Ir para conteúdo

Tutorial LASTEX - Pernas de borracha


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Senhores Mosqueiros,

Apresento a vocês o LASTEX. Trata-se de um elástico vendido no mercado de armarinhos em diversas cores: amarelo, laranja, vermelho, azul, verde, branco, preto, marrom... você escolhe. Basicamente é constituído por um fio sólido central de borracha recoberto com dois fios de poliéster coloridos. Ao que me conste (mas posso estar equivocado) o fio de borracha central vem somente nas cores branco e preto.

IMG_1821.jpg

Vamos então à preparação do material para o atado:

1) Inicialmente corte o Lastex no comprimento necessário para o atado de suas perninhas de borracha. Lembre-se de deixar uma folga. Logo em seguida, segurando por uma das pontas, desfie a outra ponta com os dedos. Segurando um dos fios de poliéster, puxe para soltá-lo do fio de borracha. Se tudo correr bem, a fio de borracha dá um monte de voltas e você desfia com tranquilidade o fio de poliéster:

IMG_1822.jpg

2) Retire o primeiro fio. Segure a ponta novamente e agora desenrole o segundo fio do fio de borracha. Isso deve deixar a borracha nua para você atar:

IMG_1823.jpg

3) O diâmetro do fio de borracha é ótimo para atar atractors e coisas do estilo de um anzol #8 ou #10 para baixo. Na foto abaixo um Tiemco 100 #8 para referência.

IMG_1824.jpg

4) Caso você dê um nó no Lastex (uma meia volta) antes de desfiar, o processo de desfiamento vai parar na “articulação”. Cortando os fios de poliéster fora, você fica com uma perna fina pra baixo da articulação e grossa pra cima, simulando com bastante fidelidade as pernas de insetos, especialmente gafanhotos.

IMG_1825.jpg

5) Abaixo um terrestrial que atei num anzol equivalente ao #8 em comprimento utilizando minhas perninhas de borracha. Ficam perfeitamente aceitáveis.

IMG_1826.jpg

IMG_1829.jpg

No mais é isso. Espero que a dica seja útil aos atadores.

Grande abraço e Feliz 2012 :)

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

legal, fiz a mesma coisa com aqueles elásticos que tinha aqui em algumas pastas para guardar documentos, e como são mais grossos eles tinham várias perninhas por baixo do poliéster.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Mosqueiro

Isso mesmo Tcheigor, esses elásticos são piores de retirar porem dão muitas perninhas, O que fiz tbm foi usar saias de antigos spinners bait que tenho na minha caixa de Bait, ficam bem legais :D

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Valeu Jost, esse é um de meus problemas com material de atado, não estou encontrando nos site de material de atado.

Com estou sem legs, já vou me infiltrar no meio da mulheres em armarinhos da cidade. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.