Ir para conteúdo

CADDIS


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Esse "tubinhos" com Caddis dentro o Daniel nos mostrou em um vídeo estrangeiro, eles estavam fixados em uma vegetação e eram centenas deles. Vou pesquisar pelo vídeo no YouTube.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O curso foi no Rio de Janeiro, no MDC, ministrado pelo Daniel e organizado pelo Fausto.

Em ausentes já fizemos um tambem há uns 3 ou 4 anos.

Igor, as que tu viu tinham estes detalhes?????

Porque toda preta tem um monte na serra catarinense.

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Procurei por mais fotografias de modo a mostrar detalhes, mas não encontrei.

Encontrei a questão que conversamos no Chat sobre as Caddis envoltas por folhas e as imagens abaixo mostram um pouco do que coletamos.

ento2012.25.jpg

ento2012.26.jpg

No corpo das Caddis tem uma gosma que adere desde folhas até pedrinhas formando assim uma espécie de casulo. Tem Caddis dentro de pequenos galhos secos e ocos.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim IGOR, parece que sim. Também notei isto, e em ausentes, tem muitas dentro de pauzinho.

Mas a questão é: Adianta agente usar as que temos na caixa para RS e SC no MDC?????

Mais uma vez aqui vou eu, sem bagagem pra esse tipo de opinião, não sou truteiro, mas afinal de contas já pesco faz um bom tempo.

Jamanta, não quero te enrolar e nem devolver a pergunta, mas me arriscaria a dizer que a única resposta que cabe à sua pergunta é, talvez.

Será que nesse dia a truta estará mais seletiva? Será que não estará disposta a experimentar uma "guloseima" que normalmente não faz parte da sua dieta (senão o que seriam das terrestrials)? Não se capturam trutas com Foam Beetle? Pq uma caddis de outra cor não faria sucesso?

E quem já não viu ou ouviu sobre a captura de espécies que normalmente são fisgadas com determinada isca e que vez ou outra entram em uma isca diferente (robalo no mexilhão, redondos com camarões e por aí vai)?

E mais... será que em outras épocas do ano elas não mudam de cor?

Diante de tudo isso, hummm... :hum: Acho que talvez! :huh:

Grande Abraço :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois então. A idéia é trabalhar a regra e não exceção. Estar preparado para exceção é uma coisa, mas partir dela é um erro.

Uma truta atacar uma mosca que não faz parte do seu cardápio do dia, acontece. Mas até chegar na boca daquela truta, por quantas outras trutas a mesma mosca nao passou sem convencer???? Quantos peixes perdemos??? Provavelmente MUITOS.

Outra coisa, as maiores trutas do rio não chegaram ao seu tamanho atacando de forma descuidada..... não se enganem, seleção natural.

Uma trutinha pequena é pega com uma ninfa subindo o rio. Acontece, mas porque nao pegamos uma grande truta assim????? Porque ela sabe que uma ninfa não sobe o rio nadando.

Naqueles dias em que nada funciona, as pessoas acham que o certo é tentar a EXCEÇÃO, mas será que não seria o certo parar, estudar bem o rio, e tentar a regra (o inseto exato do rio)?????

O quero pensar, pois não estou afirmando nada, é que cada rio tem uma identidade. Cada rio tem seus insetos. E é de moscas atadas conforme estes insetos que devíamos partir. Não de padrões criados para imitar insetos dos RIOS DA INGLATERRA, como vários MODELOS que temos na caixa.

A CASE CADDIS achada pelo pessoal no curso não parece igual a nada que vi. Logo, o ideal é termos ESTA CASE CADDIS para este rio, e não a do rio silveira. MUITO MENOS A CASE CADDIS DO SNAKE RIVER DE MONTANA.

Isto que estou refletindo,,,,,,

Juntos podemos pensar melhor sobre isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto, tudo bem?

Porque ao eu tentar abrir o link (caddis.jpg) no primeiro post do jamanta, aparece a msg " você nao tem permissão para isto"?

Abraços

Veja se o problema foi resolvido! :ok:

Imagens em anexo tem desses problemas, mas acabei de configurar o download das imagens anexadas.

Além disso coloquei a imagem para ser exibida no tamanho maior.

Será que nesse dia a truta estará mais seletiva? Será que não estará disposta a experimentar uma "guloseima" que normalmente não faz parte da sua dieta (senão o que seriam das terrestrials)? Não se capturam trutas com Foam Beetle? Pq uma caddis de outra cor não faria sucesso?

André,

Um amigo nosso, não digo o nome nem mesmo se o Beto Saldanha me pedisse... rs... :happy:

Responderia assim:

"As trutas comem de tudo!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pois então. A idéia é trabalhar a regra e não exceção. Estar preparado para exceção é uma coisa, mas partir dela é um erro.

Uma truta atacar uma mosca que não faz parte do seu cardápio do dia, acontece. Mas até chegar na boca daquela truta, por quantas outras trutas a mesma mosca nao passou sem convencer???? Quantos peixes perdemos??? Provavelmente MUITOS.

Outra coisa, as maiores trutas do rio não chegaram ao seu tamanho atacando de forma descuidada..... não se enganem, seleção natural.

Uma trutinha pequena é pega com uma ninfa subindo o rio. Acontece, mas porque nao pegamos uma grande truta assim????? Porque ela sabe que uma ninfa não sobe o rio nadando.

Naqueles dias em que nada funciona, as pessoas acham que o certo é tentar a EXCEÇÃO, mas será que não seria o certo parar, estudar bem o rio, e tentar a regra (o inseto exato do rio)?????

O quero pensar, pois não estou afirmando nada, é que cada rio tem uma identidade. Cada rio tem seus insetos. E é de moscas atadas conforme estes insetos que devíamos partir. Não de padrões criados para imitar insetos dos RIOS DA INGLATERRA, como vários MODELOS que temos na caixa.

A CASE CADDIS achada pelo pessoal no curso não parece igual a nada que vi. Logo, o ideal é termos ESTA CASE CADDIS para este rio, e não a do rio silveira. MUITO MENOS A CASE CADDIS DO SNAKE RIVER DE MONTANA.

Isto que estou refletindo,,,,,,

Juntos podemos pensar melhor sobre isto.

Pela regra não tenho dúvidas, isso pode explicar a diferença entre um pescador com sucesso e uma volta pra casa no dedão, mesmo quando tentamos tudo o que há na flybox, menos aquela que não levamos e que é justamente o que elas estão comendo naquele dia! :huh:

Concordo com a afirmação de que os padrões que procuram retratar os insetos que populam um rio muito provavelmente serão mais eficientes que padrões de outra região, salvo se houver ocorrência daquele inseto em ambos os rios.

Havia entendido que o questionamento era "Adianta agente usar as que temos na caixa para RS e SC no MDC?????" no sentido de que iriam ou não funcionar, não se seria a melhor escolha. :huh:

Nesse sentido, concordo com o amigo do Fausto:

Um amigo nosso, não digo o nome nem mesmo se o Beto Saldanha me pedisse... rs...

Responderia assim:

"As trutas comem de tudo!"

Perdôem-me pela péssima qualidade da foto, mas apenas para completar o raciocínio, avistei essa jovem truta na entrada do criatório Truta Azul em Campos do Jordão, é um riozinho muito estreito que margeia a estrada e passa na porta do criatório.

Truta%2520Azul.JPG

Muito provavelmente essa jovem truta escapou do tanques de criação e agora habita esse riozinho, admitindo-se a hipótese que ela irá sobreviver, muito provavelmente comerá o que tiver à disposição e indo um pouco além, se houvesse alguma condição para tentar pescá-la, acredito que até uma imitação de ração artificial seria eficiente, afinal de contas, era isso que ela comia em cativeiro, não é? :hum: Mas é claro são apenas conjecturas... :p

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.