Ir para conteúdo

Vamos atar bolinhas de ração? (whool ball)


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Olá senhores.

O objetivo aqui é atar as bolinhas de lã que simulam ração em pesque-pague. Em alguns pesqueiros essa pode ser a única forma de você pegar peixes maiores e mais malácos, de forma que atar essas iscas pode ser a salvação da lavoura em algumas pescarias. Seu atado é fácil e rápido e pode ser adaptado para diversos tamanho e colorações de ração. Vamos a elas.

Os materiais utilizados são apenas 3: lã de tapeçaria, linha e anzol. Não dá pra ser mais simples que isso:

WhoolBall-01.jpg

O anzol que utilizo é esse barato da Marine Sports mesmo (50 = R$ 4,00), mas você pode utilizar qualquer anzol leve e forte que queira. Com farpa normal ou amassada, depende de você. Esse da MS possui um arame relativamente fino e um gap relatiamente largo, de forma que garante flutuabilidade e uma fisgada mais eficiente. Se o peixe for muito truculento, ele poderá abrir, como já aconteceu comigo, mas é possível pescar peixes bem grandes com ele se você mantiver a calma e trabalhar o peixe com tranquilidade (veja aqui o tipo de peixe que se tira com esse anzol: http://www.mosqueiro...l=&fromsearch=1).

A lã utilizada deve ser a de tapeçaria, como a que utilizei para o dubbing alternativo (http://www.mosqueiro...?showtopic=5134). Ela é mais dura e com cerdas mais resistentes, de forma que quando você colocar o flotante (mais sobre flotante depois) para pescar ela manterá a sua forma e terá maior flutuabilidade. Eu escolhi a cor cinza pq essa é a cor que mais se aproxima da coloração da ração utilizada no pesqueiro que vamos. Adapte a cor da sua lã às rações utilizadas no seu pesqueiro.

A linha que utilizo é a alternativa 5/0 descrita nesse tópico: http://www.mosqueiro...?showtopic=5138

Discutidos os materiais, vamos ao atado propriamente dito.

a) a lã de tapeçaria deverá ser desfiada. A lã que compro aqui no DF é composta de 4 fios individuais, os quais deverão ser desmembrados, como na figura abaixo. Para iscas menores, talvez seja conveniente retirar um oou até dois dos fios. Para bolinhas de 1-2cm, mantenha os 4 fios.

WhoolBall-02.jpg

b) inicie a linha mais ou menos pela metade do anzol e ate até o inicio da curva do anzol:

WhoolBall-03.jpg

c) ofereça os quatro fios de lã na parte superior do anzol, deixando cerca de 2cm sobrando à direita, e faça um pinching loop com a linha prendendo eles no lugar. Sem tensão excessiva, dê mais uma volta. Puxe os fios para a esquerda, escorregando de forma a diminuir o tamanho dos fios oferecidos até cerca de 1-1,5cm. Essa puxada dos fios tem por função não somente diminuir a perda de material (vai haver uma tosa no final), mas também fazer com que a linha de atado escorregue para a esquerda e se acavale próxima de onde estava antes dos fios serem atados, Por fim, com a ponta dos dedos, faça um movimento de rotação similar ao utilizado na hora de colocar o dubbing na linha, de forma que os 4 fios fiquem mais distrubuídos na parte superior do anzol:

WhoolBall-04.jpg

d) estando os fios na posição correta e no comprimento desejado, dê mais duas voltas firmes, completando 3 ou 4 voltas no total. Não dê mais voltas que isso. Note que os fios de lã estão distrubuídos em volta da haste do anzol e não amontoados na parte superior. Isso permite uma melhor distribuição de densidade de fios no final, melhorando a aparência e flutuabilidade da isca:

WhoolBall-05.jpg

e) nesse ponto, existem quatro fios para a direita e a fiada toda para a esquerda:

WhoolBall-06.jpg

f) utilizando os dedos, penteie os fios curtos da direita para a esquerda, sem puxar excessivamente:

WhoolBall-07.jpg

g) dê 3-5 voltas firmes com a linha de atado na frente da base dos fios de lã e BEM próximo ao ponto onde os fios de lã foram atados. Isso tem duas funções: primeiro ancorar definitivamente os fios de lã recém atados e segundo formar uma pequena bola de linha na base dos fios curtos penteados para a esquerda, fazendo com que esses fiquem levantados:

WhoolBall-08.jpg

h) nesse ponto temos a fiada para a esquerda e os quatro fios curtos, meio levantados:

WhoolBall-09.jpg

i) Levante a fiada na mesma direção dos fios curtos e corte-a fora, deixando outros quatro fios do mesmo comprimento que os outros fios curtos que estavam à direita e foram levantados no passo anterior. Agora com a mão esquerda (supondo que vc seja um atador destro) ao mesmo tempo que penteia os fios já atados todos para trás, ofereça novamente mais quatro fios de lã para fazer o segundo chumaço, conforme já descrito no item "c", repitindo os passos de "d" a "h" formando um segundo chumaço BEM enconstado no primeiro. Lembre-se que o que garante flutuabilidade a essa isca é a densidade de pelos, de modo que quanto mais compacto for o seu atado, tanto mais flutuabilidade terá sua isca:

WhoolBall-11.jpg

j) após um determinado número de repetições das etapas acima, que dependerá do tamanho do seu anzol e do grau de compactação que você conseguiu dar na isca, dê várias voltas da linha na frente dos últimos fios de lã para projetá-los para trás (liberando o olho do anzol para passar o tippet) e termine a isca com um whip finisher ou qualquer outro nó que saiba:

WhoolBall-12.jpg

k) Corte finalmente a fiada grande. Nesse ponto, sua isca estará parecendo uma taturana. Tire o anzol da morsa e apoie na mesa. Com uma escova de dentes, penteie VIGOROSAMENTE a isca, de forma que os fios originais sejam desmembrados, restando apenas uma cabeleira mais ou menos homogênea. Essa tarefa não requer nenhuma delicadeza. Esfregue com força para desmanchar os fios originais. Se o seu atado foi consistente, você não precisará se preocupar que sua bola não irá desmanchar:

WhoolBall-14.jpg

l) Nesse ponto você tem algo que parece uma ração, mas está muito maior e desgrenhada. Repare que não é possível identificar nenhum fos fios originais, pois todos eles foram desmanchados pela escovação forte, deixanso apenas as cerdas individuais de lã:

WhoolBall-15.jpg

m) agora com paciência e cuidado, tose a isca dando formato de bola e deixando num tamanho similar à ração utilizada no pesqueiro. Lembre-se que um corte errado inutiliza sua isca. Com a prática, você a tosará em um ou dois minutos, deixando-a bem formada e densa:

WhoolBall-16.jpg

n) repare ainda que como quase todo o atado se restringiu ao dorso do anzol, a parte interna dele fica livre de lã, o que melhora na flutuabilidade por deixar um centro de gravidade baixo, com quase toda a cirva do anzol dentro da água:

WhoolBall-17.jpg

Pronto. Terminamos a bola de lã de ração (whool ball).

Para utilizar, amarre no tippet e passe flotante ou vaselina em pasta (daquelas que encontra em farmácia mesmo), espalhando BEM e espremendo FORTE para que o flotante entre para dentro do corpo da bola, impedindo que a entrada de água e perda de flutuabilidade. Penteie e ajeite para que ela adquira novamente a forma arredondada e ela está pronta para uso.

De modo geral, cada bolinha serve apenar para um peixe, pois o mesmo a mastiga e retira quase todo o flotante, deixando-a deformada, com falhas e sem flutuabilidade. Com um pouco de sorte você poderá utilizá-la umas duas ou três vezes, mas não é a regra. Algumas vezes, deixando uma bola usada dessas secar alguns dias, ainda é possível reutilizá-la com certa eficiência, depois de passar flotante novamente. Por outro lado, em uma hora de atado você faz umas vinte iscas dessas a menos de 30 centavos por isca, de forma que não há muito o que reclamar se cada uma pegar apenas um peixe.

Espero que seja de utilizade a todos os pescadores de pesqueiros.

Grande abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.