Ir para conteúdo

Canon SX40 HS - Primeiras impressões


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Já que além de mim outros companheiros do fórum tinham algumas dúvidas sobre câmeras tipo bridge (semi-pro, DSLR-like...), vou colocar aqui minhas primeiras impressões sobre a Canon SX40 HS, que recebi hoje de manhã.

Quanto ao hardware, é visível a robustez e funcionalidade da máquina, ressalto ainda a beleza em relação a outras bridge que tive em mãos (Finepix, Sony e Nikon), muito bonita!

Logo ao ligar, a máquina já pede que sejam reguladas a dioptria e data/hora, facilmente reguladas mesmo sem leitura de manual. Não mexi em nenhuma regulagem, somente coloquei a bateria e o cartão de memória e fui testar com algumas fotos das minhas princesas. O auto-foco é muito bom, muito mesmo! Beeem mais rápido que a Finepix e mais refinado. As cores são muito fiéis e o auto-ajuste de luz e balanço de branco é bastante eficiente. Lindas fotos no automático... A Finepix era boa no automático também, mas não compensava bem o balanço de branco como a Canon.

Fui testar então o grande apelo comercial da máquina: o super zoom de 35x! É brincadeira... Fiquei rindo igual a menino quando ganha o primeiro autorama... rsrsrs... A estabilização de imagem é muito boa, assim como a velocidade do obturador e compensações automáticas.

Mesmo em 140x, com zoom digital, a imagem não perde muito em imagem e arrisco a dizer - mesmo sem ter testado ainda tal função - que em situações de céu claro, menos calor (com menos refração da luz) e no tripé a imagem com zoom digital no máximo sai melhor que em muita máquina no zoom ótico. Outro detalhe: sistema de zoom muito silencioso se comparada com a Finepix.

O menu é intuitivo e fácil de usar, a ergonomia é ótima e o tamanho é perfeito para quem tem mãos delicadas como as minhas...rsrs... Talvez quem tem mãos pequenas a ache um pouco grande demais, mas eu achei ideal para mim.

Segundo o manual há uma infinidade de funções manuais - inclusive foco - e vou testar tudo pouco a pouco, mas já posso afirmar que fiz a escolha certa, era exatamente o que esperava de uma máquina digital com funções avançadas mas com a praticidade das super zoom.

A qualidade de imagem é visivelmente superior, com muita fidelidade. Os tempos de resposta da máquina me impressionaram, já que um dos pontos fracos da minha antiga Finepix é o tempo de resposta entre fotos ou filmes. Falando em filmes, sim, ela filma em full HD.

Para quem não quer andar com um kit de lentes, investir pesado em máquina, lentes, filtros e tudo o que envolve uma DSLR, creio ser uma excelente escolha. Mesmo sem ter tido a experiência de fotografar em condições similares às das fotos com a Finepix (o que só vou fazer no fim de semana), afirmo que se fosse escolher de novo uma máquina seria ela, sem dúvida.

Luis, fica a dica, já que estava à procura de uma máquina DSLR-like.

É isso; aos poucos, conforme for me familiarizando com a bruta, vou postando fotos e comentários.

Ao Vitinho, obrigado! Sua opinião foi de extrema importância, tendo definitivamente pesado na escolha.

Abs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar, Fredão... o zoom em 140x SEMPRE VAI PERDER QUALIDADE, mesmo que não aparente, por conta dos resíduos existentes no ar. Numa cidade poluída como a nossa, é quase impraticável utilizar esse recurso. Em locais com menos poluição sim, ele vai fazer a diferença...

Quanto ao agradecimento... Bem... é o que eu te falei... Canon e Nikon são equipamentos que você não precisa nem perguntar... 11 entre 10 pessoas indicam... É o que tem de melhor em fotografia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só pra constar, Fredão... o zoom em 140x SEMPRE VAI PERDER QUALIDADE, mesmo que não aparente, por conta dos resíduos existentes no ar. Numa cidade poluída como a nossa, é quase impraticável utilizar esse recurso. Em locais com menos poluição sim, ele vai fazer a diferença...

Quanto ao agradecimento... Bem... é o que eu te falei... Canon e Nikon são equipamentos que você não precisa nem perguntar... 11 entre 10 pessoas indicam... É o que tem de melhor em fotografia...

Sim, eu sei... Fiz o comentário do zoom digital porque realmente me surpreendeu a qualidade do resultado, mesmo com relativa perda na qualidade. A grande vantagem de tanto zoom é fotografar natureza; lá na serra de São José em Tiradentes é primordial clicar de longe, tem muita natureza, mas os bichos são ariscos...

Agora faço coro contigo quanto à qualidade da Canon, sem dúvida.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Amigos, algumas fotos que tirei com a SX40. Só para constar: TODAS no automático, sem tratamento em software além do redimensionamento e um tiquinho de contraste aqui ou ali. São fotos bobas, só pra testar o básico da câmera mesmo; ando sem tempo pra fotografar mais, assim que tiver oportunidade vou buscar resultados mais consistentes.

Por outro lado, estas fotos atestam os excepcionais recursos da máquina, que ajudam a qualquer um a tirar fotos no mínimo razoáveis. Continuo me impressionando com a eficiência do sistema de estabilização de imagens... Assustador, se comparado ao da Finepix.

Neste dia estava um tanto nublado, com alguma neblina, por isso o efeito enevoado das imagens. Primeiro, uma foto da vista da varanda lá de casa, voltada para a Quinta da Boa Vista sem zoom nenhum. Notem o museu no centro da foto.

zoom_var1.jpg

Agora, o museu com zoom ótico no máximo, 35x.

zoom_opt_max.jpg

E agora, com zoom digital no máximo, 140x.

zoom_dig_max.jpg

Um close de uma antena de celular perto do museu.

zoom_dig_max2.jpg

Uma lua cheia no zoom máximo, 140x. Tirada lá em São João del Rey, na Páscoa.

zoom1.jpg

Outro zoom da mesma lua:

zoom2.jpg

Uma foto de uma bugiganga que tem na mesa perto da minha no trabalho, com a função miniatura ativada (função que hablita o foco em áreas pequenas automaticamente ou customizada pelo usuário). Essa função rende fotos muito legais pra criar efeitos de distância.

bugiganga.jpg

Aos poucos, vou postando mais fotos. Prometo que as próximas serão decentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana, Fred... Mas usar zoom digital, nem com 36x... Infelizmente ainda não acertaram a mão nesse tipo de zoom pra imagem não perder qualidade :frusty: :frusty: :frusty: :frusty: :frusty:

Mas a foto da ampulheta ficou muito maneira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bacana, Fred... Mas usar zoom digital, nem com 36x... Infelizmente ainda não acertaram a mão nesse tipo de zoom pra imagem não perder qualidade :frusty: :frusty: :frusty: :frusty: :frusty:

Mas a foto da ampulheta ficou muito maneira!

É verdade, o zoom digital serve como apelo de marketing e pra registro eventual, nunca como foto de qualidade. Tirei essas pra postar aqui.

Creio que pra ter qualidade no zoom digital o sensor da câmera deveria ser algo assombroso como o Hubble e um baita processador capaz de rodar um software "sacudido". Mas o zoom ótico já dá e sobra pro que se espera de uma câmera bridge.

Também achei legal a foto da ampulheta... Valeu.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho estes megazoom bem uteis...

Se não vou fotografar pra expor ou pra fazer grandes ampliações eles servem... muitas vezes quero ver de perto o que está longe...

Pra isso é útil...

Gostei desta Canon...

Encomendei uma Panasonic FZ150... vou pegar só dia 05 e já fazer teste em Los Roques...

Já tive FZ28 (muito boa), FZ100 (não gostei muito) e agora vou ver a FZ150....

FZ150_slant_LCD.jpg

Panasonic_Lumix_FZ150.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela máquina a Lumix, Russlon. Vai gostar muito, pelo que vi e ouvi de um amigo que já a usou, é uma baita máquina. Com lentes da Leica e bons recursos manuais, é uma ótima aquisição.

Eu preferi a Canon porque já há muito tempo vinha de olho nela, quase comprei uma Finepix HS20EXR por conta de foco e zoom manuais (DSLR-like), mas não me arrependo nem um tiquinho de ter pego a Canon.

O zoom é ótimo na verdade para fotos de média distância, como por exemplo fotos de natureza. O zoom máximo é mais marketing que efeito, apesar de que o sistema de estabilização da Canon me impressionou demais em zoom máximo.

Não deixe de nos apresentar suas impressões da Lumix! E bons cliques!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Um amigão me presenteou com uma FZ150, di grátis!!! Vamu ver pra que ela serve, se pra dar na cabeça das sardinhas ou pra ver as sem less da ilha vizinha. Achei a SX40 + bunitinha, mais redondinha e menorzinha, mas Di Grátys não posso nem reclamar, não é mesmo ?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Um amigão me presenteou com uma FZ150, di grátis!!! Vamu ver pra que ela serve, se pra dar na cabeça das sardinhas ou pra ver as sem less da ilha vizinha. Achei a SX40 + bunitinha, mais redondinha e menorzinha, mas Di Grátys não posso nem reclamar, não é mesmo ?.

kkkk... Kensuke-San, até uma Kodak de graça tava bom, companheiro...quanto mais uma Lumix FZ150... Caboclo bom esse seu amigo... Ele não tá com umas moscas pra saltwater sobrando não? rsrs...

A SX40 é um show, gostei demais mesmo. E ainda nem espremi mais que uns 15% de desempenho...só brinquei até agora. Mas essa Lumix foi muito elogiada por um amigo.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Um amigão me presenteou com uma FZ150, di grátis!!! Vamu ver pra que ela serve, se pra dar na cabeça das sardinhas ou pra ver as sem less da ilha vizinha. Achei a SX40 + bunitinha, mais redondinha e menorzinha, mas Di Grátys não posso nem reclamar, não é mesmo ?.

Já dizia vovó...

não jogue pérola aos porcos...

Pelo que vc fotografa melhor ficar com sua canonzinha de USD80 mesmo....

Afinal vc só faz foto boa quando o modelo é bom e pega peixe bom...

e quando tem modelo e peixe bom qq camera serve....

Então mantenha a FZ150 sã e salva pra fotografar meu BIG ONE do quintal do Chaves!

RusllonePatriciaSalmoChile.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Patrono

Alguém poderia me dar uma dica de uma loja confiável e com bom preço para comprar uma Canon SX40 HS aqui no RJ. Meu primeiro filho está para chegar no inicio de julho e quero estar preparado para registrar cada momento.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Samuel, comprei a minha pelo Mercado Livre, nesta loja:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221058723-camera-canon-sx40-hs-121mp-zoom-35x-full-hd16gbcapatripe-_JM

Esta loja do RS é Gold no ML e entregaram tudo direitinho, no prazo e com bastante atenção a todos os meus questionamentos antes da compra.

Em loja física mesmo normalmente é mais cara e aí eu não sei te indicar uma com bom preço aqui no Rio.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.