalmente eum uma pescaria efetiva. Pretendo fazer isso em breve para providenciar possiveis ajustes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O mestre PC conta um estoria de uma pescaria de robalos noturna,que o guia usava uns popers feitos de tampa de borracha de frascos de remedios e eram muito efetivas.O barulho e' que faz a diferenca.

Ficaram bons e devem funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Andre realmente não tinha dado atenção a este detalhe, mas fazendo uma conferencia alguns realmente ficaram com a cauda um pouco grande, dá pra dar uma dinimuida sim. É como eu falei tenho que fazer uma pescaria com eles e ver qual vai ser o real desenpenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gustavo,

Foi só a observação de um aspecto, acredito que para algumas espécies com dentição mais desenvolvida (traíras, saicangas, cachorras, etc) seja até uma vantagem, pois a tendência é que os dentes fiquem mais afastados da cabeça e a isca dure mais.

O importante mesmo, como sempre, é a atratividade e a eficiência nas fisgadas.

Grande Abraço :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Inacreditável, a criatividade do Brasileiro, por isto e outras que os gringos ficam doidos conosco. :okok: , Parabéns Gustavão, ficaram ótimos, as desntuças que se cuidem, agora ficou tudo mais fácil é só trocar o anzol :diablo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • Patrono

Amigos só dando um retorno pra vcs. Hoje levei os poppers pra um campo de provas de verdade. Tucunarés e trairas, em bom nivel de atividade. :natal_w00t: :natal_w00t:

Bom o popper cumpre sua função, principalmente em trabalho lento ou moderado, quando se quer um trabalho mais acelerado ai ele falha. Sua popada e bem ruidosa e com um otimo nivel de bolhas. Tive 3 ações mais nenhuma se concretizou pra eu postar uma foto. Os bichos tavam bem manhosos, com ataques sutis. :cool: :cool:

Avaliação final, os poppers alternativos são sim viaveis e vão cumprir bem sua função em uma pescaria, nos tamanhos de boia que eu usei equipamento #7 pra cima.

Se alguem fizer e usar por favor post os resultados aqui.

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

Giles,

Posso estar enganado, mas pelo que eu entendi a isca pronta fica sem anzol. O anzol que aparece no momento da montagem é meramente pra testar se está adequado.

Depois da isca finalizada, é só passar a linha por dento do tubinho de cotonete (no sentido cabeça-cauda), a linha vai sair lá na cauda, aí sim basta prender o anzol e ajustar novamente no garrote.

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Giles,

Posso estar enganado, mas pelo que eu entendi a isca pronta fica sem anzol. O anzol que aparece no momento da montagem é meramente pra testar se está adequado.

Depois da isca finalizada, é só passar a linha por dento do tubinho de cotonete (no sentido cabeça-cauda), a linha vai sair lá na cauda, aí sim basta prender o anzol e ajustar novamente no garrote.

Grande Abraço ;)

Verdade como não pensei nisso, muito obrigado.

Agora vou fazer e testar.

Valeu abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.