Ir para conteúdo

PRIMEIRA DE 2012 - estreando o equipo #1


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Este relato foi postado antes no FFB. Estou postando aqui como uma singela homenagem ao nosso querido decano Paulo Cesar Domingos, o pioneiro da pesca com mosca brasileira.

Pessoal, eu andava na maior fissura, por quase UM ANO :frusty: sem conseguir pescar.

Diariamente (estou morando lá) passeava em redor dos dois açudes, ou dava comida para peixes, ou cuidando de plantação, com os equipos prontos - ou no carro ou na casa - e nada de conseguir pescar. Sempre tinha uma coisa ou outra.

Há uns 12 dias, comprei meio milheiro de matrinchãs e coloquei no açude pequeno. Comecei a alimentá-las bem com ração 40%, até que elas comiam 8 litros de ração em menos de 5 minutos. Aí passei para a de 32%.

Hoje, contratei um amigo pedreiro para ajeitar uma calçada em torno de um dos poços. Terminamos lá pelas 5 da tarde. Limpamos as ferramentas, guardei tudo e fui ver os açudes. Quando vi que os peixes estavam batendo na superfície, não aguentei - corri, montei o meu equipo TFO Finesse #1, que o meu Johnny havia me presenteado de aniversário, há mais de 1 ano e 6 meses, e que eu nunca havia usado numa pescaria - só na grama em uma meia hora de treino.

Infelizmente, a máquina estava com as baterias meio fracas, por isso tive que pegar fotos com menor resolução - além de ser já tardinha.

Bem, fui ao açude pequeno, e fui bem para aquele lugar, junto à palha caída do açaizeiro...

1-2012-1.jpg

De lá, a vista é esta aqui - a mangueira do outro lado, a saída da chácara e um trecho do asfalto da estrada do Quixadá...

1-2012-2.jpg

Comecei com um gafanhoto, que me havia sido presenteado pelo nosso querido decano Paulo César (ele mesmo, o "mais antigo"). De primeira, uma ação...fisguei, mas quis fazer bonito e tirar fotos com a varinha #1 envergada - era a estréia dela, afinal - ela chegou à superfície...

1-2012-3.jpg

e virou peixe francês - escapou :blink: :blink: :blush:

Outro ataque, dei a fisgada e trouxe a bichinha para a foto, no seco...

1-2012-5.jpg

Mais 4 ações, com as fisgadas, os saltos e escapadas...aí, resolvi mudar de lugar. Fui lá para a saída do sangradouro, onde é cimentado...

1-2012-6.jpg

Continuei com o gafanhoto, pensando nos apaiaris e tilápias que frequentam aquele lugar...e fiquei esperando ações, e só uns três ataques rápidos das menores, que não conseguiam abocanhar a isca.

Aí, inventei de mudar de isca, para uma ração feita de cortiça (feita de uma rolha de uma boa garrafa de Siglo de Oro :D:ok: , da Vinicola Sta Helena-Vale de Colchagua-Chile).

Aí, foi covardia!

Esta daqui pegou firme! :blink:

1-2012-4.jpg

E veio para a foto...

1-2012-7.jpg

E mais esta...deu uns três saltos, tentando escapar.

1-2012-8.jpg

detalhe: infelizmente, parece que afetou o olho (isca grande demais para ela :mrgreen: ), mas, pelo que vi na liberação, ela vai conseguir encarar :blush: :blush:

E mais outra...

1-2012-9.jpg

Entre estas duas, mais quatro fisgaram, mas se livraram nos saltos... :blink:

Finalmente, consegui fotografar a varinha TFO Finesse #1 vergada, mostrando a que veio, com a matraca puxando para o fundo...

1-2012-10.jpg

E mais outra...

1-2012-11.jpg

Mais outra escapou, e, para compensar, veio outra...

1-2012-12.jpg

Aí, como tinham se passado uns vinte minutos e eu tinha que sair, recolhi a tralha. Pena que o meu Ariel já tinha saído - por isso não saí nas fotos.

Espantada mesmo ficou a Princesa, ao me ver chegar cantando e dançando a "dança dos Gremlins"...

Tchan-tchan-tchan-tchan-tchan-tchan!

Sobre a pescaria...

Como há fios da rede elétrica a menos de 4 metros de altura sobre o açude, além de mangueira e vários açaizeiros, bem como plantas floríferas na barreira, a maioria dos arremessos foram laterais. Até que tentei uns roll-casts, mas, com uma linha que mais parecia Level (não sei se foi problema de interface entre a vara e o cháo :blush: :blush: ), não foram tão eficientes como os side casts.

O gafanhoto é este daqui...

DSC06090.jpg

DSC06091.jpg

DSC06095.jpg

Visto de cima...

DSC06089.jpg

A ração foi esta daqui ...

diversas002.jpg

(claro, depois de colocar e colar o anzol Chinu nº 5):

diversas005.jpg

That is all, people! :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que privilégio João.

Parabéns pelo lindo lugar.

Abraço,

Doni

Doni, obrigado.

Dá trabalo para mantê-lo - mas agora estou morando lá.

Abs

João

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lugar bacana mesmo, pescaria com equipamento # 1, nem sabia que existia isso, finesse ao extremo, parábens...

Maravilha de isca tambem.

Abraço

Flavio

Flavio, ainda existem equipamentos menores que este. Não me lemnbro se é a Orvis - mas tem ainda o #0, #00 e o #000;

O gafanhoto foi um presente (há algum tempo) atrás do nosso querido Paulo Cesar.

Coisa linda de se ver, este e outros que ele me mandou.

Abs

João

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio, ainda existem equipamentos menores que este. Não me lemnbro se é a Orvis - mas tem ainda o #0, #00 e o #000;

O gafanhoto foi um presente (há algum tempo) atrás do nosso querido Paulo Cesar.

Coisa linda de se ver, este e outros que ele me mandou.

Abs

João

Olha só...eu sou novato ao extremo mas tenho lido bstante para me inteirar das " coisas " do fly mas confesso que isso é novo pra mim, pra que peixe será um material desses...se o lambari entra no material # 1 o que sobra pra esses que vc citou...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Flavio, a SAGE TXL #0, #00, #000 é direcionado a captura de pequenos peixes em rios muito pequenos, onde é necessário arremessos curtos e apresentação impecável. Para conseguir isso é necessário um material bem delicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ter um cantinho infestado de lindas matrinxãs como essas, é satisfação certa em cada captura! :mestre:

Comecei a alimentá-las bem com ração 40%, até que elas comiam 8 litros de ração em menos de 5 minutos. Aí passei para a de 32%.

Me explica um pouco sobre isso, por favor.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ter um cantinho infestado de lindas matrinxãs como essas, é satisfação certa em cada captura! :mestre:

Me explica um pouco sobre isso, por favor.

T+ :bye:

Fausto, elas são onívoras (comem tudo), mas todo peixe, em criatório, necessita de ração com 40% de proteína, logo no início da criação. Quando elas vão chegando asim aops 15 - 20 cms, passamos para a ração 36% e, depois, sucessivamente para a de 32%, 28% e quando atingem um tamanho de comercialização, só se dá a ração de manutenção, de 22%.

Como não quero para comercializar, e sim, prá matar a fome de pescar :okok: , dou a ração normalmente até chegar à de 28% - aí, passo elas para o açude grande, onde tem lambaris demais e onde caem frutos de açaí e de jambolão, além de flores e frutos de ingás e goiabas, e elas se viram... :2guns:

E continuo a pescá-las e soltá-las (claro, não sou xiita - vez por outra passo o laço em uma e como amoqueada na brasa :okok: :okok: :okok: :okok: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande João, tbm esta atacando de #1?

Parabéns meu amigo...

Pois é, Gama!

O Johnny entrou no fórum com meu login, comprou de um companheiro uma vara #1 em meu nome e me presenteou com ela. Fcou alguns meses paradinha - daí comecei a usar. Pensa numa coisita de PRIMEIRA!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

João você faz a mistura da ração e a fabrica ou compra pronta já com essa especificação de percentual de proteínas?

T+ :)

Fausto, não faço a mistura porque não temos a proteina por aqui, nem o peletizador. Já compro pronta - meio cara (aliás, bastamte cara) - mas vou passar a comprar no atacado, junto com a turma da Associação de Produtores de minha área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Depois me passa umas dicas sobre o fabricante, tipos de ração e distribuidores para compra dessas rações. Pode ser útil para o dia que tiver meu cantinho também! :ok:

O problema é que esses peixes crescem e estou pensando nisso com calma.

T+ :bye:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Depois me passa umas dicas sobre o fabricante, tipos de ração e distribuidores para compra dessas rações. Pode ser útil para o dia que tiver meu cantinho também! :ok:

O problema é que esses peixes crescem e estou pensando nisso com calma.

T+ :bye:

Eu comecei com acarás. Devido minha casa ser enorme, fiz o telhado em forma de "U" e entre as pernas do "U", uma veneziana que deixa passar luz e água. Embaixo, coloquei um tanque de peixes (3m x 1,5m, com 90cm de lâmina dágua), onde eu colocava os acarás pescados e trazidos vivos - eu tinha 35 deles. Levei para o açude, pedindo ao meu mano - que era o morador - para não pescar durante 6 meses. Passados 2 meses, ele comeu todos - aí coloquei tilápias e deixei que elas "se virassem".

Depois, meu outro mano me deu 150 tambacus já com um palmo ou mais de tamanho. Alimentei com ração um bom tempo, e deixei-os - depois de crescidos - se virarem. Depois, foram 500 tambaquis e 500 corimbas. Alimento com ração até certo tamanho e depois só ocasionalmente, com frutas de açai, vegetais "passados", pão velho.

Agora estou nas matrinchãs. E, como o morador sou eu, ninguém tasca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.