Ir para conteúdo

Curso de Entomologia e Atado 2012


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Curso de Entomologia e Atado (curso confirmado)

Amigos,

Eu e o Daniel de Friburgo estamos trabalhando no projeto de um curso de entomologia e atado para os amigos que gostam de pescar trutas. Esse curso será realizado na pousada Amantes da Natureza em Friburgo e assim as aulas de entomologia com coleta de insetos poderá ser feita no rio Macaé de Cima (MDC como gostam de chamá-lo).

Local: Pousada Amantes da Natureza - http://www.pousadaam....com/index.html

Como chegar: http://www.pousadaam...ocalizacao.html

Data: Dias 20 e 21 de outubro (sábado e domingo)

Valor: R$ 375,00

O que está incluído nesse valor?

  • R$ 165,00 referente a hospedagem em quarto duplo com diária de uma noite (noite de sábado) com direito ao almoço de sábado, ceia de sábado, café da manhã de domingo e almoço de domingo.
  • R$ 150,00 referente as aulas do Daniel Edom com todo o material de atado incluído.
  • R$ 60,00 referente ao aluguel do projetor e rateio do custo dos anzóis.

Obs.: Os amigos que desejarem chegar na sexta feira haverá um adicional de uma diária a mais e terá que me informar antecipadamente.

Objetivo: Atado de ninfas e moscas secas (Dry Fies).

Obs.: Não será tratado o atado de streamers, poppers e outros tipos de iscas.

Participação:

  • Daniel Edom (instrutor)
  • Fausto (organizador)

Cronograma que será aplicado:

Sábado:

  • 9:00 às 10:00 – Entrega dos materiais e aula Introdutória
  • 10:00 às 12:00 – Aula Prática de leitura das pedras e coleta de insetos
  • 12:00 às 14:00 – Intervalo para almoço e repouso
  • 14:00 às 15:00 – Início da aula de identificação das espécies coletadas
  • 15:00 às 16:00 – Estudo dos materiais para montagem das moscas
  • 16:00 às 17:00 – Montagem de moscas
  • 17:00 às 19:00 – Intervalo para repouso e jantar
  • 19:00 às 21:00 – Reunião informal apresentada pelo Daniel

Domingo:

  • 9:00 às 12:00 – Montagem de moscas
  • 12:00 às 13:00 – Encerramento do curso
  • 13:00 às 15:00 – Almoço de confraternização
  • 15:00 em diante – Livre para a pesca e viagem de retorno

Os alunos inscritos devem chegar na pousada na manhã de sábado até às 8:30 para evitar perder as aulas introdutórias. Se algum aluno desejar chegar na pousada na tarde/noite de sexta feira deve comunicar diretamente a mim para assim providenciar a devida hospedagem. Eu e o Daniel estaremos na pousada desde a tarde de sexta feira. A pousada oferece pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e a quantidade de alunos está diretamente relacionada com a capacidade de hospedagem da pousada, por isso que preciso saber desde já as pessoas interessadas em participar.

Será distribuído aos alunos todo o material necessário para a prática dos atados, ou seja, ninguém precisa comprar material de atado. Será distribuído também uma apostila que está sendo desenvolvida pelo Daniel. Haverá um projetor (data show) e um notebook para que o material possa ser apresentado para todos. Todos os alunos devem levar suas ferramentas e morsa, e se for da vontade, poderá levar materiais de atado para mostrar e consultar o Daniel. Carreteis de linha (Thread) devem ser levados para atar moscas secas e ninfas.

PA060100.jpg

Levem wader para a prática da coleta de insetos.

Por hora é isso, podem me questionar a vontade.

Lista:

  1. Marcelo R. S. - [CONFIRMADO]
  2. Neumann - [CONFIRMADO]
  3. Arthur Emílio - [CONFIRMADO]
  4. ...
  5. ...

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Fausto vc é um batalhador incansável em prol da pesca com mosca, parabéns pra vc e Dani pela iniciativa. :ok:

Eu fico aqui no meu canto como o primeiro dos moicanos, e lutando pra não ser o último dos moicanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Em função da possibilidade de haver segundo turno, eu e o Daniel definimos que será melhor os dias 20 e 21 de outubro para o curso de entomologia e atado, isso em função do período de chuvas que começa em novembro e dezembro. A estrada não está ruim, passa carro facilmente, mas com chuva... pode ser que a coisa fique complicada.

Se não der para reunir dez pessoas interessadas nesse curso, temos que cancelar para assim organizarmos em outra oportunidade. O objetivo principal é a coleta e estudo dos insetos para assim debatermos sobre as moscas que devem ser atadas. Não basta termos dez pessoas interessadas, preciso fazer reservas na pousada em função da quantidade de inscritos. Sei que é para o mês que vem e pouco tempo nós temos, mas é necessário ser nessa data.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto aguardo.

Para aqueles que realmente gostam de aprender e ter conhecimento na pratica e do estudos, conhecer é muito importante e aprender, eu fico no aguardo a sim parabéns aos dois pescadores.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se a montanha não vai à Maomé (com todo respeito,é claro!), Maomé (com todo respeito),neste caso, vem à montanha. !!!

Prezado Fausto

Tenho muito interesse neste Curso, mas o que está “pegando” é justamente a subida e estadia lá em Friburgo (i.e. subida+diárias+taxa do curso etc). Acharia, no meu caso, é claro, mais conveniente se o Curso fosse ministrado aqui no Rio, aí traríamos Maomé (com todo respeito, o instrutor) à montanha (i.e. aos alunos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim também pensei nessa possibilidade, mas não teríamos aulas de entomologia na prática com coleta de espécimes. Sim compreendo também que o custo está maior por causa justamente da viagem e hospedagem. Ano passado o Daniel veio a nós para dar aulas de atado, mas não com o adicional das aulas de entomologia como dessa vez. Gostaria que fosse possível a realização desse curso lá mesmo no MDC.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns amigo Fausto pela iniciativa!!

Vc até me deu uma idéia de fazer algo semelhante pra Goiás, adaptado ao nosso bioma e entomofauna.

Um dia ainda vou aí visitar vcs!

Grande abraço amigo!

leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Os nomes presentes na lista não estão confirmados, é apenas indicação de pessoas que estão interessadas em participar desse curso. Mesmo com o nome da lista a participação não está ainda definida, mas ao menos temos nomes e vai me ajudar na organização.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não havia tempo hábil para organizar tudo antecipadamente (para agora em setembro) e outubro é o mês das eleições (duas datas), isso sem contar que em novembro e dezembro aumentam as chances de chuva na região de Friburgo. A janela de tempo ficou estreita demais e ficamos sem opções. Vou replicar com o Daniel esse mesmo curso e assim os amigos que não participaram terão mais oportunidades.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vou replicar com o Daniel esse mesmo curso e assim os amigos que não participaram terão mais oportunidades.

Aí sim Fausto! :okok:

Também gostaria de participar, mas já tenho compromisso nessa data. Se realmente tiver outro pode me colocar na lista.

Sei que para um melhor aproveitamento do curso e da conversa com os amigos o melhor seria ficar hospedado na Amantes, mas existe possibilidade de fazer o curso sem ficar hospedado lá? Meus pais tem casa em Friburgo e eventualmente poderia dispensar a hospedagem.

Gostei da ideia de organizar um curso assim em Ausentes, valeu pela sugestão!

Maravilha! Seria mais um motivo pra justificar minha viagem pra conhecer Ausentes! Só que nesse caso eu precisaria saber do calendário com mais antecedência. :huh:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A hospedagem na pousada Amantes da Natureza é opcional, é uma questão apenas relacionada com a organização para que todos estejam presentes no horário das aulas e se você tem como se hospedar em Friburgo, melhor ainda, pois assim reduz o custo final.

Não tem calendário previsto para outro curso de Entomologia e Atado, é apenas uma vontade que tenho em manter a organização esse curso e assim se estender para outros locais. Fazer esse mesmo curso em Ausentes é uma grande ideia, mas estudar entomologia e aprender a atar é uma coisa e pescar é outra coisa, associar tudo ao mesmo tempo é complicado, talvez alguns dias de atado e outros de pesca, aí sim seria possível, mas se já está difícil organizar dois dias, imagina organizar uma semana em Ausentes? Mas a ideia está anotada e podemos planejar sim, dependerá do Daniel e de pessoas interessadas em realizar esse curso em Ausentes.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já temos informações quando ao valor da hospedagem e assim que fechar o pacote todo divulgo aqui em detalhe. :ok:

Os amigos que chegarem na sexta feira a tarde comigo para saída no domingo a tarde será o pacote completo de duas diárias.

Os amigos que chegarem no sábado e com saída no domingo será o pacote de uma diária.

Vou detalhar também assim que o Daniel responder o e-mail que enviei hoje cedo.

Os amigos que não se hospedarem na pousada poderão participar do curso com certeza e poderão pagar separadamente o que consumirem como, por exemplo, o almoço de sábado e o almoço de domingo, bem como as bebidas.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fechei os custos do curso! :ok:

Todas as informações estão no primeiro post do tópico.

_____________________________________________________________

Local: Pousada Amantes da Natureza - http://www.pousadaam....com/index.html

Como chegar: http://www.pousadaam...ocalizacao.html

Data: Dias 20 e 21 de outubro (sábado e domingo)

Valor: R$ 375,00

O que está incluído nesse valor?

  • R$ 165,00 referente a hospedagem em quarto duplo com diária de uma noite (noite de sábado) com direito ao almoço de sábado, ceia de sábado, café da manhã de domingo e almoço de domingo.
  • R$ 150,00 referente as aulas do Daniel Edom com todo o material de atado incluído.
  • R$ 60,00 referente ao aluguel do projetor e rateio do custo dos anzóis.

Obs.: Os amigos que desejarem chegar na sexta feira haverá um adicional de uma diária a mais e terá que me informar antecipadamente.

_________________________________________________________________________

Os amigos que colocaram nome na lista devem confirmar a participação e depositar em minha conta o sinal no valor de R$ 200,00. Assim que o depósito for realizado, por favor, me informar para assim localizá-lo e fazer o devido controle de pagamento.

Fausto Parreira Pinto

CPF: 633.840.867-91

Banco Itaú

Agência: 0389

Conta Corrente: 79248-2

Banco Santander

Agência: 3063

Conta Corrente: 01003566-7

Qualquer dúvida é só me questionar. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom dia Arthur!

Sim todos devem levar apenas as ferramentas que usam no atado. :ok:

Como, por exemplo, a morsa, bobbing, bodkin e etc.

Alguns carreteis de linha (Thread) é bom levar também seja 8/0, 6/0 ou 70 denier.

Demais materiais usados no atado das moscas vamos levar e será distribuído nas aulas.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Pessoal,

Neste sabado fui na Pousada dos Amantes da Natureza para fechar os últimos detalhes do curso e tenho uma boa novidade Já tem Internet lá, que será mais uma ferramenta para nós usarmos.

Já foram selecionados os Chalés e o material já está todo separado e embalado.

Seguem fótos do Material que será usado:

PA060100.jpg

Aguardo vocês no dia 20-10-2012.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amigos esta é a última semana para confirmação da participação de todos que estão com seus nomes na lista.

É complicado organizar um curso assim e não tenho previsão para organizar outro com os mesmos objetivos.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos,

Fausto, tenho o maior interesse no curso, em ambos os temas e seria excelente estar com vcs na pousda,, mas estarei fora do Rio de 20/10 a 07/11. Se houver outra data podem contar comigo.

Abc e, sem querer ser repetitivo mas já sendo, parabéns pela iniciativa.

Tony.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

  1. Marcelo R. S. - [CONFIRMADO]
  2. Rafael Dummar
  3. Neumann - [CONFIRMADO]
  4. Luien
  5. Arthur Emílio - [CONFIRMADO]

Estão confirmado apenas três inscritos. Preciso da confirmação dos demais para garantir as reservas. :ok:

Os anzóis chegaram hoje numa boa e exatamente o que o Daniel pediu. Tem anzóis para Dry Fly, Nymph, Scud e Stimulator. Trouxe um lote a mais de anzóis para Klinkhammer que também será dividido entre os participantes.

Os amigos que tiverem wader é bom levar, pois poderão entrar no rio para coleta de insetos e observações. Quem não tiver wader é bom levar um calçado adequado para caminhar nas pedras.

Bom dia a todos,

Fausto, tenho o maior interesse no curso, em ambos os temas e seria excelente estar com vcs na pousda,, mas estarei fora do Rio de 20/10 a 07/11. Se houver outra data podem contar comigo.

Abc e, sem querer ser repetitivo mas já sendo, parabéns pela iniciativa.

Tony.

Obrigado Tony! :ok:

Rapaz se houver outro curso desses, pode ser que seja realizado em abril, mas tudo depende do resultado desse curso e do que resolver com nosso instrutor Daniel nesse final de semana. Curso de Entomologia no local com coleta de espécimes é bem melhor do que apenas informações na apostila. Difícil é conciliar uma data e os alunos, mas vou tentar.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos Fausto e Daniel estarei firme e forte com vocês no curso, obrigado a vocês dois por mais uma aprendizado muito importante tenho a certeza que vai ajudar muito nas tentativas das capturas das nossas estrelas Trutas, é pelo os estudos dos insetos vamos com mais facilidade ter melhor sensibilidade com conhecimento das alimentação das Trutas.

Obrigado Fausto e Obrigado Daniel e os amigos que vão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu queria muito participar do curso do amigão Daniel Boone mas como fiz uma pequena cirurgia na mão esta semana e tou sem poder mexer a mão direita (sou destro) justamente por esta semana, fica impossível atar ou dirigir até lá. Mas se o meu parceiro/chofer Rusleca da vida for dar uma passada lá, vou com ele pra prestigiar o evento e pra papear com os amigos., no bate-volta desde NF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh que saudade... estou muito feliz por saber que em primeiro lugar meu Amigo Irmão Fausto está com o mesmo afinco de sempre em manter os Mosqueiros do Rio no ar e fortalecendo assim o conceito iniciar do site e do grupo que tive o prazer de fazer parte desde o início. FAUSTO PARABÉNS...

Gostaria muito de participar desse curso e voltar a ativa em minhas pescarias, infelizmente não poderei participar desse pelo menos não por enquanto. Mas, estou na torcida que o grupo se forme e que estejam juntos trocando experiencias e com a belíssima oportunidade de aprender com um mestre.

Estou tentando voltar a ativa, se Deus assim permitir estarei com vocês em breve.

Um super beijo no coração de todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá pessoal,

Gostaria de pedir aos alunos que levem suas maquinas fotograficas e pendrives pois teremos um laboratório de entomologia montado bem ao lado do rio para que possamos fazer a seleção dos insetos que vocês vão capturar.

Até sabado,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O Neumann chegou um pouco depois das 9 horas e entramos direto na aula de Entomologia. Antes um pouco montamos uma tenda de suporte para que pudéssemos proteger do sol as espécimes coletadas e também não ficássemos sofrendo sobre o sol que está pegando firme por aqui. A aula começou com um trabalho desenvolvido pelo Daniel com aplicação de sua apostila e em frente aos computadores pudemos ver vídeos para assim nos familiarizarmos com o que logo faríamos.

Depois da aula teórica partimos para a prática da coleta das espécimes subaquáticas. Montamos o laboratório e iniciamos a coleta procurando insetos localizados sobre as pedras. Conseguimos coletar 5 grupos de insetos e fizemos um trabalho de observação com anotação dos tamanhos e cores de cada família. Nós os novatos nesse estudo ficamos impressionados com a quantidade de vida que encontramos em apenas uma hora de coleta, tanto em trechos de água corrente, quanto em trechos de água mais parada. No momento temos armadilhas armadas para assim logo após o almoço coletarmos e fazermos observações. Essas armadilhas coletarão naturalmente os insetos que ficarem retidos na malha fina da rede.

E vamos estudar mais! :ok:

P/S: O rio Macaé de Cima não tem suporte para alimentar muitas trutas? Bem... Não posso dizer nada, pois sou uma mula no mundo da Entomologia, mas para os grandes "experts" no assunto, digo mesmo sendo uma mula, que não estão tão certos assim ao dizer que não tem alimento bastante para elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Encerramos a primeira fase do curso agora mesmo. Durante toda a tarde focamos o atado das ninfas que conseguimos coletar durante a manhã e nada de atar ninfas pequeninas, pois o objetivo era o atado das grandes ninfas que impressionantemente coletamos muitas.

Às 16 horas o Daniel retirou as armadilhas do rio e trouxe o que foi coletado. As armadilhas nada mais eram do que redes bem finas fixadas em dois trecho próximos aqui da pousada e para nossa surpresa, centenas de exoesqueletos de pequenas May Fly foram encontrados, não somente os exoesqueletos, mas também as próprias May Fly. Fiz fotografias, mas não vou editar agora para mostrar, depois edito e mostro o que encontramos.

Amanhã tem mais! :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Que maravilha Fausto,

Já sabíamos que o curso seria um sucesso, essas notícias só confirmam.

Acabei de chegar de um dos meus compromissos deste final de semana e amanhã tenho outro, senão estaria aí com vocês! :sad:

Tomara que esse isso sirva de incentivo e tenhamos outros, pelo menos mais um pra quem não pode participar desse.

Parabéns a vc e ao Daniel!!! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.