Ir para conteúdo

Gummi Minnow Alternativo


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Pessoal,

Ontem eu comecei a bolar uns Gummi Minnows alternativos.

Dei uma revirada aqui em casa e acabei encontrando fita dupla face 3m e aquele plastico nacarado. Isso jfoi feito a principio sem procurar nada na net. Olhando alguns sites e videos acabei percebendo que teria que encontrar alguns materiais mais apropriados, especialmente o plastico, pois no material original, as cores do plastico passam pra dupla face.

Alguem tem ideia de onde eu possa encontrar esse plastico que solta apenas a pigmentação?

Depois eu coloco as fotos do projeto aqui.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acredito que o Betinho possa te ajudar , na última vez que estive em sua casa ele estava fazendo uns ensaios de Gummi com materiais alternativos que iriam virar program posteriormente !

Um abraço !

Fernando Portolani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Portolani,

Eu acabei entrando no site dele e vi o que ele esta vendendo. É a mesma dupla face que eu usei, só o plastico que ele usa é somente prateado, e nao sei se ele solta pigmento ou se cola o plastico na dupla face, vou ligar pra ele amanha e posto aqui depois.

Douglas,

Vou pesquisar o EP Mullet

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não sei não...Gummy Minnows com o material normal já é uma meleca.

Andei tentando, fica uma droga (mas eu não sou atador nem colador, ah, ah) e já vi outras feitas por atadores e também não ficaram uma brastemp não.

As originais são vulcanizadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na última "Pesca Esportiva" (é esse mesmo o nome? Não assino; dei uma folheada na banca) tem uma matéria do Betinho sobre essas gummys alternativas. Pelo que me lembre, o brilho e a coloração são obtidos com canetas permanentes. Sinceramente, achei muito ruim o resultado final.

Não sou nenhum atador, mas acho que a maior parte das iscas feitas com material alternativo deixa a desejar quando comparada com as iscas atadas com material especializado. Acho que deveriam mudar a abordagem desses passo-a-passos: fazer iscas com padrão "internacional", top, usando materiais próprios, e colocar uma caixa de texto ("box") com a indicação de materiais alternativos/macetes que poderiam ser utilizados na isca em substituição, para atender aos anseios de quem quer usá-los.

Claro, peixe talvez vá pegar de qualquer jeito. Mas é claro que o uso de materiais top deixa as iscas no mínimo mais lindas (e por vezes mais efetivas).

Basta ver o resultado final das excelentes moscas que frequentemente vemos neste fórum, em sites internacionais e em livros/revistas especializados e que são feitas com materiais de primeira.

Editando: Não que eu, quando ato, não use alternativos (já catei pássaro e bicho morto na rua; qualquer tranqueira que eu veja e pense que dê para usar eu guardo; acompanho as dicas, etc). A crítica é em relação à opção preferencial (ou praticamente única) daquela revista pelo uso dos alternativos. O fórum fez uma coisa interessante ao agrupar as mensagen do atado tradicional e as do alternativo em blocos diferentes, facilitando a busca por informações. Ah, se o material da gummy original fica bom porque vulcaniza, penso que a cola da fita de silicone não terá resistência para aguentar a água quente e salgada dos flats.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:) :) :)

Ola Breno,

Embora o Betinho me tenha feito uma demonstração do atado ou montagem dessa isca atravéz do Skipe,

não conheço estes materiais e não os tive em mãos para melhor avaliação.

Penso que uma maneira alternativa de proceder seria montar um folheado prateado na parte interna,

revestindo a parte externa com folheado de PVC transparente (tinfoil) usado nas cozinhas domésticas.

Tenho atado Gummy Minnows e a maior dificuldade que encontro na verdade é a obtenção e conservação

do Siliskin, visto que algumas tonalidades como a prateada e a dourada por exemplo, descoloram em

pouco tempo quando estocadas.

Não notei que o fato de não serem vulcanizadas venha a afetar sua durabilidade.

Embora tenha capturado alguns bonefishes com Gummy Minnows, não é uma isca que verdadeiramente

tenha me convencido.

Penso que gummies deixam à desejar quanto à flexibilidade e movimentação na água.

Alternativamente atei alguns streamerzinhos com Craft Fur e materiais de brilho, usando Siliskin transparente

sómente na parte que recobre o anzól para evitar que o Craft Fur "embole" na curva do anzól.

Na água esta alternativa funcionou à contento, imitando com perfeição o nado dos pequenos peixes como

camaiguanas, tinícalos, boguitas e canaleros, funcionando tão bem ou ainda melhor que os gummies originais.

Grande abraço

Odimir

[im579446_369329629770093_443055623_n.jpgg]

[imImagem004.jpgg]

[imImagem006.jpgg]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E o Thiago como sempre, demonstrando sua inteligência e oportunismo nas respostas !

Sr. Odimir, onde se compra esse Siliskin transparente. Gostei muito do resultado. Eu particularmente, aboli as gummies prontas. Por algumas razões já citadas pelo senhor e também por outras. Afinal somos atadores. Esse negócio de ficar colando papel laminado e borracha tá muito longe do flyfishing. Duvido que uma EP mullet, ou uma gummie dessas que senhor atou com craft não tenha o mesmo resultado ou até melhor.

Abraço,

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ola Douglas,

O Siliskin transparente foi adquirido com o Thiago Zanetti.

Após o manuseio por vezes fica opaco e embaçado.

Costumo aplicar uma demão de head cement com a ponta

do bodkin para restaurar a transparência.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

o sili skin é chato de trabalhar. Não pode esticar e não pode encostar as partes, não é possível refazer.

É possível criar diversos padrões de cores com algumas cores escuras, o branco barriga + canetas permanente marker, e o transparente por cima de tudo ou o madre pérola.

Acho uma isca feia de trabalho na água, vem reta e dura como uma alemã gorda sambando, prefiro as eps, marabous, penas, polar fibers, que tem swing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:) :) :)

Apesar do que foi dito, o Sili Skin oferece uma vantagem que merece ser levada em conta:

suas cores oferecem similaridades imbatíveis com relação à coloração dos peixes.

Acabo de adquirir Sili Skin na Fly Shop Brasil para atar "unas sardinas carapachonas" para

tentar um tarpon em Março.

Viva a sociedade alternativa !!!

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Concordo Thiago, também prefiro os materiais tradicionais, mas se o objetivo é imitar a gummy o trabalho do sr. Odimir ficou ótimo.

Menos duro que a própria gummy. Se usar polar fiber talvez fique ainda melhor. Quando vier minha vara, manda umas unidades desse negócio pra eu fazer umas experiências.

Abraço,

Douglas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.