Ir para conteúdo

Kit - Entomologia de campo para trutas


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Uma vez que não consegui fazer o curso de entomologia e atado, resolvi implementar umas ideias.

Todos os grandes atadores insistem na ideia de que a produtividade na pesca de trutas está diretamente vinculada a acertar na fauna que se encontra naquele momento na água. Isso é implementado capturando a bicharada com redes e depois visualizando os bichos para se ter uma ideia do que as trutas estão comendo. Foi isso que o pessoal fez no curso de entomologia e atado.

Rick Hafele em seu livro "Nymph-Fishing Rivers and Streams - A Biologist's View of Taking Trout Below the Surface", mostra (capítulo 4 - Selecting the Right Pattern) como fazer o que o pessoal do curso fez: coletar e interpretar os bichos. Além disso (pgs 50-51), mostra como montar um pequeno kit de campo para levar nas pescarias, que é o assunto do tópico.

Eu já havia cogitado a hipótese com o Neumann em janeiro, mas eu mesmo não fiz nenhum "kicking stone" pra ver a bicharada, o que pretendo fazer com maior cuidado em janeiro do ano que vem.

Depois de garimpar um pouco para lá e para cá, a foto abaixo mostra o kit que será levado para a Patagônia:

04342D1F-1941-412A-8D68-4537138368E6-6324-0000185EED9B267D.jpg

A redinha é para aquário e mede cerca de 15cm X 20cm. Custou R$15,00.

A bandeja plástica branca foi a primeira coisa que encontrei para colocar a bicharada e poder mexer neles. Custou R$2,90.

Lupa, pinça e canivete, legados de outros hobbies e experimentos.

Enfim, acho que vai funcionar.

Quanto ao livro, para àqueles que fizeram o curso de Entomologia e Atado, sugiro fortemente: ele é excelente.

Abraço a todos.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jost. Gostei do kit.

Acho que é bem isto. Apenas temos que incluir uns vidrinhos para guardar os insetos para analisar depois. Basta guardar com alcool e agua que duram.

Tambem, temos que pensar em catalogar esta informação. Então, estou bolando um ficha, que depois da coleta podemos preencher com os dados.

Vamos fazer isto para alguns rios aqui do sul, para gerar um banco de dados.

Abc

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Também gostei Jost,

Só uma sugestão, acho que com essa redinha vai ser um pouco difícil pelo tamanho. Tenho um livro (Fly Tying - An Enjoyable Hobby) que sugere a coleta com 2 ripas de madeira e tela de mosquiteiro, veja:

Coleta.JPG

É prático para guardar e vai "cobrir" uma área maior quando fizer as passadas.

Esse outro kit que o Thiago postou confesso ser melhor vai direto lá no estômago, é realmente o que elas estão comendo, ou melhor "comeram". Em compensação submeter a pobre truta e uma endoscopia forçada não me agrada, acho invasivo demais. :wacko:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

SIm, o kit do Hafelle tinha os vidrinhos, mas eu apenas quero ver os bichos, saber que moscar usar e depois devolver os bichos vivos para a água.

E sim, não sou a favor de endoscopizar as trutas na beira do rio.

Quanto à rede, de fato, quase todas as que vi fora do tipo que vc falou, mas não estou a fim de levar 1m² de tela de mosquiteiro par a patagônia. Não estou com vontade de grandes estudos quantitativos. Um pouco de stone kicking e alguns exemplares é tudo o que quero, para ver tamanho, forma, e cor dos seres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois então... o kit do JOST é bem parecido com o que usamos. A vantagem é que a redinha bota na parte de tras do colete e vai pescar.... assim, a qualquer momento podemos fazer coletas. Nós levamos sempre 2 ou 3 potinhos para olhar com calma a noite os insetos.

Este lance da bombinha para sugar o estomago eu acho meio brabo ... a truta é um peixe muito sensível, E EM NOSSOS RIOS MAIS SENSÍVEL AINDA. E outra, os pequenos insetos, que acredita eu que sejam o cardapio diário de uma truta, quando entrarem em contato com os sucos gastricos vao ser dissolver. Então, só vamos achar mesmo pancoras, caramujos e outras coisas que demoram mais a digerir. Isto viciaria a coleta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

rapaziada ,é bom arrumar um fera para acompanhar voces ,pois com esse monte de tralha vão precisar de assistente como nos jogos de golf

de qualquer forma é bom que tenhamos alguns amigos mosqueiros equipados e munidos dos kits para que possam nos passar as informaçoes ,kkkkkkkkkk

abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gostei Jost e quero participar dessa coleta! :ok:

Quando ao uso da pipeta para enfiar no estômago das trutas, sou muito leigo quanto a isso e será melhor eu estudar um pouco mais sobre o assunto, vou pesquisar esse assunto com calma e ver se tem informações no site Trout Unlimited.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Valeu velhinho.

A Lumix TS3 tem um macro excelente e certamente estará comigo por lá, de forma que será possível fotografar os bichos na bandeja e postar por aqui depois. Estou estudando o que usar de escala dentro da água para ter noção do tamanho dos bichos... alguma sugestão?

Um pedacinho de régua de acrílico, talvez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esse esquema que o Daniel e Fausto usaram lá no curso parece bem legal, um recipiente transparente com a régua por baixo. Talvez pra ficar mais claro uma folha branca por debaixo de tudo.

ento2012.06.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu velhinho.

A Lumix TS3 tem um macro excelente e certamente estará comigo por lá, de forma que será possível fotografar os bichos na bandeja e postar por aqui depois. Estou estudando o que usar de escala dentro da água para ter noção do tamanho dos bichos... alguma sugestão?

Um pedacinho de régua de acrílico, talvez?

Uma moeda! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Algo semelhante tentei atar. :)

Ficou grande em função do anzol também ser bem grande.

O anzol escolhido é o Klinkhammer da Daiichi.

Todos os inscritos no curso receberam um lote de anzóis.

stonefly-1.1.jpg

stonefly-1.2.jpg

stonefly-1.3.jpg

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ola Jost,

Pessoalmente gostei do kit e considero importante estas coletas e avaliações.

Não conheço o livro que você citou, mas tomo a liberdade de recomendar outros

dois que também considero muito bons :

1) Instant Mayfly Identification Guide- Al Caucci & Bob Nastasi

Este livro me foi trazido dos EUA e presenteado pelo Gregório.

2) Fish Food - Ralph Cutter -

Ralph Cutter e Lisa Cutter são um casal de biólogos e pesquisadores, que dirigem

a "Califórnia School Flyfishing" e considerados entre as maiores autoridades neste

tema na atualidade.

Sugiro também o DVD "Bugs of the Underworld", com exceletes tomadas subaquáticas

sobre a vida dos insetos.

Tanto o livro como o DVD podem ser adquiridos no site do casal :

http://www.flyline.com/shop/

Abraços e excelentes coletas !

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tá jóia o kit!

Também acho a bombinha de 'endoscopia' totalmente dispensável e não me sentiria à vontade usando uma.

E o DVD Bugs of the underworld é bem legal mesmo, imagens inspiradoras pra mesa de atado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Moderador

Bem, revivendo essa postagem da sepultura, acabei não vendo a bicharada da Patagônia em janeiro de 2013.

Por algum motivo que desconheço, minhas ninfas estava pegando muito peixe.. e não saber é chato, pois deixa você á mercê do acaso e sorte.

Agora fiz o curso com o Daniel, todos que vão comigo em 2014 já pescaram nessas mesmas águas e também fizeram o curso de entomologia e atado... não há desculpas para ninguém agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim pode contar comigo. ;)

Se não fizermos a coleta juntos, ao menos fotografarei quando guiando o Marcelo. :ok:

Faço a coleta rio acima e assim vou estimulando as trutas para que o Marcelo as capture. :happy:

T+ :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.