Ir para conteúdo

Rio Kuluene no Fly - 2012


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Untitled_Panorama1-0012.jpg

O Apapá

Há algum eu e o grande amigo Juarez temos interesse em pescar Apapá no Fly e neste ano de 2012 decidimos que faríamos isso.

Rio escolhido, época em tese correta e pousada pré reservada através de contatos por email e telefone. Quando íamos efetuar o depósito, uma semana antes da pescaria, resolvo ligar para o dono da estrutura para saber como estava a pesca na região e sou informado que o “tal” cardume ainda não deu as caras naquele trecho de rio.

Como já estamos cansados daquelas conversinhas do tipo "semana passada estava ótimo de peixe"... "mês que vem é que estará bom para pesca" e outras "histórias" de lugares que, muitas vezes já foram detonados e os donos das estruturas não querem admitir, resolvemos abortar a aventura em busca do Apapá.

A indignação

Já há uns dois anos tenho notado a ridícula situação que nos encontramos, no que diz respeito aos custos das pousadas voltadas para pescadores esportivos.

Com a detonação total causada por grandes excursões de matadores e pesca predatória em quase todos os pontos de pesca conhecidos por esse imenso Brasil, aliado a nova mania nacional do brasileiro se achar bom de bolso (pago muito caro em 200 vezes no cartão de crédito, mas eu vou...) resultou no fato das pousadas dos poucos locais preservados e com estrutura que sobraram, se darem ao luxo de cobrarem valores ridículos ao extremo fazendo com que esses pontos só possam ser visitados por:

• Os de sempre, privilegiados financeiramente que mandam no Brasil, fazem o que querem etc e tal;

• Nós, mas apenas quando resolvemos realizar um sonho de vida juntando dinheiro às vezes durante 1 ano ou mais, para vivermos grandes emoções por apenas 5 dias de pesca.

É triste, mas infelizmente é a realidade e ... vai piorar!

A aventura

Sem local para irmos, na ultima hora conseguimos uma estrutura de pesca com valores muito justos, localizada no Alto Xingú.

Contato feito, dono da pousada muito interessado em receber pescadores de mosca, atendimento familiar, bem localizada, barcos adequados, boa comida, quartos com banheiro e ar condicionado. Enfim, a estrutura que o pescador sem frescuras necessita para a pesca.

Dessa forma resolvemos encarar os desafios e tentar tirar "leite de pedra" no Rio Kuluene.

A viagem foi do jeito que gosto, ou seja, 1530 km de asfalto e 120 km de terra, totalizando 3300 km ida e volta. E o melhor, tudo percorrido com conforto necessário com a possante Strada 1.4 cabine simples do amigo Juarez.

O que não me agrada em viagens de pesca por avião, é o fato de sempre perdemos o melhor da viagem, ou seja, as mudanças de culturas, de clima, de vegetação, as paisagens lindas, entre outras coisas.

Passamos pelo Rio Paranaíba, pelo lindo Vale do Araguaia e Rio Araguaia, Serra do Roncador, depois pelo Rio Coronel Wanick com suas águas cristalinas e pelo não menos belo Rio Sete de Setembro.

No trajeto visualizamos um tamanduá e inúmeras Emas selvagens.

JMT_5232-003.jpg

A Pescaria

Foram cinco ótimos dias pinchando com mosca no Rio Kuluene.

Pescamos três dias embarcados no Rio, um dia embarcados nas lagoas marginais naturais e um dia no “estilo” desembarcados nas corredeiras.

Nessa época o rio está baixo, com a água limpa e correnteza moderada.

Poderia eu contar aqui mil histórias sobre muitos peixes e mostrar as tristes fotos de mão gigante ou boga escondido atrás do peixe, sempre retratadas com braços bem esticados para deformar os exemplares e causar a impressão que se tratam de peixes enormes, mas, a verdade é que não pegamos muitos peixes e sempre pequenos. E não pensem que foi por falta de tentar. Pescamos na superfície, meia água e fundo durante todos os dias, parando apenas para almoçar e sem fazer corpo mole. Realmente o peixe estava mesmo difícil.

Cachorras Facão

Estavam sempre atacando em poços profundos, saindo do fundo e pegando na meia água. Se a linha não descesse ao fundo, elas não subiam. Arremessos em poços profundos e trabalhos em velocidade lenta. Streamer M´longo não funcionou bem, pois elas atacam a cabeça da mosca, que preferencialmente deveriam ser escuras e atadas com anzol 2/0.

JMT_5751-003.jpg

JMT_5752-002.jpg

Voando!!

JMT_5745-003.jpg

Foram visualizadas inúmeras aves durante os dias na beira do Kuluene.

Gavião Mateiro

JMT_6426-003.jpg

Arara Canindé

JMT_6341-003.jpg

Carão (por Ullisses)

JMT_6106-003.jpg

Cachorras Largas

Estavam sempre atacando em poços profundos saindo do fundo e pegando na meia água. Se a linha não descesse ao fundo, elas não subiam. Arremessos nos poços profundos e trabalhos em velocidade lenta. Streamer M´longo atado em anzol 2/0 e 3/0 com material sintético preto e com brilho funcionou muito bem.

DSCN0132-004.jpg

Foram visualizados alguns animais interessantes.

Jacarés

JMT_6059-002.jpg

Capivaras

JMT_5923-002.jpg

Cervo do Cerrado

JMT_5697-003.jpg

Bicudas

Estavam sempre acima, no meio ou abaixo das corredeiras formadas por pedras. Atacavam muito bem na sub-superfície. Arremessos nesses locais e trabalhos em velocidade rápida. Streamer M´longo atado em anzol 2/0 com marabou amarelo ou verde e com muito brilho funcionou muito bem.

DSCN0143-004.jpg

DSCN0149-004.jpg

JMT_5356-003.jpg

Voando!!!

JMT_5737-002.jpg

Mais aves

Gavião Preto

JMT_6135-003.jpg

Biguatinga

JMT_6078-003.jpg

Inhuma fazendo a corte

JMT_6011-006.jpg

Matrinchãs

Estavam sempre nas margens com 1,5 a 2,0 m de profundidade, em locais com muitos paus e água correndo. Arremessos a 1 palmo do barranco e trabalhos em velocidade média. Streamer M´longo atado em anzol 1/0 com marabou branco e com muito brilho funcionou muito bem.

DSCN0177-003.jpg

Aves

Gaivotinha voando

JMT_5712-003.jpg

Lavadeira de Cabeça Branca

JMT_5610-003.jpg

Tucunarés

Estavam sempre nas lagoas marginais, próximos a estruturas. Por ser um peixe muito fácil de pescar entravam em qualquer mosca, trabalhada de qualquer forma. Bastava encontrar onde eles estavam, jogar qualquer coisa na cabeça deles e trabalhar de qualquer jeito (com paradinha, rápido, devagar ou a gosto do cliente).

DSCN0166_800x600-002.jpg

Vinegaroon Gigante

JMT_5249-003.jpg

Enfim, apesar dos peixes não colaborarem muito, foram 5 ótimos dias na companhia do amigo Juarez, neste belo rio com mata ciliar preservada, principal formador do grande Xingu.

Material Utilizado:

Varas de ação extra rápidas, números #7 e #8, linhas sink tip, e linha s de tiro full sinking e floating presas a monofilamentos tipo amnésia.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Essa região é maravilhosa, mas tem essa da semana do cardume subindo ... Estive nessa região um tempo atrás, uma turma do TBFTT, o Kensuke foi também, ele pegou uma cachorrona no fly, bem no encontro do Kuluene com o 7 de Setembro ... pescaria muito boa...

Gostei da foto da cachorra, parece que cromou a foto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom chara gostei das fotos a Natureza mostrando que gostão de ser fotografadas principalmente a Paca ela provavelmente parou para ser fotografada não foi? Amigos quantos peixes + ou – foi fisgado por vocês.

Parabéns uma bela pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de pescaria, relato e fotos amigão!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abração e boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Marcelo, show de imagens, show de pescaria, como bem escreveu o Andriolli, aproveitado na plenitude. :ok:

Sérgio,

O grande responsável pelas belas imagens é o Juarez. Se bem que dessa vez tem algumas fotos minhas aí (eh,eh,eh).

Obrigado,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Essa região é maravilhosa, mas tem essa da semana do cardume subindo ... Estive nessa região um tempo atrás, uma turma do TBFTT, o Kensuke foi também, ele pegou uma cachorrona no fly, bem no encontro do Kuluene com o 7 de Setembro ... pescaria muito boa...

Gostei da foto da cachorra, parece que cromou a foto...

Mauro,

Talvez eu não tenha me expressado claramente, mas essa "história" do cardume foi em outro rio que pretendíamos pescar uns Apapás.

A região que citou no encontro do Sete de Setembro com o Kuluene é em outro trecho de rio, situando-se a uns 180 km rio abaixo de onde estávamos.

Nesse local citado por você (Pontal) estive em 2007 e saíram uns bons peixes.

Tem um link abaixo dessa aventura, que peço de antemão desculpas aos administradores por estar postado em outro site, pois na época não era membro ainda dos Mosqueiros.

http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB/viewtopic.php?f=4&t=1260&p=9617#p9617

Essa foto do close que fiz da Cachorra Facão também me agradou, pois parece mesmo estar cromada. E sinceramente é o brilho do sol nas escamas dela mesmo que deu esse tom e não Photoshop.

Obrigado,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom chara gostei das fotos a Natureza mostrando que gostão de ser fotografadas principalmente a Paca ela provavelmente parou para ser fotografada não foi? Amigos quantos peixes + ou – foi fisgado por vocês.

Parabéns uma bela pescaria.

Marcelo,

Realmente gosto de fotografias, mas quem é fissurado e sabe muito é o Juarez. Eu só vou no embalo dele.

Creio que você quis citar a capivara e não paca, correto? Bom, se for ela realmente foi um caso engraçado. Ela estava no barranco quando a vimos e o Juarez logo entrou em ação com o super zoom de sua máquina. Ela se levantou calmamente, foi até a água, molhou os pés, creio que achou que estava muito fria e então resolveu voltar para a terra. Realmente muito engraçado. Vou pedir para o Juarez enviar a você a sequencia de fotos.

Marcelo, já faz um tempo que passei da fase de medir, pesar e contar os peixes capturados. Isso porque muitas e muitas vezes levava 200 pescarias para pegar um bom exemplar de uma espécie e, na época eu ficava todo orgulhoso com meu peixão de 5 kg (fotografado, medido e pesado). De repente estava eu lendo uma matéria em revista ou site quando muitas vezes me deparava com um peixe que aparentemente era uns 30 ou 40% menor que o meu e o cara citava que o exemplar pesara 9 kg. Eu me enfurecia, principalmente porque a maioria das pessoas acreditavam. Então resolvi um dia que isso não mais me interessava. Estou no rio para me divertir e assim é até hoje.

Obrigado,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É uma satisfação ler seu relato aqui em nosso fórum e te agradeço muito. :ok:

Relatar é isso! :okok:

Fausto,

Bom é ter o seu site para incentivar nosso esporte, proporcionar a troca de conhecimento e fazermos novos colegas que as vezes acabam se transformando em amigos.

Eu é que devo te agradecer.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo, maravilha de relato! Belas fotos e peixes, e tambem a cor do rio onde o parceiro pegou a bicuda no vadeo. Gostaria muito de fazer uma pescaria de vadeo nesses rios, mas acredito que ainda assim o acesso e' feito somente por barcos, certo? Quanto aos precos exploratorios infelizmente a tendencia e' piorar, fez bem de se recusar a pagar e ainda assim se divertiu. Pior e' pagar e nao se divertir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente quis dizer Capivara é um apelido paca, sim ou pesca ou fotógrafa para nos que gostamos pescar fica difícil fazer os dois no mesmo tempo.

Grande abraço e continua assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo, maravilha de relato! Belas fotos e peixes, e tambem a cor do rio onde o parceiro pegou a bicuda no vadeo. Gostaria muito de fazer uma pescaria de vadeo nesses rios, mas acredito que ainda assim o acesso e' feito somente por barcos, certo? Quanto aos precos exploratorios infelizmente a tendencia e' piorar, fez bem de se recusar a pagar e ainda assim se divertiu. Pior e' pagar e nao se divertir...

Bruno,

O Kuluene no ponto do vadeo é bem limpo mesmo.

Dá para acessar esse ponto com carro ou pela água. Por água (barco) de onde nós estávamos são 60 km rio acima e por terra (carro) são 85 km. Nós fomos com carro, pois nessa época o rio está muito baixo e com muitas pedras.

Obrigado,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom... O relato e as fotos...

Estou na estrada voltando do Comandante Fontoura, passei a pouco daquela pedra da Serra do Roncador...

Só uma observação, aquele passaro que vc diz que é saracura.... Eu conheço saracura como outro passaro....

http://www.avespantanal.com.br/imagens/062%20-%20Saracura-três-potes/saracura-68982-72.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom... O relato e as fotos...

Estou na estrada voltando do Comandante Fontoura, passei a pouco daquela pedra da Serra do Roncador...

Só uma observação, aquele passaro que vc diz que é saracura.... Eu conheço saracura como outro passaro....

http://www.avespanta...ra-68982-72.jpg

Lindíssimas fotos! Lembrou minha infância colecionando figurinhas do chocolate surpresa!

Como disse nosso amigo Rusllon não é uma Saracura, a ave que você chamou de Saracura é na verdade uma ave chamada Carão.

http://www.avespanta.../paginas/61.htm

[]'s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Muito bom... O relato e as fotos...

Estou na estrada voltando do Comandante Fontoura, passei a pouco daquela pedra da Serra do Roncador...

Só uma observação, aquele passaro que vc diz que é saracura.... Eu conheço saracura como outro passaro....

http://www.avespanta...ra-68982-72.jpg

Rusllon,

Você tem razão, a ave chama-se Carão conforme nosso colega Ullisses bem observou.

E seu relato do Fontoura, não vai sair???

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lindíssimas fotos! Lembrou minha infância colecionando figurinhas do chocolate surpresa!

Como disse nosso amigo Rusllon não é uma Saracura, a ave que você chamou de Saracura é na verdade uma ave chamada Carão.

http://www.avespanta.../paginas/61.htm

[]'s!

Ullisses,

Agradeço os comentários e por corrigir o nome da ave. Já estou mudando e dando os créditos à você (ah,ah,ah).

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.