Ir para conteúdo

Contatos Imediatos de 3º Grau - Hotel Fazenda Boa Vida


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Cheguei em Friburgo na quarta-feira à noite, quase quinta, afinal já passava das 23:00h. Mesmo muito cansado, no dia seguinte, após um belo café na Superpão, parti direto para o Hotel Fazenda Boa Vida para tentar o tão esperado encontro com os verdinhos.

Entrei pela porteira por volta das 10:00h, o sol já estava forte (e eu sem protetor), falei com a recepcionista só pra conferir o preço previamente acertado e avisar que eu iria almoçar, o que não se concluiu, pois ela me disse que só teriam almoço de sexta à domingo ??? :wacko:

Desci com minha esposa até o lago pra acertar o aluguel da embarcação com seu Tico, mas ele não estava, em seu lugar um outro funcionário que nos passou os salva-vidas e deixou à nossa escolha o transporte. Depois de alguma ponderação acabamos por embarcar no pedalinho :wacko: :wacko: :wacko: (minha esposa não acredita na segurança de caiaques ou canoas, fazer o que né, afinal de contas ela já está lá pescando junto comigo, ela de bait e eu de fly).

Uma observação geral pelo lago não revelou nenhum sinal de ataque ou peixes na superfície em busca de alimento, em contra-partida havia insetos por todo lado caindo na água sem ser molestados. Mesmo assim iniciei os arremessos com um popper preto e branco, apostando que o barulho e as bolhas poderiam atrair/irritar os reservados marcianos. Percorri toda a margem esquerda do lago explorando os pontos promissores até o fundo. Minha esposa estava com um sapinho amarelo (bait) de meia-água porém nem eu nem ela vimos sequer uma única perseguição às nossas iscas. Como o sol estava muito forte e muito calor, minha esposa preferiu ficar em terra-firme e tive que prosseguir sozinho a partir daí.

Como tive que voltar para levá-la até o cais, no retorno resolvi tentar a área à direita, ao passar por debaixo da ponte, avistei umas vespinhas cuidando das crias:

Vespas.JPG

Coloquei um streamer branco e verde-limão (já que na superfície até então não havia visto nenhuma ação), e arremessei (mesmo com a pontaria ainda muito ruim) perto de um galho submerso e finalmente consegui avistar o primeiro marciano. Perseguiu a isca, mas nada de ataque. Insisti mais duas vezes e na terceira ele atacou com determinação. Me pareceu mais que estava tentando proteger seu território do que com fome, enfim, fisguei meu primeiro bass:

IMG_2135.JPG

Insisti no streamer e na exploração da área, sempre procurando as estruturas (troncos, galhos e juncos) e saíram mais dois, dessa vez atacaram a isca normalmente como qualquer peixe predador quando vê a isca:

IMG_2129.JPG

Esse foi tão guloso que colocou a isca toda na boca:

IMG_2134.JPG

IMG_2133.JPG

IMG_2130.JPG

Depois desses três, fiquei só treinando arremesso, mais nenhum deu as caras. :blink:

Rodei novamente pelo lago na parte maior batendo toda a margem, porém, nada de ataques. Já estava voltando, sempre arremessando, e subitamente uma tilápia atacou a isca, sem morder, havia outra junto, presumo que foi proteção do ninho. Mais um pouco à frente um outro bass perdido perseguiu a isca, errou, recolhi, arremessei novamente, engatou e arrebentou. Provavelmente o último que engoliu a isca puiu o tippet! :ohmy:

Encostei no cais, pois a fome já anunciava a hora sem olhar pro relógio: quase 13:00h. Na ancoragem percebi uma ninfa de libélula (estavam por toda parte), parei pra tirar uma foto e só então notei que era somente uma "casca":

Ninfa.JPG

Bom, é isso aí, finalmente após duas tentativas frustradas (com bait), consegui ficar cara a cara com os verdinhos. Como não havia almoço, saímos de lá direto para o restaurante Linguiça do Padre, sabor e preço excepcional!!! :ok:

Observei também que o lago inteiro estava lotado de pequenos alevinos, não consegui identificar, mas me pareceram tilápias, que aliás estavam aglomeradas nas margens aos montes.

Aproveitei o resto do feriado chuvoso atando (Adams, Elk Hair Caddis e Pheasant Tail) de olho na próxima empreitada: Fragária no feriado de 15 de Novembro. ;)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André muito bom, você esta de parabéns é tentando e tentando que você conseguiu é isto mesmo mas uma vez você esta de parabéns. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Abraços continua assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande André mais uma vez mostrando serviço no Fly! :okok:

Muito bom saber que os "marcianos" estão por lá e se mantendo faz muito tempo, pois não creio que haja manutenção do pescado nesse local, acredito que são os mesmos que foram colocados a mais de uma década e estão se reproduzindo naturalmente. Posso estar errado, mas penso assim, pois não é o perfil dos administradores o manejo e não é fácil comprar basses por aqui.

Li seu post no outro tópico sobre as regras não estarem bem definidas quanto ao valor da entrada e prática do pesque e solte, e te confesso que não gosto nada nada das coisas assim. :dry:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito Bom. :okok: :okok:

Parabens :ok: :ok:

Obrigado Ferreira! ;)

Amigo André muito bom, você esta de parabéns é tentando e tentando que você conseguiu é isto mesmo mas uma vez você esta de parabéns. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Abraços continua assim.

Valeu Professor, vamos seguindo em frente, sempre perseverante! ;)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Andre, tentou as libelulas??????

Infelizmente não Jamanta,

Como os poppers não surtiram efeito e logo depois que coloquei o streamer as ações começaram a acontecer acabei desistindo de testar outras iscas e insistindo no streamer. Também "perdi" muito tempo "fuçando" os diversos pontos do lago e pelo adiantado da hora não voltei a pescar. Se tivesse almoçado lá mesmo, talvez tivesse voltado e experimentado outras iscas. :huh:

Tive também algumas dificuldades para arremessar os poppers (atados em anzol #1), isso ficou ainda mais evidente com os Roll Casts. Acho que o Tippet ficou muito delgado (usei 0,18) e muito comprido (60 cm). Depois que coloquei o streamer não tive mais problemas nos lançamentos. Acho que com as libélulas teria o mesmo problema (também as atei em anzóis #1) devido ao volume. Talvez com um Tippet mais curto o problema se resolva, ou terei que atar os poppers e libélulas em anzóis menores. Preciso testar. :hum:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande André mais uma vez mostrando serviço no Fly! :okok:

Muito bom saber que os "marcianos" estão por lá e se mantendo faz muito tempo, pois não creio que haja manutenção do pescado nesse local, acredito que são os mesmos que foram colocados a mais de uma década e estão se reproduzindo naturalmente. Posso estar errado, mas penso assim, pois não é o perfil dos administradores o manejo e não é fácil comprar basses por aqui.

Li seu post no outro tópico sobre as regras não estarem bem definidas quanto ao valor da entrada e prática do pesque e solte, e te confesso que não gosto nada nada das coisas assim. :dry:

T+ :)

Fausto,

O primeiro lago (o menor logo na entrada, onde tem os redondos) estava quase seco, estavam fazendo manutenção. Realmente não sei se há alguma renovação no lago maior, mas uma coisa é certa, existem peixes se reproduzindo naturalmente lá, vi milhares (não é exagero da ordem de grandeza) de alevinos. A primeira vez que os vi estavam submersos formando um grande mancha marrom, até pensei que fosse um peixe grande, depois percebi que era uma massa compacta de alevinos.

Pode ser que sejam só as tilápias, mas acredito que os basses também. Vi alguns bem pequenos na primeira vez que estive lá (ainda de bait). Inclusive quase fisguei um pequenino (em torno dos 10 cm) com um grub. Havia desses cardumes extremamente adensados por todo o lago. Uma das vezes que vi esses cardumes notei que os peixes possuíam uma listra escura longitudinal (bem parecido com o bass), mas como os peixes mudam muito desde os primeiros dias de vida até à fase adulta, pode ser que os filhotes de tilápia também possuam a tal listra, se bem que :huh: :

tilapia.jpg

Filhotes de Tilápia

bass.jpg

Filhotes de Black Bass

Sou da mesma opinião, a falta de regras abre espaço para subjetivar e tratar as coisas de acordo com o freguês. Nada bom. :nono:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Tive também algumas dificuldades para arremessar os poppers (atados em anzol #1), isso ficou ainda mais evidente com os Roll Casts.

É muito difícil fazer Roll Cast com poppers, você pode trazer ele para perto, mas na hora do arremesso ele fica preso na água.

Sim tem que diferenciar os alevinos pelo formato da boca, pois em alguns casos o mimetismo das formas e das cores confunde. Algumas pessoas conseguem diferenciar mais facilmente um alevino, mas confesso que precisaria de muita observação para eu diferenciar. Nesses casos somente com coleta mesmo.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É muito difícil fazer Roll Cast com poppers, você pode trazer ele para perto, mas na hora do arremesso ele fica preso na água.

Hummm, então talvez tenha sido isso. :hum: A sensação era que a mosca estava "pesada" demais pra linha, até o líder era projetado pra frente, mas a isca parecia estar "encharcada", "pesada" demais pra ser lançada.

Sim tem que diferenciar os alevinos pelo formato da boca, pois em alguns casos o mimetismo das formas e das cores confunde. Algumas pessoas conseguem diferenciar mais facilmente um alevino, mas confesso que precisaria de muita observação para eu diferenciar. Nesses casos somente com coleta mesmo.

Desse jeito só com coleta mesmo pq pra ver o formato da boca na água é dose!!! Cego do jeito que eu estou, sem chance! :D :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show o relato e a estréia nos Willys Banguelas André, parabens.

Como o Jamanta falou, ainda com a prova cabal da "casca" de Libélula, umas ninfas verde escuras, bem lastreadas com toques curtos e secos certo que funciona, mas na superfície, É o estouro...., nas libélulas realistas, o Bass vem de baixo pra cima como um Branco numa Foca, sai cambaleando no ar...no popper normalmente ataca sem sair da água, vai saber, acho porque ele sabe que sapo não voa, ao contrário da Libélula, só pode ser...

Legal a filhotada....pra descobrir se é Bass ou Traira, é só colocar o dedo na boca deles....só um morde kkkkkkk

Abraço

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado mestre Dilvo,



Vou planejar a próxima com mais calma e povoar minha "Fly Monster Box" com mais calma, irei armado até os dentes!!!



Ah, e pode deixar que vou fazer o teste da boca com a fiotada, só que ao invés de usar o dedo vou tentar com a "Lingüiça do Padre"! kkkkk



Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo, 'e isso ai! Muito bom mesmo ver que o Hotel Fazenda Boa Vida ainda esta produzindo alguns Basses! Linguica do Padre 'e bom demais! Alias, eu adoro essa regiao, ia pra la a partir de Teresopolis onde a familia da minha esposa tinha um bom AP. Deu saudades agora ao ler o seu relato...

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos estes filhotes peixinhos não são Bass e sim Marobas, os filhotes de bass são bem mais largos e as mandíbulas mas curtas, Maroba tem as mesmas listras muito parecidas com o bass.

É só comparar com a Traias o focinho.

bass.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos estes filhotes peixinhos não são Bass e sim Marobas, os filhotes de bass são bem mais largos e as mandíbulas mas curtas, Maroba tem as mesmas listras muito parecidas com o bass.

É só comparar com a Traias o focinho.

maroba é aquele tipo de traira que tem no mato grosso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
E não vejo muita semelhança com os peixinhos acima a não ser a boca.

Podem ser espécie semelhantes.

Hoje o dia está difícil para você Marcelo. :happy:

Se é para comparar então deve comparar assim:

bass.jpg

20120317_06.jpg

Pois meu texto está assim:

"E não vejo muita semelhança com os peixinhos acima a não ser a boca.

Podem ser espécie semelhantes."

O link da imagem dos peixinhos está indicando serem black bass:


http://lh5.googleusercontent.com/-lTsnT3PKWjg/UHwQF4vVmGI/AAAAAAAABUA/xaNmz3hl23I/s559/bass.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Srs.,

Não queria polemizar, principalmente por conta da foto, que foi retirada de um site de venda de alevinos (não tenho como afirmar se são ou não filhotes de bass).

Meu intuito foi somente relatar que o lago está lotado de pequenos alevinos, que julguei serem de bass pois pelo menos em uma das vezes que os avistei notei a listra lateral, isso ficou reforçado pois também julguei que os alevinos de tilápia não possuem tal listra.

Grande Abraço :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Andre, este é o famoso Jejum, (Marobá) seu habitat preferido é lagoas de águas mais escuras, onde a presença de vegetação aquática é densa, não gosta de sol, prefere sempre nadar à sombra das ávores..

20120317_06.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mestre Gama,

Sujeitinho bastante simpático o Marobá. :happy:

Mas não acho que tenha sido o que vi aos montes lá no Boa Vida. Pareciam peixes de nado mais rápido, mais ativos. Acho que traíras são um pouco mais lentas. Mas novamente é mera suposição, afinal de contas estamos falando de alevinos, não de peixes adultos.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.